26 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 26/Set/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se aprendia caligrafia e taboada no Colégio e que ficava para segunda época quem fosse infrequente nas aulas de ginástica...

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

E aí então me deu na telha que, por causa de mais essa peste chinesa, os animais sociais vão usar focinheira até o fim dos tempos. Não tem curécuré: é máscara na cara, álcool-gel nas mãos e beijinho na boca nunca mais...

MINHAS HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Euzinho, eu mesmo, no já longínquo ano de 1979 do século passado, distante pois então do terceiro milênio da Era Cristã. E lá ia eu, numa viagem pela Transbrasil, de Brasília para Porto Alegre dos Casais.

Claro que o destino era a ‘minha pátria pequena que deixei no Sul’... E eis que a meu lado senta-se um senhor tão bem arrumado quanto amedrontado.

O cara tinha medo de avião. Só faltou pegar pela primeira vez na minha mão. Era um diretor de marketing do grupo Carrefour. Disse-me que estava indo a Florianópolis para uma análise de mercado que redundaria na implantação da primeira unidade do conglomerado francês que ele representava na capital catarinense. Conversamos de tudo um pouco e quase tudo de nada. E o tempo voou.

De repente, pela janela vi que já nos aproximávamos da escala no aeroporto Hercílio Luz. Um procedimento de descida ‘enjoado’, posto que cercado de morros e colinas.

Olhando pra cima, apenas nuvens e nada mais – nenhum santo pra ajudar; para baixo, só se via o mar, lindo e assustador e umas quarenta praias.

O parceiro eventual de viagem, eu vi, suava em bicas. Enrijeceu tudo que foi músculo do corpo, benzeu-se e, com a mão esquerda apertou meu braço direito, como se fosse uma tábua de salvação, caso acontecesse o desastre que lhe metia tanto pavor.

A aeronave da Transbrasil, ainda longe da pista, mostrava o panorama que o apavorava e lhe causava tremeliques. Ele me perguntou nervoso:

- Você não tem medo, não?

- Não, nenhum – disse-lhe, serenamente.

- Mas e se isso cair?

- Ah, amigo, aí complica: eu não sei voar.

- E se cair dentro d’água?

- Tanto faz, eu também não sei nadar...

Ele soltou o meu braço. Fechou os olhos e aguardou a aterrissagem. Pouso normal. Ele levantou-se, pegou a bagagem de mão. Despediu-se de mim, deixando-me o seu cartão de visita.

Eu lhe dei o meu, de então Assessor de Projetos Especiais da Secom – Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Ele agradeceu e quando já estava no corredor rumo a Floripa, eu lhe disse com um sorriso:

- Desculpe, eu lhe menti... Eu sei nadar, sim.

PONTOS A PONDERAR...

01 – A CHANCE VESTE TOGA - A única chance de Luladravaz é que seus acumpliciados que vestem toga inviabilizem o surgimento da tal salvadora 3ª Via.

Não por via das dúvidas, a candidatura de Luladravaz é o arrasador governo paraleloa desfechado de cima para baixo pelos entogados pernas-abaixo sobre o governo Bolsonaro que está a um passo da reeleição. O problema desse passo é que ele fica nas beiradas do despenhadeiro.

02 – INDA QUE MAL PERGUNTE: Pelo currículo, Bodoso é uma ficha-louca?!?

03 – TEMPO DE REFORMAS – No Brasil pós-Sarney Marimbondo de Fogo, sempre é tempo de ‘reformas’. O brasileiro é uma ilha cercado de reformas por tudo quanto é lado. Menos a reforma da STF - Supremacia Entoga Feudal.

04 – ELEIÇÃO 2022 – Se, em uma democracia, o voto é a arma do povo, o brasileiro brincalhão usa arma de plástico brincando de ‘pega-ladrão’.

05 – PARECE, MAS NÃO É – Já disse isso por aqui e repito: pode parecer que dedico mais tempo aos inimigos do dia-a-dia, do que me importo com os amigos. Nada é exatamente o que parece: cada segundo cutucando os inimigos é um afago, uma homenagem aos amigos.

06 - É DA SUA NATUREZA - Dentre todos os lularanjas que, graças aos bruxos que vestem toga, ainda gozam o sol da liberdade, o mais inocente deles é... culpado.

07 – SOMOS TODOS IGUAIS - O brasileiro ainda não se deu conta de que é pobre, porque os políticos são ricos.

08 – O PERSEGUIDO – Há momentos em que os lulacaios aceitam que digam que o PT é uma seita. Assim, Luladino da Silva não seria um perseguido pelos homens da lei. Seria vítima de intolerância religiosa. Melhor ser perseguido pelo diabo a quatro do que por corrupção e lavagem de dinheiro.

09 – INDA QUE MAL PERGUNTE – Com o Pixuleco de carne e osso livre, leve solto, que fim levou o Pixuleco inflável?!?

10 – MANIA DE CERTOS GAÚCHOS – A gasolina subiu de novo e chega a custar até R$ 7,23 o litro.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o Rio Grande do Sul tem o maior preço do país. Pô, um litro de gasolina tá valendo mais que três latinhas de cerveja nacional.

E quanto ao preço no Sal Sol Sul, nada demais: é a tal mania de grandeza de certos gaúchos que a gente conhece muito bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário