1 de jun. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
AS MENTIRAS
Geraldo Chuchu Alckmin: "Temos duas mentiras: o Lulismo e o Bolsonarismo". Temos três, uma delas já desmascarada: o Alckmismo.

02.
PODER SUPREMO
Quem anda de patinete elétrico deve ou não deve usar capacete?!? Eis mais uma bat-tarefa para o Supremo Tribunal Federal julgar.

03.
PRÓS E CONTRAS
Você já se deu conta de que tem um monte de amigos detestáveis e uns que outros inimigos com os quais até simpatiza?!?

04.
FLAGRA
O burro só se deu conta de que tinha chifres quando a mula deu à luz uma zebrinha.

05.
INIMIGO PÚBLICO
Lula é um presidiário corrupto especialista em lavagem de dinheiro, condenado por nove juízes em três instância do Judiciário... Quem quer ''Lula Livre'' deveria ser preso.

06.
MESMA LAIA
Quem quer ''Lula Livre'' merece cadeia.

07.
PERIGO
Tome muito cuidado com quem quer ''Lula Livre''.

08.
CONSTITUIÇÃO DE 88:
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Art. 101. ''O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.''

Inda que mal pergunte: essa coisa de ''reputação ilibada'' é só pré-requisito para a sagrada hora da nomeação do ministro, ou teria que valer para o exercício do cargo até que a vaca tussa, ou o dito cujo dê com os burros n'água?!?

31 de mai. de 2019

PONTOS A PONDERAR

ROUBOU A CENA
Resultado de imagem para ministro weintraub guarda chuva
Esse ministro sem jeito de ministro, cartaz de bom gestor, pode até ser um bom gestor, mas morreria de fome como comediante. Se continuar imitando o Gene Kelly vai bailar na curva.

30 de mai. de 2019

FIASCO RETUMBANTE
Esse fracasso nas ruas foi pelo poder de imobilização dos coxinhas, ou pela falta do pão com mortadela?!?

PONTOS A PONDERAR



DITABRANDA & DEMOCRATURA

Abra seu peito cheio de boa vontade e civismo e brade retumbante que vive numa democracia. E, por democrático que você é, permita-me segredar-lhe que sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor. 

Resultado de imagem para DEMOCRATURAE assim é então que vivamos, nós, nesse país submetido e subjugado ao que é ditado pelos proprietários dos palácios do Planalto, do Congresso e do Supremo Tribunal de Justiça - todos federais e intocáveis. Ah, sim... E ditadura é a mãe! Mãe deles, é claro.

Isso aqui ôô, é um pouquinho de Brasil iaiá... É, isto sim, uma ditabranda, coisa muito melhor que uma simples democracia, em que todos somos iguais perante à lei. Menos, os que têm foro privilegiado. Vivemos, nós todos, no que nem seja bem uma democracia e nem de longe uma ditadura. Eis que somos uma rica democratura. 

De resto, por aqui, assim como na República Democrática do Vietnã; como na República Democrática da Coréia do Norte; como na Argélia, Congo ou Etiópia, que se dizem republicanos e democráticos, todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido... Ainda que jamais devolvido ou repartido com o povo. 

Abro pois então meu peito cheio de boas vontades e de democracia e brado retumbante que vivo feliz e obediente - embora contrariado - aos três pilares de toda essa democracia que me cerca e que na verdade são quatro: Bolsonaro, Toffoli, Álcoolumbre e Abstêmio Maia. 

Sou-lhes escravizada e compulsoriamente agradecido, por que ainda não tenham tido a petulante grandeza e ousadia de nos privar da liberdade de credo, pensamento e expressão. Só por isso e porque ainda sou obrigado a votar, eu acho que vivo ainda numa república democrática.

PONTOS A PONDERAR

01.
NOVIDADE COLLORIDA
A Procuradoria Geral da República denunciou Fernandinho Beira-Collor por fraudes em contratos irregulares de mais de R$ 240 milhões. Alguém aí se surpreende?!? Alguém aí pensa que vai acontecer alguma coisa com o velho rapagão das Alagoas?!?

02.
PASSEATA ESTUDANTIL
Ah é mesmo: hoje tem passeata pelas ruas do Brasil. Talvez agora já saibam bem pelo que é mesmo que estarão desfraldando suas bandeiras coloridas: o 'corte' não foi corte; foi contingenciamento. E muitas vezes menor dos que os cortes jamais contestados cometidos por Lula e Dilma nos tempos do PT no poder.

03.
ORGANIZAÇÃO ENGRADADA
E a Justiça enfim autorizou a transferência de Eduardo Cunha para o Rio de Janeiro. É lá que moram seus familiares. E onde estão enjaulados também seus melhores comparsas. A isso é se pode chamar de organização criminosa engradada.

04.
CONSELHO DE GRAÇA
O governo resolveu acabar com as farras milionárias das diárias, passagens e hospedaria dos tais conselhos ministeriais. Há centenas de centenas de conselheiros de ONGs, organizações não-governamentais que vivem às custas de governos, deitando e rolando por aí que vão dar com os burros n'água. A solução foi de uma simplicidade estonteante: agora vai ser tudo por videoconferência. Conselho só se dará de graça.

05.
O FUTEBOL TEM DISSO...

O futebol brasileiro é futepolítico: os jogadores passam o tempo todo simulando faltas, fingindo que jogam, fazendo-se de vítimas; os jogadores simulam dribles: ludibriam; os juízes simulam cada decisão; os técnicos simulam estratégias fajutas; os dirigentes simulam administrações, perdas & ganhos... Os estádios são como Assembleias Legislativas: a ideia é enganar juízes. 

Agora mesmo, vamos para a Copa América, um simulacro do bom e velho Campeonato Sul-Americano de Futebol que faz de conta que serve para alguma coisa. E assim como o Brasil Político, o Brasil Futepolítico perdeu todo o crédito e toda a graça.

06.
DESÂNIMO
Hoje acordei com os bofes virados para o desânimo. Que diabo, essa coisa de recomeçar o Brasil todo santo dia cansa e desanima... Eita rotina bem vagabunda / da politicalha furibunda / Pura malandragem nauseabunda / e o Brasil é que se afunda. 









29 de mai. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
A PROVA
Adélio Bispo é doido mesmo: rasgou dinheiro pagando advogados que nem precisava. Isso é quase como querer escrever o assobio.

02.
CENTRÃO
A Câmara proibiu aos seus veículos 'domésticos' de comunicação -  rádio, TV e agência - o uso da expressão “Centrão” nas notícias e em quaisquer referências ao Centrão. Isso parece até o namorado da Fátima que não gosta de ser chamado de namorado da Fátima. 

03.
PACTO ENTRE OS PODERES
Isso nada mais é do que um jeitinho requintado na velha ''estratégia de coalizão pela governabilidade''.

04.
INDA QUE MAL PERGUNTE
E então, não é preciso mais saber quem foi que pagou os advogados do depauperado maluco Adélio Bispo?!?






PONTOS A PONDERAR

01.
O IMPACTO DO PACTO

Não sei por que, mas algo me diz que, amanhã ou depois, quando a reforma da Previdência esteja aprovada - seja lá de que jeito e feitio esteja - esse pacto de atuação conjunta entre Paulo Guedes e Moro na Coaf, não seja lá tão harmônico quanto possa parecer agora. 

Em plena feira das vaidades, tenho pra mim que Guedes vai dar uma de patrão para cima de Sérgio Moro. Se eu fosse ministro da Justiça e da Segurança, eu daria tchau e benção já, já: "Bye bye, Bolsonaro. Em 2022, eu volto!".

02.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
A cara de Guedes lhe inspira tanta confiança quanto a cara de Moro?!?

03.
A REFORMA
A única reforma a ser feita agora é executar o pacote anticrime: prender e empobrecer os corruptos. Simples assim.

04.
DESIGUALDADE SOCIAL
Desigualdade social, teu nome é Foro Especial. O Foro Especial desvirtua as funções e a própria existência do Supremo Tribunal Federal. O Foro dificulta investigações; procrastina e leva à impunidade pela protelação perpétua: a prescrição.

05.
BEM COMO A GLEISI GOSTA:
Os dados são do Banco Central venezuelano: o PIB da Venezuela caiu 48% em 5 anos; a inflação subiu 130.060% em 2018. Mas, para deixar a Perereca Pálida mais esfuziante, o FMI diz que os preços no paraíso mais recente do socialismo das Américas subiram 1.370.000%. É uma pena que Gleisi seja presidente só do PT, né não?!?

06.
MAIS UMA
Do jeito que a coisa vai, acho que alguém vai acabar fazendo promovendo uma mobilização de rua para o próximo domingo. Depois... é só voltar pra casa, outra vez.

07.
QUEM É, OU: VELHA GERAÇÃO

Agnaldo Timóteo que, desde o dia 21 está internado no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, teve uma ''discreta melhora'' no estado de saúde. Mas permanece em estado considerado grave e entubado - segundo boletim médico daquele, digamos nosocômio. Se você não está lembrado de quem se trata, Agnaldo Timóteo foi motorista da Ângela Maria. Se você não sabe quem foi Ângela Maria... Ah, deixa pra la...Coitado do cantor de "Quem É" e de "Os Verdes Campos de Minha Terra".


















PONTOS A PONDERAR

PACTO ENTRE OS PODERES?!?

Pacto entre os Poderes. Epa! O quié isso, cumpanherada?!? Esse pacto é a Constituição! O que falta é eficiência para cada competência. 


Resultado de imagem para Executivo, Legislativo, Judiciário
O que se vê aqui da planície é que, no Planalto Central do Brasil, cada um dos proprietários provisórios dos Poderes constituídos está fora da casinha. 

A impressão que se tem é que nenhum dos quatro se coloca no seu devido lugar. 


E isso já é estranho e surreal: como assim quatro compactuadores se são só três os Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário?!? 

Façamos, pois, as contas: Bolsonaro, dono do Executivo; Dias Toffoli, imperador do Judiciário; Alcolumbre, chefoide do Congresso Nacional, breviário da Câmara e Senado... Rodrigo Maia, apêndice inflamado. 

Taí ó, quatro impactantes para três Poderes. Mas, vá lá que seja... Isso é apenas a cara da política que eles inventaram: Brasil, País dos Exageros. 

Dito isto e isto posto, ninguém me tira o direito de perguntar repudiando: Que pacto entre poderes, qual o quê?!? Sejam honestos e trabalhadores que ao Brasil já será bastante. Bastante para que um dia sejamos todos iguais perante a lei. Pelo menos isso.

PONTOS A PONDERAR

01.
QUEM MANDOU MATAR BOLSONARO?!?
Justiça diz que, por doença mental, Bispo é inimputável. E acreditaria mais na inimputaria da doença do João de Abadiânia. Mas não dou a mão à palmatória.

02.
SENADO TIRA COAF DE MORO

Ao apagar das luzes de ontem, o Senado tirou o Coaf de Moro. É um perigo essa instituição funcionando. Mas não tirou sozinho. Contou com a mãozinha de Bolsonaro que, à tarde, barganhou a reforma administrativa pelo Coaf. O que tem de bom a reforma administrativa é que ficou mantida a redução de 29 para 22 ministérios. Isso e pronto. 

Em 1985, Figueiredo passou o governo - mas não a faixa presidencial - com 20 ministérios para Zé Sarney que repassou 25 ministérios para Fernandinho Beira-Collor que deixou apenas 13 ministérios para Itamar. 

O presidente da República do Café com Pão-de-Queijo entregou a taça com 25 pastas a FHC que enfaixou Lula da Silva que, por dadivoso e coalizador, aumentou a ministeralhada para 28 que Dilma fez saltitar para 30 o seu glorioso ministério.

Agora, Bolsonaro entrega os anéis para ficar com os dedos. Bolas, já que não pratica a estratégia lulática da coalizão pela governabilidade, o presidente-capitão deveria voltar ao ''Brasil em tempo de Collor'' - epa! - em se tratando de ''enxugamento'' da máquina ministerial: 13 ministérios e olhe lá. 

Apesar do cabalístico número 13, ficaria de bom tamanho. O governo caberia todinho e com uma boa folga, na hoje abarrotada Esplanada dos Ministérios.

03.
O FUTEBOL TEM DISSO...

01. Daniel Alves vai ser o capitão da Seleção na Copa América. Tá, até pode ser, mas pênalti e falta na beira da área quem bate é o Neymar.

02. Neymar deixou o treino de ontem na Granja Comary com um ''desconforto'' no joelho esquerdo. Já vou avisando, eu não deixo a minha zona de conforto para assistir a essa copinha sem Neymar. 

03. É que sem Neymar, a Seleção Brasileira tem muito menos tatuagem para se ver em campo. É que, com o futebol que o Brasil vem apresentando nos últimos anos, a grande atração tem sido as tatuagens, os penteados e o jeito de cair no gramado.

04. A única e última inovação no futebol brasileiro, foi em 1958, quando Nilton Santos passou pela lateral do campo por Zagallo e fez o terceiro gol do Brasil contra a Áustria, na Copa do Mundo no Chile. Vinte anos depois, em 1978 na Argentina, Cláudio Coutinho apresentou como grande novidade a ultrapassagem do lateral pelo ponta-esquerda com o codinome de ''overlaping''. De lá pra cá, a maior inovação foi o goleiro-goleador inventado por Rogério Ceni. Mas até isso já caiu no esquecimento.

04.
POLÍTICA BRASILEIRA
A Justiça Federal determinou bloqueio de R$ 128 milhões de Aécio Neves. Esse cara só teve um tipo de remuneração na vida: a política. E você aí, desempregado, à cata de um emprego adequado ao curso superior que custou os olhos da sua cara e da sua família.

05.
FROTA X EDUARDO BOLSONARO
Alexandre Frota-de-choque pediu o afastamento de Eduardo Bolsonaro da presidência do diretório paulista do PSL - muleta eleitoral de Jair Bolsonaro. A alegação é de que Eduardo nunca deu as caras numa reunião do partido. Pô, se ele nunca apareceu, então qual é o problema?!? Se for afastado ninguém vai notar.

06.
INVESTIMENTO
Eu só não invisto na compra de gasolina ao invés de dólar, porque na viagem para a Europa não posso levar gasolina no bolso.

07.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Acabem com a roubalheira na Previdência. Prendam os ladrões. A reforma previdenciária é o pacote anticrime do Moro.

08.
MEMÓRIA BRASILEIRA
Quem mandou matar Celso Daniel?!? E o Banquete da Lagosta, vai ficar por isso mesmo?!? Já esqueceram de perguntar quem é o dono da faca de Adélio Bispo?!?

28 de mai. de 2019

DE DEZ EM DEZ MINUTOS
Os brasileiros mais radicais e indignados desse país, de dez em dez minutos, pensam no fim do lulopetismo. Eu, de dez em dez minutos, penso noutras coisas.

MEU MEDO

Bolsonaro recebe presidentes do Legislativo e Judiciário no Alvorada
Bolsonaro se reuniu com Toffoli, Alcolumbre e Maia. A reunião foi ''por um pacto nacional''. Taí um dos primeiros efeitos da caminhada do domingão. E, por causa daquela história do ''diga-me com quem andas que te direi quem és'', eu já comecei a ficar com medo. 

QUEM TEM MEDO DE PALOCCI?!?
Se o dinheiro roubado é público, alguém aí pode me dizer por que o depoimento de Palocci na CPI vai ser secreto?!? Quem tem medo do quê?!?

FAKE NEWS
Caiu na rede: A namorada do Lula não é dele; é de um amigo.

PONTOS A PONDERAR

01.
MOBILIZAÇÃO POPULAR
Que tal uma passeata nacional sem sindicatos, sem cachê, sem pão nem mortadela?!?

02.
VILEZA
O Centrão agora acha que o melhor é não votar mais nada. Além de poltrões, covardes.

03.
PERIGO
O perigo mesmo vai ser quando a mídia amestrada descobrir que a Internet acabou com ela: vai invadir esse admirável mundo novo.

04.
O RIO DE JANEIRO
Garotinho, Cabral, Pezão... Agora, Witzel... E o Rio de Janeiro continua sendo...

05.
FALSOS TESTEMUNHOS
Não é por nada, não... Mas Adélio, o Bispo maluquete quis Lula e Maria do Rosário como testemunhas de defesa. Não é por nada, não. Vai ver que é por tudo, pô! Afinal, o cara é ruim da cabeça e doente do pé: melhor do que um falso testemunho, só dois falsos testemunhos. 

06.
CHACINA NOS PRESÍDIOS DE MANAUS

Sérgio Moro decidiu realocar mandantes de massacre no Amazonas em presídios federais. Após a chacina que resultou na morte de 55 detentos em menos de 48 horas em Manaus, o governo decidiu separar os mandantes do massacre em presídios federais.

Além das vagas em presídios federais, o governo decidiu enviar um reforço de segurança ao Amazonas. Moro confirmou também o envio de tropas da Força de Intervenção Penitenciária para reforçar a segurança interna dos presídios.
RODAPÉ - Sei lá, acho que é o meu lado mais prático do que humano que, nessas horas, sempre me faz dar na telha a imagem de uma grande piscina com ácido de bateria até às bordas. Fico imaginando a fumacinha depois do trampolim e nenhum vestígio... Mas me belisco e acordo: é praticidade demais. Ainda bem que, desde criancinha, sou mais teórico do que prático.
SCRIPTUM POST - O maior mal que a bandidagem faz com a gente é transferir para nós a sua maldade.

PONTOS A PONDERAR

01.
OS INIMPUTÁVEIS

Pois, o plano de matar Bolsonaro e estender por mais quatro ou oito anos o desmanche da democracia brasileira, por essas coisas da vida não deu certo. Não deu certo para o resultado das eleições de outubro do ano passado. Deu certo para o acobertamento dos mandantes do crime. O Bispo esfaqueador foi considerado inimputável. Tudo que ele fez, faz ou diz não pode ser levado em conta. É doido. Em vez de ir pra cadeia vai para um manicômio.

RODAPÉ - Bispo não é agora o único inimputável daquela trama diabólica de matar o então candidato a presidente. Os mandantes, por extensão, também ficaram inimputáveis nessa inimputaria descarada. 

02.
OS PODERES DO PRESIDENTE E A INGOVERNABILIDADE

Para dizer que Bolsonaro não governa porque não quer ou não sabe governar, a banda bandalha da sociedade dos poetas vivos da politicalha e a mídia amestrada, hoje despatrocinada, são uns doutores. Não porque seja o Bolsonaro; sim, porque não são eles que estejam no poder. 

E, quais doutores das leis e donos da ordem social vigente, alegam que o presidencialismo brasileiro é um dos mais poderosos do mundo. E como exemplo e prova, despejam atributos constitucionais que dão poderes a quem preside o Brasil:

O presidente da República é quem nomeia os ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, os juízes dos TRFs; o presidente é quem monta o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais e juízes do Trabalho, o Tribunal de Justiça Militar, os ministros da República, os titulares da Procuradoria Geral da República, o da Advocacia Geral da União e o diabo a quatro.

É mesmo; é poder demais. Os deformadores de opinião só não dizem é que esse poder se esvai quando muda o presidente da República. 

Quando chega um novo presidente, ele chega de mãos abanando e dá de cara com um governo invisível, um poder paralelo, já estabelecido pelo presidente que saiu. Estabelecido, enraizado e sumamente agradecido por se acharem no topo das desigualdades sociais.

Não dizem, os arautos da deturpação informativa, nem que a Dilma tussa, que o presidente anterior - ainda que por essas armadilhas do destino esteja engaiolado por corrupção e lavagem de dinheiro - detém em suas mãos cheias de dedos, os cordéis desses fantoches que garantem o mantra de que ''as instituições estão funcionando''.

Os poderes do presidente que chega pertencem ao presidente que já era. E o nome disso é imobilidade, mas pode chamar de Ingovernabilidade que o titular do mais ''poderoso presidencialismo do mundo'' atende.

03.
A PRÓXIMA ATRAÇÃO

O viperino e maldizente Marco Antônio Villa, formado historiador e alçado a comentarista de rádio, ontem virou blogueiro e youtuber: foi ''saído'' da rádio Jovem Pan. Uma espécie de arcebispo do Papa do ódio, Reinaldo Azevedo, agora, sem o respaldo da marca do Jornal da Manhã na emissora, não demora nada ele vai estar sentido o peso de um processo atrás do outro por injúria, calúnia e difamação como a sua próxima atração. Ele vai ver que essa coisa de não ter ''papas na língua''  não vale a pena ver de novo.

04.
JORNALISMO

A mídia amestrada precisa aceitar que a Internet acabou com o império do jornalismo supostamente noticioso. 

27 de mai. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
OS POVOS NA RUA

Em duas semanas, dois povos nas ruas. O primeiro povo saiu enganado e enganador atrás de uma fake news. Era 15 de maio, um dia útil que foi inutilizado. Aquele povo estava no seu direito de manifestação, mas bradava por um direito que nos governos anteriores lhe foi tirado sem ser reclamado. 

O povo de ontem, um domingo desse outono brasileiro, dia de descanso e lazer, foi às ruas sabendo o que queria: em paz pediu paz, democracia e igualdade social. Hoje, o povo que habita o Congresso, o STF e que inventou o Centrão que se cuide. A voz das ruas sabe o que quer; o que pede; e o que acha que pode.

02.
O CARTAZ
Dos cartazes que vi nas ruas ontem, o mais direto: "O Diabo Veste Toga!".

03.
A COBERTURA
O silêncio da Band News foi tão retumbante quanto o fervor comparativo da Globo News. Ambas perderam. 

04.
PELO LADRÃO
O Brasil anda botando gente nas ruas pelo ladrão. Ontem foi pela moralização do Congresso e do STF.

05.
OS SINAIS DO POVO
E o povo de ontem foi às ruas em 155 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. Ninguém precisou do 'apoio' das redes convencionais de comunicação. A sociedade foi às ruas e abriu o sinal verde para as reformas, para o pacote anticrime de Moro, para a democracia, para as igualdades sociais. Abriu o sinal vermelho para o STF e para o Congresso Nacional. Deixou também um recado muito claro para Bolsonaro: quer que ele governe.

06.
POETAS DA JUSTIÇA
Sempre que vejo e escuto as sessões plenárias do STF, transmitidas ao vivo e coloridas pela TV Justiça, tenho a impressão que aquele pessoal deixou de fazer poemas para ser reinventor de leis.

07.
SEM DÚVIDA
Lá pelos idos de 2002/2003, quando comecei a duvidar das relações de FHC e Lula, eu já não tinha qualquer sombra de dúvida.

08.
SÓ UM MOVIMENTO
Coisa de meio ano depois das eleições redentoras de outubro de 2018 e a gente já sabe que o ''novo'' Congresso não é uma corrente política. É um movimento criado pelas grandes redes convencionais de desinformação social.

09.
TAVA NA CARA
Pelo jeito que é constituído, pelos dedos da pior safra de presidentes dessa República, estava na cara que, mais cedo ou mais tarde, o STF corresponderia aos que não tinham qualquer motivo para confiar nele.

10.
VERGONHA
Que vergonha passam hoje, nesse resto de Brasil, os cidadãos que não levam 10% de propina.

11.
ALZHEIMER
Meu computador está com Alzheimer: tá com a memória fraca.

12.
ADEUS, 51
Lula mudou muito na cadeia: foi-se o tempo em que ele sempre tinha Uma Boa Ideia.

13.
OS DESIGUAIS

Até no cafezinho os proprietários indébitos do poder, têm foro privilegiado. Os órgãos públicos compram - com o nosso dinheiro - café ''superior'' e não só desdenham como vetam o café comum que o brasileiro idem toma. Licitações e contratos com fornecedores exigem produto com sabor elevado. Elevadíssimo. Esse tal produto nobre tem valor em média 76% mais caro que os tradicionais que a gente procura nas gôndolas dos supermercados: o ''tradicional'' ou o ''extraforte''. Como é que a gente explica isso para nossa mulher e nossos filhos em casa?!? A melhor explicação é que o Brasil é um país habitado por duas espécies humanas: as pessoas e os políticos.

14.
BALA NA AGULHA
Com toda a beleza da manifestação de ontem, ainda acho que falta bala na agulha para Bolsonaro botar o Congresso contra a parede. 

15.
A FORÇA
Foi um mundaréu de gente ontem nas ruas, mas não o bastante ainda para Bolsonaro governar sozinho.

16.
NÃO SE ILUDA
Vou dar uma de conselheiro aqui: não se iluda. Não fique pensando que o Congresso - novo ou velho - acabe se curvando às pressões da maioria. O Congresso acaba fazendo o que mais gosta e sabe fazer: agir em causa própria.

17.
SABER VENCER
Agora que já sabe a quantas anda com o povo, Bolsonaro deveria mostrar ao Congresso, ao Centrão e ao STF que é digno da confiança que a voz rouca das ruas lhe depositou nesse domingo. Um pouco de jogo de cintura não faz mal a ninguém.  

26 de mai. de 2019

O MEDO DE LULA É MOURÃO EXERCITAR A PRESIDÊNCIA

Com Lula na cadeia, o PT continua preso. Lula não gosta nem de pensar em ter Mourão na presidência da República. Por isso, como o PT é ele e ninguém mais, mandou parar com a onda do impeachment de Bolsonaro. 

Se eu fosse o Bolsonaro, viajaria para o exterior, seis meses por ano. Nesse meio tempo, Mourão exercitaria a Presidência. Seria um vice-presidente no Exército do cargo.




PONTOS A PONDERAR

O JORNALISMO COM PATRÃO E A AULA DE CIVISMO DA SOCIEDADE

Resultado de imagem para a manifestação ''pró-governo'' 26/5/2019Ao propagar insistentemente que se tratava de mobilização ''pró-governo'', a rede Globo esvaziou a mobilização na parte que tocava aos que votaram mais contra o PT do que em Bolsonaro. 

Deu-se por satisfeita e delegou à Globo-News a flagrante ''cobertura'' comparativa da caminhada cívica deste domingo, com a ''marcha do malandro'' do recente 15 de maio, dia útil; dia de trabalho; dia de escola. 

A Globo sabe muito bem o que faz. Jornalismo com patrão não é para amadores.

RODAPÉ - Mais do que qualquer coisa, a ''cobertura'' da velha Vênus Platinada, tentou mostrar que a rede Globo tá com mais café no bule do que as redes sociais podem imaginar.

SCRIPTUM POST - Afora isso e apesar disso, o que se deu hoje nas ruas do Brasil foi uma notável demonstração de civismo. 

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Luiz Carlos Gerth Dias, pessoas sorrindo, pessoas no palco e atividades ao ar livreDeixar a  casa e sair às ruas num domingo para mostrar pacifica e didaticamente a indignação da sociedade, sem shows musicais, sem a artistalhada Rouanet, sem manifestações 'artísticas', sem performances culturais, sem pão e mortadela, é uma prova de civismo e de civilidade, como poucas vezes se viu nesse país nos últimos 30 anos. 

Aqui de casa, ao lado imaginário de Bolsonaro, que também não foi às ruas, me sinto feliz pela demonstração de cidadania de quem foi lá. 

Eu me sinto agradecido a cada um dos rostos que apareceram pelas ruas desse país afora e que, pelas câmeras das redes de televisão, estiveram comigo e com a minha família, na minha sala de TV. 

POST SCRIPTUM - Ahê Dr. Luiz Carlos Gerth Dias, meu querido irmão Dr. Magrão! Você me representa!

PONTOS A PONDERAR

01.
SALVO-CONDUTO ÀS TOGAS PROFANAS

Pedir a CPI da Lava-Toga é uma das maiores ingenuidades patrióticas. Os maiores interessados nas togas conspurcadas é que estarão julgando os togados. Na verdade lavarão suas togas, como lavam o dinheiro da propinagem. Acabará, comme d'habitude, em um bem-vindo e notável salvo-conduto aos profanos togados. 

02.
O DOMINGO NA GLOBO
Para os veículos da rede Globo, impressos, falados, televisados, virtualizados, a notícia do dia é a frenética mobilização para a realização de... mais um Domingão do Faustão.

03.
ENTRELINHAS
Já para os organismos virtuais do grupo Folha de São Paulo, a notícia é que "caminhões do Exército são usados em convocação de ato pró-Bolsonaro". Fosse no tempo de Lula a chamada seria outra: "Frota governamental garante a segurança dos palanques de Rua".


04.
DOMINGO DE SOL EM COPACABANA


... E de pelo menos cinco carros de som...


PONTOS A PONDERAR

01.
ÀS RUAS
Porque hoje é domingo há a perspectiva da segunda. Vou às ruas. O supermercado mais próximo fica a dez minutos de carro. Vou às compras. O cartão de crédito já saltitou as contas para o mês que vem. Tô com o Bolsonaro. Não vou às manifestações. Mas, como ele, torço para que dê tudo certo. 

O2.
TITE SUPREMO
Na granja Comary já nas antevésperas da Copa América, Tite prepara a Seleção antiquíssima penta campeã do mundo. Deu entrevista coletiva. Foi na sala de imprensa. deveria ser no plenário do STF: Tite é tão pernóstico quanto os luminares supremos.

03.
PROMOVIDO
Quando um desses habitantes do Congresso Nacional nos olha com aquele manjado olhar triunfante, pode contar de certo: ele deixou de ser corrupto. Foi promovido a corruptor.

04.
JORNALISMO DE BANCADA

Não me peçam para assistir essa droga de ''jornalismo de bancada'' que infesta as redes de TV. Esse tipo de interprograma com ares de ''informativo'' prolifera porque é barato para os donos das redes convencionais televisivas e preenche a quota mínima de notícia exigida aos veículos de/formadores de opinião. 

O esquema é fácil, coloca um ou mais ''profetas do acontecido'' a entrevistar um ou mais sábios escolhidos a dedo que saibam tudo e não digam nada que preste. Você assiste a um programa desses e... já viu todos. Até os que só serão apresentados amanhã. 

Ontem dei de cara na minha tela de TV com um tal de Bial conversando com tal de Kim Não-Sei-O-Que, Kim Kataguiri, Kataissouakilo, ou coisa aparecida. Adivinhem o que foi que eu fiz... Não, os impropérios, não precisam imaginar; pensem no meu controle remoto.

05.
JÁ ACABOU
Só quem perdeu a boca-rica de mamar nas tetas da sagrada vaca pública e notória é que finge que não sabe que a eleição já acabou há muito tempo. E o PT também. A eleição acabou em si mesma; o PT acabou quando foi preso numa cela da Polícia Federal.

06.
TURISMO
Com o dólar nas alturas, os brasileiros trocaram a Disney pelo Pantanal.

07.
GANDAIA DAS BURRAS PÚBLICAS

Dilmandioca Sapiens sozinha - e mal acompanhada - custa ao Brasil o dobro do que a rainha Elizabeth II e a família real custam para o Reino Unido. Nos dois caso é dinheiro público posto fora. 

A família real não faz bolostroca nenhuma o tempo todo; Dilmandioca faz o dobro dessa coisa nenhuma. No caso da inventora da mandioca, o governo que contingencie Ad aeternum a bufunfa das suas mordomias e ela que vá se queixar pro Bispo. É isso mesmo: ''Bispo'' com B maiúsculo; o Bispo aquele que furungou os intestinos de Bolsonaro.

08.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
A propósito e afinal, quem mandou o Bispo matar Bolsonaro?!?

09.
STF & CENTRÃO

Rodei, nesta radiosa manhã dominical, uns trinta quilômetros da nossa casa até o mercadão Dia-a-Dia e de lá para o lar, doce lar. Não vi nem cheiro de passeata. É que andei pelas marginais da Região dos Lagos, longe dos centros de manifestações. De lá, tive notícias virtuais da mobilização na Capital do Brasil do Futuro. 

Por enquanto, por aqui, a bronca é contra o Sacro Império Supremo e o detestável e naticorrompido Centrão. Na verdade, observando-se bem a dupla STF e Centrão, a cara de um é o focinho do outro.