2 de fev. de 2020

PONTOS A PONDERAR

01.
LÁSTIMA

A preocupação dos notáveis ‘observadores’ políticos da Mídia Mendicante, é que não ata nem desata a tal de articulação do governo com o Congresso Nacional.  

Bolsonaro, um dia entregou essa espinhosa missão ao mini ministro da Cazaquistão Civil, Onyx Lorenzoni e ele deu com os burros n’água; depois entregou o caso ao já saudoso ministro da secretaria de Governo, Santos Cruz; e veio então a vez de Luiz Eduardo Ramos, que já mostrou que não é do ramo.

E então, isso é uma lástima. Não, não é uma lástima que a coisa não venha dando certo... Lástima é um governo ter que se ‘articular’ com uma Casa que deixou de ser ‘do povo’ para ser o valhacouto de muitos mais de 300 picaretas. Pobre democracia que precise ir na conversa de um poder como esse.

02.
ANTES SÓ
Não vou perdoar você se nessa eleição você esquecer o que foi que os muitos mais de 300 picaretas vêm fazendo com o nosso país nesses últimos verões. Não me misturo com quem apoia bandidos e picaretas. Melhor andar só do que mal acompanhado. (Inventei esse bordão agora).

03.
ATENÇÃO!
Não se distraia: Bolsonaro não dorme sossegado enquanto não arranjar um ministério qualquer para o amigo bom e batuta, Alberto Fraga. A porca torce o rabo, porque na euforia de um falso momento de grandeza, Fraga meteu os cachorros em Sérgio Moro. Mas não se distraia, amigo é amigo, o resto é cumpanhêro.

04.
VOCÊ SABIA?!?
O chileno chinelo que preside a ‘nossa’ Câmara de Deputados, o Rodrigo Mala, tem sete passaportes diplomáticos, de capa vermelha, em seu venerando nome. Um é para ele mesmo; outro é para a sua mulher (dele, lá) e os demais, um para cada um dos seus cinco filhos. O que espanta não é o número de passaportes... é o número de filhos. Com tanta coisa para fazer pelo bem do povo e felicidade geral da nação, ele ainda tem tempo para essas coisas.

05.
SE...
Se Democracia é esse purgatório em que os Poderes constituídos estão jogando os brasileiros, a Anarquia é o paraíso que está ao nosso alcance. É ali que a gente não vai ter mais que carregar nas costas o peso desses governos que temos padecido. Estado por Estado, melhor é espalhar pelo povo todo e qualquer princípio de autoridade. A não ser isto, só nos resta o que o ‘aparelhamento’ tornou impossível, inalcançável: uma intervenção constitucional que coloque a lei, a ordem e a justiça em seus devidos lugares.


06.
A REVOLUÇÃO DO ZOÓN POLITIKON

Você vai se admirar, mas a revolução que você deseja para esse Brasil cuja democracia foi tomada de assalto pelos manobristas da Constituição-Cidadã de 88, depende tão somente de você.

Primeiro, ponha a sua casa em ordem; depois cuide da sua calçada; logo em seguida da sua rua; na sequência, do seu bairro; trate de trabalhar para colocar as coisas em seus devidos lugares na sua cidade; aí, passe a cuidar do seu estado; e do seu estado comece a cuidar do seu país.

E então, você será um... revolucionário de boa paz; ou, já que vereança, prefeitura e deputança não lhe são bastantes, você poderá ser o próximo presidente da República; ou, simplesmente, o animal social que o Brasil precisa.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS DELES – Uma vez convidaram Kung Fu Tsé para ser político praticante e ele seguiu esses passos aí de cima. Dizem que Kung Fu Tsé foi um ótimo governante no arcaico estado chinês de Lu. Mas por pouco tempo. Eis que resolveu dedicar-se à modalidade de ser Confúcio, nada mais do que Confúcio, pura e simplesmente. Naquele tempo não se falava em coronavírus lá na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário