30 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / Não confunda picadura da vacina do Butantã / Porque hoje é domingo / Com vaticínio de picadura no buzanfã.

01.

O pior do governo Bolsonaro – que sempre teve tudo para não ser lá essas coisas – é o que o Consórcio dos Coveiros da Notícia, com o apoio sórdido da Taba das Togas, vem fazendo com ele em seus jornalojões, tevelojas e redes de radiolojinhas.

É um massacre insano e cotidiano de imagem. Bolsonaro só resiste porque o povo acredita e dá fé, muito mais às devidas redes sociais e à web mídia do que aos empasteladores da notícia e à tribo maligna da Suprema Taba das Togas.

02.

ENTREMENTES...

As despesas médicas bancadas pelo Senado em 2020 custaram R$ 14,9 milhões. Isso é que saúde condensada, né não?!?

03.

SUPREMO PANDEMÔNIO

O pandemônio brasileiro na pandemia já deveria ter destituído os 11 ocupantes de ‘cargos de confiança’ da Suprema Taba das Togas. Não adianta dizerem que a Magda Corte não tirou o poder do governo central no combate à Covid-19... Os mandachuvas apadrinhados pela pior safra de presidentes dessa República, empoderaram (gulp!) os governadores da pior espécie da história dessa democracia de gaveteiros e nada menos do que 5.569 prefeitos – como se não soubessem que há e sempre houve ‘em cada cabeça, uma sentença’.

04.

UM ARPÃO RESOLVERIA

Sabendo-se, como se sabe, quem é Baleia Rossi, filhote de Wagner – o ‘operador’ de Docas Temer para assuntos de portos, rios e canais, não dá para entender o que os senadores estão fazendo com aquele arpão guardado nas caixa que foi para o fundo do porão.

05.

UM TRIO DOS DIABOS

Não foi só pelo que dizem que queimaram o filme de Rogringo Mala, Alcolúgubre e do pimpolho Doria. Se fosse pelo que dizem dos dentes pra fora, Bolsonaro não estaria liderando a corrida ao repeteco em 2022. Aquele trio não só diz como faz coisas que nem o diabo aguenta.

06.

PICADURA DE VACINA

Não confunda picadura da vacina do Butantã, com vaticínio de picadura no buzanfã.

07.

ROGRINGO MALA REAGE À DESTRUIÇÃO DAS FAIXAS DE APOIO A BALEIA

Rogringo Mala, o Botafogo da Odebrecht, tuitou neste sábado que já era, fotos mostrando que faixas de apoio ao seu candidato à presidência da Câmara, Baleia Rossi, foram destruídas na Esplanada dos Ministérios em Brasília. 

Só faltou dizer que se trata de crime ambiental: caça à Baleia. Mas, notícia é a versão que está nas entrelinhas: quem pagou essas lindas e singelas faixas agora destruídas: a Câmara tem verba para isso também?!?

08.

NÃO É TRAÍRA

Essa pressão desenfreada pelo impeachment não se cria porque o general Mourão não está para Bolsonaro, assim como Michel das Docas Temer estava para Dilmandioca Pedalada. Mourão pode ser tido e havido até como um peixe fora d’água, mas traíra ele não é.

09.

MÉDICO MONSTRO

Drauzio Varella diz que Bolsonaro é o grande responsável pela disseminação da epidemia. Ah, Drauzio Varella é um médico que não tem clientes: tem telespectadores e leitores relapsos da sua coluna dobrável na Folha de S. Paulo, cabeça do Consórcio dos Coveiros da Notícia. Como articulista esse médico é um monstro.

10.

PORCO 1 x 0 PEIXE

Afastado da Prefeitura para ‘tratamento de saúde’, Covas estava no restrito e distinto público que fazia rebuliço no Maracanã no clássico eletrônico Palmeiras 1x0 Santos. Pelo visto, Covas é “Porco” desde criancinha.

11.

PRECAVIDOS

E não tem jeito mesmo: as eleições para a presidência do Senado e da Câmara estão aí, nesta segunda-feira, e ninguém dá um pio sobre a prisão em segunda instância. Gentinha bem precavida essa, né não?!?

12.

PESQUISA DO PARANÁ

Pois, para quem quer e gosta de pesquisas, principalmente quando lhe são favoráveis, o instituto Paraná descobriu neste fim de semana que “apenas Sérgio Moro empata tecnicamente com Bolsonaro em projeção de segundo turno para 2022”.

Entre a chusma dos mais salientes cinco opositores de Bolsonaro, só o ex-juiz, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-herói nacional é o que mais se aproxima do presidente que a Suprema Taba das Togas não deixa governar. Pesquisa é pesquisa e o instituto Paraná é... do Paraná, pô.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. E o que é que esse cara está fazendo andando por aí, livre, leve, solto como se fosse honesto que nem os trabalhadores brasileiros e como se pagasse impostos sem manuseios espertos como todo cidadão de boa índole?!?

Pô, esse cara deve ao Brasil quase 30 anos de cadeia por corrupção ativa e passiva, além de contumaz lavagem de dinheiro que sai para ele da vida pública e até da privada.

E deve mais: deve bilhões em dinheiro vivo, muito vivo e sonante. Não paga e ainda bufa. Tem as costas largas pelo mau hábito de soltura do cardeal Gilmuar, um coice sempre certeiro e ágil nas cargas da lei. Esse Gilmuar é outro que o trem não pega’.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

DESCONFIEM DELES LÁ

Se discordamos quanto à vacinação desvairada, antes de duvidarem de mim, desconfiem dos participantes da Corrida do Ouro das Vacinas.

02.

APAGUÃO

E porque hoje é sábado chegamos, nós, habitantes dessa ainda tranquila Região dos Lagos na saída Norte de Brasília rumo ao país nordestino que fala a nossa língua, ao meio do terceiro dia sem água e sem qualquer informação da Caesb.

Como neste janeiro ainda não enfrentamos nenhum apagão elétrico mais consistente aqui no Condomínio RK, na Capital da República, a Caesb resolveu contemplar nossa região com falta d’água.

Inaugurou nesta semana a afronta, quase calamidade social que já se conhece por aqui como Apaguão. E quando alguém reclama, esses anti-heróis autoritários do Apaguão mandam a gente tomar banho.

03.

TRANSATLETA

Os carinhas mais nojentinhos desse planeta, os defensores intransigentes daquilo que eles pensam, acham e fazem, agora denunciam que “o preconceito ainda impede atletas trans de se firmarem no esporte”.

Biorganicamente, eles são uns prevalecidos físicos quando, criados como homens, se transformam em mulheres e entram em quadras de basquete, vôlei e outras modalidades de esporte coletivo.

Nas categorias esportivas individuais, então, nem se fala: vá você, minha querida, nadar contra um/uma transtubarão de piscinas que eu quero só ver em que lugar você vai chegar. Lute judô numa Olimpíada, com um/uma atleta trans que eu quero ver onde você vai parar...

Os narizes torcidos não são por preconceito. No mais das vezes, não. Os narizes se torcem pela diferença física.

E se, por acaso, um/uma transatleta perder uma luta de Box, Taekwondo ou Jiu-Jitsu, sempre poderá alegar em nome do seu fracasso que “em mulher não se bate nem com uma flor”. Pô, assim não dá, né não?!?

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Você aí que é bolsonarista até debaixo d´água: você acha que a candidatura do Joãozinho Doria, à Presidência da República tem que sair do armário?!?

05.

QUE MAL PERGUNTE...

Ei, você que já levou a picadura...  Qual foi a vacina que lhe picou?!? Se foi contra a Febre Amarela, não vale!

06.

O VÍDEOBOL TEM DISSO...

PORCO X PEIXE

O que essa quarentena faz com o futebol...  Hoje tem Vídeobol decidindo quem vai ser campeão da Libertadores da América em sua primeira virtual versão: em pleno Maracanã vazio, Palmeiras x Santos. 

Ou, se preferirem os aficionados do antigo, tradicional e contagiante Esporte Bretão: Porco x Peixe. Isso não é um clássico. É um banquete. Tô na tela. De pipoca, guaraná do Amazonas e tudo mais...

 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

RABO PRESO

Os candidatos e a enorme claque periférica dos que pretendem ganhar a presidência da Câmara e do Senado, falam de tudo um pouco, prometem mundo e fundos, dizem que vão fazer isso e aquilo e um pouco mais até... Só não deram um pio até aqui sobre a volta da prisão em segunda instância.

02.

ENTREMENTES...

Aras, o augusto mensageiro do Pai dos Filhos do Capitão na chefia do Ministério Público, acaba de escrever a sua versão da “Crônica de uma morte anunciada’ sobre o combate à corrupção nesse país de ladravazes públicos e notórios. Deu só mais dois meses para de vida útil à força-tarefa da Lava-Jato do Rio.

É pelo visto, para Aras – O Augusto Demolidor, o Brasil não precisa passar pela humilhação de ser contido por uma Lava-Jato de verdade; muito menos o Rio de Janeiro que continua lindo, e agora sem Carnaval.

03.

O NOVO QUERIDINHO

Cansados do Datafolha e agora que o sempre comprado Ibope foi vendido de verdade, a Consórcio Alternativo de Veículos Funerários – sim, o Consórcio dos Coveiros, já tem concorrência na praça – elegeu o Atlas Político como o seu queridinho da vez no mundo das pesquisas, enquetes, estudos e levantamentos. Não se distraia: é tudo apenas mais do mesmo.

04.

PARE, PENSE E SE AVIVE

Pare, pense e se avive: na falta de outra tábua de salvação, os jornalojistas à míngua de verbas públicas, elegem a ‘rejeição’ como o maior alento aos candidatos a candidatos de oposição a Bolsonaro nas eleições do ano que vem. 

E então se avive: pense nesse país presidido outra vez por Lulavagem da Silva, candidato preferencial da tribo da Taba das Togas; ou dirigido pelo heroizinho verde, Luciano Huck, ou Ciro Gomos, o cearense de Pindamonhangaba, ou Doria – Buzanfan de Cobra, ou... pois é. Pare, pense e sobreviva.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / O grande teatro do leite condensado se aprofunda... / Porque hoje é sábado / E Bolsonaro manda a turma se limpar na... rotunda.

01.

“Só tem tu; vai tu mesmo! ”...  E assim é que, para vencer as eleições no Senado e na Câmara, Bolsonaro adere, como Goma Arábica, - gostou, dessa, papudo?!? – ao manjado toma lá, dá cá dos velhos tristes tempos do PT no poder e do tamponaço de Michel das Docas Temer.

Os jornalojões do Consórcio – Globoiola, Estadunidão, Folhagem, Extra/nho, os portalóides UOL e G1, mais os aderentes grupos CNN-BraZil e ratatulha antagonista – não sabem mais o que fazer para impedir que Bolsonaro volte ao governo do país, tirando-o de sob as asas dos anjos de capa preta da Suprema Taba das Togas.

02.

MESA DE BAR

Em Brasília, dois cientistas políticos – e porque ‘cientistas’ aptos a avalizar até vacínicas – bebericavam e jogavam conversa fora:

- Eu gostava mais do Moro como juiz do que como blogueiro...

- Pô, nem tem comparação. Mas...

- Mas?!?

- Mas, ainda assim, eu votaria nele no ano que vem.

- Ei, garçom! A saideira. E fecha a conta.

03.

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que você, aí em Pelotas, minha pátria pequena que deixei no Sul, não perdia por nada desse mundo o tradicional baratilho da Casa Paris Londres.

04.

PESQUISA É PESQUISA

Há pesquisas e pesquisas. Uma delas diz que, para as eleições presidenciais do ano que vem, “Moro e Barbosa são os que mais tiram votos de Bolsonaro”.

Por acaso, os dois foram juízes de Direito; por acaso os dois não se dizem candidatos à Presidência. Por acaso, pesquisa nesse país é sempre objeto de muita pesquisa para saber-se de onde vêm.

05.

GOVERNO VISÍVEL

Uma coisa é o tal ‘governo invisível’ figura por demais conhecida nos bancos e compêndios acadêmicos de Direito; outra coisa é o governo invisível ter a visibilidade e o poder de mando e desmando que tem sob o manto dos 11 anjos de capa preta do Supremo Triunvirato Federal.

29 de jan. de 2021

 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

EDUCAÇÃO, VÍRGULA!

Dados sei lá de onde, mas tidos e havidos como fontes de informação: “Mais de 5,5 milhões de brasileiros ficaram sem acesso à educação em 2020! ”.

Isso é bom, ou ruim?!? Terá sido a pandemia, ou uma simples e armadilha do destino para melhor a formação dos brasileiros?!?

O que os governos Lulanalfabetizantes fizeram com a trilogia ensino-pesquisa-educação, não se encontra em nenhuma Bíblia ou Gibi.

Tradução: 5,5 milhões de brasileiros ficaram sem acesso à educação. Educação, vírgula!... Educação deles.

02.

CONTRAINDICAÇÃO

Médicos com fronteira aqui no Brasil alertam, em tempo hábil: “Não tome analgésicos antes de levar a vacina da Covid-19”.

Pô que meigo...  Esses profissionais isentos e atentos, têm que pensar em tudo diante dessa correria pelas vacínicas mais apressadas da história da humanidade.

Inda que mal pergunte: você sabe de algum caso em que, na hora de ser picado, algum desses mais de 1 milhão e meio de vacinados, foi indagado sobre a ingestão de analgésicos, similares ou genéricos?!?

E se der bode?!? A culpa não será da vacínica, pô!

03.

GAVETEIRO-MOR

Em democracias de gaveteiros, capitão da reserva é o cara que não tem patente para mandar na Caserna que fica à direita; para os de bandeirantes vermelhos tem dragões demais para ser tido como civil que sirva à esquerda e para os eclesiásticos que acendem uma vela a Deus e outra ao diabo, ele tem um pouco demais ou menos as duas coisas para ser escalonado assim no meio.

