17 de mar. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 17/março/22 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que o pessoal ainda fazia a barba em casa com navalha e espuma de sabonete Lifebuoy numa xícara de tamanho médio.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... O dia 2 de abril de 2003, aqui nesse país do samba, mulata e futebol que começou a ‘estratégia da coalizão’ da Grande Corte com o Cartel de Leguleios.

Foi naquele abril de 2003, poucos dias depois de Lulavagem da Silva subir a rampa pela primeira vez, quando ele fez a sua primeira visita oficial ao Supremo Tribunal Federal.

Boquirroto como sempre e cheio de razão e de si mesmo, Luladino acendeu o sinal de alerta para os nobres e virtuosos entogados daquela Casa da Justiça: “Precisamo abrir a caixa-preta do Judiciário”!

Houve, eu lembro ainda, um silêncio sepulcral no plenário. Logo em seguida, sorrisos amarelos... E depois de conversas de bastidor, sorrisos largos e compreensivos.

E assim é que assim foi implantado, sob o feitio de ‘poder moderador’, o governo paralelo que perdura até hoje nesse país de povo tão ordeiro quanto submisso. Mas que pode muito bem e qualquer momento não ser nem uma coisa nem outra.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O VALHACOUTO

Bolsonaro, segundo a mídia persecutória: “A Petrobras não colabora com nada”. E defendeu assim, mais uma vez, a privatização da queridinha dos olhos e dos bolsos da pandilha Luladravaz.

Olhaqui, gente boa, só o que o governo, qualquer governo de qualquer país, não deve privatizar são os serviços essenciais: água, luz, assistência à saúde, saneamento básico, mobilidade urbana... E, no entanto, só o que a banda bandalha do golpe reclama é quando falam em mexer na Petrobras, seu valhacouto de estimação.

02.

DESVIO DE VERBA OFICIAL

Senado aprova a Lei Paulo Gustavo, seja lá quem for essa figura impoluta. E lá se vão, por indução senatorial – uma categoria perdulária e dispensável – R$ 4 bilhões para a ‘Cultura’. 

Bolsonaro pode vetar a gandaia, mas o lobby dos ‘grandes’ artistas, das notórias ‘celebridades’ das letras e das artes, vai levar o Congresso – Casa dos mais de 300 picaretas, segundo Lulávaro Estrelado, a consagrar mais esse rombo nas burras públicas. Nem parece que estamos em plena pandemia e à beira de nos cubanizarmos de uma vez por todas.

03.

GUERRA É GUERRA

Ontem, um parlamentar russo – sim, isso existe! – pediu que os Estados Unidos devolvam o Alasca. A guerra agora é dos dentes pra fora.

04.

A MESMA COISA

A mídia ocidental gela o Putin e só entrevista o Volodymyr Zelensky. Faz com o Vladimir Putin o mesmo que o Consórcio Mercenário da Imprensa de Rebanho vem fazendo há mais de três anos com o Jair Bolsonaro.

05.

UNS QUE OUTROS

A Rússia é ruim; a Ucrânia é boazinha; os EUA são ‘metidos’; a China é esquisita; Cuba e Venezuela, juntas, são o caos; o Brasil quer ser as duas de uma vez.

06.

CENSURA

Twitter suspendeu a conta de Guilherme Fiuza, uma das cabeças mais lúcidas dos meios e das mensagens no universo da comunicação social. Diz, a turma do contra, que ele diz coisas sobre as vacinas que contrariam a ‘ciência’ que deita e rola nessa pandemia fabricada pela China. Censura pura. A conta de Fiuza no Twitter tem 1 milhão de seguidores.

07.

O GATO

Lularápio, sob a cobertura dos jornalojistas consorciados da Imprensa de Rebanho, encurralado dentro de casa por não gostar de ser ovacionado: “Se reeleito, vou gastar o que for preciso gastar”. Claro que ele é quem vai decidir o que ‘é preciso gastar’.

E claro está também que, ‘reeleito’, vai voltar a lambuzar-se com a ‘baba’ das comissões de agenciamento, apelido comercial da gloriosa propina.

Se vai gastar o que for preciso gastar, fiquem certos vocês todos aí que de 10% a 20% em cada ‘gasto’, o gato enche o papo com o que dá pro gasto.  

08.

E QUEREM BOTAR BANCA

Diga, por favor, qual foi a última vez que você viu na banca de jornais e revistas que está virando ponto de conveniências, um exemplar dos dinossáuricos O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, Extra(!?), revista Veja, Época, IstoÉ e similares de uns e de outros antes espalhados pelos quatro cantos desse país?!?  

Pois, então, cuide-se! Todo cuidado é pouco, eles estão invadindo a Internet, e querem voltar a controlar nossa liberdade de credo, de pensamento e de expressão. Eles atendem pelo codinome de ‘portais’.

09.

O PCC DAS ZELITES

Com a ordem do Lockdown e o brado do ‘Fique em Casa’ - governadores e prefeitos são meros plagiadores do que, há muito tempo, o PCC faz nos morros e favelas.

10.

E NELE, NÃO VAI NADA?!?

Como a memória do brasileiro – segundo Millôr – vai só até à missa de 7º Dia, a gente aqui se atreve a perguntar: e naquele escritório do ‘noivo de bolo’, o Janjão Doria, lá em Shangai, não vai nada?!?

11.

O FUTEBOL TEM DISSO...

FLUMINENSE X OLÍMPIA

Flu, fora da Libertadores. Foi penalizado pelo Olímpia, do Paraguai. O Fluminense é o meu Vasco dá Gana para o Eduardo Langlois Braga, o Braguinha, lá da minha pátria pequena que deixei no Sul.

12.

O CARTEL GOVERNANTE

O Brasil tem hoje 3 Poderes constituídos que, à moda dos Três Mosqueteiros, são quatro: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público.

Acima desses há um valor mais alto que se alevanta e que fica mais além e acima de outros poderes instituídos como o velho podre Poder da Imprensa.

É o que há de pior numa democracia: um governo invisível poderosíssimo, uma milícia que veste toga e que regula, domina, compra, ameaça, manda e desmanda, prende e arrebenta, salva e manda matar... é o Cartel dos Jurisperitos.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele... MESA DE BAR

- Qual a diferença entre Lula e aquele tal de goleiro Bruno?

- O Lula joga no ataque.

- Ei, garçom... A saideira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário