9 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
OS ATACANTES
Dias Toffoli, definitivo: “Ataque ao STF é um ataque à Constituição”. Inda que mal pergunte: e quem é que mais ataca a Constituição do que os habitantes da Magna Corte?!?

02.
LULAVAGEM, O RETORNO

Completamente esquecido, gozando imerecida liberdade, Lulavírus da Silva, renasceu das cinzas e ressurgiu dos mortos, da forma mais indigna e inglória que um exemplar da espécie humana pode fazer por merecer: ressuscitou como um delinquente proscrito a mais 17 anos de cadeia – condenado a se desagregar da sociedade que defraudou e enganou.

03.
EU E O PANDEMÔNIO
Olhando assim o jeito dos cientistas e dos políticos combaterem o pandemônio do Comídia-19, estou me sentindo como o otimista aquele despencando do edifício de 45 andares, passando pelo 22° falando com ele mesmo: “Até aqui, tudo bem”.

PONTOS A PONDERAR...



01.
CORONASPORTS

O Coronavírus matou a audiência dos canais de esporte, tipo SporTV, Fox Sports e ESPN e também os programas esportivos na TV aberta...  O canal da Globo, cravou 0,09 ponto de média na faixa 24 horas. Cada ponto, nesse tipo de pesquisa, significa coisa de 700 mil telespectadores. Quem foi que disse que o coronavírus não presta pra nada?!?

Little Richard: relaçãos, fortuna, tamanho, tatuagem, origem 2020 ... 
02.
MORRE LITTLE RICHARD
Little Richard, uma das lendas do Rock’n Roll morreu, aos 87 anos, nos Estados Unidos. Tinha câncer nos ossos. Ah, morreu de coronavírus.

03.
MATERIAL DE RISCO
Celso de Mello, o decano curto, nem tocou no material da reunião desbocada de Bolsonaro com Moro que lhe foi enviada pelo Palácio do Planalto. Prefere aguardar a o efeito que o coronavídeo vai causar no procurador-geral da República.

04.
O PROFETA

Roberto Jefferson, além de perigoso comparsa, é um considerável profeta da arte e manha da politicalha brasileira. Sua mais recente previsão veio de Twitter neste sábado de outono:

“Bolsonaro, para atender o povo e tomar as rédeas do governo, precisa de duas atitudes inadiáveis: demitir e substituir os 11 ministros do STF, herança maldita. Precisa cassar, agora, todas as concessões de rádio e TV das empresas concessionárias GLOBO. Se não fizer, cai”.

Bob Jeff é a encarnação do velho PTB, fechado pelo regime militar em 1965 e refundado em 1981, com as mesmas raízes do simpático ditador, Getúlio Vargas.

05.
CHURRASCO FAKE PARA RIDÍCULOS

Diante da repercussão negativa do anúncio provocativo de um churrasco para trinta pessoas neste sábado, Bolsonaro suspendeu o ágape e se confessou assim um ótimo produtor de Fake News. 

Tão bom, que o MBL – Movimento Brasil Livre chegou a entrar com uma ação na Justiça para impedir a festiva aglomeração. Caiu no ridículo, uma vez mais. Não, o Bolsonaro, não: o tal de MBL. Ou, cá pra nós, vice-versa.

PONTOS A PONDERAR...


01.
OU...
Ministro Ricardo Salles é expulso do partido Novo e afirma: “Entre Amoedo e Bolsonaro, fico com Bolsonaro”. Ou... não seria ministro.

02.
AH, ESQUECE
Não tenho visto muitas fotos de Bolsonaro com a primeira-dama, Michelle. Você tem tido notícias dela?!? Ah, não interessa. Esquece, esquece.

03.
GOL CONTRA
Passageiros da GOL terão que usar máscaras a partir deste domingo. Há quem prefira paraquedas.

04.
SÓ CORONAVÍRUS
O Brasil registrou 751 mortes nas últimas 24 horas por coronavírus. E foi só. Ninguém morreu de mais nada por aqui. E se morreu, foi o irmão do Zé Bedeu; antes ele do que eu.

05.
SAIU-SE
David Uip – aquele que não disse o nome do remédio que o ‘curou’ da dengue-chinesa, se afastou hoje de um centro de combate ao coronavírus de São Paulo. Não foi por nada, não: saiu tossindo, espirrando e com dor de cabeça. Dessa vez Uip não se saiu muito bem.

PONTOS A PONDERAR...


01.
LITURGIA DO PODER
Roberto Jefferson: “Toffoli teria coragem de visitar Bolsonaro a pé?”... Ah, depois que Bolsonaro se humilhou indo até o gabinete do mandachuvinha do Supremo, Toffoli não se rebaixaria a tal ponto de ir a pé, de bicicleta, ou helicóptero ao gabinete de Bolsonaro.

02.
O CHEIRO DA PANDEMIA
Em plena pandemia, a PGR – Procuradoria Geral da República de Bolsonaro está de olho em 5 governadores. Há pelo ar, um forte cheiro de roubalheira.

03.
ENQUETE

Eu não gosto do jeito mambembe de Bolsonaro governar. Mas é o que temos no cardápio: vai-se engolindo aos poucos.  A bem da verdade essa dose de tolerância degustativa que ainda resta em mim, eu a mantenho por dever de gratidão por ter defenestrado o Lulafanatismo das gavetas do poder e demolido o governo que roubava e deixava roubar.

E então por isso, só por isso, pelo profundo sentimento de gratidão, não incluo o governo tremelique de Bolsonaro nesta enquete altamente científica que agora lhes apresento:

No seu modo de ver e de sentir, por tudo que tem visto e sentido até aqui, qual o antro mais desqualificado e pernicioso dessa nossa democracia de gaveta e gaveteiros:

01) Suprema Tribo;
02) Câmara de Gases;
03) Senado Foderal;
04) o PT, PSOL, PCdoB, PDT, PSDB, MDB, DEM, Centrão, tudo junto e misturado?!?

04.
A CRISE
O pobre do brasileiro infectado por Comídia-19 que procura atendimento nos nossos hospitais, não escapa ou nem morre da peste-chinesa; é vítima da crise hospitalar.

05.
MORRENDO DE CORONAMÍDIA

Nem se trata mais de uma disputa de força e beleza entre poderes e empoderados para mostrar quem é que manda mais nessa joça de pandemia. Trata-se de saber qual dos governadores e prefeitos está mais fora da casinha.

Nenhum deles sabe nada dessa onda de coronavírus, mas todos sabem tudo de mandar nos outros.

Nenhum deles sabe nada desse pandemônio que nos amedronta e nos prende em casa, enquanto eles estão livres, leves e soltos mandando e desmandando num país que não sabe mais o que fazer para livrar-se dessa peste política. Por causa deles, a democracia está morrendo de Coronamídia.

06.
CHURRASCO DE RAINHA
Bolsonaro bate pé, reclama, faz churrasco e pede Brahma, mas lá do alto da Magna Corte Xandeco de Moraes – O Kojak Temerário finca o pé e não quebra o galho de Bolsonaro: não aceita Ramagem. Quanto mais insiste em cutucar o poder supremo do afilhado do mordomo das docas de Santos, mais Bolsonaro se parece com a rainha da Inglaterra.

07.
SEGREDO DE POLICHINELO
O STJ – Superior Tribunal de Justiça derrubou as ordens para Bolsonaro apresentar os exames de Coronamídia. Pô, que coisa mais inútil: todo mundo já sabe o resultado que o Polichinelo Bolsonaro não quer que saibam.

08.
O GOLPE DOS GENERAIS
Está decidido: os três ministros generais de quatro estrelas vão prestar depoimento à Polícia Federal na próxima terça-feira... no Palácio do Planalto. Pô, assim, sem sair de casa, os generais não serão conduzidos coercitivamente, como tanto queria o notável decano curto, Celso de Mello, Ministrel de Tatuí. É provável que os investigadores da PF não sejam conduzidos 'sob vara' ao Palácio do Planalto. Isso é que é golpe militar, né não?!?

09.
DUPLA INFALÍVEL
Witzel e Doria, do alto de seu ilimitado poder de decisão, resolveram prorrogar o isolamento até 31 de maio. Pronto, já resolveram que no dia 1° de junho, eles acabaram com a pandemia. Quem pode, pode.

10.
PODE E SACODE
O STF recebeu ontem, bem no momento em que o sol cedia lugar à lua, o tal vídeo meia-boca do encontro desbocado no Palácio do Planalto. Celso de Mello, o decano curto decretou sigilo ‘até manifestação’ da PGR – Procuradoria Geral da República de Bolsonaro. Quer dizer, o Ministrel de Tatuí pode, mas nem tanto quanto se sacode.

11.
OS 3 PODERES
A gente sabe, pô: o Legislativo, cognominado Congresso Nacional, legisla; o Executivo, chamado Palácio do Planalto, executa; o Judiciário, batizado Supremo, julga, absolve, condena e... governa.

8 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
BAITA BOBALHÃO
Já estou achando que o Bolsonaro é um baita bobalhão. Se ele não tem nem nunca teve Comídia-19, então por que ele não entrega logo o teste à Justiça?!? Se é só para dizer que ninguém manda nele, então é porque ele é um baita bobalhão mesmo. Se, no entanto, ele não mostra o pau porque não matou a cobra, então o baita bobalhão sou eu que perco tempo com essas palhaçadas.

02.
BAITAS BOBALHÕES
Outra coisa que Bolsonaro não quer mostrar para a Justiça é a tal gravação que o Sérgio Moro quer que seja entregue à Justiça por inteiro, de cabo a rabo, de fio a pavio. A Advocacia Geral da União, que é mais advocacia do governo do que da União, insiste em mostrar apenas meia prova. Aí, já estão nos fazendo, a todos nós, de uns baitas bobalhões.

03.
CADEIA PRA ELE!
Eita coisa boa! O TRF-4 fez justiça uma vez mais e confirmou os 17 merecidos anos de cadeia para o Luladino da Silva pela roubalheira descarada no sítio de Atibaia. Agora só falta a milícia suprema deixar que se cumpra a lei. E que dessa vez o destino do Velhaco-Ostentação não seja o resort da PF, em Curitiba. Tremembé e Papuda estão de braços abertos à espera do governante mais corrupto da história das democracias contemporâneas.

04.
REALIDADE
E o dólar fechou – ou será que abriu?!? – cotado a R$ 5,83. Nada mais real do que isso.

05.
NOVIDADE
A Polícia Federal indiciou Aécio Neves e mais 11 cidadãos acima de qualquer suspeita, por superfaturamento de uma obra em Minas Gerais. O tronchaço foi de mais de R$ 750 milhões. O modus operandi foi o mesmo de sempre, com o preço da roubalheira baseado na boa e velha estratégia de coalizão pela governabilidade.

06.
DESBRAGUELOU
Aí, mais como porta-voz do que general da banda governista, Braga Neto deu um corte desbraguelado nos repórteres de sempre: “Não quero entrar no assunto da gravação”. Tão tá. Mas, se quem cala consente, então quem muda de assunto, não desmente. Braga Neto acha que assim não inflói nem contribói.

07.
MEIA PROVA
Entregar só meia gravação à Justiça é meia prova. Meia prova é meia-confissão, ou burla inteira.




08.
ENTREMENTES...
Depois do acordo ao velho estilo da ‘coalizão pela governabilidade’, o Centrão tá que tá. Ontem mesmo emplacou mais um correligionário na administração pura e sem jaça prometida por Bolsonaro. Desta feita foi um secretário no Ministério do Desenvolvimento – seja lá o que isso queira dizer. O Centrão já começa a ser o presidente de fato do governo Bolsonaro. O pior dessa capitulação de Bolsonaro é que, ao encaminhar gradativamente seu governo para o jeito Lulavirose de governar, está transformando os bolsonaristas de boa índole em neo-lularanjões. Está ficando tudo muito igual ao que era antes. Menos quanto àquela história de roubar e deixar roubar. Mas, sabe como é: uma coisa, puxa a outra; uma mão lava a outra...

09.
PIOR QUE O SONETO
Enquanto isso, o Covidão-19 já começou: há governadores que nunca viram tanto dinheiro com tanta facilidade. Vai daí que...  Essa emenda do Coronavírus vai sair muito pior e muito mais cara do que o soneto. Sabe por que eles fazem isso?!? Porque sabem que ‘quem já está acostumado, não estranha’.

10.
SEM EFEITO NO BRASIL

“Quanto ao ladrão e à ladra, decepai-lhes a mão, como castigo de tudo quanto tenham cometido; é um exemplo, que emana de Allah, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo. ” (Al-Máida 5/38).

E assim, por aqui, deveria ser... Mas, por um pequeno detalhe, essa lei não teria efeito no Brasil: ‘’o produto roubado deve ser retirado de seu lugar e dos seus donos secretamente’’.

Aqui, a politicalha rouba aberta e escancaradamente, sem medo de ser feliz.

11.
A MARCHA DA INSENSATEZ
Que horror! O que foi aquilo? O que Bolsonaro quis mostrar com aquela marcha da insensatez para, em companhia de barões da indústria e do comércio, ajoelhar-se diante de um Dias Toffoli, eterno servidor de Zé Dirceu?!? O que é mesmo que o STF pode fazer pela quarentena e pelo combate ao Coronamídia que já não tenha deixado de fazer, por absoluta iniquidade e malevolência?!?

12.
NADA DE NOVO NO FRONT
Quando empresários se juntam e vão em bloco ao Palácio do Planalto, não estão fazendo nada diferente do que sempre fizeram nesses últimos anos de PT no poder: foram pedir para o governo salvar seus negócios. E o pandemônio do Comídia-19 que se exploda!

13.
E OS TORCEDORES SAUDÁVEIS?!?

Então vamos supor que Bolsonaro tenha razões de sobra para não querer entregar seus exames de comídia-19 para a Justiça, ou seja lá para quem quer que seja.

Vamos supor que, dentre as mil razões, uma delas seja porque acha uma ‘afronta’ à figura presidencial ser obrigado a entregar qualquer coisa, até mesmo um simples teste de peste-chinesa...

Suponhamos também que ele tenha sido infectado pelo vírus que veio da Grande Muralha, mas já esteja curado...

Pela primeira razão, até se entende que Bolsonaro seja tão orgulhoso de seu cargo que não admita entregar um simples exame de saúde assim de mão beijada.

Já pela segunda razão aqui exposta, ele deveria sim, entregar o teste de mão beijada. Afinal, de lá para cá, ele andou trocando abraços e queijos com uma porção de seus torcedores saudáveis de tão fanáticos...

14.
O EFEITO MALÉFICO DO CENTRÃO

Já está até xarope falar dessa tal entrega do vídeo da discussão de Bolsonaro com Sérgio Moro. Há sim, muitas razões para que Bolsonaro não queira – como já deixou demonstrado que não quer – entregar o vídeo daquela reunião ministerial.

A mídia minguante, mas persistente, diz que a filmagem mostra Bolsonaro pedindo a ‘degola’ de Valeixo do cargo de diretor-geral da PF. Pior, no entanto, é a parte que gravou o presidente anunciando que começaria a entregar cargos ao Centrão.

O vídeo mostra Sérgio Moro torcendo o nariz. Entrementes - isso o vídeo não mostra – o Centrão exultava pela sua ascensão ao poder e celebrava a queda de Moro, pai eterno da Lava-Jato.

7 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR


PAPAKUS VIRA DADAKUS

De mi parte / te devuelvo las promesas de adorarme / ni siquiera siento pena por dejarte / que esse pacto no es para nosotros...

Tá votei em ti, muito mais do que em ti votei contra os que roubavam e deixavam roubar. Votei contra os operadores da deplorável e perniciosa ‘estratégia de coalizão pela governabilidade’ – o mar de lama do ‘toma lá, dá cá’.

Agora vejo que te transformas, ou apenas te refazes, como o espírito caminhante que trazes no fundo do peito e no corpo da tua alma: te juntas ao que há de pior no submundo da politicalha - Bob Jeff, Costa Neto & seus asseclas – por enquanto.

O pior ainda está por vir, mas uma coisa é certa: quem nasce anão, jamais será gigante; moça que perde a virgindade, será mulher para sempre; e não adianta nada: depois de se deixar possuir todo Papakus vira Dadakus.

MORAL DA HISTÓRIA - Esse pandemônio moral traz uma milenar verdade chinesa: uma vez arrancada, a flor jamais poderá voltar ao caule.

PONTOS A PONDERAR...


01.
SELO DE GARANTIA

Epa! Bem no meio do noticiário de ontem à noite, na CNN Brasil, com William Waack, a atração do intervalo foi um comercial da Pátria Amada, Brasil. É o efeito Centrão já se manifestando na mídia minguante. Jornalismo com o selo de garantia do governo. Acredite, se quiser.

02.
O EFEITO CENTRÃO
O Jornal da CNN aceitar propaganda do governo, bem no meio de suas notícias, não causa espanto a ninguém: é da sua natureza. O que desanima é saber que o governo já não consegue esconder o efeito Centrão do toma lá, dá cá...  Muito pelo contrário, espalha sua capitulação sem medo de ser feliz.

03.
MORTE ANUNCIADA

O turismo representa 8% do Produto Interno Bruto brasileiro. Com o fechamento de hotéis e a quebradeira dos que ainda se mantém abertos ao respeitável público que não sai de casa, o setor já demitiu 300 mil empregados. É a crônica de uma morte anunciada.

04.
AGORA, SÓ FALTA PRENDER

O TRF-4, Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, não deu bola para o descarado apelo do clube de leguleios graciosos de Lulavírus da Silva e manteve a pena de 17 anos de cadeia para o velhaco-ostentação, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro naquele sítio que não é de ninguém, é de Atibaia.

O TRF-4 fez a sua parte, agora falta apenas a milícia lulática suprema não atrapalhar o cumprimento da lei e devolver o maior corrupto da história dos governantes desse País para o lugar que fez por bem merecer, tal o mal que fez ao Brasil: o presídio do Tremembé, ou o Complexo Penitenciário da Papuda. Nunca, jamais, à hotelaria da carceragem da PF, em Curitiba.

05.
O EXCESSO DO MINISTREL DE TATUÍ

As Forças Armadas viram ‘excesso’ na decisão do decano curto Celso de Mello na convocação dos três ministros de Bolsonaro que, por acaso, são generais.

É que, a certa altura da papeleta que mandava os militares prestarem depoimento na PF, o Ministrel de Tatuí falou até em ‘condução coercitiva’.

Esses ministrecos feitos a dedo pela pior safra de presidentes da história republicana desse País, estão mesmo se achando. De minha parte acho até que Celso de Mello está se metendo de pato a ganso, porque está de saída compulsória. Quer lacrar estrepitosamente antes de dar adeus às armas. Coitado, não vai deixar saudade.

RODAPÉ – Esse Rêgo de Barros escapou por um triz de ser uma piada pronta: já pensou se ele se chamasse Rêgo de Barros com o plural trocado: Rêgos de Barro! Aí sim, aí a imagem de Bolsonaro estaria mais que contaminado, toda manchado.

06.
O VALOR DO BRASILEIRO
E o dólar bateu ontem nos R$ 5,70. Quer dizer que os 50 milhões de brasileiros entraram nas filas de aglomerações intermináveis por um ‘auxílio’ de dez dólares por cabeça.

07.
PODER DE VIDA OU MORTE

Ibaneis, o atual de mais um desses governadores que se valem de Brasília, decidiu adiar para o dia 18 o plano e reabertura do comércio no Distrito Federal.

O que me incomoda não é só assistir à quebradeira geral que esse pandemônio coronaviriano vem causando; o que me dá nos nervos é não saber de onde essa politicalha tirou esse poder de vida ou morte que têm usado contra a população, sem um pingo de vergonha na cara.

08.
2022 DE CAMAROTE

Nunca antes na história desse país, Lulavírus da Silva teve tanta certeza de que, se o Conamídia-19 não sair de suas costas, vai assistir de camarote às eleições de 2020 no mais tranquilo e recôndito fundo de uma cadeia.

Ele acaba de ser confirmado corrupto e lavador de dinheiro e apto para curtir merecidos 17 anos de prisão. Mas isso é canja de galinha: ele tem mais oito ou dez processos cabeludos escorrendo pelas suas costas largas. Se os milicianos supremos não atrapalharem o andamento da Justiça, ela não vai tardar nem falhar.

09.
ACABOU-SE O QUE ERA DOCE
Tiro dado, gambá deitado. Sérgio Moro, saiu-se; foi-se... Bolsonaro ficou-se. A PF trocou-se. Acabou-se o que era doce. Agora é governar, ou governar.

10.
PORTA-VOZ INFECTADO

Otávio Rêgo de Barros, porta-voz de Bolsonaro está infectado com o coronavírus. Bolsonaro é mesmo um homem de sorte, escapou ileso do seu mais próximo porta-vírus.

Há paranoicos que acham até que o Serviço de Inteligência, assim como quem não quer nada, deveria investigar a possibilidade de que um porta-vírus dessa natureza seja um agente infiltrado.

Isso, no entanto, está sendo considerado pelos ‘secretas’ presidenciais como um excesso de zelo, posto que até hoje ninguém viu ou ouviu o porta-voz Rêgo de Barros tossindo, ou sussurrando espirros nos ouvidos moucos do presidente.

RODAPÉ – Bolsonaro é mesmo um cara de sorte: esse Rêgo de Barros escapou por um triz de ser uma piada suja pronta. Já pensou se ‘Rêgo de Barros’ tivesse o plural de seus sobrenomes trocados? Seria ‘Rêgos de Barro’. Aí sim, Bolsonaro mais que infectado, sairia borrado.

6 de mai. de 2020


01.
GOVERNA, PÔ!
Moro saiu?!? Então, tá. Saiu. Agora, Bolsonaro, chega de bate-boca. Governa. Governa, pô!

02.
DISTRAÇÃO
O PT e o PSol distraem muito mais a atenção de Bolsonaro e sua tropa de elite, do que os Filhos do Capitão.

03.
AS CIDADES DOMÉSTICAS

O pandemônio-chinês está devolvendo as cidades para dentro de casa. Logo as escolas, as aulas de dança e inclusive as de natação serão virtuais; os bares e restaurantes serão delivery; os shows e espetáculos de arte, serão a distância, como já são o cinema e as melhores universidades; os livros, as pinacotecas, as bibliotecas caberão num pendrive e toda e qualquer happy hour será em selfie dos bebuns tradicionais, aglomerados com suas mais tradicionais esposas...

Quando os políticos decidirem que o Coronavírus se foi, virão as cidades para dentro de casa. Já estaremos domesticados.

PONTOS A PONDERAR...



01.
O MASCARADO
Obediente, ele prontamente atendeu às ordens do governador: colocou a máscara na cara. E, como se fosse uma versão bandida do Filho 04 do Capitão, pegou de assalto mais de metade do condomínio.

02.
CADÊ OS BADERNEIROS?!?
Cadê os baderneiros da Dilmandioca Sapiens?!? Pô, logo agora que os blackbostas podem sair mascarados... O que é a falta de pão com mortadela, né não?!?

03.
O LANCE DE BOLSO
Bolsonaro meteu uma ‘folha-seca’ no Alexandre de Moraes. Hoje está Rolando um galho de Ramagem na Polícia Federal.

04.
ENTREMENTES NA PF...
Quem saiu, por que saiu?!? Quem entrou, por que entrou?!?

05.
ARREPENDIMENTO
Regina Duarte é um vale de lágrimas. Nunca antes na sua história de vida, ela foi tão Viúva Porcina, aquela que foi, sem nunca ter sido...

06.
RÁDIO CORREDOR
Bolsonaro – rumorejam na Rádio Corredor – não vai demitir Regina Porcina. Não é por nada, não...  Seria apenas por birra, já que os locutores dos corredores palacianos espalham que a própria Regina estaria forçando a sua demissão.

07.
LULAGOLPISTAS
Por tudo o que não esteja acontecendo, ou por tudo quanto esteja sendo feito no governo Bolsonaro, a chance do impeachment está só na cabeça daqueles que não se conformam com esse jeito absurdo de ‘não roubar e não deixar roubar’. Só o jeito de Bolsonaro chamar o pandemônio chinês de ‘gripezinha’ é que ainda alimenta a esperança de golpe dos Lulavirulentos de sempre.

08.
POBRE 2020
Sabe-se lá no que vai se dar com a vida da gente quando passar esse pandemônio chinês. Uma coisa é certa: todos estarão mais pobres do que no ano passado.

09.
SE NÃO FOSSE CAPITÃO...
Vou aproveitar esse tempo bom para exercitar a minha liberdade de credo, pensamento e expressão, essas três falsas verdades de qualquer  democracia de gaveta: insisto em pensar e dizer que, se o capitão fosse general, o STF, o Congresso e suas ramificações estaduais e municipais já estariam de quarentena compulsória decretada até 2022. E assim é que, se assim fosse, a ideia do impeachment é um tormento para os luladravazes que não aguentam mais ficar assim sem roubar e deixar roubar. É que o vice, Hamilton Mourão, é...  General.

10.
E ENTÃO...
O que é mesmo que você vai fazer, assim que um desses governadores ou prefeitos resolver que o pandemônio do coronavírus acabou?!? Você perdeu o emprego... O seu patrão perdeu a empresa...

11.
SOLTO DA SILVA
É o seguinte: há quem trate o Lulavírus da Silva como ‘ex-presidiário’. É quase isso. Lulavírus é ex-presidiário-corrupto-especialista em lavagem de dinheiro-solto da Silva. Agradeçam esse deboche com a sua cara e com a moralidade social, à existência maléfica e perniciosa do

12.
INDA QUE MAL PERGUNTE...

Que fim levaram os outros processos de Lulavírus da Silva?!? Que fim levou aquele caso da maracutaia do BNDES com a ditadura de Angola?!? E aquele do terreno para o Instituto Lulavagem?!? E o da Medida Provisória das Montadoras?!? Por onde anda aquele outro, da Guiné Equatorial?!? E onde socaram o processo da propina da Odebrecht, ou o caso da Usina de Belo Monte?!? O que é que há com o peru da Justiça brasileira: está com preguiça, ou pesteada pelo coronavírus?!?

5 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR...



01.
ENTRADAS E SAÍDAS

Hoje, à saída ou entrada do Palácio do Planalto, deu-se mais um show de destempero emocional verbalizado pelo presidente da República. Ganhou no grito da mídia minguante que fica à espreita de sempre mais um barraco de Bolsonaro – O Explosivo.

Levado a tratar da transferência do superintendente da PF no Rio de Janeiro, Bolsonaro bradou retumbante: “Não interfiro no trabalho da PF!”. E, interpelado por uma repórter, foi com ela o mais gentil que ele consegue ser nesses momentos de quase-pânico: “Cala a boca!”...

Pô, se é comigo, isso não aconteceria porque eu jamais estaria ‘trabalhando’ por lá, à porta de um barracão. Mas, insisto, se fosse comigo, eu lhe daria as costas e lhe diria: - Cala a boca já morreu. Quem manda na minha boca sou eu!

Ah sim, quanto à tal bazófia de que não interfere no trabalho da PF, é meia-mentira ou meia-verdade: ele não interfere... hoje, porque já interferiu. De qualquer maneira, não acho que o presidente Bolsonaro deva mudar o seu jeito de ser; deve mudar, isto sim, e com urgência é a porta de suas entradas e saídas no Palácio do Planalto.

02.
FLÁVIO MIGLIACCIO

Boletim de ocorrência diz que Flávio Migliaccio cometeu suicídio. Deixou uma carta para a família. Eis então que, em meio à pandemia, há uma causa mortis à margem do coronavírus no Brasil.

03.
IR E VIR
O pandemônio do brasileiro é saber que prefeitos e governadores mandam e desmandam no seu direito inalienável de ir e vir.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
COISA DE MALUCO

Vamos combinar: aquela agressão a repórteres e fotógrafos naquela aglomeração por coisa nenhuma, na Esplanada dos Ministérios, não teve e nem tem nada a ver com Bolsonaro. Aquilo foi, como o próprio Bolsonaro disse “coisa de algum maluco”.

E só não ficou por isso mesmo, porque a mídia minguante se julga intocável e inatingível na sua liberdade de patrão. Claro que agredir jornalistas não é coisa que se admita, como não se deve admitir agressões a quem quer que seja.

Mas é cafajestada fazer da escaramuça na Esplanada o estopim para dinamitar as três falsas verdades dessa democracia de gaveta: a liberdade de credo, liberdade de pensamento e liberdade de expressão.

02.
THE MENTALIST

Há muitos outros tantos dias, além dos intermináveis dias e noites dessa quarentena, que eu não assistia ao Jornal Nacional. Nesta segunda-feira aguentei menos de cinco minutos de um jornazismo de fazer inveja a Göebbels, se o ministro da propaganda de Hitler ainda vivo fosse. 

Não aguentei e me mandei para mais um episódio da série policial The Mentalist. Ali, o vidente Jane faz muito melhor a cabeça da bandidagem que no cinema é muito menor do que nos espaços de notícia da mendicante Vênus Platinada.

03.
ISSO NÃO SE FAZ
Não gosto do estilo bagaço de Bolsonaro. Mas, o que os mais de 300 picaretas do Congresso, a Milícia Lulática do Supremo e a Mídia Minguante estão fazendo com o presidente da República, não se faz nem mesmo com o guarda bêbado ali da esquina.

04.
QUARENTENA DÁ CADA IDEIA...

E então nesta manhã de outono aqui em Brasília, me deu na telha assim de repente, não mais que de repente, que se Bolsonaro ao invés de capitão da reserva, fosse um general, o Congresso Nacional e o STF já estariam de quarentena há muito tempo e por muitos e muitos meses, até às eleições de 2022. Besteira. Coisas que me dão na telha assim de repente, não mais que de repente. Mas, eis que, senão quando...

05.
PANDEMÔNIO CHINÊS
Eu não sei se a China mentiu ou omitiu... Só sei que foi de lá que veio esse pandemônio que nos prende em casa e faz a alegria da mídia minguante. Só não sei ainda o que que é que a gente faz com a China.

06.
OLHO NO OLHO
Os japoneses, afinal, começam a andar todos mascarados. Eles agora sabem com quem estão falando só pelo olhar, na base do olho no olho. Quero ver você fazer isso.

07.
OS NINHOS
O Instituto Butantan usa biotecnologia para criar vacina contra o coronavírus. Deveria começar seus testes pelo Congresso Nacional e pelo Supremo. Ali só tem cobra-criada.

08.
BEM-VINDO AO CLUBE

E então deu-se assim: Bolsonaro se deixou cair em tentação e incorporou-se ao Centrão, com tudo de mal que aquela pandilha representa. Até o fim desta semana Bolsonaro paga o ingresso na confraria com os cargos de segundo e terceiro escalões que, além do adeus a Sérgio Moro, foram estabelecidos como ‘joia’ para o novo associado. Isso posto, bem-vindo seja ao Clube.

4 de mai. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
MESA DE BAR
- Agora, cadê as pistas?
- Rolando na PF.

02.
GOVERNO SUPREMO
Pobre Brasil governado de fato e de direito, ao arrepio da democracia, por uma Corte Suprema constituída por 7 afilhados do PT, um da Arena, outro tucano, por um primo de Beira-Collor e por um filhote do Temer, dono do MDB... Brasil, teu regime é uma Supremacia.

03.
OS APARELHOS
O Brasil não tem três Poderes. Tem um Estado com três Aparelhos comandados pelos afilhados dos presidentes dos governos que roubavam e deixavam roubar.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

BOLSONARO, O BIRRENTO:
VENTRÍLOQUO DE RAMAGEM NA DIREÇÃO DA PF

Bolsonaro é birrento até o último fio de cabelo. É tipo o Joaquim Manoel que viu a casca de banana no seu caminho de sempre e logo pensou: “Puxa vida, vou escorregar de novo!”... Bolsonaro é birrento e pronto. Só pra cutucar o Alexandre Kojak, lá do STF, acaba de nomear uma espécie de ventríloquo do Ramagem.

O delegado Rolando Alexandre, é o novo diretor-geral da Polícia Federal. Ele atuava como secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Investigação (ABIN). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na manhã desta gloriosa e implicante segunda-feira.

Mas Bolsonaro não é só birrento, ele tem outro por dentro. Ele botou no lugar certo, o cara certo para perder a pista dos pés que ele enfiou nos fundilhos de quem se atreveu a investigar sua irrequieta prole. Bolsonaro pode ser birrento, mas presidente é presidente e pai é pai.

PONTOS A PONDERAR...


01.
AGLOMERAÇÃO
Nesta segunda-feira, a Caixa Econômica resolveu abrir duas horas mais cedo para evitar aglomeração. Sabendo disso, a clientela chegou duas horas mais cedo para entrar na fila. Brasileiro tem paixão por entrar na fila.

02.
CAUSA MORTIS
O Brasil encerrou o domingo, contabilizando 100 mil casos de coronavírus e 7 mil mortes por Covid-19. Isso redunda em exatos 7% de letalidade. E ninguém mais morreu de outra coisa do que senão desta peste-chinesa.

03.
MAIORIA BOA DE BRIGA
Repórteres e fotógrafos foram agredidos na tal aglomeração de ontem, em Brasília. Se fosse uma manifestação da CUT, os agredidos seriam os mortadelas. É que teria mais repórteres e fotógrafos do que manifestantes.

04.
CANETINHA
Bolsonaro disse ontem que vai nomear um novo diretor da PF nesta segunda-feira. Deve ser aquele que combinou com o Dias Toffoli. Do contrário, o Alex Kojak pode dar um canetaço no ato da rainha da Inglaterra.

05.
INDA QUE MAL PERGUNTE
De qual deles você tem mais medo: 01) Coronavírus; 02) Novo Coronavírus; 03) Covid-19; 04) de não saber qual a diferença entre eles?!?

RODAPÉ ACULTURADO – O coronavírus é mais antigo, surgiu lá por 2002 como síndrome do Oriente Médio; o novo coronavírus é essa mesma síndrome, só que foi fabricada em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. E Covid-19 é a mesma coisa, só que reduzida à versão americana que tem mania de poupar palavras e letras criando siglas para qualquer coisa com certa dose de popularidade.

06
HAY QUE ENDURECERSE
Na contramão de Bolsonaro, 18 estados e mais o Distrito Federal anunciaram ontem a prorrogação da quarentena e o endurecimento de restrições. Parece até que esses governadores estão gostando de não ter nada mais para fazer na vida do que endurecerse, pero sin perder la ternura.

07.
QUE SAUDADE
Agora só se fala em coronavírus pra cá, coronavírus pra lá... Pô, que saudade das prisões da força-tarefa da Lava-Jato.

08.
SOB HOLOFOTES
Bolsonaro encarou as câmeras e os holofotes da mídia sedenta e disse que não vai mais “admitir interferência! ”. Queria ver ele dizer isso olhando de frente para os parceiros do Centrão.
09.
FORÇAS REDUZIDAS
Sob os holofotes da aglomeração de ontem em Brasília, Bolsonaro disse – como se pouco valesse o seu cargo de presidente – que “as Forças Armadas estão ao meu lado”... Sei lá, fiquei com a impressão de que ele reduziu as Forças Armadas aos militares – bem numerosos até - que têm cargo no seu governo. Posso estar enganado.

10.
SUPREMACIA DE UNGIDOS

Supremo. O que quer dizer Supremo?!? Supremo, para o papa é Deus; Supremo, para a matemática é um conceito; Supremo, nas histórias em quadrinhos é um herói; Supremo, para a Justiça brasileira, é um tribunal de maioria petista esmagadora que está acima de tudo e de todos nesse país. A maioria esmagadora, não; o tribunal.

E esse é o grande mal da Justiça no Brasil: os 11 mais poderosos julgadores de tudo e de todos nesse país, são reféns do sentimento de eterna gratidão aos seus padrinhos de extrema-unção. Foram ungidos, cada um deles, pelos devidos padrinhos da pior safra de presidentes da história dessa República.

11.
A PRESSA
Agora, depois do depoimento de Moro à Polícia Federal, mais do que nunca, o presidente Bolsonaro tem pressa de colocar quem ele quer e gosta e pode na direção-geral da Polícia Federal. Entenda, cada um de nós, como bem quiser ou puder entender, a pressa do presidente querer mostrar quem é que manda nessa joça.

3 de mai. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
PROFETA DO ACONTECIDO
“E a raiz de quase todo o mal estava na prole”...

02.
LEGALIDADE
Sérgio Moro pregando no deserto: “Há lealdades maiores do que as pessoais”.

03.
ENTREMENTES...
Celso de Mello, o decano curto de Tauí, aguarda serenamente a chance de encerrar com chave-de-ouro, a sua carreira na Supremacia Apadrinhada.

04.
VOZ DE COMANDO
Deixa ver se entendi: essa pandemia de coronavírus termina quando o comandante de plantão decidir por lei que a quarentena acabou e pronto!

05.
HAI-KAI
Ó lealdade! / Mente por mim que falo / só a verdade!

06.
PALANQUE
Tratando ainda da nomeação para a direção da PF, neste domingão, diante de mais uma aglomeração em Brasília, Bolsonaro se impôs: “Acabou. Faremos cumprir a Constituição”.

Acabou de repetir o que jurou fazer no discurso de posse, em 1º de janeiro do ano passado. Ainda bem que não tinha nenhum dos Filhos do Capitão por perto

07.
ENTRE A CRUZ E A ESPADA
Qual é mesmo o regime que você prefere: a ditadura da Ciência, ou a anarquia do Humanismo?!?

08.
LEALDADE

Essa coisa de lealdade, no meio de regimes governamentais, é puro jogo de cena. Os ministros de Hitler fingiam-se orgulhosos diante do Chefe:

- Eu sou o cão fiel do Führer! - Ao que Hitler respondia:
- O cão é o mais fiel amigo do homem...  E eu sou o homem.

Por aqui, no meio do escândalo do Mensalão, Zé Dirceu, o Guerrilheiro de Festim, gabava-se ostensivamente desde lá dos salões da Casa Civil:

- Eu tenho fidelidade canina por Lula.

Ao que Luladino respondeu com um único e solitário telefonema, quando Dirceu foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro:

- Tamo junto nessa, cumpanhêro.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
MAIS DO MESMO
Quando a emoção bate a razão, abate qualquer mudança. E tudo será apenas mais do mesmo.

02.
IGUAIS
Se no fundo somos iguais, não vale a pena parecermos diferentes à flor da pele.

03.
A ARTE DA ESCOLHA

Vinícius tinha razão: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontros pela vida”. Mas eu também tenho lá minhas razões, diante dos nossos desencontros pela politicalha: A vida é a arte da escolha! Bolsonaro escolheu Moro; Moro se deixou escolher por Bolsonaro. E eis aí o desencontro. É a vida.

04.
NOSSO BARRACO

Nesse confronto entre defensores de Bolsonaro e acusadores de Moro, ou o avesso do avesso: nós podemos muito bem ser o vice-versa ao contrário de tudo que essa gente faz com a gente.

A lavação de roupa-suja está nas mãos da Polícia Federal que levará o resumo dessa ópera bufa ao Ministério Público que a apresentará à Magistratura que ficará nas mãos da Supremacia Absoluta, corte magna da petesmice que destrambelhou nosso país.

Ou, não.

Tudo se limitará, uma vez mais, ao barraco armado para nós, plebeus ignaros e submissos à pandilha de sevandijas proprietária republicana dos nossos direitos e obrigações. Enquanto nos engalfinhamos, eles se banqueteiam com lagostas e caviar.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
UM PACOTE DE PROVAS

Durou quase nove horas o depoimento de Sérgio Moro neste sábado à Polícia Federal. Moro confirmou e reconfirmou as acusações de intromissão e tentativa de ingerência de Bolsonaro na Polícia Federal.

Sérgio Moro, mais do que as mensagens de WhatsApp, deixou com seus inquisidores e-mails e áudios de conversas dele e de funcionários que autorizaram a sua utilização. Moro também disponibilizou o celular e arquivos de mídia para cópia e perícia.

No pacote de material deixado por Moro na PF há também conversas com outras autoridades que Bolsonaro usou para mandar recados a Sérgio Moro. Daqui para frente, muito do que vai ser dito e feito, não está escrito. É um amplo e ilimitado espaço para a pandilha dos ‘assassinos de reputação’.

02.
O FREIO NO SISTEMA
Na PF ficou registrado ontem que Sergio Moro vinha resistindo às tramoias do pai dos Filhos do Capitão Bolsonaro desde agosto do ano passado. Há mensagens em que Moro dizia àqueles em quem confiava que só não saía do governo porque Bolsonaro iria “arrebentar a PF”. Sérgio Moro é o anti-mecanismo. Era o freio no sistema.

03.
DIGA
Diga com quem andas – Moro ou Bolsonaro – e logo saberão quem és.

03.
A TRAMOIA
A tramoia para afastar Sérgio Moro e Maurício Valeixo dos calcanhares dos Filhos do Capitão e assim tomarem de assalto a Polícia Federal, tem os aplausos secretos do PT de cabo a rabo, do que há de pior no Centrão e dos membros mais caídos do Judiciário banhados pela Lava-Toga.

04.
BAITA LÍDER
Pô, quem têm um Fernando Bezerra como seu líder no Senado, merece o quê?!?

05.
DAS DUAS, AMBAS
Ninguém sabe do que é mesmo que o brasileiro gosta mais: de ter um ídolo, ou de acabar com ele...

06.
ATÉ QUE OUTRO VALOR MAIS ALTO...

Quando, para se equilibrar na cadeira palaciana, Bolsonaro se aproximou do Centrão e começou a balançar no ritmo demoníaco da famigerada herança da estratégia de coalizão pela governabilidade, a seriedade governativa começou a desandar.

O Centrão tem mais tentáculos do que qualquer tipo de polvo, desde os maiores até aos mais diminutos exemplares desses moluscos.

Ao abrir o aparelho federal para os afilhados de caciques apanhados em flagrante pela PF nos tempos do PT e do Temer-Tampão no poder, Bolsonaro já começou a rifar as bocas-ricas de mais de 100 postos do primeiro ao terceiro escalão do governo, hoje ocupados por militares ativos e reservistas.

Então, ó... Epa! Pode estar começando aí a realização dos sonhos daqueles que vêm clamando pela adoção do Art. 142 da Constituição-Cidadã de 88: intervenção lépida e faceira, para reconstrução lenta, gradual e irrestrita...  Até que outro valor mais alto se alevante.

A isso é que se poderá chamar, sim, de ‘crise institucional’.