16 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


UMA NOVA ORDEM, OU: O DOMÍNIO DOS ANIMAIS SOCIAIS

O que esse pandemônio do Coronavírus está jogando sobre nós é o predomínio dos políticos sobre a sociedade. É uma nova ordem de consagração da superioridade, da preponderância e do jugo dos ‘animais sociais’ sobre a população.

Nunca antes na história desse país, 5.570 prefeitos municipais e 27 alcaides estaduais tiveram tanto respaldo para exercer tal poder de dominação capaz de mandar abrir ou fechar suas cidades, suas federações; nunca antes tiveram tanto poder para mandar prender e arrebentar; nunca antes tiveram tanto poder para deixar ou não deixar a gente ir e vir.

É uma rede de ascendência e senhorio; de potestade e domínio que, nas asas de um pandemônio virulento, está sendo estendida sobre o mapa do Brasil povoado por uma nação tão amedrontada quanto distraída.

Nunca antes na história desse país a população foi tão infectada de medo; tão amedrontada pela ameaça de um inimigo invisível que anda solto pelo ar. Quando o povo se der conta, será nada mais nem menos do que um prisioneiro em seu país, em sua cidade, em sua cidadela sitiada.

Cuidado! Uma nova ordem social está nos tornando servos da politicalha, dos animais sociais. Não se esqueçam da bravata do velho Getúlio Vargas, aquele simpático ditador, naquele 24 de agosto de 1954: ‘Esse povo de quem fui escravo, jamais será escravo de ninguém’.

Se nos deixarmos aterrorizar e nos distrairmos uma vez mais a ponto de nos deixarmos subjugar, Getúlio Vargas que, na verdade, jamais foi escravo do povo, bem que pode ter cometido mais que um suicídio, um grande erro, um irreparável engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário