24 de out. de 2020

3 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

LULASTIMÁVEL

Sob a batuta desvairada de Lulastimável da Silva, o PT no poder não foi apenas um governo de ideias ruins e piores intenções; o PT apetrechou a máquina pública e infiltrou o crime de casaca, toga e colarinho branco no arcabouço do Estado.

O Brasil perdeu a confiança no futuro e ganhou mais de 13 milhões de desempregados, além de se ver lançado numa enorme recessão pelo rombo que abriu nos cofres públicos com a destruição física e moral do Banco Central, além de mandar o Tesouro Nacional para muito além do arco-íris de predominância vermelha.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Tempos estranhos dessa Lava-Jato sob nova direção...  Por exemplo, por que ninguém mais fala nem quer saber das delações de Delcídio, Cerveró e Palocci?!?

03.

A PERERECA PÁLIDA POLITICOAXOU

Diante da denúncia da lava-Jato que deu a Lulavagem da Silva o 4º título de réu por corrupção e lavagem de dinheiro, Gleisi saltitou de banda qual Perereca Pálida e desvairada. Politicoaxou no Twitter:

“Como sempre faz em véspera de eleições, a Lava Jato ataca o presidente Lula. Não há outra razão para o juiz Bonat ter aceito hoje a denúncia fajuta sobre as doações ao Instituto Lula, que ele sabe que são totalmente legais. É muita cara de pau. ”

Como sempre, Gleisi se presta a esse papel de Perereca Pálida desvairada e sai em defesa do indefensável. Só ela finge que não vê que qualquer ordem de prisão contra Lulavagem, sempre poderá ser tachada como ‘perseguição política’.

É que, aqui no Brasil, de dois em dois anos, há uma eleição e, como é público e de notório saber popular, o Lulavagem da Silva é corrupto e especialista em lavagem de dinheiro, dia após dia, ano após ano...

16 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Fala-se de Lei, de Direito e até de ética... / Porque hoje é sábado / E então se vê como nossa Justiça é patética.

01.

DO POLITICAMENTE AO ESPORTIVAMENTE

Romário, O Homenzinho Gol, hoje senador da República quer proibir punições a manifestações políticas de atletas bem-sucedidos em qualquer modalidade esportiva. É o início de uma campanha nacional pelo Esportivamente Correto.

Faz sentido. Quando jogador ele sempre foi tão bem-comportadinho dentro de campo... E fora, também.

Só com o Pelé, quando o Rei do Futebol era comentarista eventual das jornadas esportivas internacionais da TV Globo, ele tem duas ótimas: 01) “O Pelé, calado, é um poeta”; 02) de outra feita, curioso ele que quis saber por que o Pelé não enfiava um sapato na boca.

Tá, tem tudo isso e mais um pouco, mas eu gostava do Romário dentro da área, mesmo ao lado do Edmundo ou do Bebeto.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Qual é o aparelho mais útil e necessário ao Brasil, o Instituto FHCera ou o Instituto Lulavabo?!? De qual desses dois institutos você compraria um carro usado?!?

03.

E PASADENA, VAI BEM?!?

Se não fosse a vara de condão do mago Levianowski, você acha que Dilmandioca Sapiens não estaria presa até hoje por não ter lido a autorização que ela assinou para a compra da sucata da refinaria de Pasadena, no Texas?!?

04.

TEMPOS ESTRANHOS

Tempos estranhos...  Depois que Lulabastado da Silva foi parar na cadeia, nunca mais voltou ao sítio que não era dele, nem dos amigos, era apenas de Atibaia, sequer para ver como é que anda a adega de vinhos de idiomas estrangeiros e terras estranhas e nem mesmo tirar uma onda de weekend à beira do laguinho de pesca artificial que servia para os passeios de pedalinhos dos filhos de seus filhos...

05

BIDEN VENCEU O DEBATE

Pesquisa da célula mater americana da CNN que agora tem no Brasil também, mostrou que “Joe Biden venceu o último debate presidencial”. De qualquer maneira, ainda que o resultado fosse outro, o povo americano não tinha mesmo como sair ganhando.

06.

AGORA VAI

A Anvisa liberou para o Butantan a importação de seis milhões de doses da CoronaVac. Ah, agora sim. Estamos salvos.

07.

PRESO ATACA ABDELMASSIH

Roger Abdelmassih foi atacado por um preso no hospital penitenciário. É que, nos bons tempos de prática medicinal abusiva, Abdelmassih ao invés de tratar, traçou a irmã do presidiário vingador.

08.

O PREÇO

Sabe aquele guarda humilhado pelo desembargador destemperado, pois ele entrou na Justiça e quer agora R$ 114 mil de indenização por danos morais. Depois dizem que vergonha não tem preço. Humilhação tem.

09.

KAKAY, O SALVADOR

Kakay entrou na mira da Lava-Jato que entrou na sua casa para escarafunchar coisas que até Deus duvida. Kakay é aquela figura folclórica das lides jurídicas que ganhou charme e proeminência de tanta grana que toma dos culpados de casaca e colarinho branco que defende.

Kakay é o advogado mais caro da história dos tribunais de últimas instâncias. Um craque em defender culpados. Não os inocenta, salva-os da cadeia.

10.

POTENCIAL PAPAL

Esse Papa argh!entino é esquisito, né não?!? Então, não se distraia: ele é o Papa do Tapa na Japa. Mas tem potencial para ir bem mais longe que isso.

11.

PALPITEIROS

Rogringo Botafogo Mala visitou João Doria, sabe-se lá por que ou para quê. Dentre nada do que tinha para dizer ou ouvir, disse que “brasileiros precisam dessa vacina e das outras”. Eita chileninho que entende de brasileiros...

Agora, o que os brasileiros não precisam é de Dórias e Malas dando palpites furados. Ainda mais quando se trata de furos com agulha.

12.

REFÚGIO SUPREMO

A Suprema Taba das Togas da Mironga é o refúgio das ideias ruins e das decisões muito piores da Justiça brasileira.

13.

PONTO 13

O Ponto 13 é dele! Não se distraia, ele continua solto, como se honesto fosse. Por exemplo, mau exemplo - comme d’habitude, quando se trata dele.

Essa coisa do Lularápio da Silva virar réu pela quarta vez no âmbito infinito da Lava-Jato original, vai servir uma vez mais para despertar o instinto básico que o mais rico Pai dos Pobres esconde no peito: vai se fazer de vítima, enaltecer suas enormes qualidades e enquadrar a Tribo da Segundona que manda e desmanda na Taba das Togas da Mironga.

É mais um processo por corrupção e lavagem de dinheiro que vai para as calendas gregas, rumo à procrastinação perpétua.

14.

A INCOMPETÊNCIA LULÁTICA

A incompetência dos assassinos de reputação do PT de Lulagostim, na missão impossível de destruir a imagem de Sérgio Moro, ficou provada quando o tempo todo Luladino e sua pandilha rubro-democrática deram com os burros n’água. Para se salvarem do fracasso retumbante, precisaram de Bolsonaro.

O Capitão precisou apenas seduzir Moro a abandonar a Magistratura e entrar no governo pelo Ministério da Justiça.

Em menos de um ano, Bolsonaro fez o que Luladino e sua horda de detratores das virtudes alheias não conseguiram durante o tempo todo que estiveram no poder e no des/governo que “não roubava nem deixava roubar”.

15.

BUFUNFA DEMAIS

Voltando à vaca fria dessa coisinha de nada que é a lavagem de dinheiro: a gente tem que tirar o chapéu para o Lulavanderia da Silva. Ele sempre pegou dinheiro sujo; nunca precisou do tradicional uso lulapetelhado das cuecas manchadas de grana que fazem a alegria de viver da Polícia Federal. Mas, não há mérito nenhum nisso: no seu caso, para o volume da grana, da bufunfa suja não há cueca que aguente.

16.

POR FALAR EM TELHADO DE VIDRO...

(Tome fôlego: história antiga e longa)

Quando o cardeal Gilmuar Richelieu da República das Togas da Mironga fala indiretamente a seus pares e ímpares em “telhado de vidro”, não sente o menor desconforto em ser uma vidraça permanente com sua saga de habeas porcus bem direcionados e sua trajetória pelos campos minados dos viventes comuns da planície.

É diante desses arroubos de morubixaba intocável que os meus instintos mais primitivos, me levam a atirar pedras na vidraça ambulante.

E chego então aos portais de uma das tantas portentosas sedes do Instituto Brasiliense de Direito Público, o gracioso IDP – aquela instituição educacional brasileira, fundada por Gilmuar em Brasília nos idos de 1998 para oferecer cursos, presenciais e on-line, de graduação, pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e extensão nas áreas de Direito, Administração Pública e Economia.

O cardeal não esteve sozinho nessa inocente e pueril empreitada, seus sócios nesse sindicato de contorcionistas da lei, foram o então procurador-geral da República, Inocêncio Mártires Coelho e Paulo Gonet Branco, na época e por acaso, subprocurador-geral da mesma República.

Entre os professores do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) estão mestres e doutores que atuam no cenário jurídico brasileiro como ministros de Tribunais Superiores, procuradores, advogados e consultores jurídicos de diversos órgãos públicos e privados.

E, se lhe interessa saber, em 2010, o notável Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) obteve autorização do MEC para criar, como se fosse imprescindível, a EDB – Escola de Direito de Brasília.

Uma coisinha assim de nada, só para que se desse início a mais um lucrativo curso de graduação na área de Direito, nesse país que tem a mixaria de 1 milhão e 200 mil advogados com carteirinha da OAB.

E voltando ao IDP puro e simples, desde que foi criado ele tem vencido e derrubado airosamente todas as mais diversas críticas quanto a sua composição e financiamento.

O que mais reclamam dessa divinal entidade é que o IDP tem como sócio fundador um ministro do STF. Por acaso, o cardeal Gilmuar Richelieu, que por ocasião de sua fundação já era cortesão da Magda Corte.

O IDP se apresenta publicamente como sendo um “laboratório-de-ideias” no campo do Direito no Brasil, estando assim sob direta influência dessa eminência parda do poderoso, intocável e mais supremos de todos os tribunais supremos desse mundo de deuses. Pô, isso é um escárnio à ética que toma chá de sumiço na conexão entre uma instituição privada e o Supremo Tribunal Federal.

Se você acha pouco, fique esperto e relembre que, por acaso, vários membros da Justiça Eleitoral têm sido escolhidos inocentemente a partir dos quadros do tal Instituto. Pelo "Portal da Transparência", organismo da Controladoria Geral da União de um por todos e todos por um, nesse meio tempo, o Instituto do cardeal abocanhou cerca de R$ 1,6 milhão em convênios com a... União.

E não é nada, não é nada, é bom não se distrair: de dez colegas do Cardeal na tal entidade intocável, seis são professores por lá. Isso, sem contar outras figuras de peso e contrapeso nos poderes Executivo e Judiciário.

E sabe lá você, quem figura no rol de maiores e melhores clientes da empresa educacional do senhor Cardeal?!? Ninguém mais nem menos do que a União, o STJ e o Congresso Nacional.

Dá para entender agora, o ar de poder de imunidade e impunidade que bafeja e ilumina a face oculta posta às claras pelo insigne Cardeal Richelieu da República das Togas da Mironga e do Cabuletê?!? Dá, não dá?!? Mas, eu prefiro entender, sem dar.

23 de out. de 2020

20 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Um só Gilmuar já seria demais... / Porque hoje é sexta-feira / Mas aturamos um conclave de cardeais

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Nesse tempo todo de governichos o que João Doria fez por São Paulo?!?

02.

QUARENTENA

Bolsonaro, mais ou menos governativo: “O governo não subiu impostos, nem subirá”. Nem tampouco diminuiu, né não?!? Mas, pô, quarentena dá cada ideia...

03.

A VACINA QUE O BRASIL PRECISA

Secretário eventual de Saúde do João Doria: Todos têm direito à vacina”. Assim, com crase, quer dizer que se refere a tal vacina Coronavacalhada com insumos chineses e assinatura do Butantan. Sem crase – que não foi feita para humilhar ninguém, como dizia Millôr – seria uma vacina qualquer e aí então, o secretário bem que poderia ter aproveitado para ficar calado.

De qualquer maneira, assim ou assado, todos têm direito, sim. Mas ninguém tem obrigação e muito tem que ser obrigado a ser vacinado. O que o Brasil decente está precisando é de uma vacina imunizadora contra a politicalha e governichos que o estão enfraquecendo e quebrando.

04.

O NOVO POSSUÍDO

Kássio assim que aprovado, visitou Luiz Fux, presidente do Supremo e fuxicou com ele que a sua posse será virtual e no dia 5 de novembro. É quando Kássio ficará possuído, como todos os seus demais nobilíssimos e notáveis pares daquela nobre Taba das Togas. Na vida de Kássio, nada acontece por akássio.

05.

MORADOR DA RÚSSIA

A Rússia concedeu residência permanente ao melífluo deduroide da CIA, Edward Snowden. Glenn Greenwald, está que não se aguenta de tanta felicidade. Seu ídlo, enfim, está a salvo das garras dos meganhas da Terra de Marlboro.

06.

SOBREVOO AMAZÔNICO

Bolsonaro convidou diplomatas a sobrevoar a Amazônia: “Não verão nenhuma queimada”. Tá, a gente sabe disso, mas o sobrevoo tem que ser sobre os 60% brasileiros de toda a Selva Amazônica.

07.

O CHORO É LIVRE

A grande verdade é que os Estados têm dinheiro de sobra – assim que deixarem de ser perdulários – para comprarem tantas e quantas vacinas quiserem, qualquer que seja o idioma que elas falem: chinês, russo, português, anglicano, esperanto...

E têm toda a liberdade para tanto e quanto... A tribo da Taba das Togas da Mironga lhes deu poder para isso e muito mais no trato direto com a pandemia. Querem grana do governo, porque são insaciáveis e adoram cair em tentação.

08.

ORA, DIREIS, A OMS

A OMS dizer que “a vacina não pode nem deve ser obrigatória” é uma coisinha assim que não fede nem cheira; que tanto faz como tanto fez; que não faz nem sai de cima. Pô, a OMS não nos representa. E além do mais, o Bolsonaro já vem dizendo isso há muito tempo.

09.

ELEIÇÃO

Entrementes em São Paulo, com a credibilidade própria daqueles que não erram nunca, o Datafolha, remunerado por mais uma encomenda da Rede Globo, garante que nesta semana o Russomano caiu 7 pontos e ficou numericamente atrás de Covas. Russomano continua o mesmo cavalo paraguaio. E o Datafolha, também.

10.

QUEREM NOS ENLOUQUECER

O diretor do Butantan, com a pose de sua repentina popularidade, disse em tom de denúncia que a Anvisa está “atrasando a importação de insumos da China”. Não deodóduvido nem faço pouco, mas o que eu sei é que o florescente cientista não diz que a sua vacina é apressada. Eles querem nos deixar butantans da cabeça.

11.

O MEDO

Antônio Barra Torres, diretor da Anvisa, estranha o que vem da parte de João Doria e do Butantan: qual é apressa dessa vacina sem segurança e sem eficácia?!?

Pois, aqui do meu recôndito solar na planície, me animo a dizer que se trata de medo. Medo de que a pandemia se vá, sem necessidade nenhuma de vacina, qualquer vacina, como um dia se foi a famigerada Gripe Suína.

12.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

E como vai o PT de votos, até aqui, nas 26 capitais da República para a eleição de novembro...vai bem?!?

13.

O PONTO 13

O Ponto 13 é dele. Claro que é ponto imponderável. Como imponderável é o deboche de Lulavírus da Silva, andar por aí à solta, devendo ao país e ao seu povo mais de 30 anos de cadeia em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro.

E anda assim à la gaita, devendo também mais 8 processos que estão parados na barra dos tribunais, ninguém sabe bem por que pararam, pararam por que?!?

Essa gandaia me dá a certeza de que, um dos maiores erros de Sérgio Moro, foi ter recomendado cadeia especial para o Lulavírus que, prontamente, montou um bunker, na hotelaria da Polícia Federal, em Curitiba.

14.

LULAVIROSE CORRUPID-13

A propósito, asas criadas, Lularauto da Silva, saiu inoportunamente uma vez mais do ostracismo a que a sociedade do bem o relegou e se travestiu como um patético comentarista fora da casinha: tuitou através do seu redator-fantasma que Bolsonaro cometeu um ‘crime de responsabilidade’ ao dizer que não vai comprar a vacina chinesa contra a Convid-19.

Crime de irresponsabilidade Bolsonaro comete ao não dizimar de uma vez por todas a Lulavirose Corrupid-13.

15.

A AMEAÇA DE DORIA

João Doria, o candidato de si mesmo a pai e defensor dos fracos e oprimidos: “Proibir acesso a uma vacina é criminoso”. Quem proibiu acesso?!? O que eu vi e ouvi Bolsonaro dizer é que não vai comprar vacina.

Já o Doria pode comprar e vender quantas vacinas quiser, de quem quiser e para quem quiser. De minha parte, rebelde civil que nasci e me criei, acho que obrigar alguém a tomar vacina é coisa de tirano de galocha. Pô, vacina sem comprovação científica de segurança e eficácia, é ameaça de morte.

16.

DEBATE TRUMP x BIDEN

O Consórcio dos Jornalojões Funestos está em delírio, quase êxtase, pelo ‘último debate’ dos dois fios desencapados, Trump e Biden, candidatos à Presidência da Terra de Marlboro.

Eu tô nem aí para quem venceu o tal bate-boca entre os dois caipiras metidos a xerifes do mundo. Não sei nem quero saber quem venceu o confronto. Sei, com absoluta certeza, quem foi que perdeu: o povo americano.

17.

PESQUISA DE OXFORD

Pesquisadora de Oxford: “O voluntário brasileiro morreu por Covid-19, não por vacina”. Ah, bom. Mas faltou dizer se ele já foi para lá com Covid, ou foi por lá que ele Covidou-se.

18.

À MESA

Não Covid Bolsonaro e Doria para a mesma mesa.

19.

CRUZES! QUE PERSPECTIVA PARA 2022...

E então, a gente tem aqui nesse Brasilzão, eleição agora em novembro. Vamos tratar de entregar nossas cidades e capitais estaduais para prefeitos e vereadores se locupletarem, usando e abusando dessa nossa abertamente corrompida democracia de gaveta.

O que me preocupa desde já é que, se houver a ‘renovação’ que se espera, teremos formado uma ‘base nacional’ de novatos cabos eleitorais sacudindo a pança e comandando a massa, daqui a dois anos, paraa escolha de mais um presidente da República.

Não seria nada demais. Não seria mesmo se...se, desde já, não fossem candidatos a nos des/governar postulantes de grosso e perigoso calibre como o amanteigado João Doriana; o Homenzinho Verde, Luciano Huck; Wilson Mão Witzeleve;  Ruy Costa Larga; Ciro Gomo; Flávio Dino/sauro; Janjão Amoêdo; Eymael, o Eterno; Guilherme Boulos Fecais; Marina Morena – A Gata do Sertão... e até o proprietário da Taba das Togas da Mironga, o presidário que anda à solta por aí.

Deixo de fora desse rol de roupa suja, Bolsonaro e Sérgio Moro porque juram de pés juntos e mãos atadas que não serão candidatos, em 2022. Ou não.

RODAPÉ – Cuidado com o seu voto nestas eleições municipais. Ele poderá estar nos colocando de mãos ao alto em 2022.

20.

UMA SUPREMA PANDILHA DE SEVANDIJAS

Deixa que lhes diga uma coisinha: tenho plena convicção de que o cardeal Gilmuar Richelieu é um impostor detestável, mas não esconde o orgulho de ser o Pai dos Habeas Porcus.

Tenham, porém, como certo que ele não age sozinho com deus dos ricos, mais pressionados do que oprimidos. Ele é apenas um cardeal no conclave permanente de bondosos prelados supremos. Em suma: uma suprema pandilha de sevandijas.

22 de out. de 2020

02 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

ESTATURA POLÍTICA

Bolsonaro, descendo a rampa e baixando a lenha no baixinho atrevido e balaqueiro João Doria que prega vacina obrigatória: “Impor medidas autoritárias é coisa de nanicos projetos de ditadores como esse cara de São Paulo aí”... Realmente, para um cara da sua estatura moral e política, Doria consegue alguma projeção só em virtude da sua baixeza.

02.

LULAVAGEM QUER IMPEACHMENT DE BOLSONARO

E o Lulavagem, sem mais o que fazer aqui, fora dos 30 anos de cadeia que nos deve por ser corrupto e lavador contumaz de dinheiro, conforme a Justiça brasileira já decidiu em três das suas exageradas quatro instâncias, resolveu pedir o impeachment de Bolsonaro.

A razão do portador da alma mais honesta desse país, é porque o presidente da República é contra a precipitada vacina chinesa de fabricação brasileira, por parte do Butantan.

Ele, livre, leve e solto graças à sua Tribo na Taba das Togas da Mironga, foi ao Twitter e bosteou o seguinte: “Quem leu a Piauí sabe que o Bolsonaro considerou dar um golpe no STF. Ele acha que o Brasil é dele. Já passou do tempo de se votar o impeachment. São mais de 46 pedidos e o Rodrigo Maia não coloca nenhum em votação”.

E, assim à injusta luz meridiana da liberdade, Lularápio faz as coisas assim de modo, digamos, virtual, como se soubesse ler e escrever.

Ah, Lulambão, ó repulsivo animal politiquento, faz o seguinte: bota o pezinho fora da porta, sem a proteção dos teus capangas que nós, uma vez mais, vamos pagar, desta feita só para ver duas coisinhas: uma, o que é bom pra tua tosse e outra, quanto vais durar em pé antes de seres deitado em berço esplêndido no primeiro catre à disposição numa cela de qualquer presídio de alta periculosidade.

RODAPÉ – o Lulavagem é corrupto e especialista em lavagem de dinheiro. Isso já está decidido em três instâncias do Poder Judiciário. Jamais será inocente; será, no máximo e por altas manobras de golpes baixos de sua tribo na Taba das Togas, absolvido e solto, como hoje And à solta por aí. Será, na melhor das hipóteses, um corrupto e lavador de dinheiro, solto, perigosamente solto, perniciosamente solto, mas nunca, jamais, um inocente.

 04 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

HIERARQUIA

Neste fim de semana, Bolsonaro deu uma ordem para que João Doria “não fosse recebido” para falar sobre a vacina chinesa. Eduardo Pazuello contrariou-o e quase foi demitido. Salvaram-no os sintomas de infecção.

Verdade é que, dói mais do que uma infectada de Covid-19, um general-ministro ter que se admitir subalterno a um capitão-presidente.

02.

CADÊ AS PROVAS?!?

Doria está cheio de bossa e de banca, desfraldando a bandeira bilionária e eleitoreira da vacina apressada, sem comprovação de segurança e eficácia. Doria é aquele mesmo que, teve quase 30 milhões de reais bloqueados, enquanto investigam desvios de verbas e falcatruas na sua gestão como prefeito imperfeito de São Paulo.

Doria, naquela triste época para os paulistanos, foi atropelado e pisoteado pela Cracolândia, seu cavalo de batalha. Hoje, está encurralado (Epa!) pela Anvisa que, no lugar de procedência da vacina, exige qualidade.

Doria e sua súcia de enganadores sócio-demonicráticos, tocados à base do Consórcio dos Jornalojões e tevelojas, não consegue mostrar as provas de eficácia de imunização nessa vacina precoce do Butantan. Cadê, as provas, cadê?!?

03.

COBREM DOS SUPREMOS BROCOIÓS

Não se esqueçam: o controle da Pandemia foi passado pela Tribo da Taba das Togas da Mironga, para os 27 governadores e 5.570 prefeitos. Esse caos que aí está instalado, tem que ser cobrado do timaço supremo de brocoiós prepotentes, muito mais do que dos estapafúrdios governadores e atarantados prefeitos.

04.

