10 de dez. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –10/Dez/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que o Amigo da Onça era o personagem principal da Revista O Cruzeiro...

 

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

 

ERA UMA VEZ... O Garanhão de Pelotas bem no meio de uma daquelas suas fases de jornalista independente e franco. E foi então, senão quando, que ele resolveu desabafar, assim como quem não quer nada e foi dizendo o que lhe dava na telha, sem querer perder a poesia da vida:

Meu jornalismo é direto. E diletante, quase beneficente. Não tem fins lucrativos. Nem por isso é benevolente. Sobre isso e dentro deste espaço, leia-me a seguir:

 

a) Curioso a dar com um pau, só me sinto jornalista quando estou em estado de curiosidade;

 

b) Jornalismo com patrão é aquele em que a necessidade do patrocinador é muito mais importante do que a as preferências dos leitores;

 

c) Os fatos podem acontecer independentemente da minha vontade, mas eu os descubro por obra da minha imaginação;

 

d) Assino embaixo e dou fé a todas as minhas matérias, não por vaidade, mas para assumir a responsabilidade de cada notícia, aquilo que até agora você não sabia;

 

e) Não deixo minha vocação sacrificar a ética e o respeito pela verdade;

 

f) Sou um jornalista sem patrãocinador, porque gosto de desdenhar da ira dos poderosos - é da minha natureza;

 

g) O que me faz jornalista há quase 60 anos é que a verdade é uma das coisas grandes e raras que ninguém deveria poder comprar nessa vida;

 

h) Deixei de ser um jornalista absolutamente contra o absolutismo e a favor das liberdades políticas e das instituições civis, por causa da falsa democracia brasileira e da hipocrisia e desmandos das instituições estatais que ‘’estão funcionando’’;

 

i) Durante um breve tempo fiz jornalismo de sobrevivência na sucursal do Globo, em Brasília. Foi quando descobri que o leitor lia mais por entretenimento do que pela notícia. Deixei de trabalhar e fui me divertir no jornalismo sem dono.

 

SCRIPTUM POST - Nunca vi graça nenhuma no jornalismo quando trabalhei pautado pelas linhas editoriais dos meus patrões. Passei um tempão começando minhas matérias com "o ministro fulano de tal disse ontem que...".

 

Eu nunca redigia nada que eu mesmo dissesse. Eu me sentia assim como um ginecologista examinando uma grávida no consultório. Pô, cadê a poesia da vida, cadê?!?

 

RODAPÉ – Sei lá, por que mas fiquei com a impressão de que nesses últimos 55 anos de jornalismo, andei me deixando influenciar seriamente pelas idéias do meu herói dos 5 Continentes e mais a Antártida, o Garanhão de Pelotas - véio de guerra.

 

 

PONTOS A PONDERAR...

 

01.

VACINA SPUTNIK-V

 

Há um ano, a ciência Russa recomendava 42 dias sem álcool após ser tomada a vacina. Aqui no Brasil, a Sputnik-V não decolou.

 

02.

DISPOSIÇÃO

 

Lularápio da Silva, para o Consórcio da Imprensa de Rebanho: “Estou me dispondo a voltar a ser candidato”. Pô, cheguei a ouvir o cara dizendo: “Estou me dispondo a voltar para a cadeia. ”...

 

03.

DISTRAÇÃO FATAL

 

Como é que o Brasil se distraiu assim?!? Agora que acordou, o crime já aparelhou a Magda Corte. Quanto tenta se levantar o brasileiro enfia o pé no penico.

 

04.

O NOSSO MADURO

 

Nós já somos uma Venezuela. Os cortesãos da Magda Corte são subalternos de luxo a serviço de Lulávaro Estrelado, o nosso Maduro do agreste.

 

05.

O MINIPACOTE

 

Só a rede Jovem Pan deu: “Bolsonaro lança minipacote anticorrupção”. Será o resumo daquele pacote anticrime do Moro que o Congresso sentou em cima?!? De qualquer maneira, eu gostaria que o Bolsonaro tivesse relançado a Lava-Jato aquela que o Aras, seu Augusto mensageiro, desmanchou porque “nesse governo não há corrupção”.

 

06.

ASCENSÃO

 

Alckmin é convidado a se inscrever no Solidariedade para ser vice de Lula. Isso é que é subir na vida...

 

07.

IMPEACHMENT

 

O ridículo e persecutório pedido de impeachment, protocolado por uma pandilha de ‘juristas’ estrelados por Miguel Reale Júnior, já começou a dormir na Câmara.

 

A peça é baseada no relatório da CPI do Ódio autorizada por Barroso, a mais pândega comissão de inquisição da história do Parlamento brasileiro.

 

E agora o tal impeachment segue a mesma trilha do fiasco, sob a batuta de Miguel Reale Júnior, mais um tucano que não soube envelhecer. Dá pena: ele se despena e mal sabe fingir que está apenas caduco.

 

08.

O FUTEBOL TEM DISSO...

 

GRÊMIO 4X3 GARNIZÉ

 

De tudo que ontem se deu em matéria de Brasileirão nesse país do futebol, resta apenas a dura verdade de que o Grêmio ganhou de 4x3 de um Galo Garnizé que cumpriu a sua parte de alta solidariedade ao Tricolor Imortal.

 

Cuca, ex-craque gremista, fez de tudo quanto estava a seu alcance para que o Grêmio não fosse medir forças com o meu Vasco dá Gana no Brasileirinho do ano que vem. Não foi feliz. De nada adiantou a colaboração Cuca-Galo: o fiasco gremista cantou mais alto.

 

O destaque de todas as rodadas desse Brasileirão que parecia que nunca teria fim, é que o Grêmio foi dirigido nesse campeonato como a Magda Corte vem governando o Brasil nesta pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário