21 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 21/08/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Nenhum pedido de impeachment hoje se garante... / Porque hoje é sábado / De pronto, ele é sufocado por um fundilho arfante.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que sempre que eu mostrava habilidade em alguma coisa, por pequena e fácil que fosse, meu pai dizia: “Aí, gurizão, tu é seco na bolita!”... Às vezes, ele variava: “Bah, tu é chato no bodoque”!

Já, a dona Evalda, minha mãe querida, quando eu a estava perturbando na hora da novela na Rádio Farroupilha, me mandava sair de fininho: “Sérgio Augusto... Vai catar coquinho, vai.” !

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Ei lá, mas olhando assim o senador Pacheco, dono dos fundilhos mais poderosos diante de um pedido de impeachment, seja lá qual for, fiquei pensando que tipo de prevenção, além de tapar o nariz e virar a cara, se pode adotar diante de um fundilho, digamos, arfante.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Um lularápio que, no início do terceiro milênio, coisa de 2002/2003, aproveitando que o Brasil estava distraído, subiu a rampa do Palácio do Planalto.

E, depois de muito roubar e deixar roubar, virou conferencista internacional. Melhor, palestrante do muindo cão. Moldou até uma lavanderia que batizou de ‘instituto’. E nunca antes na história desse país, um presidente proferiu tanta palestra pelo submundo afora, ganhando tanto dólar suado.

E eis que o tempo passou e veio a Lava-Jato, o maior e mais eficaz instrumento de combate à corrupção sistêmica e organizada pelos  usuários de colarinho branco e sujo. E então, era uma vez um superastro de palestras tão vazias quanto milionárias.

Hoje, o mundo está morrendo de saudade daquelas palestras que só pagou mas nunca assistiu de verdade. O mundo não, o submundo morre de saudade dos bons tempos em que os patrocinadores do ilustre palestrante roubavam e o deixavam roubar.

O que será que houve com o mercadão de com ferências do hoje presidiário mais solto dessa democracia que está sendo engolida pelo aleixandrismo?!?  É que, com o Brasil mais desperto e mais avisado do que era distraído, esgotou-se o roteiro de consultorias para perdão de dívidas a ditaduras africanas.

01.

IR E VIR

Manchete efusiva do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê: “Moraes proíbe Sérgio Reis e outros alvos da PF de se aproximarem da Praça dos Três Poderes”.

Pois, agora, imagine o Bolsonaro proibindo o Lulavagem e outros bichos da mesma espécie de se aproximarem de onde quer que haja um cofre público.

02.

O ENTRA-E-SAI

Bolsonaro entrou, por entrar, no Senado com pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. Bolsonaro dessa vez deixou Barroso de fora. Mas, Barroso mal pode esperar: sabe que o que é dele está guardado.

E pronto, Bolsonaro vai fazer as vontades de Barroso; já avisou que vai pedir – só por pedir – o impeachment do maneiroso ente supremo.

Entrementes... Rodrigo Pacheco já disse para os eufóricos jornalojistas da imprensa marrom-glacê que ‘não vê fundamento para impeachment’.

E assim é que, além de termos uma Corte Lulidificada, temos também um sistema policialesco que se torna cúmplice ao cumprir desmandos de autoridades que abusam de um poder que nunca chegariam a ter se a Constituição tivesse algum valor para eles.

20 de ago. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR

2ª Edição – 20/08/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

“Polìtica é ficção; partido é facção”.

02.

FISIOLOGISMO

A política no Brasil é puro fisiologismo. Político só descansa quando satisfaz suas necessidades fisiológicas.

03.

PORCARIA NO AR

De minha parte, em verdade vos digo: não confio em urina eletrônica para 2022; sinto cheiro de porcaria no ar.

04.

A CORTE

Nesse país, 11 cortesãos juntos valem por uma multidão.

05.

ALEIXANDROGINIA

Vasculham a vida de Sérgio Reis porque ele não rouba e não quer que deixem roubar.

06.

ATÉ QUANDO?!?

Até quando os Federais vão se prestar a serem usados como moleques de recado?!?

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 20/08/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Há esta CPI que não para e nem anda... / Porque hoje é sexta-feira / Ah, se fosse no tempo do Eurico Miranda

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que as moçoilas usavam desodorantes Leite de Rosas ou de Colônia e depois se borrifavam todinhas de perfumes Regina para ir ao cinema, ou passear na praça aos domingos de manhã.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Fiquei pensando, pensando... E se o Eurico Miranda fosse vivo e aparecesse na CPI do Covil do Barroso, diante do relatório que Renan já aprontou desde o primeiro dia dessa comissão pralamentar?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Corria o ano de 2001. Era junho, 20 anos atrás e corria no ano que voava a CPI da CBF/Nike. O presidente da dita cuja era, ninguém mais nem menos do que o comunista ocidental Aldo Rebelo. O Renan daquela CPI era o relator tucano Sílvio Torres.

Deu-se então que, o presidente vascaíno, Eurico Miranda, eleito deputado com montículos de grana da CBF, era suplente da relatoria daquela CPI e, desgostoso com om que via e pressentia, destituiu na marra o Sílvio Torres e ele próprio assumiu a relatoria daquela CPI modelito inspirador da CPI do Covil de Barroso que hoje corre frouxa, em busca da derrubada do governo vigente e do retorno imediato daquele que rouba e deixa roubar.

O Carnaval daquela época foi apenas a antevisão do Carnaval da CPI de hoje comandanda por Azar Omiz e Renan Calhorda, com o auxílio luxuoso dos pandeiros dos gasguitos Randolfe Scott e Humberto Sanguessuga.

Na última reunião daquela CPI inspiradora, por esgotamente de prazo, posto que prorrogada 3 vezes e já batendo em 9 meses de idade, Eurico Miranda, num gesto grandiloquente e definitivo, simplesmente rasgou o relatório do tucano e impôs outro, muito melhor segundo a ótica limpa e sem máculas da manjada Bancada da Bola.

E assim é que assim foi. Na vida nada se perde; tudo se transforma. E a quarentena dá cada idéia...

01.

EIA, EIS O EIA!

Eia, pois, habemus EIA – Estado Islâmico do Afeganistão. Na verdade, deveria ser Estado Islâmico NO Afeganistão.

02.

ENTREMENTES...

Para não pegar mal demais o fato de sentar em cima dos pedidos de impeachment da turma da toga, Rodrigo Pacheco, dono atual do Senado, destravou as indicações de Mendonça para o STF e de Aras a PGR.

Aras, o Augusto, vai bem lá pelo Senado. Já quanto a Mendonça, o ‘terrivelmente evengélico’, são muito poucos os senadores que rezam pela sua cartilha.

03.

CPI DO COVIL DE BARROSO

A CPI do Covil do Barroso promove um festival de quebras de sigilo. É o que eles mais gostam de fazer: fofocas para a assassinar reputações.

04.

CESTA-BÁSICA

À venda nas melhores joalherias do ramo.

05.

JÁ GANHOU

Bolsonaro entra com ação para impedir o STF de abrir inquérito sem o aval do MPF. E sabe lá você onde foi que Bolsonaro entrou com a ação?!? Elementar, meu caro Watson: no STF. Bolas, errou de novo. Não tem nada que pedir.

Vai levar pela cabeça, do mesmo jeito que levou quando o STF, usando Alexandre de Moraes, se meteu na nomeação do cara aquele para a Polícia Federal e, anulou a indicação, alegando ‘interferência’ de Bolsonaro – como se a indicação não fosse prerrogativa do presidente da República, comandante do Governo e do Estado brasileiro.

06.

CAUSA MORTIS

Fui lá olhar nos espaços de um tal Departamento de Análise e Vigilância de Doenças e coisas parecidas para saber, segundo seus ‘cientistas, quais as dez principais causas de mortalidade no Brasil.

E lá estava e ainda está para quem interessar possa, o que eles informasm como Taxa de mortalidade, por 100 mil habitantes:

01) isquemias do coração, 196;

02) cérebrovascular, 123;

03) infecções vias aéreas inf, 60,6;

04) pulmonar obstrutuiva crônica, 52,5;

05) Alzheimaer e outras demências, 45,4;

06) transtornos do período neonatal, 43,7;

07) acidentes de trânsito, 32,8;

08) diarreicas, 29,2;

09) diabetes mellitus, 27,9;

10) violência interpessoal, 27,1.

Mas, desde o último Carnaval, para o Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê, aqui no Brasil parece que só se morre de Covid. E por desvios de vacinas e respiradores.

07.

ASSALTANTES DE FRANGO

Um caminhão tombou na rodovia mineira e a multidão ignara saiu logo disputando bocados de frango congelado, nas cercanias de Belo Horizonte.

Das duas, as duas: 01) brasileiro gosta muito de frango; 02) mineiro detesta as companhias Seguradoras de cargas e transportes.

E tem ainda uma terceira opção, a mais provável e abominável: um povo que se vale de um trágico acidente para ser ladrão de galinha é o mesmo povo que merece a volta ao governo daquele que rouba e deixa roubar.

08.

EPA! OPA!

Segundo os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê, ‘estudo’ revela que eficácia da vacina cai após 3 meses. Epa! Opa! Notícia é a versão que está nas entrelinhas: quer dizer, vamos tomar vacina pro resto da vida. E na cadência de pelo menos 4 picaduras por ano.

09.

CAIU A MÁSCARA DE ‘PAZ E AMOR’

Estão distribuindo paulada e tiro a torto e direto. Já caiu a máscara do “Talebãzinho, paz e amor”... Tal e qual ao que se viu por aqui com aquele “Presidiariozinho, paz e amor”, lá no Afeganistão também foi possível enganar alguns por algum tempo; a muitos por muito tempo; mas, não deu para enganar a todos o tempo todo.

10.

BANALIZAÇÃO É GOLPE!

Vampará com essa conversa mole pra boi dormir, pô! “Não podemos banalizar o impeachment” é fria!

Um impeachment será banal por si mesmo, mas não pode ser levado à marginalidade por um presidente de plantão quando se trata de uma arma de defesa do povo municiada pela própria Constituição brasileira.

Impeachment já, para quem merece impeachment! Ainda que vistam toga. Ou até, principalmente, porque andem vestindo toga. Essa conversa de ‘banalização’ é golpe!

19 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

2ª Edição – 19/08/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

FANTASMA & PACHECO

Assim como na África em quadrinhos, o Fantasma é ‘O Espírito que Anda’ para os pigmeus de Bangalla, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, é com o seu desmedido poder constitucional ‘O Espírito que Manda’ nos plebeus brasileiros desse país no Cone Sul do Mundo.

02.

INCRÍVEL, FANTÁSTICO, EXTRAORDINÁRIO...

Mais que isso, chega a ser boçal de tão inacreditável: pelo placar fúnebre do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê, até parece que Covid não pega transporte coletivo. Não dá em quem se aglomera em ônibus, trem ou metrô. Covid é promiscuamente seletiva.

03.

CASSINO BRASIL

Os duendes de toga são carpeteiros profissionais que jogam pesado com cartas marcadas, manuseando e manipulando os coringas da Casa do Povo e os dois-de-paus do Palácio do Planalto, jogadores sem habilidade que se embaralham com enorme facilidade.

Quando mal e mal se movimenta a rainha da Inglaterra, os carpeteiros expeditos usam seu Rei de Ouros, o coringão Aleixandróide, abocanham todas as fichas e ganham todas as paradas.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Aos crédulos: vocês acham que Deus um dia perdoará o que fazemos uns aos outros?!?

05.

VICIADO

No Rio de Janeiro, um maluco se vacinou 5 vezes e foi flagrado na fila da sexta dose. Ah, manda logo esse cara lá pra Cracolândia do Doria, pô!.

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 19/08/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Está chegando a hora desses aleixandrecos / Porque hoje é quinta-feira / Serem tratados tipo assim como Pixulecos.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que as fardas do Ginásio Gonzaga e do Colégio Municipal Pelotense eram feitas de tecido grosso do tipo cáqui e tinham talabarte. Até as gurias do Pelotense, achavam o uniforme dos Galinhas Gordas mais bonitos e alinhados do que o fardamento dos Gatos Pelados.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Aí, então, fiquei pensando: será que o Aerolula está em gozo de férias, à espera de 2022, para sair de um daqueles 119 hangares lá daquele aeroporto clandestino encravado na zona rural de São Sebastião, uma das mais carentes cidades-satélites de Brasília?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Era uma vez essa minha história dentro das histórias do ‘meu’ Brasil. Eias, pois que foi assim...

Pelo meu jeito de ver a vida e as coisas da vida, dentre os tidos e havidos como os três Poderes constituídos dessa nossa República, eu sempre fui um ‘torcedor’ saudável do Judiciário.

E, na prática, houve um tempo, isso foi lá no início dos Anos-70, em que eu até andei cursando, por quase 7 semestres, o Curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas, minha pátria pequena que tenho no Sul.

No decurso do curso, de excelentes e doutos mestres, fui me dando conta de que o mundo das leis, poderia ser um enorme reservatório de intempestivas e caudalosas águas de poder sufocante da sociedade ignara e distraída de seus direitos e obrigações.

Era, naquela sexta-feira de primavera de 1973, se não me trai a memória, o encerramento de mais uma aula de Direito Penal – matéria apaixonante, da qual tive as melhores lições de minha vida, com meu pai, o criminalista Juliné da Costa Siqueira, advogado, promotor de Justiça e dono de uma das mais concorridas bancas de advocacia do Sul do Rio Grande do Sul.

Ao invés de ir ao cafezinho na lanchonete da Faculdade, me aproximei do professor que ajeitava seus pertences para ir a uma outra sala de aula e puxei assunto com ele.

O professor era também um conceituado promotor de Justiça, conhecido por não gostar de acusar pessoas, mas intransigente na defesa da sociedade. Entre uma baforada e outra de um Carlton – naquele tempo a gente até fumava – eu me animei a perguntar-lhe:

- Diga-me, mestre, o senhor defende bandidos?!?

- Ora, meu jovem futuro advogado, os meus constituintes nunca são bandidos...

Lembro-me ainda do tapinha amigável e com ares de cumplicidade que ele me deu nas costas, antes de ir para a sala de aula ao lado, para mais uma jornada de seu brilhante trabalho. Eu fui para casa. Nunca mais voltei à Faculdade de Direito.

Fui ser jornalista. Por vocação e convicção. E, como fiz voto de pobreza, me viciei nas três falsas verdades das democracias pelo mundo afora e pelo Brasil de fio a pavio: liberdade de credo, liberdade de pensamento e liberdade de expressão.

01.

NO IMPÉRIO DE A-LEI-XANDROGA

Ele que não se dê tanta importância assim... É só um proverbial e providencial moleque de recados do dadivoso Bodoso que o usa como um instrumento que não nos deixa em paz.

02.

VELHOS E BONS PASSEIOS FAMILIARES

Quando foi a  última vez que você viu um desses deputados, ou senadores, ou ministros que ocupam cargos de confiança dos governos de plantão, passeando pelas ruas e calçadas de suas cidades com as suas famílias?!?

Eles devem ser muito ocupados para passear com a família; ou então, vai ver que nem sabem mais que têm família...

De minha parte, acho que eles seriam de tal forma ovacionados que não conseguiriam dar um passo à frente. Como não conseguem dar nem mesmo quando estão sozinhos e mal acompanhados.

03.

ENGOLIDORES DE PESQUISAS

E aí, os aleixandróides mandam prender e arrebentar quem eles acham que está mentindo e usando e abusando do que chamam de fake news...

Mandam, sem qualquer cerimônia, mas engolem com um apetite insaciável e aplaudem efusivamente as aldrabices e caraminholas das pesquisas ‘científicas’ de opinião feitas sob encomenda dos acólitos do presidiário mais solto desse país, para que ele possa voltar a roubar e deixar roubar.

04.

DITADURA

Ditadura é essa operação de regras que está sendo processada a fórceps na Constituição-Cidadã pelos aleixandróginos. E a população parece que foi anestesiada.

05.

PIXULECO!

O Pixuleco é a única imagem do Lulassaltante que eu gosto de ver. Ei, Pixuleco! Cadê você, cadê?!? Conto com você, Pixuleco, em 2022!

06.

MATOU A PAU

Essa é do Rodrigo Constantino, da rádio Jovem Pan: “Acreditar no Talibã moderado é como acreditar no Lulinha Paz e Amor”. A propósito, dizem as más línguas que a população está apavaorada. O pessoal acha que não demora nada os invasores vão afeganistar o ganso nas mulheres que botarem o nariz fora do véu da burca .

07.

MILLÔR & ALEIXANDRÓIDES

Do incrível e incomparável Millôr Fernandes: “Democracia é quando eu mando em você; ditadura é quando você manda em mim”. Defina melhor, se for capaz, o que os aleixandróides de toga estão aplicando no Brasil sem dó nem piedade.

17 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 17/08/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / Cada vez mais, cada brasileiro, perde o seu quinhão. / Porque hoje é terça-feira / Por isso fui entrevistar o herói de Pelotas, o Garanhão!

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os homens ainda usavam ceroulas e cuecas samba-canlção e as mulheres usavam anágua como armação e resguardo à transparência dos vestidos.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Carmina Lucífera deu ontem 24 horas para a PGR se manifestar sobre ataques de Bolsonaro. O prazo expira daqui a pouco mais... E se a PGR fizer ouvidos moucos?!? E se, a resposta, não agradar à honorável senhora?!? E se... Ah, a quarentena dá cada idéia...

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Um contador de histórias que atendia pelo codinome de Garanhão de Pelotas. E um dia, há exatos 5 anos, como seu ghostwriter resolvi entrevista-lo. E hoje, resolvi reeditar o nosso encontro que se deu em 17 de agosto de 2016. É de longa duração, mas, estamos de quarentena, né não?!? Tempo é o que de melhor nós temos para gastar.

O GARANHÃO DE PELOTAS E SEU GHOSTWRITER.

Perguntas e respostas de uma ‘coletiva’-exclusiva, de alma tão isenta quanto a alma das pesquisas de opinião encomendadas pelos senhores dos anéis que se apropriaram dessa Democracia de Gaveteiros, na qual mais de 210 milhões de brasileiros cabem em suas gavetas.

GHOSTWRITER - Garanhão de Pelotas, você é um cidadão do mundo por que gosta mais do mundo do que gosta de Pelotas e do Brasil?

GARANHÃO - Tá me estranhando? Eu adoro o Brasil. Ele é pra mim como se fosse Pelotas, a minha pátria pequena que deixei lá no Sul: sempre que posso estou distante o suficiente para, de quando em vez, ir até lá matar a saudade e logo sentir o desejo de dizer adeus.

GHOSTWRITER - Tá bom, vamos ao que interessa. Seguinte: o povo decente está parecendo diante desses políticos, todos esses políticos, com aquela cena antiga do cão que ladra atrás do ciclista e quando o ciclista para a bicicleta e o encara, o cão também para e deixa de latir...

GARANHÃO - É quase isso mesmo. Só que não. É que a Lava Jato fazendo o que vinha fazendo, parece que já fez tudo por nós. E aí, o brasileiro acha que só votar direito já tá muito bom...

GHOSTWRITER - Epa!...

GARANHÃO - Epa, não, meu confrade. É que hoje existe um Brasil virtual que se acha nas redes sociais, mas não se encontra de verdade. Eu e você mesmo... Há quanto tempo a gente não toma um café com bolinhos de chuva? A gente teria até mais que ideias para trocar. O brasileiro de alma muito diferente da alma do Lularápio, esqueceram que a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida...

GHOSTWRITER - Isso é Vinícius, mas qual é a versão que está nas entrelinhas?

GARANHÃO - Pra gente dar um jeito nesse país que tem um Estado bandido, gerenciado pelo crime organizado, os brasileiros têm que se organizar também. Tipo assim, tomar pelo menos duas ou três providências, sem truculências ou exageros. Por exemplo: estreitar os seus contatos; tirar os fundilhos da cadeira.

GHOSTWRITER - Como assim?

GARANHÃO - Como assim? ... Comendo, ora bolas! Quanto mais você se encontrar com pessoas, mais poderá apontar injustiças; poderá analisar o que de bom vocês juntos podem fazer contra o que é ruim nos opositores; o que de bem vocês e mais outros e outros mais, podem fazer de bem contra o mal.

GHOSTWRITER - Parece fácil.

GARANHÃO - Nem tudo é o que parece. Essa aproximação tem que ser constante: visitas, cartas, mensagens, webmedia, cafezinhos fortuitos, almocinhos executivos, abaixo-assinados, reuniões, manifestações, encontros, aglomerações. Enfim, uma vida social ativa que, de passivos, esse mundo tá cheio.

GHOSTWRITER - Tá, mas já avisaram os adversários que eles vão perder?

GARANHÃO - Não, nem têm que avisar. Precisam é se encontrar. Essa parada parece fácil, mas não é. Na maioria dos casos os adversários se recusam a se encontrar conosco. Por várias razões: uma, porque somos opositores; duas, porque eles podem ter raiva; três, por desprezo; quatro, por medo: eles podem achar que queremos minar o seu poder. Afinal, eles nos encaram como opressores e se colocam no papel de vítima.

GHOSTWRITER - Então?...

GARANHÃO - Então, a vítima cala e dá no pé, não quer se encontrar com o cara que traz a verdade com ele. É aí que a gente precisa ter uma plano organizado de confrontar essa politicalha que tomou conta do nosso país e usar de muita prudência, para não darmos com os burros n’água, por que se há uma coisa que políticos, governantes e autoridades fazem na vida é se juntarem contra nós. Eles são organizados. São astutos e têm uma vela pra cada santo; um lenço pra cada choro.

GHOSTWRITER - E assim, eles acabam ganhando?

GARANHÃO - Eles vêm ganhando. Ganhando muito. Ganhando demais e o que não podem e não devem ganhar. É que eles se organizam de tudo que é jeito: nos currais eleitorais, nos partidos que eles mesmos inventam, nas leis que eles criam, nas diferenças sociais que estabelecem uma clara divisão de classes nesse país: os políticos e as pessoas. Mas, podem perder...

GHOSTWRITER - Como assim? Como assim, não... Como é que se faz para ganhar deles?

GARANHÃO - Criando um movimento sem truculência, bem organizado, esperto, astuto, com uma ideia clara do que se pretende alcançar. Um movimento, de vários movimentos; uma legião ou várias legiões de pessoas que não se deixem encantar pelo canto das sereias; que não queiram o Estado como patrão; que não se deixem envolver nem se vendam ou queiram comprar.

GHOSTWRITER - De novo, parece fácil...

GARANHÃO - Pô, você não tem outra coisa pra dizer? É o seguinte. Esses grupos formados por nós, os indignados até agora virtuais, comecem por recusar qualquer colaboração com o que seja, por menor que o seja, injusto e desonesto. Temos que partir para a ideia de não sermos cúmplices dessa pandilha, seja por ficarmos calados, seja pelo silêncio ou pela cooperação ingênua.

GHOSTWRITER - O que vem a ser esse tipo de recusa de, digamos, não-colaboração?

GARANHÃO - Tá caindo de maduro. É não receber nem oferecer propina, nem gorjeta, nem cometer fraude fiscal, furar a fila, dar o troco errado, discriminar raça, religião, sexo & rock’n roll. É também não desdenhar dos tais, com o perdão da palavra, Centros de Defesa dos Direitos Humanos. Temos que recusar certas leis, não porque não sejam boas, mas porque elas vêm sendo usadas para os canalhocratas burlarem as leis.

GHOSTWRITER - E por que a gente não fez isso ainda?

GARANHÃO - Peraí, tchê! Não é só isso, tem mais um pouquinho. A gente precisa se organizar – começando pelos vizinhos, pelos colegas de trabalho, pelos companheiros de colégio ou faculdade – para poder partir para o que se chama de desobediência civil.

GHOSTWRITER - Mas, isso não dá cadeia?

GARANHÃO - Ah, peraí maluco beleza! Desobediência civil já deu cadeia pra alguém desses proprietários indébitos do nosso país? A desobediência civil deve ser usada contra uma lei injusta. E quando é injusta, uma lei, qualquer lei, deixa de ser lei. O segredo é desobedecer com disciplina, com método, com organização. Isso, ninguém faz sozinho. O diabo é que nós somos uma multidão dispersa.

GHOSTWRITER - Pelo que vejo você está me aplicando o velho preceito de que a união faz a força...

GARANHÃO - Isso, isso, isso. Mas, há casos em que a União faz açúcar! Açúcar União! A gente precisa praticar a desobediência civil, sem violência, sem excessos, com ordem e sem indisciplina. Precisa agir nas fronteiras que estabelecemos em conjunto – quando já tivermos formado um bom grupo. A gente precisa ser um desobediente civil que nada esconde, sem fraude.

GHOSTWRITER - Moral da história?

GARANHÃO - A moral da história é que a gente precisa sair dos encontros no Brasil virtual e nos encontrarmos de verdade com a família, com a tradição, com a propriedade. Epa! O que eu quero dizer é que os políticos e o crime são organizados; eles se juntam e usam suas diferenças para fazer com que sejamos obedientes e submissos aos seus descalabros. Assim, separados, os brasileiros de boa vontade ficam baratos e fáceis de serem comprados ou de se venderem.

GHOSTWRITER - O que foi que você me disse nessa coletiva-exclusiva, Garanhão?

GARANHÃO - Disse que se os brasileiros não forem covardes egocêntricos e se juntarem usando as armas da sua inteligência, da razão, da justiça e da verdade, o Estado deixará de ser bandido e o crime organizado perderá o governo para o povo. Quando a gente descobrir que os grandes só nos parecem grandes, porque estamos ajoelhados, então a gente vai fazer que todo o poder emane do povo; que em seu nome o poder seja exercido e que, esse poder não só com o povo seja repartido, mas ao povo esse poder seja devolvido.

01.

ALEXANDRISMO EM AÇÃO

Agora é a vez do Sérgio Reis. Barroso, com a melhor das suas boas intenções, encaminhou notícia-crime ao seu confrade A Lei Xandre contra o pacífico, mas indignado ex-deputado da velha guarda.

Seu crime, segundo o pomposo usuário de pesada toga é espalhar notícias fraudulentas e atacar a honorabilidade da Magda Corte.

Se é por isso, o Pai da CPI do Covil deveria mandar investigar nada menos do que os mais de 210 milhões de brasileiros.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Que valor tem uma nota de governadores que não seja uma ‘nota preta’ das burras públicas?!? Ao defenderem os ministros do STF estão apenas rabulando em causa própria. De zero a dez, que nota você dá para a nota dos governadores puxando o saco dos barnabés da Supremacia das Togas?!?

03.

DEU COM A CARA NA PORTA

Como os militares que ainda estão na caserna bateram com a porta na cara dele, Lulavagem da Silva se irritou profundamente e, num palanque fechado lá no Nordeste – que ele que retomar de Bolsonaro – vituperou que “agora só vou conversar com  as Forças Armadas depois de eleito”.

Então tá. Se for assim, a rouquidão da sua voz vai descambar para o silêncio até que ele volte a passear na praça, ou entre na fila da padaria da esquina para comprar pão com mortadela, sem ser ovacionado e devidamente atomatado.

Já se foi o tempo em que Lulavagem esvaziava os quartéis e aparelhava a máquina pública com dragões e dragonas. Há resquícios ainda, mas estão recolhidos a sua insignificância. Hoje, chamar alguém de ‘conselheiro’ de uma dessas instituições que ‘estão funcionando’ é o mesmo que cortar da mãe.

04.

A CHINELADA

Pronto, o Talibã tomou conta do Afeganistão. Que chinelada da chinelada nos russos e nos grandes irmãos do Norte et caterva geral.

O Talibã, oficial e abertamente tido e havido como organização terrorista pela Rússia, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Cazaquistão, chutou de uma só vez os fundilhos distraídos de todos eles juntos e misturados e estabeleceu-se impávido e colosso como dono do que sempre teve como seu.

Já a China, nunca antes na sua história, foi tão fundamentalista.

05.

DUAS RAÇAS PERIGOSAS

Disse e repito: há na sociedade brasileira atual, dominada pelos leguleios de toga e de bermuda, duas raças mercenárias de perigoso ‘notório saber’ e de escassa e fugidia reputação ilibada: a Advocatura e o Jornalojismo.

Elas têm sido a garantia da transformação da nossa democracia de gaveteiros em aleixandrismo que, descaradamente, já descamba para a aleixandragem.

06.

O OURO DE TÓQUIO

Nesses Jogos Olímpicos de Tóquio, notei a ausência da atleta Kátia do Breu. Perdemos a chance de ganhar a medalha de ouro na modalidade ‘Lançamento de Vinho a Distância’.

07.

LULADINO, O POSTE

O mau humor do Lulavagem da Silva é que ele - até nem diz - já percebeu que agora, sempre que ensaia um discurso de autolouvação ou sobe num desses palanques a portas fechadas e livres de ovações e tomataços, está sendo cabo-eleitoral de mais um poste do PT: ele mesmo.

08.

ASSIM COMO...

Congresso de quarentena não quer dizer ditadura, assim como Congresso aberto não significa democracia.

09.

LIMPEZA

Qualquer instituição suja tem que ser varrida de um país que precisa urgente ser passado a limpo.

10.

PAREM!

Parem de nos esfregar a ‘sua’ democracia na nossa cara! Não são as instituições podres e apetelhadas que fazem um regime democrático. Eis aí o aleixandonismo que não nos deixa mentir.

11.

SERÁ QUE SERIA?!?

Olhando assim de longe todo aquele maneirismo, toda aquela pompa e circunstância, você diria que o cortesão adepto do novo regime instaurado pela Magda Corte seria um aleixandrógino?!?

16 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 16/08/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / O bom para o Brasil seria voltar ao começo... / Porque hoje é segunda-feira / A Magda Corte alexandonisou-se e o Congresso virou Congesso.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que as moçoilas começaram a trocar o bucle dos seus penteados pelo instigante pega-rapaz...

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Fiquei pensando cá com os meus botões: enquanto a Magda Corte se deixou aleixandonizar, o Congresso virou Congesso por temor à dita cuja.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Um ente superior a si próprio que atendia e atende pelo chamamento de Gilmuar. E deu-se então, com ele há coisa de dois já longínquos anos dessa história contemporânea brasileira que, Gilmuarginal como ele só, suspendeu na marra o processo da antiga Lava-Jato no Rio de Janeiro, até que o STF julgasse uma restrição total ao COAF.

É que o COAF teve a ousadia de furungar as sonegações milionárias dele e de Toffolião com suas respectivas caras-metades da cabeça aos pés.

Pois, deu-se então que Gilmuar perdia o medo e a vergonha de ser feliz a sua moda e de exibir seu prepotente aleixandonismo.

Daquela data em diante com Gilmuar tudo passou a ser na base do coice: ou fazem o que ele quer, ou ele não deixa ninguém fazer nada. No Brasil de hoje, ao invés de emanar do povão, todo o poder emana do pavão.

RODAPÉ - E o que é um Gilmuar para ser tão supremo e tão alexandônico assim?!? Um reles pavão misterioso engaiolado na Magna Corte, apadrinhado de FHCecê, o Cardeal Richelieu de Lulavagem, cerebral Cabra da Peste, por ambos batizado sem concurso que demonstrasse notório saber jurídico e sem prova provada de manutenção da velha e manjada reputação ilibada.

01.

O CONGRESSO É CONGESSO

O poder no Brasil tem pontos de concentração extremamente perigosos. A cadeira de presidência do Senado é um deles. Outro absurdo é o poder concentrado nos 11 cargos de confiança dos intocáveis barnabés da Magda Corte. E o Congesso Nacional, então, nem se fala: é o mais pobre-bicho deles lá. Vive engessado pelo poder dos outros empoderados.

02.

ALEIXANDONISTAS

Como se não bastasse ter destrambelhado o combate à pandemia que veio lá da Grande Muralha, a Corte dos investidos de toga, munida de aleixandonistas desmontou a democracia criando o aleixandrismo, regime de verdadeira tortura chinesa – lenta, gradual e irrestrita.

03.

DESENTOCAR OS INTOCÁVEIS

Congresso Nacional e Magda Corte, sendo o que são, graças a sua constituição atual de muitos mais do que os 300 picaretas que Lulassaltante deixou por lá quando saiu para tomar de assalto o Palácio do Planalto, não poderiam ser os intocáveis que são.

Imunes e impunes, eles são mais invioláveis do que as urnas eletrônicas do pomposo que deu origem à insultuosa, libertina e zombeteira CPI do Covil. Há que desentocar os intocáveis.

04.

DO GARANHÃO DE PELOTAS

“Quem tem poder, sempre tem mais o que querer”.

05.

ALEIXANDONISMO & ALEIXANDOCRACIA

Por que detectou naquele cérebro reluzente e escorregadio “sinais de uma possível organização criminosa”, Aleixandão fez da Magda Corte uma Delegacia de Polícia e mandou prender o boquirroto desaforado Bob Jeff que diz coisas da boca pra fora que depois tem que engolir.

A notícia é a versão que está nas entrelinhas: sai a democracia e entra o aleixandonismo implantando a aleixandocracia.

06.

PODEROSOS FUNDILHOS

Bolsonaro avisa que vai pedir o impeachment de Batman e Robin. Nunca antes na história desse país os fundilhos daquele que senta na cadeira presidencial do Senado foram tão pesadamente afáveis com as capas de um processo. Talvez até se higienize com elas.

07.

A ÁFRICA É AQUI

Graças à classe política tribal, a China já comprou mais da metade da África Subsariana. Agora pensa que a África é aqui. Tribo para esse tipo de tribufu é o que não falta.

08.

NÃO SE DISTRAIA!

A culpa do pandemônio brasileiro na pandemia veste toga.

09.

EUFEMISMO

Eufemismo é como dizer ‘caraca” ao invés de gritar o que realmente está pensando. Pois, agora vem o consórcio da imprensa marrom-glacê e mancheteia: Rede interna do Tesouro Nacional ‘foi alvo de ataque hacker’.

Eufemismo descarado, pô: ‘alvo de ataque’ foi dito para não dizerem que ‘foi invadido’. Esse desserviço informativo só se presta para dar idéias ao pomposo Bodoso.

Logo ele estará dizendo que aquela violada que o hacker deu no sistema de votação eletrônico impenetrável do TSE ‘foi alvo’, nada mais do que ‘alvo’ do tal hacker que deitou e rolou por quase dois meses dentro das urnas invioláveis.

“Foi alvo de ataque” uma privica! Diz logo e não bufa: ‘sofreu ataque’ do expedito hacker.

10.

MIRANDO NO MIRANDA

A CPI do Covil de Barroso, diz a mídia marrom-glacê, já pensa suspender a acareação entre Onyx e Miranda. Mirando, decerto, livrara a cara do piramidal fofoqueiro da Casa dos mais de 300 picaretas. Estão achando que o gaúcho Lorenzoni vai chegar de relho mirando no Miranda.

11.

DEFORMA ELEITORAL

Nesta terça-feira a Câmara deve votar o segundo turno do que chamam de Reforma Eleitoral. Falar no fim da reeleição de cablo a rabo que é bom, ninguém tuge nem muge. Reforma eleitoral que não acaba com a reeleição de fio a pavio, não reforma – deforma.

12.

HERÓICO PRESIDENTE

O Talibã se apropriou de Cabul e o presidente do Afeganistão se mandou com malas e bagagens. O povo que se exploda.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele.

O Luladravaz mais pernicioso da história desse país, livre, leve e solto graças à prática do aleixandrismo que a Magda Corte instaurou no lugar da democracia, já assustado com a repercussão da versão bolsonarista do Bolsa-Família, começou a articular ‘visitas’ ao Nordeste – sua mais barata e rentável mina de votos.

Ele, como se não fosse um presidiário à solta sem sequer usar tornozeleira eletrônica, anda marcando reuniões com a pandilha da sua laia no chamado Centrão daquelas bandas de lá. Luladino sabe, esperto como é, que se não equilibrar a preferência naquele enorme curral eleitoral, sai com as calças na mão já no primeiro turno.

14.

ENTREMENTES

O terremoto no Haiti já ceifou mais de 1700 vidas. Por aqui, Zeca Pagodinho foi internado no hospital com Covid, o nosso terremoto chinês desde o Carnaval Globeleza do ano passado.

15

MEU TESTE COTIDIANO

Todo santo dia, enquanto depois de tudo, escovo os dentes e espalho água e espuma de sabonete por entre as mãos, sinto todos os aromas do banheiro, o velho quarto-de-banho que lá em Pelotas, minha pátria pequena que tenho no Sul, chamam de patente.

Meu café matinal tem o sabor caseiro das torradas besuntadas de patê grego; a cabeça não dói; a temperatura é amena; a pressão de menino mostra uma goleada de 12 x 8 a meu favor.

Não sei o que é tosse e não tenho sequer um espirro para desperdiçar com um desses aleixandonistas que, por desventura, apareça na minha frente. Pronto, é assim o meu teste cotidiano de Covid.

De resto, não ando me aglomerando por aí: me viciei em álcool-gel, não no meu sacratíssimo Dry Martini, nas mãos e nos contornos das sufocantes e fortuitas máscaras.

Ah, sim, sim... ao fim de cada jornada diária dessa interminável quarentena, me precavenho da maldição chinesa de cada dia com reparadores banhos escaldantes com muita espuma, tendo à espera diante do espelho algo que se beba, sorvo a sorvo com colarinho maduro.

15 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 15/08/21 - Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / A democracia travestida de Lulapetismo /Porque hoje é domingo / Agora se transformou em Aleixandrismo.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se identificava as casas que celebravam um velório, pela mãozinha de bronze que segurava o ‘fumo’ arroxeado no batente superior da porta de entrada. E os parentes demonstravam estar de luto pelo passamento do ente querido usando ‘fumo’ na manga ou no chapéu.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Os caminhoneiros já sinalizaram a Bolsonaro que se ele quiser, a turma do volante está com o pé que é um leque para desacelerar e paralisar pelas estradas afora por um bom tempo. Seja o tempo que for, será suficiente para o país sentir o que é ‘desabastecimento’.

Já pensou, se os caminhoneiros resolvem parar até que Bodoso e A-Lei-Xandão sejam processados por usurpação de poder e abuso de autoridade e assim defenestrados da sede nacional dos bruxos de toga?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Um país que de Terra de Vera Cruz passou a ostentar o nome de Brasil em honra e glória ao então mais famoso pau da selvagem Amazônia que, na verdade, o chamava respeitosamente de Ibirapitanga. Pau Brasil ficou mais fácil de se dizer, antes que a riqueza natural brasileira fosse levada aos borbotões para as pitangas e para a Europa, o olho grosso do mundo.

Pois era uma vez esse país que passou pelas mãos dos mais variados colonizadores e foi construído pelos mais ávaros e espertos governantes que o amoldaram sempre de um jeito tal que pudessem roubar e deixar roubar.

E tanto fizeram assim que aquilo que um dia foi quase uma democracia, acabou numa lulapetenagem geral que, em pouco mais de cabalísticos 13 anos de poder, encaminhou ardilosamente o regime governativo para o Aleixandrismo que estamos vivendo agora.

A coisa se deu assim mesmo e veio à tona, quando se descobriu o estado, digamos, em sinal vermelho, em que se encontravam as Forças Armadas. Vocês acham que é pouca coisa as Forças Armadas estarem à beira do sinal vermelho? Pois não é não.

Isso fez parte do ‘desmanche’ da democracia brasileira urdido e posto em prática pelos ‘Anos do PT no Poder’ tão bem protagonizados por Lulavagem e Dilmandioca Sapiens, coadjuvados pelo tamponato de Michel das Docas Temer.

Enquanto as Forças se exauriam, perdendo naquele tempo armas e bagagens e inclusive a condição de ‘patrulhamento’ das fronteiras por onde entram os bandidos, o tráfico de drogas e de armas nesse país, se fortaleciam as bocas ricas pelas empresas estatais.

Ser conselheiro de um penduricalho desses é muito melhor para as grandes patentes militares, - e civis e eclesiásticas - do que a merecida ‘Reserva’ pelos grandes serviços prestados à pátria durante os anos de caserna.

Pensa que é mole resistir a um salário mensal extra de mais de R$ 50 mil fora o alho, como ‘conselheiro’ de um aparelho desses que precisa comparecer apenas e quando muito a duas ou três ‘reuniões’ por ano?!?

 

Pois foi assim que se lulapetrechou e agora se aleixandriza o país do avermelhado Pau Brasil.

01.

O PODER DO SENADO

Nunca antes na história desse país um ministro do Supremo foi cassado pelo Senado. Sendo o que é, o Senado jamais poderia ter o poder de decisão que demonstra com os fundilhos que sentam em cima dos pedidos de impeachment.

02.

NÃO SE DISTRAIA!

Foi o STF e ninguém mais que, no meio de abril de 2020, desviou do governo central e passou para governadores e prefeitos o controle do combate à pandemia chinesa. A culpa desse pandemônio veste toga.

03.

IR E VIR

Pois ontem Sílvio Santos saiu do hospital, Flordelis entrou na cadeia e Bob Jeff viajou para Bangu. Eis o típico exercício do ir e vir no regime Aleixandrino.

04.

PODER & FRAQUEZA

Qual é o poder de uma Magda Corte?!? É o cumprimento de suas ordens e seus desmandos. Qual é a fraqueza de uma Magda Corte?!? É o descumprimento de suas ordens e desmandos. Bastaria os oficiais de Justiça e os agentes policialescos cruzarem os braços para o aleixandrismo dar com os burros n’água.

05.

QUANDO SETEMBRO VIER...

Os caminhoneiros vêm aí. Ou, melhor o que é bem pior: os caminhoneiros não vêm aí.

06.

PARADA DE SETEMBRO

Nesse grande espetáculo anunciado para setembro, seja você também um fã de Sérgio Reis.

PONTOS A PONDERAR

2ª Edição – 15/08/21 - Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O TRATAMENTO

A patuscada começa no tratamento pregresso da digna personalidade, já de validade vencida, pelos jornalojistas da mídia marrom-glacê: “ex-presidente” Fulano de Tal.

Pô, se está ‘entrevistando’ hoje, então que ponha as referências no seu devido tempo e no lugar das deferências.

Quem sabe, ao invés de ex-presidente, um atualizadíssimo “presidiário em liberdade”, só para ser claro, exato e preciso?!?

02.

A CONSTITUIÇÃO IDEAL DO TRIBUNAL

Não há o que se possa esperar de uma Corte constituída a dedo e na base do olho gordo. O ideal seria parar tudo agora! Aposentadoria compulsória, já! E abrir concurso público, muito bem vigiado e com os créditos da mesa julgadora abertos ao público.

02.

APOSENTADORIA, JÁ!

Aposentadoria compulsória dos 11 ministrabulegas, já!

Eles seriam felizes para sempre. Os milhares de processos pendentes voltariam as suas instâncias e nós teríamos a chance de entregar um Supremo Tribunal Federal zerado de fio a pavio, legal de cabo a rabo para seus novos e legítimos ocupantes.

Seriam então, para felicidade geral da nação, 11 novos ministros de ilibada reputação e, donos de um notável saber jurídico, eleitos por concurso – tendo, a partir de então, cada um deles na vida pública, os salários que tinham na privada.

Essa elucubração não quer dizer ‘ameaça ou desdouro’ à uma instituição suprema como essa Magda Corte que nos afronta e desgoverna. Significa apenas, a expressão de um enorme respeito pelo Supremo Tribunal Federal, hoje mal constituído para defender a Constituição.

03.

CONSTITUCIONALISSIMAMENTE

Quando a vida não é nos termos puros e sadios de uma nação, fica parecendo assim como se o povo estivesse preso. Então não há como nem por que a sociedade temer a perda da liberdade, ao levantar-se contra tudo isso que a Milícia Lulatogada vem fazendo com o Brasil.

04.

UM BRASIL EM DESENCANTO

Vivo num país habitado por um povo que está em desencanto com ele mesmo. O brasileiro de boa índole já sabe que, de vereador a presidente votou em quem poderia não ter votado; já sabe que seu voto só fortaleceu o que há de pior na República: os partidos políticos, abrigos legalizados dessa democracia de gaveteiros que anda a passos largos já pelos caminhos do aleijadíssimo Aleixandrismo.

Os partidos embotam o povo e passam a ‘pensar’ por ele. É bem como aquele observador atento já disse: “Partido político é festa junina não se faz sem quadrilha”.

E eu, por aqui nessa plena quarentena tive mais uma boa idéia... já me dei conta de uma coisinha de nada: os países que deram certo são só aqueles em que o povo tem poder depois da eleição.

05.

PRAGA BRASILEIRA

Luladravaz, cabra da peste.

06.

NÃO SE DISTRAIA

O Garanhão de Pelotas, desde seu iate que cruzava ontem mesmo o lago Powel, no Rio Colorado, nas águas entre Utah e Arizona, me mandou um alerta em forma de  zap-zap:

“Em 2022 não se distraia! Todo cuidado é pouco. Mantenha-se à distância de toda e qualquer figura travestida de 3ª Via assim que ela conseguir prometer coisas boas”.

07.

A ARAPUCA DE BOB JEFF

A defesa de Bob Jeff não diz, mas a verdade é que Aleixandrão foi longe demais e ultrapassou os limites do próprio empoderamento, exatamente como Bob Jeff vinha planejando há bom tempo.

A arapuca, em forma de vitupérios, atraiu os raios fulminantes de incontido ímpeto de aleixandrismo e Aleixandrão mandou prender seu detrator, ultrapassando a linha do direito, da lei, da ordem, num flagrante abuso de autoridade, além de vergonhosa e petulante demonstração de desdém pela Constituição, pela justiça e pela democracia.