25 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição -25/maio/22 – 4ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que depois da febre do Cuba-Libre veio a moda da Caipirinha só de pinga, nacos de limão, açúcar e gelo... nada de vodcas e outras misturebas.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Este dia 25 de maio, em 2020, aqui mesmo dentro dessas maltraçadas linhas. Entre comigo pelos caminhos de mais uma lenda urbana que não resistiu à virulência dos assassinos de reputações.

A CARTA BRANCA RASGADA

O ainda juiz SérgioMoro sabia que a Lava-Jato sozinha não conseguiria mudar o sistema de corrupção montado nos estertores do governo FHC e implantado criminosa e solidamente nos anos de Lulavagem até os dias do tamponaço de Miguelito das Docas Temer.

Pensou que entrando para os quadros do Governo Federal fortaleceria o combate ao crime organizado que se infiltrou na máquina pública. Deixou a Magistratura por uma prometida e anunciada ‘carta-branca’ no Ministério da Justiça.

Seu programa de expansão nacional da Lava-Jato foi boicotado e o pacote anticorrupção começou a ser esvaziado quando, casualmente, bateu à porta do domicílio dos Filhos do Capitão.

JOHN WAYNE À BRASILEIRA, OU:

LABIRINTO DE CORRUPÇÃO

A operação Lava-Jato ia muito bem, obrigado, quando tudo parecia que os empresários e as grandes empreiteiras eram os corruptos, mas os políticos eram honestos e a grande mídia uma poderosa e limpa aliada.

Na verdade, a Lava-Jato era o John Wayne à brasileira, sozinho e cercado de índios por todos os lados. Moro e a notável Força-Tarefa sentiram de perto que estavam num labirinto de múltiplas entradas e saídas para corruptores e corrompidos.

E deu-se o isolamento gradativo e sistemático que, além de fragilizar, estagnou maquiavelicamente a Operação que vinha passando o Brasil a limpo.

OS CANHÕES DOS GAVETEIROS

Com a chegada para valer da Lava-Jato na camada política - Câmaras de Vereadores, Prefeituras, Governos e Assembleias estaduais, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, STF e até tribunais menores, partidos políticos, ONGs e Fundações de fachada - todas as medidas tomadas para salvar a Lava-Jato foram sitiadas e bombardeadas pelos canhões e armações dos gaveteiros defensores da cidadania e da soberania dos Poderes constituídos.

E surgiram cheios de cinismo e hipocrisia, como se fossem os bastiões da honra e dignidade das ‘instituições que estão funcionando’, mecanismos tipo CPIs disso e daquilo, Comissão de Mudanças Constitucionais, Restrições ao Foro Privilegiado, Propostas de Emendas Constitucionais, Prisão em segunda instância, Delação Premiada, Lei do Abuso de Autoridade.

Tudo virou bloqueio ao combate à corrupção. Dissimulada arapuca democrática. Tudo passou a ser um instrumento de prova da ‘intromissão da Lava-Jato’ na política.

E tudo que foi feito, com o auxílio luxuoso das baterias da milícia Luladina do STFake, redundou na redução brutal da autonomia do Judiciário e no enfraquecimento flagrante da Força-Tarefa e dos investigadores em suas incursões de busca e apreensão.

CIDADÃOS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA

E o que Sérgio Moro viu e sentiu na retranca submersa da banda corrompida dos três Poderes é que os corruptos, corruptores e corrompidos continuam se achando e querendo parecer cidadãos acima de qualquer suspeita, enquanto ele foi demolido dos pés à cabeça.

Eles, os quadrilheiros de toga e os de colarinho branco não se consideram criminosos. Eles chamam propina de ‘doação’ e aos corrompidos chamam de ‘amigos’. E ao mais puro estilo da velha máfia italiana, infiltraram seu espírito maligno e pernicioso no corpo do Estado.

E eis, então que o projeto de transformar a Operação em Movimento Nacional Lava-Jato, foi dizimado. E o desmanche lento, gradual e irrestrito se deu a partir do próprio núcleo de poder a que o iludido obstinado Sérgio Moro resolveu pertencer, quando deixou para trás 22 anos de magistratura. Na maior boa-fé, deu um salto no escuro. Despencou.

IMAGINE!

Imagine se a politicalha, as empreiteiras, os jornalojões, as tocas e arapucas partidárias iriam permitir que se instalasse o projeto de federalização da Lava-Jato, com uma sede em cada uma das 5.570 cidades dessa pátria, amada, Brasil...

Imagine só, se essa pandilha de sevandijas, iria admitir cada Foro municipal – com juiz, promotor, delegados, inspetores – funcionando como sede da Lava-Jato.

Duvido que prefeitos de boa índole e empresários honestíssimos se atreveriam a uma única sequer licitação fraudulenta. Duvido e faço pouco.

Imagine se essa pandilha de sevandijas que tomou de assalto e fez do Estado um aparelho corrompido, um organismo putrefato, iria permitir que, além das gavetas do Legislativo, Judiciário e Executivo, fossem reviradas as gavetas e investigados os cofres de todos os partidos brasileiros por ‘suspeita’ de corrupção...

Não, para o seu bem, nem é bom imaginar. John Lennon, compôs e cantou “Imagine”, o seu canto de esperança e... Ah, vejam só o que aconteceu com ele.

LENDAS URBANAS:

O GARANHÃO DE PELOTAS, A CARÁTER...

Frases, pensamentos, devaneios, paranoias & desabafos.

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

ADVERSIDADE – é disso que se trata nessas ‘tiradas’ de hoje do Garanhão de Pelotas. Ponha suas aspas no que vem a seguir...

0032 – Quando uma madame de má índole faz tudo ir de mal a pior comigo, faço logo que a má/dama prove aquilo do que me vai de maior a pior.

0033 - Meu coração é de pedra, como cabe bem no peito de um garanhão, mas a cada infortúnio eu me dou a chance de ser e parecer com vocês, queridos corações-de-manteiga.

0034 - Conheço muitas figuras impolutas que suportam melhor as suas piores desgraças do que conseguem aguentar as críticas dos seus melhores amigos. E sempre que me dá na telha, eu me faço de seu amigo e os deprecio. O diabo é que o PT me roubou a fórmula e a sistematizou na forma de assassinato de reputações.

0035 - Mais agnóstico do que ateu, procuro sempre encontrar nos meus defeitos e nas contrariedades alguma razão que não seja o deus-pronto-socorro que a sociedade vive consultando.

PONTOS A PONDERAR...

01.

Depois de mais um tiroteio desvairado em uma escola do Texas, que matou 20 crianças de 5 a 10 anos de idade, uma professora e acabou matando o próprio matador, o caubói Joe Biden diz que ‘já é hora de acabar com o lobby das armas’.

Entrementes, no morro de Rio de Janeiro, houve 22 mortes em mais uma operação policial tipo 007, o código para matar.

E volta à baila, a questão do armamento. De minha parte, acho que arma, na mão de bandidos ou de mocinhos, servem para matar. E ainda de minha parte, acho também que arma não pode estar só nas mãos da bandidagem que faz da sociedade gato e sapato.

Ah, sim... As Forças Armadas não são desarmadas, como debocha o Fachinews.

02.

BOLSONARO REAGE A TOFFOLIÃO

Bolsonaro insiste e recorre da decisão estapafúrdia de Toffolião, o advogado do diabo vermelho. Ele quer que a notícia-crime contra Aleixandão vá para a PGR, Procuradoria-Geral da União.

03.

AS VIAS

Com o Capitão e o presidiário mais solto da história desse país disparados na corrida do ouro rumo à rampa do Palácio do Planalto, os candidatos à tal 3ª Via vão chegar, a pau corda, às vias de fato.

04.

ÀS VIAS DE FATO

E então corria a barca em mais uma reunião do Conselho Nacional do Ministério Público. Deu-se um bate-boca no barraco armado por Augusto Aras e o subprocurador Nívio de Freitas. Aras partiu pra cima do desafeto. Mas aí, bem na horinha em que iam às vias de fato, quando um ia bater no outro merecidamente, a turma do deixa-disso estragou a nossa festa.

05.

3ª VIA

Simone Tebet tem uma coisa de bom: não aceita ser vice ama de Leite e nem que Leite seja seu vice primeiro-damo.

06.

BOLÍVIA DONA DO PEDAÇO

E então, a Bolívia, dona do pedaço desde que roubou a refinaria do Brasil de Lul@lcapone, reduziu em 30% o envio de gás à Petrobras. Não se distraia: Evo Morales tomou a refinaria brasileira na mão grande e na cara de pau daquele que, no seu tempo de des/governo roubava e deixava roub ar.

07.

PERGUNTAR NÃO OFENDE...

Afinal, quem pagou os advogados de Adélio Bispo?!?

08.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Eu hoje acordei perguntão...  Quem, dentre os cortesãos da Corte de Lul@lcapone, ainda não testou positivo para Covid-13?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário