4 de mai. de 2021

PONTOS A PONDERAR

Por: Sérgio AO Siqueira

Porque hoje é terça-feira / Com sua alma honesta, toda a diferença está no ar... / Porque hoje é terça-feira / Ele é aquele que veio ao mundo para nos sobreassaltar

01.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se curava dor de garganta com pinceladas azul de metileno. Hoje o azul de metileno trocou os ‘favos’ pelos cuidados dispensados aoo Alemão, o popular Alzheimer.

02.

E NÓS NOS DISTRAÍMOS...

A gente se distraiu, deixou o barco correr e vejam só o que aconteceu: em nome da democracia de gaveta elegemos 56.810 vereadores que têm direito a 4 assessores de gabinete. Isso dá de brinde ao Brasil 227.240 aspones de saudáveis salários, bem mais gordos e robustos que o salário mínimo de um operário que esteja trabalhando 8 horas por dia de segundas a sábados.

Elegemos também, assim distraidamente, 1.059 deputados estaduais que desfrutam dos indispensáveis serviços de até 25 ‘assessores’ tipo assim sem concurso, na base do dedão, com cara de parente, de amigo e sempre de cabo-eleitoral. Isso quer dizer 26.475 profícuos servidores da melhor espécie de animais sociais.

Os 513 deputados federais, também nossa cria democrática, precisam hoje de 6 mil assessores para que a instituição esteja funcionando.

Já os 81 senadores, muito bem votados por nós, brasileiros de maioridade penal e eleitoral, contam com apenas 3 mil funcionários da melhor qualidade para poderem prestar ao país e aos seus currais eleitorais todo o serviço que vêm prestando desde que foi instalada a República em 15 de novembro de 1889.

E não se distraia: a proclamação se deu na Praça da Aclamação, hoje tida e havida como Praça da República, no Rio de Janeiro, cidade que na época era maravilhosa e também a capital do Império do Brasil.

E a coisa toda aconteceu pelas armas de um grupo de militares do Exército, comandados pelo marechal* Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo o tal governo provisório republicano permanente.

RODAPÉ (*) – Naquelas priscas eras havia ‘marechal’, já que general era promovido a tanto ao invés de virar conselheiro de aparelhos estatais ou paraestatais, como hoje acontece em certas democracias forjadas por gaveteiros contumazes, tipo Lulavagem da Silva e seus acólitos.

03.

DESAFORO

Que reportagem qual o quê!?! É desaforo, na mais que desaforo, os jornalojistas filhos das pautas do Consórcio Mercenário de Imprensa, repercutirem depoimento de quem quer que seja que fale ou vitupere nesse curral pralamentar de inquérito, tangido pelo Azar Oziz, o vice-versa de Omar Aziz, por Randolfe Scott e relatado pelo Vaqueiro das Alagoas, Renan Calhorda.

04.

NÃO SE DISTRAIA!

Água e energia elétrica são serviços essenciais à vida da sociedade, desde aquela de toga e colarinho branco até às populações ribeirinhas, indígenas, pretas, brancas, amarelas e coloridas. Uma vez terceirizadas, viramos todos, ricos e pobres brasileiros dessa triste atualidade, reféns dos senhores feudais da luz dos nossos caminhos e da sede dos nossos dias. Isso vai nos custar caro. Isso não vai ter preço.

05.

QUEM É?!?...

Para você, quem é o Abominável Homem das Togas?!? Regrinha: você pode indicar até 11 Doctoris Honoris Causae.

06.

QUEM É?!? Nº 2

Para você quem é o Abominável Homem do Curral Pralamentar de Inquérito?!? Regrinha: você pode votar e eleger até 3 capatazes e 4 peões.

07.

QUEM É?!? Nº 3

Para você, quem foi o Abominável Presidente da República que mais roubou e deixou roubar nesse país?!? Regrinha: você pode eleger só um ladravaz dentre todos que já o deixaram ressabiado. (*)

RODAPÉ (*) – ‘Perseguição política’ de minha porção abominável.

08.

HOMICÍDIO & TORTURA

Monique, a mãe e Jairinho, o padrasto – a dupla dinâmica de torturadores do menino Henry foram, até que enfim, indiciados por homicídio e tortura. A Polícia está pedindo prisão preventiva para os dois. O que você pediria para a conservação intacta desse par de vasos?!?

09.

NOSSO IDIOMA

Bruno Covas foi intubado ontem. Hoje, dizem os jornalojistas do Consórcio Mercenário de Veículos de Imprensa que Covas já foi ‘extubado’, porque estancaram o sangramento no estômago do prefeito licenciado. Como assim ‘extubado’?!? Se foi ‘intubado’, o certo a bem da coerência gramatical, seria ‘ixtubado’, pô!

10.

E NO DELES?!?

Levianoswki: “Gestor pode ser punido por atrasar 2ª dose da vacinação”. Ah tá. E no dele que, junto com os ditos sujos dos outros duendes de toga causaram o pandemônio da pandemia, não vai nada?!?

11.

CPI DO BARROSO & RENAN

Sabe o que me interessa nessa CPI da Gataria?!? Nada! Se alguma coisa tivesse ou despertasse interesse, essa coisa seria o depoimento dos 11 duendes que vestem toga, causadores do pandemônio pandêmico que aí está. E ainda assim eu não daria a mínima bola, pois, seria dar valor a uma CPI – palanque de mensalistas da coisa pública.

12.

CONSÓRCIO MERCENÁRIO DE IMPRENSA

De cada 10 cenas exibidas na tela dos noticiários das telelojonas do Consórcio Mercenário de Imprensa, nove são de uma picadura em um braço desnudo. A outra é de um dos seus reporteiros entrando em um nosocômio qualquer à cata de um recém-exumado, para que possam contar os óbitos que as vacinas não impediram. Os meus televisores aqui em casa estão de luto.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. Aqui não há pontos a ponderar. Luladravaz é o que é. Não tem cura. Preso ou solto, nunca será inocente. A culpa é o seu sal da terra e o mal é da sua natureza. Ele é aquele que veio ao mundo para nos sobreassaltar.

14

EM 2022...

Venha quem vier. Desde que não seja o Cão e nem um poste das suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário