5 de mai. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
COISA DE MALUCO

Vamos combinar: aquela agressão a repórteres e fotógrafos naquela aglomeração por coisa nenhuma, na Esplanada dos Ministérios, não teve e nem tem nada a ver com Bolsonaro. Aquilo foi, como o próprio Bolsonaro disse “coisa de algum maluco”.

E só não ficou por isso mesmo, porque a mídia minguante se julga intocável e inatingível na sua liberdade de patrão. Claro que agredir jornalistas não é coisa que se admita, como não se deve admitir agressões a quem quer que seja.

Mas é cafajestada fazer da escaramuça na Esplanada o estopim para dinamitar as três falsas verdades dessa democracia de gaveta: a liberdade de credo, liberdade de pensamento e liberdade de expressão.

02.
THE MENTALIST

Há muitos outros tantos dias, além dos intermináveis dias e noites dessa quarentena, que eu não assistia ao Jornal Nacional. Nesta segunda-feira aguentei menos de cinco minutos de um jornazismo de fazer inveja a Göebbels, se o ministro da propaganda de Hitler ainda vivo fosse. 

Não aguentei e me mandei para mais um episódio da série policial The Mentalist. Ali, o vidente Jane faz muito melhor a cabeça da bandidagem que no cinema é muito menor do que nos espaços de notícia da mendicante Vênus Platinada.

03.
ISSO NÃO SE FAZ
Não gosto do estilo bagaço de Bolsonaro. Mas, o que os mais de 300 picaretas do Congresso, a Milícia Lulática do Supremo e a Mídia Minguante estão fazendo com o presidente da República, não se faz nem mesmo com o guarda bêbado ali da esquina.

04.
QUARENTENA DÁ CADA IDEIA...

E então nesta manhã de outono aqui em Brasília, me deu na telha assim de repente, não mais que de repente, que se Bolsonaro ao invés de capitão da reserva, fosse um general, o Congresso Nacional e o STF já estariam de quarentena há muito tempo e por muitos e muitos meses, até às eleições de 2022. Besteira. Coisas que me dão na telha assim de repente, não mais que de repente. Mas, eis que, senão quando...

05.
PANDEMÔNIO CHINÊS
Eu não sei se a China mentiu ou omitiu... Só sei que foi de lá que veio esse pandemônio que nos prende em casa e faz a alegria da mídia minguante. Só não sei ainda o que que é que a gente faz com a China.

06.
OLHO NO OLHO
Os japoneses, afinal, começam a andar todos mascarados. Eles agora sabem com quem estão falando só pelo olhar, na base do olho no olho. Quero ver você fazer isso.

07.
OS NINHOS
O Instituto Butantan usa biotecnologia para criar vacina contra o coronavírus. Deveria começar seus testes pelo Congresso Nacional e pelo Supremo. Ali só tem cobra-criada.

08.
BEM-VINDO AO CLUBE

E então deu-se assim: Bolsonaro se deixou cair em tentação e incorporou-se ao Centrão, com tudo de mal que aquela pandilha representa. Até o fim desta semana Bolsonaro paga o ingresso na confraria com os cargos de segundo e terceiro escalões que, além do adeus a Sérgio Moro, foram estabelecidos como ‘joia’ para o novo associado. Isso posto, bem-vindo seja ao Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário