16 de dez. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –16/Dez/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se jogava futebol de pés descalços, nos campos da Várzea, com balão de couro, com tento. Detalhe, só fiz gol de cabeça em cruzamentos de bola sem efeito – aquelas em que eu podia ver os gomos da peronha, para não me despentear...  Mesmo assim, ainda jovem, muito jovem, fiquei careca.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Eu mesmo, eu mesminho da silva, protagonizando o papel de uma lenda urbana lá na garbosa Princesa do Sul, a minha pátria pequena que tenho no Sul.

Pois, há exatamente um ano, sob a provedoria do Dr. João Francisco Neves da Silva; administração de Régis Silva; com o atendimento ágil e eficaz da Santa Casa de Pelotas, ganhei de barbada e misericórdia, a visita a Pelotas e o direito de aplaudir de pé, as equipes que foram colocadas em ação para o cateterismo procedido pelo Dr. Carlos Schlee Gomes neste seu escriba mais irrequieto do que rebelde.

Vejam só que timaço estava de prontidão para jogar do nosso lado, lá naquele meu glorioso torrão natal:

Internação - Patrícia; Hemodinâmica - Michele, Edson, Camila, Franciele; Unidade Ana Nery - Larissa, Marlei, Juliane, Mariluce, Paloma, Ana, Giovana e Milena; Copa - Janete; Higienização - Andrea; Recepção na Hemodinâmica - Lucielle e Vanessa.

Resultado: me deixaram pronto pra jogo. Pode ser pádel, futsal, ou futebol-soçaite, com a boa e velha turma de saladeiristas da Charqueada.

RODAPÉ - O time da Santa Casa era muito forte, fortíssimo. E o provedor, Dr. Neves, quando jogava era tão bom quanto o Waldecy, Cuca, seu irmão mais velho, muito mais velho. Ambos jogavam quase tão bem quanto o seu tio, Zé Neves, O Canhão do Paulista Futebol Clube, onde me consagrei como a lenda urbana dentre os goleadores dos campos de Várzea que já não existem mais.

O Dr. Carlos Schlee, - Carlinhos no jogo da vida – mostrou que é um craque de precisão cirúrgica: tirou e tira de letra todos os lances. Pena que quando recebeu seu título profissional, os verdes campos varzeano da minha terra já tinham virado condomínios horizontais.

PONTOS A PONDERAR...

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Alckmin é Lulavagem; Lulavagem é Alckmin, ou tanto faz como tanto fez e vão deixar fazer?!?

02.

PASSAPORTE DA VACINA

Tá valendo no futebol?!? Tá valendo no Réveillon?!? Tá valendo no Carnaval?!? Vai valer no STF para Bolsonaro, ou vai dar Merdonça?!?

03.

BEZERRA ENCURRALADO

E então deu Antônio Anastasia na pedra para a boca-rica no TCU. Aí, derrotado, desiludido e encurralado, Fernando Bezerra – que também é Coelho – entregou o cargo de líder do governo no Senado. Bolsonaro não tugiu nem mugiu.

04.

O ALQUIMISTA

E assim é que, depois de 33 anos de tucanagem, Alckmin banca o alquimista e vai chegando à Lulavanderia. Pensa que vai ser vice daquele que rouba e deixa roubar. Ele que se dê por satisfeito se sair candidato a um assento no Senado.

05.

UMA CORTE DO OUTRO MUNDO

Bolsonaro diz que testou negativo à Covid e suas variantes de ocasião e que vai à posse de André Mendonça no STF. Irá sem máscara e sem passaporte de vacina?!? Afinal, o Capitão padrinho de Mendonça, vai visitar a notável Corte ‘do outro mundo’

06.

MISSÃO IMPOSSÍVEL E LIBELO ACUSATÓRIO

A Polícia Federal reedita operação de vasculhagem nas mutretas dos manos El Cid e Ciro Gomes nas obras do Castelão. Ciro salta de banda e diz que “essa operação da PF é para me calar e me constranger”. Ah, então isso não é operação da PF. É missão impossível.

Entrementes, oportunista como ele só, Lulávaro Estrelado procura a imprensa de rebanho e ‘manifesta solidariedade a Ciro Gomes’. Isso é que é um verdadeiro libelo crime acusatório.

Acho que a PF nem precisava vasculhar mais nada nas gavetas do ínclito coroné de Pindamonhangaba, comandante de Fortaleza e redondezas cearenses.

07.

FRASE LAPIDAR

Frase lapidar de Alckmin, repercutida pela turma do Consórcio da Imprensa de Rebanho: “É tempo de mudança”. Pode até ser, mas não chega nem aos pés daquela mudança de 11 caminhões de Lulávaro Estrelado quando deixou Brasília rumo a São Bernardo, com pedágio na adega do sítio de Atibaia. A frase é lapidar, porque cabe na lápide do cortejo fúnebre de um tucano atucanado.

08.

A COBRA VAI FUMAR

Só para não dizerem que a PF está perseguindo os irmãos El Cid e Ciro Gomos, ela acaba de reincitar investigações sobre o tráfico em aviões da FAB. Vai ver que a PF quer ‘calar e constranger’ a turma que já sabe que “a cobra vai fumar”.

09.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

E no ICMS da gasolina dos governadores, não vai nada?!?

10.

DESEMBARGO

O Brasil vai retomar a exportação de carnes para a China. Os mandarins cansaram de comer morcego. Mas, entrementes... os supermercados europeus pararam de vender carne bovina do Brasil, por sua enorme preocupação com o desmatamento brasileiro.

11.

CAMPO DE MARTE

E então, o governo de São Paulo devia de impostos ao Brasil, a micharia de R$ 25 bilhões. Então o governo do Capitão fechou negócio e por módicos R$ 25 bilhões comprou o Campo de Marte, lindo aeroporto no bairro de Santana, em São Paulo.  

12.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Copa do Brasil

FURACÃO 1 X 2 GALO DO CUCA

Keno e Hulk marcaram os gols do Galo do Cuca, naquilo que no meu tempo se chamava de uma saranda de bola. E assim foi que, por aglomeração com o jogo anterior, o jogo acabou numa chiripa de 6x1. Melhor que isso, só mesmo aqueles 7x1 da Alemanha no Brasil de Felipão naquela Copa da Dilmandioca Sapiens.

DESTAQUE DA RODADA – Lindo de se ver a torcida do Furacão mostrando fair-play de uma raposa no vinhedo do Galo: “Estão verdes, não prestam! ”...

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Sempre dele: “A Lava-Jato destruiu empresas”. Obtuso, finge que não sabe que a corrupção construiu as tais empresas.

14.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

PRECONCEITO É... Joãozinho bater no peito e dizer: - Bichice é viadagem.

CALOTE É... Os governos Lulávaros se ostentarem estrelados usando o BNDES para emprestar U$ 656 milhões para Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário