25 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
INDA QUE MAL PERGUNTE
Quem mandou soltar os criminosos que a Lava-Jato prendeu?!?

02.
POR QUE?!?
Por que você está no mesmo tipo de prisão que o Luladino da Silva desfruta com 30 anos de cadeia nas costas por corrupção e lavagem de dinheiro?!?

03.
TORNOZELEIRA À LA COMÍDIA-19

Um amigo daqueles do século passado acabou de me ligar, dizendo que está seriamente interessado em usar tornozeleira eletrônica até o fim da quarentena.

Ele me disse que, quando voltar às ruas, espera ser identificado pelo adereço como um corrupto, especialista em lavagem de dinheiro. Assim vai ganhar dos homens-da-lei desse país, o mesmo tratamento nababesco que hoje desfrutam delinquentes irrecuperáveis como Zé Dirceu, Palocci, Lulavagem da Silva e seus similares.

Ah, ele me disse também que vai treinar sua mulher – dele lá - com vídeos antigos e atuais, para que ela seja igual à Catadora de Vento e à Perereca Pálida. Mas, com a Janja, não! A mulher dele poderia pensar que está vivendo com o Luladino.

Quarentena dá cada ideia...

04.
ENTREMENTES, NA PAPUDA...
A Papuda, em Brasília, tem mais de 100 presos com Comídia19. Vai lá, Gilmuar. Vai lá e leva o Levianowski e o Toffolião contigo...

05.
LIBERDADE INCONDICIONAL
Eu sou um jornalista em plena liberdade incondicional. Meu foro especial é onde ficam as três falsas verdades da democracia: liberdade de credo, liberdade de pensamento e liberdade de expressão

06.
MESA DE BAR

- O que é que o Luladino tem que você não tem?
- O meu dinheiro.
- Ei, garçom... A saideira!

PONTOS A PONDERAR...


01.
DE MORO A MOURÃO

O site O Antagonista diz que a sua revista virtual ‘Crusoé’ disse que o Bolsonaro disse-que-disse a aliados que precisou ‘negociar’ com o Centrão para se livrar do impeachment. Epa! Impeachment, por que?!?

Bolsonaro, não roubou, não lavou dinheiro, não pedalou... Impeachment só se for por uma das bobagens que ele disse e continua dizendo boca afora.

Impeachment só se for porque defende seus filhos com unhas e dentes duela a quién duela; impeachment só se for por causa daquele passeio abestado na frente do Exército, no Dia do Exército...  Ah, pra mim, Bolsonaro tem que contar outra.

A mim não me convence a desculpa esfarrapada de que ele ‘teve que negociar’ com partidos da pandilha de sevandijas, ‘para isolar’ Rogringo Mala, a quem – como proprietariozinho da Câmara – cabe abrir ou fechar o processo de afastamento de um presidente, qualquer presidente, ainda que seja um presidente qualquer.

Dizem que Bolsonaro diz que não prometeu ministérios ao Centrão, pois os cargos de 2º escalão ‘negociados’ com a ingênua deputalhada já eram ocupados pelos indicados do nobre agrupamento. Eles teriam sido apenas ‘renegociados’, sem a maléfica influência de Mala e sem quê nem pra quê.

Ah, que guri medonho, esse Bolsonaro. Chama os caras, senta com os caras, conversa com os caras e não diz nada, nem dá nada, só pega tudo e deixa todos sem eira nem beira.

Então tá. E vamos em frente que atrás tá quente. O que se diz é uma coisa, o que se vê é outra: o contato corpo a corpo, sem máscaras, com lado fofo do Centrão já produziu efeito devastador imediato: Bolsonaro despachou o diretor-geral da PF e o ministro da Justiça que tinham os cordéis da Lava-Jato, maior e mais bem-sucedido aparelho de combate à corrupção e ao Crime Organizado.

Pronto, apropriou-se da Lava-Jato. Os singelos e inocentes membros do Centrão estão tendo frouxos de riso, ao justo tempo e medida em que nunca antes na história desse país um governo novo e impoluto teve tanto a cara, o jeito e o feitio dos governos que roubavam e deixavam roubar.

Tomara que seja só a cara, o jeito e o feitio. Acho que tem mais: tem aquela alma mais honesta da história desse país. Uma vez desnudado esse espírito, o Brasil pode estar diante de mais um fenômeno de transformação: está crescendo de Moro a Mourão.

02.
A MÁFIA AGRADECE
Enfim, o início do fim da Lava-Jato.

03.
INFECÇÃO MORTAL
Quando vi aquele ‘acordo’ com O Centrão, logo vi que Bolsonaro ficaria infectado. Primeiro sintoma: pegou a Lava-Jato na mão grande. Foi assim que mataram a operação Mãos Limpas na Itália.

04.
MESA DE BAR

- O que destrambelhou a corrupção no Brasil?
- A Operação Lava-Jato
- Quem foi o Pai da Lava-Jato?
- Sérgio Moro, com a Polícia Federal.
- Como salvar e juntar-se aos corruptos da Lava-Jato?
- Assumindo o comando da Lava-Jato.
- O que foi que o presidente fez?
- Ei, garçom... A saideira!

05.
VAI DAR SAMBA?!?
‘’Mourão, Mourão, vara madura que não cai. / Mourão, Mourão, Mourão. Sacode por baixo que ele vai.’’

PONTOS A PONDERAR...


CESSA TUDO QUE O ANTIGO MORO CANTA
QUE OUTRO VALOR MAIS ALTO SE ALEVANTA

Até agora não se soube e o presidente não disse qual foi a causa, qual foi a falha, qual foi o erro funcional cometido por Maurício Valeixo, para ser demitido por Jair Bolsonaro da direção-geral da Polícia Federal.

Essa falta de motivo é a razão que sobra para o desembarque de Sérgio Moro, o Pai da Lava-Jato, do Ministério da Justiça.

Nas entrelinhas percebe-se a denúncia grave da tentativa de interferência do dono da caneta presidencial no trabalho de investigações da instituição que é do Estado e não do governo.

INUSITADA GREVE

Essa invocação, esse confronto entre a Presidência da República e a Polícia Federal, não é de hoje, nem mania de poder do Bolsonaro. Essa disputa de beleza vem desde os fins de 2002, quando então a Polícia Federal entrou numa inusitada greve salarial.

Era uma coisa assim, meio insólita, eis que naquelas priscas eras, servidor público não tinha o costume e nem as bênçãos trabalhistas para ser grevista.

Tais movimentos reivindicatórios soavam então como uma espécie de excêntrica chantagem. Naquele meio tempo, Luladino da Silva foi eleito pela primeira vez proprietário mutante do Palácio do Planalto.

O novo presidente do Brasil e de honra do Partido dos Trabalhadores foi recebido então pelos policiais grevistas como o grande aliado que faria atender as reivindicações dos servidores da PF. O aumento salarial e as demais reivindicações nas condições de trabalho dos policias eram tidas como favas contadas.

Deram com os burros n’água. Luladino deu-lhes uma banana. E fez mais, botou o seu advogado de estimação, Márcio Thomaz Bastos, então seu ministro da Justiça, para acomodar as melancias na carroça da PF.

TANTO FOI QUE FICOU SENDO

A greve se estendeu por quase todo o ano de 2003. Os desejos da instituição não foram atendidos. E, a pouco e pouco, os policiais voltaram ao trabalho, com a cola entre as pernas. Pero no mucho.

Começaram a pipocar investigações que atingiam o fígado dos organismos que dão vida à Esplanada dos Ministérios. Uma série de escândalos vinham à tona, envolvendo a iniciante administração lulática.

Era uma operação atrás da outra, estampadas todas elas nos jornalões de sempre e nos demais veículos de deformação social. E, em todas elas, invariavelmente, Thomaz Bastos chegava logo depois, como se cada uma daquelas ações policias tivesse sido realizada sob os auspícios do governo Lulático.

E tanto foi que tanto ficou sendo mesmo. Sabe-se lá porque cargas d’água ou por quais mistérios de mãos molhadas, as melancias se acomodaram. E os governos de lá para cá, até os dias tamponados por Michel Temer, conviveram aparentemente felizes e acomodados para sempre.

ERA UMA VEZ

Para sempre até que, eis senão quando, de repente e não mais que de repente, surgiu em cena a Operação Lava-Jato, danada versão brasileira da operação Mani Pulite que transformou num pandemônio o governo italiano que, de mãos dadas com os picaretas do Congresso e da banda podre do Judiciário, roubava e deixava roubar.

E foi então que, nos estertores dos anos 90, se ouviu lá na Itália que as sereias do governo invisível cantavam o verso antigo do velho astro italiano Fabrizio de André:

“Uma vez um juiz julgou quem havia escrito a lei. Primeiro mudaram o juiz. Logo em seguida a lei’’.

E a operação Mani Pulite cessou, posto que outro poder mais alto se alevantou.

SCRIPTUM POST – Qualquer semelhança com atos e fatos que, pelas mãos do governo eleito pelo povo italiano, levaram ao triste fim da Operação Mão Limpas não é, não está sendo e nem será mera coincidência. A Operação Lava-Jato está começando a morrer agora.

24 de abr. de 2020


A CONTRAFALA DE BOLSONARO À SAÍDA DE SÉRGIO MORO...

Se foi verdadeira, sincera e pura, ou não – eu não fiquei sabendo e nem sei ainda até agora se foi sincera e pura; sei, isto sim, que foi a menos ruim e quase que mais descontraída fala de Bolsonaro desde que subiu a rampa do Palácio do Planalto.

Mas por favor, não pensem nem de longe que eu gostei ou deixei de gostar. Fiquei mais foi perplexo – embora fosse mais que justo e lógico esperar o contra-ataque – que, tudo tenha sido dito tão clara e fluentemente, sem que além de assemelhar-se a um bate-boca de porta de barracão luxuoso, não tenha o solene momento para resolver a vaga na direção-geral da PF e para preencher o vazio da cadeira de ministro  da Justiça.

Inda que mal pergunte: a direção-geral da Polícia Federal e o cargo de ministro da Pasta da Justiça, não requerem urgência urgentíssima em um governo que emergiu no mar de lama que lhe foi deixado como  herança maldita?!?

MENOS, BOLSONARO, MENOS...
Bolsonaro falou de si mesmo e suas circunstâncias familiares quase que o tempo todo. Sei lá, eu acho que no lugar dele eu faria mesma coisa, mas um pouco menos pessoal e um pouco mais presidencial.

BIOGRAFIA

Bolsonaro foi dramático ao mandar um recado a Moro: “Você defende a sua biografia. Eu defendo a biografia do Brasil”. Pô, mano Bolsonaro... Se um homem não defende a sua própria biografia não pode nem mesmo ser cogitado por um presidente para ocupar o comando de qualquer ministério. Principalmente, o Ministério da Justiça e da Segurança num país de ladravazes.

ENTREMENTES...

O MBL em ‘mexe-mexe’ com as emissoras de TV combinou que haveria um panelaço durante o discurso de Bolsonaro. O circo foi armado e, como sempre, foi parar nas telas ávidas de barulho.

Resultado: um triste espetáculo de alguns, digamos, milhares de batucadores contra uma platéia de 200 milhões de brasileirinhos que ficaram em silêncio no doce aconchego dos seus lares ou barracos embaixo das pontes.

Enquanto Bolsonaro delatava que ninguém na PF o informava sobre a facada de Adélio Batista, me deu na telha perguntar, só por perguntar: quem é mais maluco, Adélio que deu a facada, ou Bolsonaro que se defendia da ‘’punhalada’’ Moro?!?

DA FILOSOFIA À COBRANÇA

Bolsonaro filosofou o que seu talento lhe deu para filosofar: ‘’uma coisa é conhecer alguém e outra bem diferente é conviver”. E aí, discorreu a mágoa de não ser ouvido por Moro.
Como troco à altura, delatou que ao saber que Valeixo seria defenestrado e alguém seria nomeado em seu lugar, Moro teria cobrado que esse processo de substituição se desse ‘’em novembro, depois de sua indicação para o STF”.

DEMITIU POR QUE?!?

Enquanto Bolsonaro falava e falava e não dizia a verdadeira razão, a causa, o erro pela qual demitiu Maurício Valeixo, eu fiquei meio cabreiro apenas com uma coisinha de nada: a tal ‘pensão compensatória’ que Moro exigiu como ‘única’ compensação por deixar de lado 22 anos de magistratura e contribuição previdenciária”.

E então foi assim que, de repente e não mais que de repente, Bolsonaro encerrou sua fala de avaliação superficial do seu governo que já demitiu ou perdeu só por perder oito ministros de Estado.

NÃO DISSE UMA COISA NEM OUTRAS

Bem, depois de tudo Bolsonaro não disse por que demitiu o diretor-geral da PF, nem disse quem vai preencher a sua vaga e muito menos disse quem vai ser o novo Ministério da Justiça... E assim é que a crise virou um resfriadinho de nada. Para o governo Bolsonaro, amanhã é vida que segue...

GRAND FINALE
Alvíssaras! Alvíssaras! Acredite, se quiser: o PT agora é fã de Sérgio Moro!

PONTOS A PONDERAR...


01.
A TROCA
Bolsonaro trocou Moro por Ali Babá.

02.
NOBREZA
Moro reparte o tempo todo, a grandeza do seu êxito com os seus pares e ímpares. Assim, sua nobreza ganha meritória unanimidade.

03.
LIBELO ACUSATÓRIO
Calmo e sereno, Sérgio Moro deixou hoje nas telas de TV o maior libelo acusatório a um governante e seu jeito de não saber governar.

04.
CARTA BRANCA
A ‘carta branca’ de Bolsonaro a Sérgio Moro era o arremedo daquela carta de Getúlio que ‘saiu da vida para entrar na História’. Bolsonaro assinou a morte da idoneidade do seu governo.

05.
O ADVOGADO
Bolsonaro queria que Sérgio Moro fosse o advogado dos diabos dos seus filhos. Não levou.

07.
MÃOS LIMPAS
Moro deixou 22 anos de magistratura impecável e de contribuição previdenciária para combater a corrupção e o crime organizado. Sai com uma mão na frente e outra atrás. Mãos limpas.

08.
COVEIRO
Bolsonaro o coveiro de Moro, desenterrou os corruptos luladinos que estavam mortos e sepultados.

09.
FOI-SE O ANEL
Com Sérgio Moro se vão a perspectiva e a esperança de transformar a Operação Lava-Jato em Movimento Nacional de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção que faria de cada um dos 5.570 municípios uma sede efetiva e atuante da Lava-Jato. Foi-se o anel das mãos limpas e ficaram as mãos de nove dedos.

10.
MÁFIA BRASILEIRA
A Operação Lava-Jato recebe, enfim, a tão esperada perspectiva de acabar como a Operação Mãos Limpas acabou na Itália, diante da Máfia instalada no corpo e no espírito do Estado italiano.

11.
SEM CAUSA
E assim é que, em nome de seus filhos rebeldes, Bolsonaro fez de Maurício Valeixo um demitido sem causa.

12.
ENFIM, PRESIDENTE
Bolsonaro, enfim, mostra que pode ser presidente de fato quando lhe dá na telha: demitiu o diretor-geral da Polícia Federal porque não precisava para isso ter alguma causa, ou uma falha, um erro funcional sequer.

13.
A PERGUNTA PARADA NO AR
Calmo, sereno, duro sem perder a sua contida ternura, Sérgio Moro, foi preciso e didático: “A troca não é questão de nome. Há outros igualmente competentes. Não se trata de alguém que sai, nem de alguém que entra. A questão é: por que alguém sai?!? Por que alguém entra?!?”.

14.
O QUE ELE QUER SABER
Sérgio Moro, abordando a questão de Bolsonaro querer um diretor-geral da PF que lhe desse as informações que ele solicitasse, foi mais didático ainda: “Imagine, o Lula presidente, telefonando para a Polícia Federal, querendo informações sobre as investigações da Lava-Jato que o levaram à cadeia”?!? Pois é isso, nada mais do que isso, o que Bolsonaro quer saber a respeito das investigações que circundam sua pródiga prole.

15.
REAÇÃO EM CADEIA
Com a troca de Valeixo, vem aí uma reação em cadeia no arcabouço administrativo da PF: serão trocados superintendentes e outros tantos diretores que estejam chegando muito perto das histórias em quadrinhos de Os Filhos do Capitão. Acho que essa reação tipo efeito dominó na PF, até que merece, sim, ser chamada de reação em ‘cadeia’. Nem mereceria outra coisa.

16.
VILANIA
Maurício Valeixo, além de competente revelou-se um homem sério e nobre. Diante das pressões que sofria de Bolsonaro para ‘informar’ sobre as investigações que envolviam a pródiga prole, ofereceu sua cabeça para salvar a pele do seu ministro da Justiça. Perguntou um dia, faz tempo já, se Moro não achava melhor que ele, Valeixo, pedisse demissão. A banda celestial do Palácio saiu tocando um dobrado, espalhando melodiosamente que Valeixo estava demissionário, pedira para ser demitido. Vilania pura, diante de tal gesto de nobreza e lealdade.

16.
O FUTURO DE MORO, SEGUNDO MORO
E então, Sérgio Moro fala do seu futuro com muita serenidade: “Meu futuro agora é... escrever a carta de demissão. Meu futuro, logo depois é descansar. Trabalhei bastante nos 22 anos de magistratura, na Lava-Jato e aqui no Ministério da Justiça. Vou descansar e depois... pensar”.

17.
ENFIM, SÓ
Bolsonaro, enfim, está só. Só e mal acompanhado.

PONTOS A PONDERAR...


01.
BICANETAÇO
Bolsonaro meteu a sua caneta Bic na carreira de Maurício Valeixo pela proximidade da Polícia Federal aos Filhos do Capitão. Foi para evitar aglomeração.

02.
MORO FORTALECIDO
Sérgio Moro enfraquecido hoje, fortalecido para o porvir risonho. Mal posso esperar por 2022 para mais uma lição: Moro não se rebaixará a ponto de ser candidato à Presidência.

03.
ENTREMENTES...
E o escândalo do Coaf, parou por que?!? Por que parou?!?

04.
CAIU A MÁSCARA
Vejam só o mal que fez aquele acordo do Bolsonaro com a máfia do Centrão e o abraço fraternal no Baleia Rossi... Mas ainda assim não chega aos pés das histórias em quadrinhos de Os Filhos do Capitão.

05.
SE ARREPENDIMENTO MATASSE...
Sérgio Moro foi no canto da sereia: pensou que no Ministério da Justiça poderia fazer da Operação Lava-Jato um movimento nacional de combate à corrupção. Lá se foram 22 anos de notável Magistratura jogados fora. Se arrependimento matasse... O seu desaparecimento súbito nem precisaria de investigação.

06.
PORCINA
Outra figura que anda por aí patética e jogada às traças é a Regina Duarte, aquela que foi sem nunca ter sido.

07.
HERÓI NACIONAL
Sérgio Moro é o grande herói nacional por ser o Inimigo Público N° 1 do Crime Organizado e pela façanha de prender Lulavagem da Silva, o meliante de maior periculosidade da história brasileira contemporânea.

08.
O BALUARTE
Ao canetear Maurício Valeixo, homem de absoluta confiança de Sérgio Moro, quem foi Bicado na realidade foi o próprio Sérgio Moro que caiu no conto de Bolsonaro, a Carochinha da história desse Brasil em tempos de cólera. Quem possui a prole que o presidente aguenta, não tem como manter ao seu lado um baluarte como Sérgio Moro no combate à bandidagem e desvios de personalidade.

09.
ENFIM, SÓ
Enfim, só e mal acompanhado.

10.
QUE PENA!
Sérgio Moro e Regina Duarte... Ah que pena que isso me dá!

23 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


FACT NEWS:
VALEIXO PEDIU DEMISSÃO POR ‘EXAUSTÃO’

Notícia é tudo de bom, mas às vezes dá um trabalho... Notícia, às vezes é tudo de ruim... e também dá um trabalho. E tem ainda aquilo das notícias boas e das notícias... As duas juntas dão um trabalho... Dobrado, minha gente boa.

Então depois que a demissão do diretor-geral da PF teria transformado Sérgio Moro num vale de lágrimas, eis que os porta-vozes de Bolsonaro elucidam o caso revelando que Valeixo “pediu demissão” por que está “num momento de exaustão devido ao ano tenso de 2019”.

E o melhor de tudo: Sérgio Moro vai indicar o seu substituto. Pronto, eis o outro lado da Fake News com feições de Fact News. Notícia de fato e, claro, de direito, posto que emitida pela chamada “fonte oficial” – o gabinete do ministro Sérgio Moro.

Então agora a gente acredita. Tem que acreditar, pô. Vem do Moro, a gente bota fé. De quebra fica-se sabendo então que Maurício Valeixo não fez nada de mal nem de errado; só ficou exausto. Para mim, Valeixo está saindo por que é bom demais no combate à corrupção. Pena, uma lástima, esse seu ‘’momento de exaustão’’.

De requebro, vêm os murmúrios que deixam no ar o nome de Fabiano Bordignon, hoje diretor-geral do Depen – Departamento Penitenciário Nacional, como o preferido de Moro para ocupar a exaustiva cadeira de Valeixo.

Como comprovação de que isso tudo agora é Fact News, vem a informação que Sérgio Moro teria recebido em seu gabinete a visita de Karina Kufa, advogada de Bolsonaro e do general Augusto Heleno, apara-raios do governo, a quem o ministro da Justiça teria dito que ‘’não chegou a pedir demissão’’.

Muito bem, então pelo dito e pelo não-dito, eu confesso que ainda gostaria de saber por que, até aqui, estão estacionados em pleno porto seguro do governo Bolsonaro, os trabalhos hercúleos de Moro: a) Coaf; b) Pacote Anticrime; c) Movimento Nacional Lava-Jato?!? E tem também aquela indicação do Augusto Aras para a PGR... Ah, deixa pra lá. Amanhã é outro dia e estas notícias serão as mesmas. Ou não.

RODAPÉ – Só para não deixar passar em brancas nuvens: o caso do Coaf é aquele nebuloso em que os operadores da Receita Federal foram acusados de ter descoberto que havia maracutaia nas declarações de rendimentos de dois ilustres supremos intocáveis e de suas respectivas caras-metades.

PONTOS A PONDERAR...


DEMISSÃO NA POLÍCIA FEDERAL:
SÉRGIO MORO É UM VALE CHEIO DE LÁGRIMAS

Maurício Valeixo, diretor-geral da Polícia Federal desfechou a Operação Corona-Jato e Bolsonaro vai dar-lhe com uma BIC nas canelas. A grande coisa é tirá-lo do cargo que lhe foi garantido por Sérgio Moro, ainda ministro da Justiça.

Nem pergunte por que Bolsonaro está de Bic em riste. Pergunte, isto sim, o que há de sobrar do governo Bolsonaro na guerra contra a corrupção, com a saída de Sérgio Moro dessa cena lamentável.

Há quem diga que Moro sairia só por isso. Quem diz está pondo panos quentes. Sair só por isso é pouco: Moro pegaria o boné porque está cansado de ser sabotado. E sabotado logo por quem se elegeu cumprimentando com o seu chapéu: logo por quem se elegeu graças ao sucesso da Operação Lava-Jato.

Moro sairia porque é um vale cheio de lágrimas: vem sendo abatido dia após dia, impiedosa e sistematicamente, dentro de sua casa adotiva, o governo Bolsonaro.

Ele foi boicotado o tempo todo, em todo o seu trabalho: foi sabotado na PGR, no Coaf, no Pacote Anticrime, no seu projeto de transformar a Operação Lava-Jato em um Movimento Nacional de combate à corrupção e ao crime organizado, transformando cada uma das 5.570 cidades brasileira numa sede da Lava-Jato.

Dizem por ora que ele até teria condicionado sua permanência no governo mediante a promessa de que indicação do novo diretor-geral da PF seja feita por ele.

Vou dizer uma coisinha: já que as coisas estão andando desse jeito, Sérgio Moro deveria indicar para a direção-geral da PF o... Maurício Valeixo.

Sei lá, tudo acontece muito depressa nesse governo depois dos acordos fechados com o Centrão e o Baleia Rossi do MDB.... Sei lá, mas estou propenso a acreditar que Sérgio Moro terá amplos poderes para realizar seu programa de moralizar e passar o Brasil a limpo, em 2022 – quando não tem para quem perder.

PONTOS A PONDERAR...


01.
O GUERRILHEIRO DE FESTIM
A esgotosfera se esbalda: espalha que Zé Dirceu, (o Guerrilheiro de Festim, office-boy do Mensalão) – ‘cogita’ aliança entre a esquerda e a direita liberal – seja lá o que essas duas coisas signifiquem por aqui – para derrubar Bolsonaro. Sinal dos tempos. Antes Zé Dirceu fingia que agitava; hoje finge que ‘cogita’. Ah se eu fosse o Bolsonaro caía... em cima dele. 

02.
DIPLOMATA DE BOLSO
Para a mídia mendicante, namorada da esgotosfera, o ministro do Exterior de Bolsonaro é meia-boca. Bom de boca era o Celso Amorim, diplomata de bolso do colete do Lulavagem da Silva. As ditaduras africanas que o digam.

03.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Que Câmara é essa que escolhe como seu presidente um pusilânime com Rogringo Mala?!?

04.
HERANÇA MALDITA

Luladino da Silva, o pobre mais rico do planeta, saiu do Palácio do Planalto para uma cela na carceragem da Polícia Federal, Curitiba; dali, livre da Silva por determinação do Supremo, com se fosse um ídolo sem pés de barro, foi buscar na benção papal o abençoado Comídia-19.

De lá, sorrateiramente trouxe da Itália para o Brasil, ao qual tinha deixado como uma pequena parte de uma incomensurável herança-maldita, nada mais do que meia dúzia de bancos opressores e quatro ou cinco empreiteiras ladravazes.

E, hoje, graças à sua suprema falange de anjos e guarda-costas, só não está mais solto do que nós, porque vive confinado numa proveitosa quarentena nupcial.


RODAPÉ – Esses bancos e essas empreiteiras e esse incorrigível corrupto e irrecuperável lavador de dinheiro, são os que continuam mexendo com os cordéis que nos transformam em suas marionetes.

PONTOS A PONDERAR...


01.
DE CONVERSA EM CONVERSA...

Para desespero dos seguidores de Rogringo Mala, as conversas de Bolsonaro com o Centrão já começaram a surtir efeito. Vazou que o lado mais razoável do Centrão vai limitar as jogadas e os lances mais atrevidos do gordinho terrível contra o governo na Câmara. O grupo é composto por 351 deputados e já foi batizado de “Blocão”.

A pandilha aderente tem voto para aprovar e rejeitar qualquer projeto, até emendas constitucionais. Seu apoio mais do que garantir a tranquilidade que Bolsonaro precisa, vai desestabilizar os fundilhos de Rogringo Mala na cadeira de primeiro-ministro que ele inventou para si mesmo.

Mas, para o bem de todos e sabe-se lá o quê para a nação, Bolsonaro entoou o cântico de São Francisco: pediu em oblação ao PP para indicar o novo presidente do ambicionado FNDE, órgão do MEC. Bom, agora, é só aplicar sem dó nem piedade no novo papa da grana mais grossa da Educação, a estratégia do Follow The Money.

RODAPÉ – Não me venham com a choradeira de que Bolsonaro é frouxo e ‘mais do mesmo’. Nessa democracia de gaveta que nos leva a eleger, voto após voto, o ‘menos ruim’ dentre os candidatos que já foram escolhidos antes pelas cloacas partidárias, não há como esperar-se nada diferente. Esperar, espera-se... sentado. E assim vamos esperar até que o sistema eleitoral seja modificado e o voto não seja uma arma da tal democracia apontada pelos gaveteiros dos partidos contra o povo.

SCRIPTUM POST – Não acredito que Bolsonaro, mesmo cedendo às pressões do sistema, seja mais do mesmo que foram Fernandinho Beira-Collor, FHC, Luladino, Dilmandioca e Temer-Tampão. Sarney não entra nessa fila, porque nem sequer foi eleito: virou presidente porque Tancredo subiu a rampa num ataúde. E Itamar também fica de fora, porque foi tampão de Beira-Collor e, ingênua e singelamente, só pensava em fusca e cafezinho.

02.
SÓ PARA LEMBRAR

Com o módico orçamento de R$ 60 bilhões, o FNDE é o paraíso encantado da politicalha: financia escolas, creches, merenda escolar, livro didático e o diabo a quatro. Esse ‘diabo a quatro’ é que provoca aquele frio nas colunas mais inquebrantáveis dessa pátria amada, Brasil.

E, sim, sim, o presidente nacional do PP é ninguém mais nem menos do que o recomendabilíssimo senador Ciro Nogueira, do Piauí. Velho e notável aliado do governo Lula, do governo Dilma e do meio-governo de Michel Temer.


03.
NA PISTA DO USURPADOR
O general Pazzuelo, agora segundão pra toda mão no Ministério da Saúde, já vai começar a conferir as compras e contratos de Mandetta, na pasta que está voltando a ser da Saúde e do governo Bolsonaro. Todos os caminhos levam à realidade de que o ministério havia sido usurpado pelo sentinela avançado de Rogringo Mala na Esplanada.

04.
PACTO NACIONAL

Após encontro com Bolsonaro, o presidente do MDB também propôs um ‘pacto nacional’. Baleia Rossi, filho daquele Wagner Rossi que saiu às pressas do Ministério da Agricultura e Agronegócios Peculiares, num avião da JBS, disse para o presidente da República com ar solene e pacificador que “precisamos ficar juntos para salvar vidas e empregos”. Ah, então tá. Agora vai. Vai, ou racha.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – Para quem abomina a tal estratégia de coalizão pela governabilidade, esse Bolsonaro é de uma coragem bélica extraordinária. Tá fazendo cada acordo... Mas, guerra é guerra, meus camaradas!

05.
JUSTIÇA SUBMISSA
O bandido líder do PCC solto no Paraná, em última instância por Dias Toffoli que não deu ouvidos aos alertas de Sérgio Moro, é um condenado a 76 anos de prisão que vivia ameaçando o juiz e já tinha fugido da cadeia. O juiz e Toffoli sabiam muito bem o que estavam fazendo.

PONTOS A PONDERAR...


01.
PERGUNTE PRA QUEM SABE
Se você não sabe o que vai ser do Brasil depois do pandemônio da Coronamídia-19... Pergunte à China.

02.
CHINA
Eu sou do tempo em que China, a gente conquistava numa bailanta.

03.
O NOME DO VÍRUS

Agora há quem diga que aquele Mandetta, porta-voz do  DEM no Ministério da Globo que apresentava o campeão de audiência ‘Saúde News’, tinha certeza de que o pandemônio do Conamídia-19 veio da Grande Muralha. E foi então que passou a tomar todas as precauções no combate ao vírus letal originário da China, o devastador ‘pagode chinês’.

04.
PLACAR ECONÔMICO

O dólar fechou ontem a RS 5,40. Isso quer dizer que depois da quarentena, na remontagem da sua fabriqueta vale mais a pena para o empresário lá do ABC paulista contratar um trabalhador norte-americano do que reempregar 5 ou 6 metalúrgicos brasileiros.

22 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


BOLSONARO MONTA BANCADA ANTI-TRINCA PANDEMONÁCA

Bolsonaro está montando nos gabinetes de Palácio e da Casa do Povo, a sua bancada anti Rogringo Mala e Álcool-Gel. Não se tem, até agora, nenhuma notícia de toma lá, dá cá.

A mídia extrema usa a sua plena liberdade de patrão para queimar o filme do presidente da República. Usa e abusa, como já virou logotipo e feitio, do direito de passar a borracha nas entrelinhas.

Bolas, para governar numa democracia como a brasileira, qualquer presidente precisa do Congresso. O que não precisa é precisar tanto quanto precisaram FHC, Luladino, Dilmandioca e Temer-Tampão.

O que acontece é Bolsonaro acabou com a herança maldita do tal ‘Presidencialismo de Coalizão’ deixada por FHC para Lulambão que comeu e se lambuzou com a ‘estratégia de coalizão pela governabilidade’; ou pela ensacadora de vento, Dilmandioca Sapiens; ou como sugou parcimoniosamente o mordomo de filme de vampiro.

Bolsonaro acabou sim, com o tal Presidencialismo de Coalizão, mas não conseguiu até agora implantar em seu lugar o Presidencialismo puro que o Brasil merece, porque a trinca pandemoníaca – Alcoolúgubre-Gel, Rogringo Maia e Toffolião momesco – usurpou com olho grosso o seu poder presidencial e roubou na mão grande a sua agenda de governo.

A mídia mendicante que namora a esgotosfera, vai ter que engolir essa tentativa de montagem da bancada Bolsonaro que pode engolir a trinca pandemoníaca e facilitar a instalação do programa de governo que Bolsonaro possa ter e querer para o Brasil.

PONTOS A PONDERAR...


01.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
E se o pandemônio-chinês, muito mais que só para matar, foi usado para espalhar o comunismo pelo mundo de cabo a rabo?!? Os mandarins chineses devem estar achando pouco dominar apenas 1 bilhão e 300 milhões de Lig-Lig-Lés.

02.
DESINFETA!
Que fechar o Congresso que nada! Tem é que dedetizar já, já.

03.
EXORCIZA!
Que fechar o STF que nada! Tem é que exorcizar já. Os demônios tomaram conta.

04.
PANDEMÔNIO
Rogringo Mala usa Alcoolúgubre-Gel contra bolsonavirose.

05.
DEMOCRACIA E LIBERDADE

Nos respingos daquela constrangedora manifestação diante do QG no Dia do Exército, Bolsonaro retumbante: “No que depender de mim, teremos democracia e liberdade’’.

Ah, então dá um jeito de fazer o Alcoolúgubre-Gel, o Rogringo Mala e o Toffolião momesco te devolverem o governo que te roubaram...

PONTOS A PONDERAR...


01.
FALTOU FIRMEZA

Bob Jeff, na sua delação espontânea a quem interessar pudesse, mostrou segurança na maioria de suas bombásticas denúncias, mas titubeou quando descambou para cima do papel do Velhaco-Ostentação no contexto da República:

“O único papel de Lula é um papel higiênico”.

Aí, não senti firmeza. Aí, Bob Jeff errou. Tá na cara que o Cara não se dá a tamanho asseio. O uso do tal absorvente é sempre uma ação trabalhosa. E o grande líder das massas falidas, todo mundo sabe, nunca foi chegado de fato ao trabalho. Qualquer tipo de trabalho.

RODAPÉ – Corromper e ser corrompido, nunca foi trabalho. Era pura distração. Distração nada, diversão.

02.
QUARENTENA
Se os pequenos estão quebrando, imagine o tombo dos grandes.

03.
CAUSO DE PESCADOR
É uma pena que Bolsonaro seja tão tonto a ponto de tirar a oposição do sepulcro em que estava morta e sepultada?!? Ele e mais os Filhos do Capitão formam uma legião de municiadores dos delinquentes que saíram direto do governo mais corrupto da História do Brasil para a cadeia. Alguém precisa avisar a Bolsonaro que é verdade a ‘moral da história’ de todo e qualquer ‘causo’ de pescador: o peixe morre pela boca.

04.
NÃO VAI TER GOLPE
Bolsonaro não precisa mostrar a todo momento que é isso e aquilo, e coisa e tal; que é macho e bom de briga...  Basta manter a corrupção de escanteio na coisa pública como vem mantendo e já está de bom tamanho. O resto vem por acréscimo. Ah, sim... E não vai ter golpe, coisa nenhuma. É só não botar café no bule deles.

05.
MELHOR DEVOLVER LOGO
Quando é que Alcoolúgubre, Rogringo Mala e Toffolião vão devolver a agenda do governo que roubaram de Bolsonaro?!? Acho que seria bem melhor para eles entregarem o ouro antes que Sérgio Moro coloque em prática a sua estratégia Follow The Money...

06.
ACREDITE, SE QUISER

Vejam só os dados que o Ministério da Saúde divulgou ontem sobre o pandemônio do novo Coronamídia (Comídia-19) no país. Para eles e para que a gente saiba, o Brasil tem 43.079 casos confirmados da doença e 2.741 mortes registradas. A taxa de mortalidade bateu as botas em 6,4%. Levando em conta sabe-se lá o quê como ‘causa mortis’, só no dia de ontem, o ministério sob nova direção registrou 2.498 novos casos e 166 mortes.
E, por favor, não perca os detalhes:  dizem os mesmo fieis informantes que a Região Sudeste registrou 23.133 (53,7%) casos confirmados da doença. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 10.868 (25,2%); Norte, com 4.431 (10,3%); Sul, com 2.991 (6,9%), e Centro-Oeste, com 1.656 (3,8%). Pronto, você já é agora um brasileiro confinado, mas muito bem informado.

Entrementes... Lá, no já longínquo dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de coronavírus em todos os países. Pandemia é o termo que se usa quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Aqui no Brasil, pandemia virou pandemônio.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS DOS ARAUTOS - Ah, tá. E agora eu pergunto, por que a gente deve acreditar nessa sarabandalha toda?!? De onde foi que eles tiraram esses números e essas histórias pra boi dormir e a gente ficar preso em casa?!? O Ministério da Saúde é fonte recente e sem know how suficiente; as suas fontes pelos estados e cidades afora, são as mesmas de antes; a OMS é porta-voz servil da China comunista. Quem são eles para que os brasileiros de boa índole pensem que eles têm ‘palavra de honra’?!?

21 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


A CIÊNCIA DA QUARENTENA

Sem alardes... Pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos do pandemônio que fizeram com o novo coronavírus, o Covid-19, ou o induzido Comídia-19 aqui no Brasil .

Isso é o que revela levantamento feito na semana passada pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas.

A pesquisa mostrou que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado é que eles deram com os burros n’água: 29,5% destes empreendedores ainda está aguardando uma resposta das instituições financeiras e 59,2% simplesmente tiveram seus pedidos negados.
E salve, salve o brado retumbante do “Fique em Casa!”.
RODAPÉ – Não, não é que você deva sair por aí tossindo e espirrando a torto e direito pra cima de todo mundo. O que é mesmo, é que a ciência da quarentena deveria ser o bom senso. Bolsonaro esteve o tempo todo com a razão. Só não soube dizer o que sabia e o que queria. Está precisando de um curso de oratória. Acho até que ele sabe fazer, mas não sabe fazer saber.

PONTOS A PONDERAR...


01.
O SIGILO DO RUGIDO
Gilmuar Bocalhorda quer quebrar o sigilo dos responsáveis pelo protesto do Dia do Exército. Ele só não quer e não deixa é que quebrem o sigilo das pauladas que foram dadas no Leão da Receita.

02.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quem é o abominável homem da Caverna dos Coringas com capinha de Batman?!?

03.
Á BEIRA DE UM ATAQUE
Neste dia do 60º aniversário de Brasília, faz um ano e 112 dias que a pandilha luladina já não rouba como roubava e deixava roubar. Essa inesperada e prolongada quarentena provoca, pela falta de combustível sonante, alucinações à la delirium que deixam os arrombadores dos cofres públicos à beira de um ataque de nervos.

04.
NOVA LAVA-JATO NOS CURRAIS

Essa gandaia de prefeitos e governadores com o dinheiro público de combate ao coronamídia, urdida pelos gordinhos maléficos Alcoolúgubre e Rogringo Mala e abençoada pelos milicianos supremos, já mexeu com o instinto lavajativo do ministro da Justiça.

Sérgio Moro já começou a colocar em prática no encalço dos fraudadores contumazes da máquina pública a sua infalível estratégia Follow The Money. O que aconteceu com o Lularanjão e seus Lularanjões na Operação Lava-Jato vai acontecer com a politicalha que já desandou a gadunhar nos seus currais estaduais e municipais.

05.
BOLSONARO RESSUSCITA ZUMBIS

Não me conformo: o gênio espoleta de Bolsonaro é que está tirando do sepulcro essa dita oposição, mal dita por sinal, que já estava morta e sepultada. Com os desastres que provoca com alguns movimentos intempestivos e declarações dos dentes pra fora, Bolsonaro está conseguindo o milagre da ressurreição dos zumbis – que não têm programa de governo e nem de sobrevida, mas logo terão de novo seu eterno plano de poder. Torço por Bolsonaro. Mas ele me dá nos nervos.

PONTOS A PONDERAR...


QUARENTENAS DO GARANHÃO

Quarentena é para isso mesmo...  Sem mais o que fazer, passei um zap para o Garanhão de Pelotas. E claro, dentre outras coisas & loisas, tratamos do maior perigo de sempre para o futuro desse país sob o pandemônio do Coronamídia.


Os hoteis com piscinas mais incríveis do mundo - Juju na TripE lá do seu resort na sua ilha secreta no Caribe, ele encerrou o papo com uma de suas saídas mordazes e definitivas:

- É o seguinte meu caro ghostwriter, eu sempre achei que o Lulavírus da Silva só precisava mesmo era de dinheiro grosso para parecer honesto.

E mais não disse e nem nada mais eu quis ou precisava saber. Verdade é que o Garanhão de Pelotas sabe das coisas. Talvez seja por isso que leve a vida numa eterna quarentena nos seus resorts pelo mundo afora.

RODAPÉ – Antes de encerrar o papo, o Garanhão de Pelotas me disse que já decidiu que tão cedo não vai passar quarenta dias e quarenta noites no seu refúgio chinês, lá na província de Hubei, a cinco quilômetros de distância Wuhan.

PONTOS A PONDERAR...


01.
BRASÍLIA, 60 ANOS
Brasília completa hoje 60 anos sem festa nenhuma pelo receio ao Coronamídia. Nada demais. Há muito tempo que, por ser a estalagem nacional que abriga a pandilha criada nos currais eleitorais de todo o país, os brasilienses não têm nada para comemorar.

02.
O MESMO CONGRESSO
Alcoolúgubre e Rogringo Mala conseguiram tornar esse Congresso Nacional tão ávido e colosso quanto aquele Congresso do Mensalão, dos tempos de Zé Dirceu, o Guerrilheiro de Festim, senhor dos anéis da Casa Civil de Lulavagem da Silva, a alma mais honesta desse país.

03.
BOLSONARO E O POVO
Quando se deu conta de que Alcoolúgubre, Rogringo Mala e Toffolião haviam usurpado o seu governo, Bolsonaro foi às ruas nesse Dia do Exército, juntar-se ao que na ocasião mais se parecia com o povo, eis que o povo é o aliado que lhe dá força de governabilidade. Errou feio quando vestiu camisa vermelha. Parecia um mortadela dos exércitos do Stédile.

04.
CALAMIDADE PÚBLICA, UMA OVA!

De repente, quando pelo golpe de Alcoolúgubre e Rogringo Mala, com as bênçãos do mandarim do Supremo começou a jorrar dinheiro do Congresso para os estados e municípios, todos os governadores e prefeitos declararam ‘estado de calamidade pública’. Isso quer dizer ‘dispensa de licitação pública’.

Calamidade pública, uma ova! Esses rios-de-dinheiro não serão usados para comprar máscaras nem álcool-gel. A bufunfa que sobrar das malas dos urubus republicanos vai toda para a restauração dos currais eleitoreiros.

05.
DESCULPE, ESTAMOS EM REFORMAS

Não seria intervenção, coisa nenhuma. Bolsonaro devia usar como remédio a Constituição e prescrever, em nome da saúde da democracia, o fechamento temporário do Congresso e do STF para uma completa reforma moral e uma cuidadosa dedetização e desinfecção da Câmara e do Senado, enquanto estivesse sendo realizada uma sessão de exorcismo no STF, hoje um casarão nababesco infestado de demônios. Não se trataria de intervenção; seria apenas um período de restauração republicana e limpeza democrática.

06.
SÍNDROME DA SAUDADE
Observadores atentos e cientistas políticos de plantão, em meio ao pandemônio da Coronamídia, detectaram que os habitantes do Congresso Nacional padecem de um outro mal maior e até aqui, sem sinais de cura: eles estão contaminados pela Síndrome da Saudade do Propinoduto. A constatação não surpreende à leiga população brasileira que já sabe há muito tempo que a outrora Casa do Povo é um verdadeiro esgoto a céu aberto.

07.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
E quando é que Bolsonaro vai sanear seu governo e mandar o coronaonyx se juntar com a sua turma?!?

08.
PRESIDENTE CATÓLICO
Ah, se o Bolsonaro tivesse papas na língua!...

09.
O SORRISO
A quarentena me dá cada ideia... E se o Bolsonaro aproveitasse essa folga salutar para dar um jeito naquele seu sorriso?!? Não é nada, não é nada, Bolsonaro já está na idade da terceira dentição.

10.
ORA, DIREIS, OUVIR PESQUISAS

Para quem gosta e acredita em pesquisa, o Instituto Paraná descobriu que, mesmo com crise econômica, para 53% o isolamento deve ser mantido.

Tá bem, mas agora só falta revelar aí, quantos desses entrevistados eram aspones da máquina pública. Vai perguntar para os autônomos, para os prestadores de serviço, para os que fazem de tudo um pouco para sobreviver. Vai. Vai lá e pergunta...

20 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
ENTENDER NÃO É APROVAR

Já disse, gostei do que Bolsonaro disse. Só não gostei daquela aglomeração nas fuças do QG do Exército, bem no Dia do... Exército. E nem gostei do que Bolsonaro  fez. Foi despropositado e meio que fora de hora.

Mas até entendo: cercado pelos gordinhos do Senado e da Câmara e pelo pavão sem mistério do STF que lhe roubaram a governabilidade, Bolsonaro foi às ruas misturar-se com o que lhe dá força, poder e governança: o povo.

Entender não é aprovar e muito menos gostar. Ainda bem que ele falou o que tinha que falar. Bolsonaro, se lhes interessa saber, vai chegar sim, ao fim do seu mandato. Para desgosto da pandilha cretina de golpistas.

02.
DEDETIZAÇÃO & EXORCISMO

Não se enganem. Eu nunca me juntei à voz rouca das ruas pedindo que fechassem o Congresso Nacional. E se cheguei a pensar no fechamento do STF, isso foi um rio que passou em minha vida e o meu coração se deixou levar. O que eu quero do fundo desse coração leve, jamais leviano, é que esse Congresso que aí está seja desinfetado, depurado até que seja uma saudável Casa do Povo. Quanto ao STF, o que mais desejo é que ele seja imediatamente exorcizado. O Supremo não pode conviver com tantos demônios.

03.
SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA NO CONGRESSO

Com o desaparecimento repentino e já duradouro do velho ‘toma lá, dá cá’, da Esplanada dos Ministérios, o bloco das almas mais honestas desse país sofre as agruras da Síndrome de Abstinência Corruptológica.

Já corre pelos canais da internet a descoberta de uma droga experimental para esses viciados em suborno e lavagem de dinheiro: hidroxicloropropina.

Dizem que Bolsonaro mandou incinerar todo o carregamento lá nos cafundós do Judas, onde o diabo perdeu as botas. Isso multiplicou por mil o desespero da banda bandalha.

04.
O PRÓXIMO É O VICE

A nova geração de aprendizes de golpistas, os donos do Senado, da Câmara e do Supremo, depois de usurpar o governo das mãos de Bolsonaro, está com o pé que é um leque para assumir de vez o Palácio do Planalto.

Seu empecilho, no entanto, é que uma vez realizado o sonho da derrubada de Bolsonaro, quem vai assumir a Presidência – sem intermediários nem operadores – é o Vice, general Mourão. Ele que abra o olho. Ele que não coma mosca. Pode ser a próxima do alvo.

05.
QUAL SALOMÉ

Nem é bom pensar por que, um dia na vida, Bolsonaro fez a besteira de botar Onyx Lorenzoni, um dos vassalos do DEM, no núcleo duro do seu governo.

Pô, o demoniacozinho plantou Alcoolúgubre no Senado, Rogringo Mala, na Câmara e Mandetta, na Saúde, além de seduzir o cafifa da Magna Casa das Primas.

Qual Salomé, Onyx entregou de bandeja a cabeça do governo para o DEM. O que é mesmo que Bolsonaro está fazendo que ainda não botou esse bailarino infiel para dançar no olho da rua?!?