16 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

15 DE ABRIL, 2020

O STF, unânime, tirou do governo central o controle da pandemia e o transferiu para 27 governadores e 5.569 prefeitos.

02.

PODER SUPREMO

A que ponto chegou o excesso de poder dos tribais da Suprema Taba das Togas!... Está faltando oxigênio em Manaus. Falta ar puro no Brasil.

03.

FALTA DE AR

O Supremo - quem diria?!? – acabou com o oxigênio em Manaus. O Brasil está com falta de ar.

04.

O ESTADO É ELE

O Supremo, sob os auspícios de seus padrinhos golpistas e por debaixo de suas togas rotas e esfarrapadas, já deu o golpe da democracia de gaveta no Brasil. Consolidou a democracia de gaveteiros, regime judiciocrata que, sem derramar uma gota de sangue, instalou a sangria dos nossos antigos e sagrados direitos de crença, pensamento e expressão. O Supremo é o governo. Ele é o Estado. O Brasil é apenas a sua praia.

05.

HIPOCRISIA

Cumé quié?!? A petelhagem está preocupada com a Ford, ícone do domínio patronal?!?

06.

ENTREMENTES...

 

São Paulo esteve debaixo d’água a semana inteira. Entra Doria, sai Doria; entra Covas, sai Covas, continua Doria e o saneamento básico da maior capital brasileira não entra nem sai de cima. E esses incompetentes de carteirinha são os caras que, na base da picadura, querem acabar com a pandemia no Brasil.

07.

A NOVA SEDE

O Ministério da Saúde enviou novo ofício ao Butantan, dessa vez cobrando ‘toda a Coronavac’. O Butantan dá o troco e diz que quer saber do mesmo ministério, quantas doses vão ficar para São Paulo, no pedido de compra total de vacinas feito pelo governo federal. Não tenha dúvida nenhuma: O Butantan é a nova sede do governo Doriana.

08.

OBJETO DE DESEJO

Eu sou do tempo em que todo mundo chorava de medo de levar uma picadura de vacina, ou fosse lá do que fosse. Tudo se curava – até febre amarela – com chá de Boldo, ou de Erva Santa. Dor de garganta, por exemplo, era com pinceladas de Azul de Metileno.

Coriza, ah, coriza... Isso se tratava respirando soro caseiro – meia colher de chá de sal em 250 ml de água morna. Agora, levar uma picadura é o grande objeto de desejo de todo e qualquer vivente. Eu, fora.

09.

RECEITAS ANTI-PANDEMÔNIO

Então tá, vamos aos sintomas que apavoram o Brasil e o mundo: dor de cabeça, febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, perda de olfato ou do paladar, falta de ar, cansaço. E vamos relembrar os velhos e bons tempos dos nossos genitores e progenitores:

01) Dor de cabeça: Melhoral, Melhoral é melhor e não faz mal;

02) Febre: chá de macela, ou de eucalipto, ou ainda, toalha molhada na testa;

03) Tosse seca: respirar o vapor de um  chá bem quente de hortelã, gengibre, alcaçuz;

04) Cansaço: vitamina de banana, massagem suco verde, suco de cenoura e brócolis;

05) Dor de garganta: pinceladas de Azul de Metileno;

06) Perda de olfato e paladar: além de ir ao sanitário regularmente, limpar o nariz e escovar os dentes;

07) Coriza: soro caseiro – meia colher de chá de sal em 250 ml de água morna.

08) Falta de ar: pare de ler os jornalojões e de assistir às tevelojonas e tome chá de sementes de abóbora – essas coisinhas reduzem a falta de ar, não tanto quanto faz o STF que nos sufoca, mas reduzem, sim senhores.

Ah, mas isso tudo é só para quem sente esses sintomas antigo dos bons tempos aqueles. Hoje, a pandemia chinesa é outro papo. A ideia é comprar vacinas, a salvação da pátria mundial.

RODAPÉ - O Ministério da Saúde poderia recomendar: a persistirem os sintomas, procure o hospital de campanha mais próximo.


PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Culpar os outros está em voga; / Porque hoje é sábado / Há juízes supremos sem toga.

01.

FALTA OXIGÊNIO PARA MANAUS; OS BRASILEIROS TÊM FALTA DE AR; FALTA AR PURO PARA O BRASIL

Quem me segue por aqui, já percebeu que venho tirando das costas de Bolsonaro a culpa pelo pandemônio que o Brasil estabeleceu no combate à pandemia que veio da China. Tiro a culpa do Palácio do Planalto e a coloco nos ombros largos da tribo maligna da Taba das Togas.

Todo mundo que me acompanha nas escrivinhações sabe que não sou daqueles que morrem de amores por Bolsonaro, muito mais pai dos Filhos do Capitão do que presidente da República. Mas, também estão carecas de saber que tenho plena convicção de que o Supremo Tribunal Federal não nos representa. Ao contrário, nos empulha, diminui e oprime.

Necessário é que se diga que a transferência de responsabilidade pelo caos estabelecido nesse país, do Oiapoque ao Chuí com parada obrigatória em Manaus – capital do Amazonas, pulmão-verde do Planeta Terra, não é por antipatia, maldade ou espírito de porco.

Insisto na ‘inocência’ de Bolsonaro e na culpa do STF, com base em fatos, numa triste e vergonhosa realidade: O STF usou e abusou de sua adquirida autoridade e, “procurando no grampo dos autos” sugou o ar dos pulmões palacianos, oxigenando o ego de cada um dos 27 governadores e inflando o peito de um por um dos 5.569 prefeitos.

 

E qual um espécimen ambulante do Butantan, mato a cobra e mostro o pau. Vamos então agora até o dia em que, graças ao excesso de poder do STF, instalou-se a mixórdia, o pandemônio nacional no combate à pandemia de Covid-19 e suas variantes...

DIA 15 DE ABRIL DE 2020

Sessão no STF - Supremo Tribunal Federal. Serviu o nobilíssimo encontro dos luminares indicados a dedo pela pior safra de presidentes desse país, para atribuir poder aos governadores e prefeitos de cabo a rabo nesse paraíso judiciocrata de determinar medidas restritivas durante a pandemia do novo coronavírus.

A traulitada estupenda também estabeleceu que estados e municípios poderiam e deveriam definir quais as atividades que deveriam ser suspensas e os serviços que não seriam interrompidos.

Com tal decisão o STF esvaziou os poderes do governo Bolsonaro sobre a definição de tais e quais atividades não poderiam ser afetadas pelas medidas de isolamento.

Naquela data solene, ao correr do processo, a AGU - Advocacia-Geral da União defendeu que as medidas de governadores e prefeitos não poderiam afetar serviços considerados essenciais pelo governo federal.

O pequeno detalhe que precisa ser lembrado é que esse argumento foi rejeitado pelos ministreis da Supremacia que fincaram pé e repisaram que estados e municípios “têm o poder de definir quais são os serviços atingidos por medidas decretadas pelos governos locais”.

A tal gloriosa sessão analisou naquele glorioso 15 de abril do ano passado, a Medida Provisória editada por Bolsonaro que concentrava no governo federal o poder de decisão sobre medidas como: isolamento, quarentena, restrição de locomoção por rodovias, portos e aeroportos, interdição de atividades e serviços essenciais.

RELEMBRANÇA

Vou lembrar aqui que então o PDT, partido autor da ação que caiu no colo esplêndido dos tribais da Taba das Togas afirmava que “o governo federal estava restringindo o poder de governadores e prefeitos para atuar contra a epidemia”.

Isso, pelos pedetistas cirogomosos, significava que ao editar a medida provisória, Bolsonaro concentrara poderes no governo federal permitindo à Presidência da República definir quais eram ou seriam as atividades consideradas essenciais que não poderiam ser suspensas.

O encontro dos nove cardeais richelientos dessa Democracia de Gaveteiros comprou essa ideia e chegou à conclusão unânime e engenhosa de que “é atribuição de estados e municípios decretar medidas de interesse local”.

Foram nove e não 11 cardeais comme d’habitude, porque Beto Barroso se declarou ‘suspeito’ por razões de foro íntimo na questão e o ainda ministrel de Tatuí, Celso Melloso, estava doentinho e não compareceu ao regabofe.

Mas, lá estavam rentes que nem pães quentes e votaram pela supressão dos ares pulmonares de Bolsonaro, os ministros Big-McAuréolo, relator do processo, Xandão, Frachin, Rosa de Hiroshima, Fux-Fux, Cármen Lúcida, Levianowski, Gilmuar e Dias Toffolindo, então nefando presidente do tribunal dos tribunais.

A maioria dos ministros defendeu que o governo federal só pode classificar como "essenciais" atividades de interesse nacional, e que governadores e prefeitos podem definir quais são as atividades essenciais que não podem ser alvo de restrição no âmbito de seus estados e municípios.

E assim é que assim foi... E agora, graças, pois, ao excesso de poder do STF, ainda que a Amazônia seja o “pulmão-verde do planeta” falta oxigênio para Manaus. Os brasileiros do bem, as pessoas de boa índole, estão com falta de ar. E tão trágico e aterrorizante quanto isso, falta ar puro para o Brasil.

02.

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Caminhoneiros voltam a se mobilizar por greve. Essa greve é da pesada. Tão pesada que Bolsonaro vai aliviar a carga dos arautos de paralisação do país. Eles vão conseguir do Planalto, o que a Ford não levou e por isso está se mandando daqui para a Argh!entina.

03.

TESOURÃO

Tem gente que não acaba mais migrando para o serviço de mensagens instantâneas Telegram em seus smartphones e tablets. Mas, o dito cujo só ontem bloqueou dezenas de dezenas de canais ‘por incitação à violência’.

Ontem, foi por isso, – e incitar à violência é uma canalhice – mas, amanhã será por aquilo e aquilo mais e aquilo outro e coisa e tal. A tesoura está nas mãos de quem lucra com os canais de informação.

04.

CONGRESSO CONTAMINADO

O Consórcio dos Coveiros da Notícia, preocupados com a saúde de uma de suas mais produtivas fontes de desinformação, descobriu que pelo um em cada cinco congressistas foi contaminado pelo coronavírus. 

Pelas contas dos jornalojistas que cobrem aquela que outrora foi a casa do Povo, foram 102 deputados e 27 senadores. Pelo visto eles convivem com esse tipo de contágio com a mesma naturalidade com que se deixam contaminar pelo vírus que os leva a cair em tentação.

05.

IMPÉRIO DO MEDO

Manaus é o novo maná caído dos céus no colo dos jornalojões e tevelojas do Consórcio dos Coveiros da Notícia. Eles exultam com seu brado amedrontador de porta do inferno: “Manaus é o Brasil amanhã”!

15 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Não acordei nem mais tarde e nem mais cedo... / Porque hoje é sexta-feira / Desse pandemônio do Consórcio não tenho medo.

01.

ANVISA AVISA

Anvisa, avisa: que Butantan e Fiocruz revisem e suavizem o que dizem.

02.

PODER DE VIDA E MORTE

A Suprema Corte dos Estados Unidos permite, desde ontem, a execução de condenados com Covid-19. Pô, esses americanos dão cada ideia. É só o que está faltando por aqui: a tribo maligna da Taba das Togas ter o poder da vida e da morte sobre nós.

03.

A VIDA É ASSIM

Um velho aprendizado ainda dos meus tempos de ginásio: “A vida é assim, uns Nash, outros Morris e, no fim, todos Ford’’.

04.

FREIO NO ATROPELO DORIA

Nesse jogo de perde-e-ganha, Fiocruz e Butantan empacaram. O brasileiro perdeu.

05.

OXIGENAÇÃO

Governo que sufoca a Venezuela oferece oxigênio para Manaus. Pronto! Maduro para presidente do Brasil, em 2022!

06.

JUVENTUDE TRANSVIADA

Está escancarado para o governador do Amazonas que, pelo abuso de aglomeração, “os jovens levaram a doença para casa”. Mas como ‘Bolsonaro é do mal’, seu mau exemplo transviou a juventude manauara levando-a para a gandaia e no fim deu no que aí está. E não se fala mais nisso.

07.

OS NÚMEROS DO MEDO

Para o Consórcio dos Coveiros da Notícia – os tais jornalojões e tevelojonas que padecem de abstinência da grana pública – nada como essa pandemia para derrubar quem não patrocina sua gana de desinformação social.

Esses filhos da pauta perderam até a liberdade de patrão: já quase não conseguem moldar a sociedade com o jeito e feitio que lhes interessam e com sempre fizeram.

E, então, fazer da pandemia um pandemônio é o melhor atalho para o jornalojismo desmanchar um governo que, por si só, já anda aos trancos e barrancos. O medo coletivo é o caminho das pedras.

Eles sabem que um governo pode até ser bom quando o povo não tem medo dele. Daí então, essa carga pesada de informação diária, despejada, minuto a minuto, sobre a sociedade brasileira. Ela precisa ter medo, para que o jornalojismo e sua liberdade de pressão façam com que o mundo e a vida tenham medo deles.

Pelos números de ontem – hoje já serão outros, mais largos – o Brasil, esse país com mais de 212 milhões de habitantes, tinha mais de 8,3 milhões de casos de Covid-19 e um pouquinho menos de 212 mil óbitos – ‘um pouquinho menos’ porque, afinal para essa pandilha desinformativa, uns óbitos a mais ou a menos não querem dizer nada.

Sou péssimo em matemática, mas em matéria de leitura da versão que está nas entrelinhas, eu me defendo. Assim é que, de folga nessa interminável quarentena, resolvi trocar essa numeralhada toda em miúdos: pois, olha, dos 212 milhões de habitantes dessa Terra de Jesus, já que era de Santa Cruz, esses 2,12 milhões seriam iguais a 1%.

Eles falam em 8,3 milhões de ‘casos’, isso quer dizer menos de 4% da valorosa e hoje amedrontada população brasileira. Dizem que ‘chegamos’, graças a Bolsonaro, a preciosos 206.200 óbitos. Pô, isso é menos de 0,1% de letalidade. Tire suas conclusões. De minha parte, são apenas pontos a ponderar.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – Que todo cuidado é pouco diante dessa balbúrdia provocada pela pandemia chinesa, não há qualquer sombra de dúvida. Inclusive, todo cuidado é pouco também com a liberdade de pressão do Consórcio dos Coveiros da Notícia.

14 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

01.

SEGUNDA ONDA

Então tá, vem aí a segunda onda da pandemia. E que mal pergunte: os ondeiros vão remontar os milionários hospitais de campanha que os gatos comeram?!?

02.

VACINA 100%

Os sábios de plantão ensinam, pelos jornalojões do Consórcio dos Coveiros da Notícia que é errado dizer que “vacina de 50% de eficácia gera anticorpos em apenas metade dos vacinados”. Errado é não dizer que vacina com 50% de eficácia é 100% irresponsável e insegura.

03.

VITALÍCIOS?!?

Francisco, o Papa do Tapa E Bento XVI, o papa Emérito, foram vacinados nesta quinta-feira, lá no Vaticano. Então, quer dizer que eles são só infalíveis, não têm nada de vitalícios?!?

04.

BRASILIDADE

Para os brasileiros que não votaram nas últimas eleições, termina nesta quinta-feira, glorioso 14 de janeiro de 2021, o prazo de apresentação das suas justificativas. É impressionante como as pessoas tremem de medo das consequências dessa omissão cívica.

Já os políticos tão nem aí para as suas condenações à cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e outras falcatruas.

05.

ENTRELINHAS PAPAIS

Pois então, o Papa Francisco foi vacinado hoje no Vaticano contra o pandemônio. Taí ó, pronto! Ele já pode abraçar o Lulavagem, de novo.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

INUTILIDADE

O WhatsApp mudou as regras de privacidade e o aplicativo já deixou de ser o mais ‘baixado’ no Brasil. Querem saber duma coisinha de nada?!? Há muito tempo que eu só ‘baixo’ essa coisa em homenagem aos meus amigos que me mandam mensagens e brincadeirinhas.

Telefonar pelo WhatsApp é uma epopeia. Dá nos nervos. Essa é a versão mais rápida das inutilidades dessa ferramenta que poderia ser de grande utilidade.

02.

O IMPEACHMENT DE TRUMP

A Câmara deles lá teve o topete de aprovar o impeachment de Donald Trump – O Bom Cabelo. Entenda o que acontece: o impeachment é um processo de duas partes: a Câmara apresenta e aprova, como acaba de apresentar e aprovar, os artigos de impeachment, mas é o Senado que faz o julgamento.

Feito isso e aquilo e aquilo mais, então os nobres senadores vão desenhar uma punição em potencial. Quer dizer, tudo pode dar em nada. Ou em tudo mais. Ah, esses petelhos americanos que vão se catar!

03.

FIOCRUZ, BUTANTAN & FLAUTA

Fiocruz envia carta para o Butantan dizendo que Coronavac é “alento para a sociedade”. Isso tem cheiro de flauta: colocaram um ‘a’ demais no que queriam chamar de ‘lento para a sociedade’.

04.

SUA VACINA VEM AÍ!

Vocês estão brincando, levando a coisa na flauta?!? Sua vacina já vem aí! E não se distraiam, pois, a rigor, nenhum brasileiro ‘deixará’ de receber a vacina seja lá o tamanho, a cor, a potência e a eficácia da picadura que lhe esteja reservada.

E seja lá quem for ou seja você, terá que apresentar ali na boca da botija o seu CNS, popular codinome do Cartão SUS, ou deixar o número do seu CPF.

E não se distraiam, pô: a ideia do Ministério da Saúde – Epa, nós temos um! – é começar a vacinação contra a Covid-19 entre o dia 20 que vem aí e o início de março que é um pouquinho mais pra lá.

Ah, e se vocês não vestem toga, não usam gravata e nem têm colarinho branco, não pensem que vocês serão visitados em casa para levar a picadura. Isso é coisa para aqueles a quem as autoridades reconhecem autoridade e importância.

Você vai ter que entrar na fila e manter o devido distanciamento social. Ah, sim e prepare um dinheirinho extra que vai ter gente vendendo lugar na coluna dos vacináveis.

05.

MANDARIM & PAGODE

Nada menos do que quatro montadoras chinesas já se apresentaram como candidatas a comprar a fábrica da Ford em Camaçari. Não demora nada, os baianos estarão falando mandarim e o Pelourinho vai virar pagode.

06.

GREVE DOS CAMINHONEIROS

Sabe o que vem por aí e com data marcada?!? Greve dos caminhoneiros dia 1° de fevereiro. A Associação dos Donos da Estrada ameaça que esse Carnaval das carrocerias tem tudo para ser maior e mais pesado do que aquele de 2018 e de outros velhos carnavais.

Essa greve é a única que a gente tem que temer de verdade: essa tranca e para o País... A comida não bate à porta e não chega à mesa. E como o brasileiro pensa com o estômago, vai ter que engolir esse sapo.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Os lobistas incentivam o pico... / Porque hoje é quinta-feira / E o João Doria paga o mico.

01.

AINDA BEM

O bom desse mico da Coronavac é que o presidente da República jamais a recomendou para ‘salvar a pátria’.

02.

SAIDINHA

Não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Pelo menos aqui, no país dos leguleios: 1.693 detentos não voltaram para a cadeia depois da saidinha temporária desse Fim de Ano para todo o sempre, amém.

Quem ordenou a saída deveria ir em cana até o retorno dos titulares ao doce aconchego do lar, doce lar. Pô, ‘saidinha’ pra essa gente, só mesmo da cela para o pátio do presídio. E olhe lá.

03.

VAI DAR BIZUCA

Coronavac, 50% de eficácia. Cruz, credo, isso parece até jogo de par ou ímpar...

04.

VACINAS

Todas elas são precoces. Nenhuma delas tem mais do que seis meses de vida.

05.

VACINAÇÃO SALVA!

Uma ova! Com base em que, os arautos dos grandes laboratórios – que não se responsabilizam por d/efeitos colaterais – garantem essa bravata?!? Isso é uma ameaça, em tom de ultimato, disfarçada de salvação.

06.

ESPERANTO

Na linguagem universal das ONGs, financiamento público é ‘parceria’.

07.

MITO & MICO

Nessa pandemia, Bolsonaro é o avesso do mito. Em compensação, com a Coronavac, o Doria é o mico da década. Taí, uma boa dupla sertaneja: Mito & Mico.

08.

AS MARGENS

Dos 78% de eficácia propalados pelo Butantan, a Coronavac caiu para menos de 50%. A margem de erro, para cima e para baixo, parece até a margem de lucro pra lá e pra cá do Datafolha.

09.

LOCKTENA

Vamos combinar: Lockdown não é quarentena. Quarentena, não é de hoje, vem desde os tempos dos faraós, separa os que estão doentes dos que estão bem; Lockdown, aglomera bons e doentes, tudo junto e misturado. O que estão fazendo aqui no Brasil é Locktena, mistureba de uma coisa com a outra.

10.

AGÊNCIAS DE DESPACHANTES

Nos tempos luláticos, a máquina pública foi embuchada de ‘despachantes’ especialistas em roubar e deixar roubar. As instituições foram transformadas em agências financeiras desses ‘operadores de confiança’ dos governos que roubavam e deixavam roubar.

11.

NÃO SE DISTRAIA

O pandemônio da pandemia é obra da tribo maligna da Taba das Togas da Mironga.

12.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Nesse mar de enganadores, quem merece a credibilidade de qualquer um de nós, tristes náufragos dessa imensa nau de insensatos, atestando a eficácia de qualquer uma dessas vacinas em plena Regata da Pandemia?!?

Fosse em terra firme, estaríamos num mato sem cachorro, mas como o Brasil virou um oceano de falsidades, estamos no mar sem tábua de salvação.

13.

PONTO 13

Não há o que ponderar, o Ponto 13 é dele. Não se distraiam: ele está quieto como guri arteiro que fugiu do castigo. 

Quieto de araque: está pressionando por baixo das togas a anulação dos seus processos criminais, para recuperar os tais ‘direitos políticos’. 

Enquanto a tribo maligna da Taba das Togas não for colocada no seu devido lugar, o Brasil corre sério risco de ser roubado por quem rouba e deixa roubar.

14.

HAJA PACIÊNCIA!

Um dia falta vacina; no outro, falta seringa; logo vai faltar algodão e, logo, logo, álcool isopropílico, o popular álcool medicinal. Haja paciência nadegal para esse povo que diz ter nascido virado pra lua!

15.

GILMUAR LIVRA A CARA DE PALOCCI E MANTEGA

E enfim, deu-se o esperado pelo Cardeal Gilmuar, a Impertinência Parda desse paraíso de ladravazes de toga, gravata e colarinho branco...

O juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da intimorata 12ª Vara (Epa!) Criminal de Brasília, anulou as provas da Carbonara Chimica, conseguidas pela Lava-Jato-Raiz em agosto de 2019, quando escarafunchou a venda de medidas provisórias pelos ‘operadores’ Antônio Calocci e pelo escorregadio Guido Mantega com gordos e fartos benefícios para a impoluta Odebrecht.

A decisão do nobre magistrado é o regalito esperado por Gilmuar, O Impertinente que, lá do alto de sua oca, na Taba das Togas, conseguiu desviar o caso da República de Curitiba e acomodá-lo no Distrito Federal.

O segredo de Gilmuar – O Supremo em carne e osso, é parecer ser tão zeloso com as coisas da Justiça que faz a galera agradecida pensar que é tão seguidora do Direito quanto ele.

13 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira / Lobão, na ‘Vernissage’, tranquilo diante daquelas cenas... / Porque hoje é terça-feira / Sabe muito bem que na Taba das Togas tem um Mecenas.

01.

DESGOVERNANÇA

Nem Bolsonaro nem quem quer que seja governará esse país enquanto o STF for governo.

02.

VERNISSAGE

Pois então, a ‘Vernissage’, revivida operação da Lava-Jato bateu ontem nos museus de arteirices particulares dos filhos de Edson Lobão, o arteiro-mor e Mecenas dos velhos tempos em que o governo roubava e deixava roubar.

Há milhões e milhões de dinheiro sujo lavado em obras de arte. Mas vai ser como malhar em ferro frio: Lobão já disse, em defesa dos filhotes e de sua própria pele que “o Supremo já decidiu que esse processo não está no âmbito da Lava-Jato”.

Então assim é que a tribo do Cardeal Gilmuar já está com o pé que é um leque lá na Taba das Togas da Mironga, para demonstrar que ‘vergonha é roubar e não poder carregar’: vai livrar a cara da alcatéia, posto que se trata de mais uma ‘interferência indevida’ desses ‘executores do lavajatismo’.

E dar-se-á assim, mais uma vitória retumbante do direito formal sobre o direito moral. E com o argumento objetivo de que ladrão, ladra; cão late e lobões uivam saudando a lua cheia de lobisomens.

03.

ABSTINÊNCIA

Bolsonaro sobre a saída da Ford: “Faltou a Ford dizer a verdade: querem subsídios”. A notícia nas entrelinhas é que bateu saudade; apertou a dor da abstinência do jabaculê.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

De zero a dez que nota de credibilidade você dá para um chamado ‘ministro’ do Supremo Tribunal Federal que, sem concurso e sem prova de qualificação, foi abençoado de amor e graça por um presidente qualquer da pior safra de governantes da história desse país?!?

12 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / No Brasil para ganhar emprego público sem concurso / Porque hoje é terça-feira / Basta o abraço apertado de um amigo urso.

01.

100 ANOS

Para início de conversa, nesta terça-feira magra para quem padece de quarentena permanente, um registro à la Consórcio de Coveiros da Notícia: a Ford está encerrando uma história de 100 anos aqui no Brasil. Mas o carro-de-boi, faz muito mais tempo que já se foi. Haja anos para aguentar essas partidas e despedidas.

02.

MAIA LIDERA O RALLY

Rogringo Botafogo Mala, o chileno-chinelo não perde vez nem hora para uma chinelada: “Saída da Ford mostra a falta de credibilidade do governo”. Rogringo Mala lidera o Rally Dá Ká.

03.

DIZEM...

Dizem que a Ford, parcimoniosamente, alega que está de saída por causa da pandemia, da queda nas vendas e pela alta do dólar. Outros garantem, que foi por causa de cobranças indevidas e excessivas de impostos e tributos.

04.

O QUE INCOMODA

O PT vai apoiar Pacheco, o mesmo candidato de Bolsonaro à presidência do Senado. Os trompetistas debocham dizendo que “como aliado, Bolsonaro não incomoda”.

O destrambelho é que o que incomoda de fato à sociedade brasileira é o quanto custam para o país os 81 senadores mais perniciosos da História do Brasil.

Não se distraia! Independentemente do estado onde um desses senadores é eleito, ele ganha o mesmo valor que as burras públicas pagam aos demais caros colegas no Senado: R$ 33.763,00 por mês e mais o alho que eles chamam de benefícios...

Coisinhas bobas como subsídio para passagens aéreas; subsídios para despesas médicas e odontológicas; verba para contratação de funcionários - assessores, assistentes, secretários e o escambau a quatro; auxílio para moradia, alimentação e transporte.

05.

QUAL É A PRESSA DA CANHOTA AMERICANA?!?

Se sair mesmo o processo de impeachment, Donald Trump dança e a música não toca. É que hoje a pandilha canhota americana, os democratas, têm a maioria no Parlamento da Terra de Marlboro. E o pior é que o ‘tchau, querido! ’ começa nesta quarta-feira, dia da primeira votação do golpe baixo da Esquerdalha do Grande Irmão do Norte. A propósito e inda que mal pergunte: qual é a pressa em tirar Trump do governo que termina daqui a uma semana?!?

06.

O MEIO

Aqui no Brasil a esquerda briga com a Direita e vice-versa, assim como o vice-versa briga para deslocar o Centro do lugar que tomou da Direita, da Esquerda e vice-versa.

07.

ENTREMENTES...

O Governo – leia Paulo Guedes – lamenta saída da Ford e toca sirenes anunciando ‘forte recuperação’ econômica. Ah, há outras marcas de veículos por aí... O que não há é vaga de emprego.

A Ford, se pagar e não bufar, só em indenizações trabalhistas, deve desembolsar mais de R$ 2,5 bilhões.

Nesse meio tempo, esses milhares de trabalhadores que estão perdendo o emprego, poderiam se aglomerar e berrar contra o absurdo ‘custo Brasil’ com a sua bilionária máquina pública, cheia de ministreis do STF e do Judiciário, de todos os parlamentares desse país de vereador a senador; de prefeito a governador ou procurador.

É mais do que hora de acabar de uma vez por todas com os tais ‘cargos de confiança’ – desde os mais pés-rapados até os meândricos togados.

08.

O CARDEAL SEM APTIDÃO MANDA E DESMANDA

O cardeal sem concurso de aptidão, Gilmuar Richelieu que governa o Brasil por debaixo dos panos de sua toga adquirida de amor e graça, acaba de arquivar dois inquéritos da Lava-Jato contra o filantropo André Esteves, sênior partner do BTG Pactual, bom de negócios de ocasião. O Pactual, não; o Esteves.

Gilmuar, O Magnânimo de Ocasião, considerou – do alto de sua sapiência turva – que o banqueiro foi submetido a ‘constrangimento ilegal’ por investigações baseadas, conforme Sua Alteza, apenas da delação premiada de Antônio Calocci.

Se você não tá lembrado, dá licença de contá: no ano passado Gilmuar, O Medonho, já havia anulado provas coletadas numa operação de busca e apreensão na casa do ‘mocinho da hora’ e também no BTG.

E lembre-se mais ainda: os inquéritos tratavam de ‘suspeitas’ de pagamento de propina para decisões que interessavam ao banco no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; que tratavam de doações eleitorais para a campanha nacional do PT em 2006, vinculadas às decisões do Conselho; tratavam também de articulações com Guido Mantega para obtenção de informações privilegiadas do Banco Central; e ofertas contraproducentes de ‘vantagem indevida’ para garantir a posição do BTG no tal projeto do fundo do poço lulático no pré-sal.

Isso posto, Gilmuar faz o que faz, o que bem quer e pronto. Afinal, quem é que manda nessa joça?!?

RODAPÉ – Não se distraia: Gilmuar não fez concurso para chegar ao STF; bastou lambuzar o dedo de FHC. Até na sabatina a que foi submetido no Senado para ocupar a vaga na Magnífica Corte, ele rodou redondamente. Safou-se porque usou o grampo dos autos e anulou a decisão que o reprovara na Câmara Alta do Congresso Nacional.

11 de jan. de 2021

 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

01.

THE DREAM IS OVER

O sonho acabou: para alegria do Consórcio dos Coveiros da Notícia, a Ford anunciou nesta gloriosa segunda-feira que está encerrando a produção de veículos em suas fábricas aqui no Brasil. Restarão para contar a história, o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; o Campo de Provas e a sua sede regional, em São Paulo.

E eis então que chega o momento do adeus a modelos tipo assim caminhões F-4000, F-350, a linha Cargo, além do Ford Fiest que vão se juntar aos memoráveis Corcel, Maverick, Del Rey, Belina, Escort XR-3, Ka e coisa & loisas. Quanto ao desemprego... Ah, besteirinha: coisa de mais de 35 mil trabalhadores serão atropelados por tabela na cadeia nacional de empregos.

02.

ENTREMENTES...

Agora para você comprar um carro da Ford vai ter que ir busca-lo na Argh!entina. A vantagem é só a satisfação do seu ego: vai ter um carro importado. A desvantagem é que todo mundo vai achar que ele é fabricado no Paraguai.

03.

É BICICLETA!

O Consórcio dos Coveiros da Notícia exulta, uma vez mais: “Banco do Brasil aprova reorganização que prevê fechar 112 agências e um plano de demissão voluntária que pode desligar até 5 mil funcionários”. Se isso não é uma mini desestatização, a avó desses ‘profetas do acontecido’ é bicicleta.

04.

