31 de dez. de 2019

PONTOS A PONDERAR...


JUIZ DE GARANTIAS: HÁ CONTROVÉRSIAS

O tal ‘juiz de garantias’ foi um dos 25 vetos de Bolsonaro no tal projeto anticrime que, se o Brasil fosse uma democracia de verdade, jamais seria inventado. Já temos o Código Penal para ladrões, corruptos e lavadores de dinheiro e delinquentes com ou sem gravata e colarinho branco.

Esse ‘pacote’ veio à baila por causa do STF, logomarca da desigualdade brasileira perante a lei.  Mas eis aí, impoluto e altaneiro, o tal ‘juiz de garantias’.
Há quem defenda Bolsonaro e até garanta que ele foi esperto, genial ou coisa parecida, pois jogou a batata quente no colo do Congresso.

Há controversas. Há, sim: bolas, sabendo o que é o Congresso – albergue luxuoso de muitos mais do que 300 picaretas – passar-lhe essa missão é ‘entregar o ouro para os bandidos’.

Mas, pelas tais controvérsias, diga-se que o ‘juiz de garantias’ não se confunde com o juiz de instrução – aquele que é responsável pela condução do processo até chegar à sentença. O juiz de garantias não pode ser a mesma pessoa no mesmo caso.

Quem desfralda a bandeira de Bolsonaro, alega com razão que 40% das comarcas brasileiras têm apena um só juiz. E avisam que ‘para a medida funcionar’ são necessários dois juízes. Então, por isso, a medida é inexequível (Cruzes! Esse juridiquez é dose pra mamute: ‘inexequível’ quer dizer irrealizável, impossível).

Eis aí então a meleca de toda a controvérsia: o ‘juiz de garantias’ pode ser alvejado e ferido de morte matada com uma simples e seca Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF por ser 'inexequível', quer dizer, inexecutável, longe de ser factível.

E assim é que, para os propagadores do talento de Bolsonaro para driblar os atuais e os futuros conflitos com o Congresso, o caso do ‘juiz de garantias’ volta para o... STF – justamente o ninho dos Coringas travestidos de Batman.

Os frescalhões da Milícia Lulavagem Suprema já deram entrevistas se declarando ‘simpáticos’ à invencionice do ‘juiz de garantias’ pelo deputante petista lulapedante Marcelo Freixo, adotada por Bolsonaro, movido por profundo amor paternal.

Você ainda acha que há controvérsias?!? Então tá. Boas festas e Feliz Ano Velho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário