PONTOS A PONDERAR...
1ª Edição
-20/maio/22 – 6ª Feira
Por: Sérgio AO Siqueira
PRISCAS
ERAS...
Eu sou do tempo em que Oscarito e Grande Otelo eram sucesso de bilheteria no circuíto cinematográfico pelotense formado pelos cineteatros Capitólio, Apolo e Avenida.
HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
ERA
UMA VEZ... Este mesmo dia, há
3 anos. Naquela data queira, estudo feito pelo instituto britânico Ipsos Mori -
um dos três maiores do mundo em Inteligência e Marketing - mostrava que o
Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo. Tradução, os brasileiros não
sabem bulhufas sobre eles mesmos.
O Ipsos Mori quis saber qual a porcentagem de brasileiros com acesso à
internet... Perguntou também quanto as famílias mais ricas concentram da renda
total do país; e mais um pouco: perguntou se a gente, a cada 100 pessoas, sabia
quantas vivem na zona rural.
Foi isso e mais umas coisinhas mais simples ainda que o instituto de pesquisas britânico Ipsos Mori fez para nós, brasileiros com muito orgulho, com muito amor...
Os palpites passaram tão longe das repostas certas que renderam ao Brasil o louvável título de terceiro país mais ignorante sobre si mesmo.
O estudo Perils of Perception - Perigos da Percepção - foi feito com 33 nações, de todos os continentes. O país que menos sabe sobre sua própria situação é o México, seguido pela Índia. Sobrou para nós a honrosa medalha de bronze.
Na outra ponta, a nação mais consciente do ranking foi a Coreia do Sul, em segundo lugar ficou a Irlanda. A Polônia ficou em terceiro para lotar o pódio.
Tradução: há mais de 34 anos, desde que, em 1985, Sarney pegou a presidência da Redemocratização da República que governo após governo vêm nos ludibriando com prosopopeias flácidas para ninar bovinos. Falam uma coisa e fazem outra por baixo dos panos
Quer dizer... Na cara da gente. eles - os proprietários indébitos desse país de babacas - nos deixam falando sozinhos. A língua deles é outra. O país que eles habitam é outro; nós vivemos na sobra, vivemos no que ainda nos resta de Brasil.
Na realidade são mais de 34 anos de solidão. Vivemos numa aldeia fictícia, remota no Cone Sul do mundo. Se a gente não der jeito nessa gentalha, chegaremos facilmente a 100 Anos de Solidão, ainda que não tenhamos entre nós nenhum Gabriel García Márquez.
SCRIPTUM POST - ''Cem Anos de Solidão'' teve, aqui no Brasil e em todos os países de língua portuguesa, a tradução do meu velho, bom e saudoso parceiro e amigo Remi Figurelli Gorga, vírgula Filho - como provocantemente gostava de assinar-se.
Remi foi o tradutor preferido de García Márquez para a língua portuguesa. Seu pai, o pelotense Remi Gorga, foi um dos fundadores da Liga Pelotense de Futebol.
Reza por mim, Remi aí, meu compadre, meu amigo, nessas tuas boas companhias, aonde quer que estejas. Acredito na fé que agora tenhas.
LENDAS
URBANAS:
O GARANHÃO
DE PELOTAS, A CARÁTER...
Frases,
pensamentos, devaneios, paranoias & desabafos
Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira
CASAMENTEATA
0008 – Não, o sonho não acabou porque ela seja virtuosa demais; é só a sua mania de perfeição. No seu caso, em matéria de virtudes, o excesso é o defeito.
SUPREMOS
DEMOCRATA
0009 – Você pode ver aí nessa Democracia de Gabinete, cheia de gavetas e gaveteiros: os abusos são a segunda pele dos abusados que, pela própria natureza, se protegem uns aos outros.
REPRESENTAÇÃO
0010 – Cada vez mais essa politicalhada nos representa menos.
O SUPREMO
0011 – Abusado extremo, Aleixandão é blindado pelo Gilmarginal.
PONTOS A PONDERAR...
01.
SUGESTÃO
Fiat Fux garantiu ontem, sob os holofotes consorciados que “o STF só atua quando provocado”. Ah, bom. Então ele que mande a cumpanherada fingir que joga pedra no telhado de vidro da Torre dos Encapados. Isso não é provocar é sugerir.
02.
CARTOLAGEM
Pronto, a cartolagem do PSDB, do MDB e do Cidadania está prontinha da Silva para tirar a coelhinha Simone Tebet da cartola em que o Janjão Doriana está escondido. E pelo visto, o passe de mágica será dado ainda hoje.
03.
LUTA PELA DEMOCRACIA
Aleixandão, calmo, sereno, frio e soberano, depois de aplicar mais uma instigante multa em Daniel Silveira, seu perseguido favorito: “Justiça Eleitoral lutará pela democracia”. Fala como quem já é o controlador-mor das acontecências de outubro vermelho. Uma boa iniciativa de defesa da democracia seria devolver para a cadeia aquele que roubou e deixou roubar e está querendo venezuelar o Brasil.
04.
OPINIÕES
Bolsonaro: “Não podem jogar sugestões do Exército no lixo”. Pô, presidente, te cuida que eles vão te processar por provocação ao TSE. Para o dono do processo eleitoral, ninguém jogou as sugestões das Forças Armadas no lixo... O Fachinews já disse que o documento dos militares continha apenas ‘opiniões’.
05.
BRRRR...
Epa! Hoje, Brasília amanheceu sob um friozinho de 5 graus centígrados com a sensação de 3 degraus, lá fora. Só me lembro de um amanhecer assim de 5 graus aqui na gloriosa Capital Federal, quando me levantei às 8 horas de uma manhã de sábado em 1998, para iniciar os riquefafes de um churrasco entre amigos, lá no sítio da QI-27, no Lago Sul, onde morei por um bom tempo naquelas priscas eras.
Tá friiiiio. E daqui a pouco, chega a fisioterapeuta, para mais uma sessão de recomposição de músculos, nervos e ossos no lugar. Acho que hoje não vai ter hidroginástica.
06.
LIVE DE BOLSO...
Dentre uma série de novidades, uma chamada de rodapé>: “Calote da Venezuela no BNDES chega a R$ 5 bilhões”. Ah, não tem problema: é só botar na conta de Lul@lcapone da Silva que ele tem de sobra. Mas, não é só porque ele é rico; é porque a culpa é dele, pô!
07.
É FAKE
Cacicagem do
MDB, PSDB e Cidadania: “Vamos unir o Brasil”. Eles acham que são a aglomeração
que Lul@lcapone não tem quando se mete a botar o pé fora de casa. Não se
distraiam: “caciques unidos, jamais serão vencidos” é Fake.
Nenhum comentário:
Postar um comentário