ADEUS, CHEIRO DA TINTA

Mais pão na boca do Consórcio dos Coveiros da Notícia: “Saraiva fechou metade de suas livrarias entre janeiro e novembro do ano passado”. Esses jornalojistas da área da Cultura mal se dão conta de que quem nunca comeu, se lambuza. 

Isso que está acontecendo com os livros, já acontece com os jornais. Os livros somem das estantes e os jornalojões desaparecem das bancas. O cheiro da tinta é um romance que se perdeu nas páginas da Internet.

05.

O BRASIL ESTÁ QUEBRADO

Bolsonaro, com as orelhas ardendo, pela língua solta, insiste naquela impactante denúncia de que ‘o Brasil está quebrado’. Mas agora, Bolsonaro usa o atalho, explica e justifica: “O Brasil está quebrado... no setor público”.

Só pode, amigo. E não é de hoje. Essa quebradeira vem desde os áureos tempos de Lulaparelhamento do Estado. Não há uma instituição pública – que nem precisa ser notória – que não tenha pelo menos um ‘operador’ daquelas velhas tardes, belos dias de roubar e deixar roubar.

Bolsonaro quer fazer coisas boas, mas diz de mau jeito. Dessa vez, emendou a tempo. De fato, o Brasil está quebrado. E todo mundo sabe disso, até os desesperados desalojados das mamatas públicas.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – Então tá, o Brasil que está quebrado é o ‘Brasil público’. E por causa dele, o Brasil civil, militar, eclesiástico, industrial, comercial, agropastoril também vai se quebrar. E, se não acabarem com os custos estratosféricos da máquina pública, não vai demorar nada, nada.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / E depois que você se vacinar... / Porque hoje é segunda-feira / Vai poder se aglomerar?!?

01.

DESATINO POR VACINA

Você já tomou, um dia na vida, vacina contra gripe?!? E daí, nunca mais ficou gripado?!?

02.

A POSSE DE BIDEN

A cerimônia de posse de Joe Biden será dia 20 nos Estados des/Unidos. Resta saber por quem ele será possuído. A turma do Trump quer comer o Biden a todo custo.

03.

O FUTEBOLHA TEM DISSO...

VASCO 3 x 0 BOTAFOGO

Só mesmo uma quarentena para alguém assistir a um ex ‘Clássico dos Milhões”. Como sou vascaíno desde criancinha, quando se tratava o timaço de São Januário de “Expresso da Vitória”, consegui assistir cinco minutos daquele horrendo videogame.

E foi demais. Fiquei sabendo que deu Vasco dá Gana: 3 x 0. Ah, sim, sim... O resto é o resto.

04.

GEOPOLITICAGEM

O Brasil é um país de configuração geodemocrática, fincado no Cone Sul do Mundo, povoado por mais de 211 milhões de pessoas e por alguns milhões de políticos.

05.

APAGÃO PAQUISTANÊS

Do Consórcio dos Coveiros da Notícia: “Apagão deixa 200 milhões de pessoas sem luz no Paquistão”. Ah, isso só pode ser coisa do Bolsonaro. Pode deixar que o STF resolve logo, logo.

06.

COVID BRITÂNICO

Do mesmo Consórcio de Veículos de Imprensa nos estertores de sua existência física: “Segunda onda de Covid no Reino Unido bate recorde de mortes”. Vai ver que a turma perdeu a fleuma britânica e foi atrás do Bolsonaro: aglomerou e não usou máscara.

07.

TREMORES LATINOS

Terremotos no Chile e na Argentina atingem 6 graus de magnitude na Escala Richter. Pô, tá mais do que na hora de chilenos e argh!entinos falarem com o Lulavagem da Silva para reerguer o Foro de São Paulo e acabar com esses tremeliques do planeta Terra aqui no Cone Sul do mundo, né não?!?

08.

DESIGUALDADE SOCIAL

SM R$ 1.100 x SMS R$ 39.200. Tradução: SM = Salário Mínimo; SMS = Salário Mínimo do Supremo. Nem uns nem outros precisam de concurso para merecerem suas respectivas remunerações.

09.

O VOO DO ESCORPIÃO

Do Consórcio dos Coveiros da Notícia: “Passageiro picado por escorpião durante voo da Gol”. O aeroplano saiu de Campinas com destino a Fortaleza. O escorpião estava no compartimento de bagagens de mão.

Levado pela tripulação às pressas para o hospital da primeira aterrisagem, o indigitado passageiro passa bem e feliz da vida que o voo era doméstico e não na direção da Indonésia. Lá, por enquanto, acharam só as caixas pretas.

10.

A DEFESA DA DEMOCRACIA

De vereador a deputado e senador; de prefeito a governador, todos abrem o peito e juram ‘defender a democracia’. É um brado de autodefesa, já que eles são essa democracia que aí está, aos pés da Supremacia que veste toga.