O SOBRESSALTO

Em pronunciamento com cara e feito de ‘oficial’, o senador Chicueca Rodrigues disse que ‘escondeu’ dinheiro na cueca ‘em ato de impulso’. Imagine se, ao acordar em seu quarto, ao invés de policiais, ele desse de cara com meia dúzia de tarados estupradores...  Vai ver que hoje estaria bem agasalhado e feliz da vida.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / parece até que atiçaram a matilha / Porque hoje é quinta-feira / no golpe da vacina da pandilha.

01.

ANVISA: “VACINA NÃO É ORIGEM, MAS QUALIDADE”

Diante do corte no golpe da vacina desferido por Bolsonaro, O Rude, o lépido e faceiro João Dória reuniu a comandita do Consórcio dos Coveiros da Notícia e foi até à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, buscar apoio para mais uma paulada no governo que não é lá essas coisas, mas que eles não deixam governar.

Deu com os burros n’água, ouviu dos dirigentes técnicos da Anvisa que “o critério para aceitação da vacina não é a origem, mas a qualidade”.

Quer dizer, a vacina pode ser da China, da Rússia, de Oxford, do Butantan que só vai valer se, comprovadamente for segura e eficaz. Simples assim.

Dória e sua pandilha ouviram o que tinham que ouvir. Não se conformaram e a guerra da desinformação está deflagrada. A pandemia virou guerra eleitoral e o brasileiro que se exploda.

O que pode derrotar Bolsonaro é o seu péssimo e desorientado serviço de comunicação. Ainda mais que ele tem o famélico Consórcio dos Coveiros da Notícia, pautado pela fome de verbas publicitárias que sumiram do mercado da desinformação pública.

02.

CORRIDA PELA IMUNIZAÇÃO

Na corrida desenfreada pela imunização desfechada por Dodória, Ciro Gomos, Janjão Amoedo e seguida à risca pelo Consórcio dos jornalojões O Globo, Estadão, Folha de São Paulo e pelo nanico Extra de distribuição gratuita, além dos portais escancarados G1 e UOL, estão engolindo maleporcamente o ultimato da Anvisa: não há data para registro de vacina na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

E o que eles têm que engolir: sem o aval da Anvisa não há compra de vacina nesse governo. Ponto final. Dura verdade.

03.

A MORTE DO VOLUNTÁRIO

O voluntário brasileiro que morreu em meio às experiências em Oxford, não teria recebido o placebo. Mas, o sigilo legal que cerca o universo dos voluntários no mundo da ciência, não é aquele velho e tradicional detalhe que ‘não nos deixa mentir’...

04.

CUIDADO!

Os vacinadores estão chegando. Com o cartaz eleitoreiro da vacina obrigatória, tratam a população brasileira como gado a caminho dos currais eleitorais. Todo cuidado é pouco. Ainda bem que eu sou daqueles que estão vacinados contra esse tipo de gente.

05.

ENTREMENTES...

A OMS – Organização Mundial de Saúde é uma espécie de “Saúde News TV” dos Áureos tempos de Mandetta: fala, fala em nome da oligarquia chinesa e... não diz nada.

06.

A ARMA

Tal como o voto de cabresto, a vacina apressada é uma arma eleitoreira fatal. A pandilha de sevandijas usa falsas virtudes para atemorizar a população, implantando o regime do pânico para ir roubando, ponto a ponto, as nossas liberdades: restringindo o ir e vir; impondo isolamento social, quarentena, mascarando a gente, apressando vacinação...

07.

KÁSSIO ACORDOU MINISTRO

E sob o fulgor de uma goleada de 57 x 10 no plenário do Senado, o Kássio Marques hoje acordou ministro. Pelo bem que se saiu na sabatina senatorial, discutir sua atuação naquela tribuna seria de uma ingenuidade mais tonta do que alienada.

Não é que Kássio soubesse o script de cor e salteado; é que ele sabia da pauta de fio a pavio: sabia tudinho que lhe seria perguntado. Isso não é novidade. Não se deu só com ele: é um filme antigo de bangue-bangue caboclo e com tiros de festim. No fim, os bandidos e o mocinho ficam no maior ménage com a mocinha, a nossa rica pátria, mãe gentil.

08.

O PT DESISTIU DO PT

Diante da calamidade eleitoral que o rebaixa à condição de nanico, o PT desistiu de ter algum sucesso nas eleições de novembro e ontem baixou uma ordem geral a todos os seus candidatos pelo Brasil de cabo a rabo: todos devem falar bem do Lulavagem – seu triste resto de des/esperança – em todos os seus programas e horários de propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na TV. Tradução: O PT desistiu do PT. Vai sair nanico dessa longa jornada noite adentro.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS DOS ELEITORES - Pobre partido político que tenha um só ídolo para adorar e, mais do que apenas um fetiche, seja um ídolo com os pés de barro atolados na lama de uma condenação a mais de 30 anos de cadeia, em três instâncias da Justiça, por corrupção e lavagem de dinheiro.

09.

TRANKÁSSIO

Daqui pra frente tudo vai ser diferente: o que era um Frakássio, agora tem tudo para deixar de ser um simples tranco para ser mais um supremo trankássio.

10.

NA MARRA

Enquanto isso o PDT e o PT querem vacinação na marra. Tempos estranhos... Tão libertários, tão democratas sempre e agora ditando vacina em massa. É o fim da picada.

11.

PANDEMIA CHINESA

Só no ano passado, a China lucrou mais do que 40 bilhões de dólares exportando máscaras para o mundo apavorado.

12.

INDA QUE MAL PERGUNTE

O que foi feito e o que é feito dos hospitais de campanha?!?

13.

O ITEM 13

É dele. O item 13 é do Pai da urucubaca. Lulavagem anda por aí, livre, leve, solto e dando até palpite infeliz nos horários gratuitos da TV eleitoreira.

Ele deve ao Brasil e aos brasileiros mais de 30 anos de cadeia em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro. Não paga e ainda bufa na sala de TV da gente.

A Tribo da Taba das Togas da Mironga que botou o Lulavagem no meio das pessoas de bem, também continua soltinha da Silva. Cada vez mais Da Silva.

14.

EGO & GRATIDÃO

Se o Ego do Kássio for maior do que o seu sentimento de gratidão, Bolsonaro desde já passa a ser refém do seu escolhido nessa pátria, amada, Brasil. Se a recíproca for verdadeira, a sociedade brasileira passa a ser cativa dos dois.

15.

CURIOSIDADE

Depois dessa do Papa do Tapa na Japa sobre casamento civil de todos os sexos pra lá de masculino e feminino, só por curiosidade, eu quero ver como é que vai germinar aquela coisa da pregação bíblica da família como ‘núcleo da sociedade’... Quero ver onde vai parar o velho sermão do “crescei e multiplicai-vos”.

21 de out. de 2020

05 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Se Manuela D’Ávila não fosse um animal social, que bicho seria?!?

02.

A SABATINA

Em plena quarta, um simulacro de sabatina no Senado. Que Frakássio redundante para seriedade dos poderes republicanos. Só canastrões, atores de enorme pequenez político-social. 

Nota de zero a dez, para o Oscar da seriedade: quatro para o script, quatro para o cenário; um ponto acima de zero para o sabatinado que decorou o papel de protagonista e um ponto de honra para o PT, novo cumpanhêro da Magda Corte do Pai dos Filhos do Capitão.

03.

O MONOCRATA DO VATICANO E OS CASAIS DO MESMO SEXO

Esse Papa Francisco é do que não há: ele ontem defendeu peremptoriamente leis de união civil para casais do mesmo sexo. Quer dizer, uma vez estabelecida a união pelo Civil, a Santa Madre Igreja não poderá furtar-se ao dever legalizado de realizar a cerimônia religiosa. Pode escrever aí que vai ser isso mesmo.

E então, pronto: Francisco o Papa do Tapa na Japa despiu-se das vestes papais e vestiu-se de juiz de paz.

Na verdade, o Papa, hoje, com o seu sublime poder monocrático é uma espécie de réplica de ministro do Supremo brasileiro no Vaticano. Ele diz, não manda dizer; o que ele faz é reza. É vitalício e infalível como os ministreis daqui.

E tal e qual como aqui, quando um monocrata arrepia a Constituição-Cidadã, ele lá chuta a Sagrada Bíblia.

04.

CARDEAL RICHELIEU, O LIBERTADOR DE BOLSONARO

Nessa pandemoníaca pandemia, nada é mais favorável à sacra imagem de Bolsonaro, como a maldade da Segundo Turma da Casa de Shows, um dia privilegiadamente delatada por ninguém mais nem menos do que o cardeal Gilmuar Richelieu:

“Nós tiramos o poder do Planalto e o transferimos para os governadores e prefeitos”. Pronto, matou a cobra e quebrou o pau: livrou de uma vez por todas do fracasso de combate a essa pandemia, a cara de Bolsonaro, por acaso, presidente da República.

05.

POR DETRÁS DA MORTE DA PANDEMIA

Bolsonaro mandou suspender o protocolo de compra dos tais 46 milhões de doses de Coronavac, vacina chinesa que o Butantan vem butentando arte-finalizar. Isso deixou os luminares daquele ninho de cobras como umas verdadeiras feras.

Quem quiser dar que diga que deu para entender: o Butantan quer vender a todo alto custo a sua viperina tecnologia científica.

E nisso conta com o profundo saber científico e com o afeto incondicional de João Dória, que só pensa naquilo: posar de descobridor da cura da pandemia e arauto uno e indivisível da crônica da morte anunciada da Covid-19.

Um pouquinho mais além disso, restam ainda aqueles que, por detrás de tudo, pensam na tradicional comissão de agenciamento; aquela gorjeta do trabalho dos furtivos e quase invisíveis ‘operadores de negócios’ de ocasião que atendem também pelo codinome de lobistas.

06 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

A GENTE SOMOS...

Senado deu amém e graças à indicação prematura de Jorge Oliveira, afilhado de Jair Bolsonaro, para o TCU. A vaga só será aberta daqui a dois meses. Bolso tá com medo de que: de golpe, Covid, impeachment?!? Senado tá com fome de que?!? Já sei: “a gente somos inútil”.

02.

DELAÇÃO SENATORIAL

Se não cassar por unanimidade o Chicueca Rodrigues, o Senado estará fazendo uma delação premiada integral: seus 80 membros restantes escondem seus in/dignos orifícios búndicos em ceroulas tão conspurcadas quanto as cuecas do coleguinha colocado em posição gestosa diante da Polícia Federal.

03.

JORNALOJISMO

Manchete do Consórcio dos Coveiros da Notícia: “Número de passageiros de avião cai 76% no segundo trimestre”. Ainda bem que foi o número que caiu e não os passageiros.

04.

DESOBEDIENTE CIVIL

Vacina que se preze passa obrigatoriamente por quatro fases de testes para comprovação de segurança e eficácia. A pandilha de sevandijas que domina o mercado das drogas de intento curativo está ameaçando fazer-nos de cobaias obrigatórios, antes mesmo de entrarem na segunda fase comprobatória de segurança e eficiência. Não dou meu braço à picadura de jeito nenhum. Sou um desobediente civil por natureza.

05.

POLITICALHA BRASILEIRA

Colarinhos brancos; cuecas sujas.

06.

BUSCA E APREENSÃO DA LAVA-JATO:

Modelo de virtude: Fernandinho Beira-Collor.

20 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira / Que as feias não me levem a mal, / Porque hoje é quarta-feira / Mas a máscara é fundamental.

01.

REMEMBER

Hillary Clinton teve mais votos do que Donald Trump e não levou. Eleições americanas são outros quinhentos.

02.

FRACASSO DA MEDICINA

Depois da gripe pura e simples que inferniza a humanidade desde que Adão comeu a Eva e jogou fora a maçã, essa pandemia de Covid-19 é o maior fracasso da Medicina: os maiores pesquisadores do mundo não conseguem descobrir como acabar com um vírus mixuruca que não resiste ao calor nem à esfregação com água e sabão.

03.

ALTOS E BAIXOS

“Estudo” reafirma risco baixo de se pegar Covid em avião. Baixo, enquanto na pista de decolagem. Quero saber se é baixo quando está lá em cima.

03.

REPUTAÇÃO ILIBADA

Vide curriculum vitae dos ministros do STF.

04.

A MÁSCARA É FUNDAMENTAL

As feias que me perdoem...

05.

PANDEMÔNIO

Sem qualquer sinal de segurança e eficácias absolutas e comprovadas cientificamente, o governo vai na conversa dos vendedores de pandemias e compra 46 milhões de doses de vacina do Butantã.

Como se não bastasse a inocuidade, isso atenderá, em duas aplicações insuficientes por cabeça, apenas a 23 milhões de pessoas de uma população de 217 milhões de sobreviventes. Os espertalhões de sempre estão com pressa, abusando da ignorância médico-científica mundial.

06.

NÃO SE ILUDA

Há vacinas piores do que as doenças.

07.

ORA, DIREIS, VACINAS...

A vacina contra a caxumba levou cinco anos para entrar em uso e abuso no mercado; a do sarampo, levou oito; a do Ebola precisou de cinco mais cinco para adiantar pouco mais que nada...  Já a vacina da gripe Suína, quando surgiu, em muitos casos provocou efeitos piores do que a moléstia. A gripe Suína durou pouco mais de dois anos e acabou desaparecendo assim como tinha aparecido. Felizmente, não precisou de vacina para tomar chá de sumiço.

08.

FIQUE DE OLHO

Previsões anti-Consórcio dos Coveiros da Notícia dão conta de que a tal 2ª Onda de Covid-19 e Corrupid-13, chegará ao Brasil só em maio; se chegar. Então, nada justifica tomar vacina em janeiro ou fevereiro... Fique de olho e fuja dessa picadura.

09.

O BIGODE

Ah, eu vi o Chicueca Rodrigues na TV... E, tenho certeza de que já vi também aquele bigode na cara do Zé Sarney. Aquele bigode do senador Chicueca é emprestado, ou copiado... E trouxe com ele os mesmos defeitos do original.

10.

200 ANOS DE TRABALHO

A Justiça bloqueou ontem R$ 29,4 milhões de João Doria, por uso indevido de dinheiro público quando era prefeito de São Paulo. Pense comigo e diga o que você fica pensando desse cara: um trabalhador brasileiro empregado com salário mínimo, 13º e tudo mais, teria que trabalhar 200 anos, oito horas por dias, para ganhar essa mixaria.

11.

CUIDADO!

Todo cuidado é pouco para quem apoia a Lava-Jato sob nova direção de Lindôra, mandalete de Aras, o augusto chefe do Ministério Público, por honra e glória do Pai dos Filhos do Capitão.

12.

O AMOR É...

E foi então que o amor paternal superou o amor varonil pela pátria, amada, Brasil.

13.

O ITEM 13...

É dele. O 13 é todo dele, do Urucubaca da Silva. Lulavagem está devendo ao Brasil e aos brasileiros de boa índole, mais de 30 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro. Deve sua liberdade indevida à Tribo da Taba das Togas. Seus libertadores também continuam livres, leves, soltos como se merecessem a mesma liberdade das pessoas de bem.

14.

BOLSONARO COM XANDÃO

E Xandão é novo relator do inquérito sobre Bolsonaro. Ah quem sabe ele junta esse também com o Inquérito das Fake News... A tribo da Segundona está se remoendo de inveja. Luiz Fux tá fuxicando a cabeça da pandilha suprema.

15.

CARA & FOCINHO

A OMS disse ontem e não mandou dizer que não pode obrigar vacinação. Pronto, com essa João Doria fica com a mesma cara de tacho que o Big-McAuréolo ficou ao ser goleado por seus pares pelo acachapante placar de 9x1 por ter tirado o cumpanhêro André do Rap da cadeia. Ficou a cara de um e o focinho do outro.

16.

REPUTAÇÃO & SABER

É hoje a sabadabadá de Kássio Marques no Senado. Logo você vai ficar sabendo o que é reputação ilibada para essa pandilha é como é notável um saber jurídico de véspera.

17.

CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA:

“O Brasil se aproxima dos 160 mil mortos por Covid”. Ora, se não fosse a pandemia oportunista dos jornalojistas funestos e dos mega-laboratórios, pelo menos 100 mil desses óbitos Covidiados teria ocorrido inevitavelmente pela causa mortis natural pelas doenças que padeciam até chegar a onda chinesa.

18.

MATA-BORRÃO

Chicueca Rodrigues estendeu para 121 dias o seu prazo de licença do cargo de senador. O tempo é quanto basta para o filho fazer o papel de mata-borrão e apagar as manchas deixadas na grana que abundava na cueca do pai.

19.

ENTREMENTES, NA TV...

Eu vi na TV. Foi hilário, tristemente cômico, assistir ontem ao senador Chico Rodrigues pregando moral de cueca.

20.

A VACINA É FUNDAMENTAL

Os espertos e apressados que me perdoem, mas que essa picadura fique só para eles.

20 de out. de 2020

04 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

QUEM TEM... TEM MEDO

Então, enfim, Chicueca Rodrigues pediu afastamento do cargo de senador da República por 90 dias. No seu lugar entra o filho Pedro Arthur, seu filho, criado a sua imagem e semelhança. De qualquer maneira, esse pedido mostra que quem tem cueca tem medo.

02.

CULPA DO FUX

A Operação ‘Caça ao André do Rap’ com deslocamentos e diligências custará aos (nossos) cofres públicos da Polícia Federal nada menos do que R$ 5 milhões. É bem como reclama amuado e desconfortável, o venerando e pernóstico Big-McAuréolo:

- Tempos estranhos...  Se não fosse a fuxicada do Luiz Fux, não haveria esse prejuízo.

03.

RONALDO E GARRINCHA

Ronaldo Fenômeno e Garrincha estão indicados para o título de ‘Melhor Atacante’ da história do futebol. Dupla sacanagem, da revista “France Football” com o Garrincha: uma, ser comparado com Ronaldão; outra, Garrincha fez meia dúzia de gols na sua fantástica trajetória. Não era atacante, era um superstar, um artista fenomenal, a Alegria do Povo.

04.

CORINTIANA

Damares Alves, sempiterna esfuziante defensora das fracas e oprimidas: “Cadeia imediatamente para Robinho; estuprador não pode ser aplaudido”. A sempre atenta e ferrenha oposição já tratou de dizer que Damares Alves é corintiana roxa.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira / Maravilhoso mascarado, quer vacina obrigatória / Porque hoje é quarta-feira / E assim cai a máscara da face do tirano João Dória.

01.

A ORDEM

O senador Chicueca Rodrigues sentiu que começou a se dar mal, quando o delegado ordenou peremptório: - Rebusquem tudo...de cabo a rabo!

02.

XÔ SATANÁS!

Temeroso, o delegado ordenou ao inspetor que descavocasse a grana no senador Chicueca: - Invade retro!

03.

FORÇA DE EXPRESSÃO

O senador Chicueca Rodrigues, apenas trocou em miúdos a expressão “sentado em cima do dinheiro”.

04.

FIDELIDADE TOTAL

A sorte do Lulavagem, Pai da Urucubaca, é que seu vice-líder de governo não foi o senador Chicueca Rodrigues, de quem teria que ser fiel cumpanhêro até às últimas, digamos, consequências.

05.

MARAVILHOSO MASCARADO

E aí então, veio ontem a público João Dória com toda aquela sua pompa e circunstância de maravilhoso mascarado, anunciar que a Coronovac causou reação leve em 35% dos voluntários.

Bolas, mesmo de máscara, a gente sabe de quem se trata: vai ver que ele não quis dizer que os outros 65 % de cobaias tiveram reação grave. Mesmo assim ele quer porque quer que a vacina seja obrigatória.

06.

JOGO DE CINTURA

Desde ontem, o presidente da Comissão de Étitica do Senado sugere ‘licença funcional’ para Chicueca Rodrigues – O Reto Sem Fundo. Desse colendo e nobre órgão o que de melhor do que isso se poderia esperar?!?

O que me intriga é que as cuecas do senhor presidente da Comissão não tenham escorregado pernas abaixo com tamanho jogo de cintura.

07.

ENTREMENTES...

Em Brasília, assim que voltaram as aulas presenciais às redes escolares, dez professores foram detectados com Covid-19. Devem ter esquecido de lavar as mãos com água e sabão...

08.

O RIO SOB CONTROLE

Jornalojistas do Consórcio de Coveiros da Notícia, descobriram e anunciam desde ontem que as milícias controlam 57% da área do Rio de Janeiro comandando o tráfico, deitando e rolando. Pior que isso é eles não dizerem que os outros 43% são controlados pelos políticos e pelos jornalojões e tevelojas consorciados.

09.

TEMOR JUSTIFICADO

Os senadores pares do presidente da Comissão de Ética, acham que ele defende a licença funcional do senador Chicueca Rodrigues, porque tem medo que ele tire os papéis de sua defesa escrita do mesmo lugar em que gosta de agasalhar dinheiro.

10.

BOM PRA TOSSE

Bolsonaro, só para mostrar quem é que manda nessa joça, reafirmou ontem, para o João Dória ver o que é bom pra tosse, que a vacina não será obrigatória, nem que a CoronaVac tussa!

11.

COMIGO, NÃO!

Vacina obrigatória?!? De onde foi que eles tiraram isso: da China, da Rússia, de que outra ditadura vem essa picadura?!? Comigo, não, violão!

12.

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Há três cânceres letais se espalhando com fortíssimos sinais metastáticos pelo Brasil. Dois deles precisam ser extirpados imediatamente: o que acabou com a prisão em segunda instância e o foro privilegiado que hoje contagia mais de 55 mil intransigentes pacientes. O outro, conhecido como STF precisa de cirurgia de urgência, numa derradeira tentativa de cura.

13.

O ITEM 13

É dele, sempre dele: 13 é urucubaca. É Ele. Então, inda que mal pergunte: a quem interessar pode o Lulavagem da Silva fora da cadeia?!?

14.

VOCÊ SABIA...

Que há mais de 55 mil pessoas portadoras de foro privilegiado nesse país debochado em que “todos são iguais perante a lei”?!?

15.

BOLIVARIEDADES

E então, pós-indelével escrutínio, os bolivianos amanheceram com Arce sendo Evo de novo numa Bolívia sendo hoje uma Venezuela amanhã.

16.

CONFESSO

Apesar de todos os riscos de dar certo, eu gostaria de ver amanhã mesmo o Lulavagem da Silva e o André do Rap, batendo um papo assim gostoso, entre grades, sobre o futuro do Brasil.

17.

O VOTO NOS INFILTRADOS

O PCC não é só truculência como você pensa: é inteligência a serviço do crime organizado. Há muito tempo vem elegendo – como fez a Máfia, na velha Itália – vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, ministros e até uns que outros presidentes.

Tudo em nome da infiltração do crime organizado que hoje usa casaca e colarinho branco, num aparelho formidável que atende pelo codinome de Estado. E o brasileiro continua votando por dá cá aquela palha.

18.

A INCANSÁVEL FOLHA

Sem qualquer identificação da formidanda fonte de informação, a Folha de Sampa – um dos jornalojões ‘big bosses’ do Consórcio de Coveiros da Notícia, anunciaram ontem que “Bolsonaro não quer mais Mourão como Vice para 2022”.

Enquanto não pegarem um ‘desmentido’ de Mourão, ou uma vituperação a mais de Bolsonaro, essa saudosa maloca das outrora transbordantes verbas publicitárias não descansa. Isso não é notícia é, mais que especulação, espetaculação.

19

O INCANSÁVEL DITADOR

Mais xerife e aprendiz de tirano do que nunca antes na história desse Brasil, Xandão – qual Alice no País das Maravilhas – quer fundir o incrível Inquérito das Fake News com o Extraordinário Inquérito dos Atos Antidemocráticos.

Xandão quer mesmo é juntar duas obras de ridícula ficção e fazer um filme de terror. É nisso que dá, um ministro supremo, ser indicado por um mordomo de filme de vampiro.

20.

O ATALHO INFALÍVEL

Impunidade e corrupção, ou vice-versa ao contrário e sempre, todavia, contudo, são o caminho mais curto para a má-gestão dos governantes desse país. A má-gestão é o atalho seguro e infalível da corrupção desenfreada.