04.

CERCADURA

Já não bastam as pedras pelo caminho, o cara ainda tem que aguentar um mourão como empecilho para pular a cerca.

05.

NOVA ZELÂNDIA SEM PANDEMIA

A pandemia não vingou na Nova Zelândia. Mas, o país correu sério risco quando liderado pela primeira-ministra Jacinda Ardern, o país fechou suas fronteiras a visitantes do exterior no dia 19 de março: o Zé do Breu já estava homiziado por lá, com suas ultrajantes cuspidas.

06.

ESPÍRITO DE PORCO E ALMA LAVADA

Eu hoje acordei com um certo espírito de porco me fazendo chafurdar na lama que cerca os institutos comerciais de pesquisas e enquetes e estudos e coisa e tal...

Pois, só por isso e nada mais que isso, repasso-lhes agora uma dessas baboseiras tão comuns na nossa pátria, amada, Brasil.

Como é, de certa forma, favorável às ansiedades da maioria de vocês, sei que vocês vão gostar. Vejam só:Para 50%, Bolsonaro não merece ser reeleito – ainda assim, ganha em 2022”.

O furo de bala é de uma pesquisa inédita, feita com o maior cuidado e desvelo, sem qualquer interesse nas margens de lucro para cima ou para baixo, pelo par de vasos “Exame/Ideia” inserido no contexto do Consórcio dos Coveiros da Notícia.

A dupla apresenta também, no mesmo ‘estudo científico’ - algo que espero vá produzir em vocês os mesmos frouxos de riso que em mim provocou:  apontou que, “sem opositores fortes, apenas o apresentador Luciano Huck chegaria perto de Bolsonaro no 2º turno se as eleições fossem hoje”.

Pronto, falei e disse. E assim, livrando-me do espírito de porco, lavei a alma.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / A regra no Brasil é escrever pouco para ter leitura; / Porque hoje é sexta-feira / Vocês desmentem a regra: com vocês é sem frescura.

01.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que qualquer vento encanado nos deixava constipados.

02.

CUSTO BRASIL

O famoso, malvisto e pior conduzido “Custo Brasil” é um codinome genérico, usado e abusado para descrever sem explicar o cardápio de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que nos enfiam goela abaixo, encarecendo o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento nacional, aumentando o desemprego, o trabalho informal, a sonegação de impostos e a evasão de divisas.

É fácil dizer que o desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país. Isso é curar fratura exposta com Band-Aid.

Para se ter uma ideia, a gente pode começar pegando no pé do glorioso Congresso Nacional, outrora Casa do Povo, hoje valhacouto de muitos mais do que os 300 picaretas que Lulavagem da Silva dedurou quando deixou de ser um deles para se meter de pato a ganso e dirigir o País.

Ele fingiu naquele tempo não saber que quem bebe não dirige. Mas vambora lá, dar uma olhadinha no que essa pandilha custa aos olhos da nossa cara:

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020 previu um orçamento total de R$ 6.265.128.269,00 para o funcionamento de 513 deputados e suas circunstâncias Câmara Federal. Para os 81 senhores senadores da Câmara Alta, o popular Senado, foram destinados módicos R$ 4,6 bilhões.

Nem vou fazer essa conta de trocar em miúdos os mais de 6,3 bilhões de reais por 12 meses, levando vida de nababos, com custos e gastos astronômicos, por que isso me dá engulhos e me leva ao custo diário de cada pralamentar desses que estão aí. 

Os nossos caríssimos senadores não saem por menos, pelo contrário, são muito mais caros: faça as contas, se tiver estômago de aço, e veja quanto sai um senador dividindo R$ 4,6 bilhões por 81 biltres eleitos pelo nosso democrático voto obrigatório.

Estão de boca aberta, meus caríssimos amigos e minhas queridas amigas?!? Essa pandilha é apenas uma parte do quanto nos custa a politicalha em qualidade de vida, liberdade de credo, de pensamento e de expressão.

Deem uma olhadinha e procurem ver se acham o fundo do poço do nosso manjado “Custo Brasil”, devorador do PIB, nosso Produto Interno Bruto: boa viagem. E bons sonhos diante desses sumidouros implacáveis:

·         Corrupção administrativa pública elevada;

·         Déficit público elevado;

·         Burocracia excessiva para criação e manutenção de uma empresa e para funcionamento de uma estatal, qualquer estatal;

·         Cartelização da economia;

·         Manutenção de taxas de juros reais elevadas;

·         Spread bancário exagerado - um dos maiores do mundo;

·         Disfunções no sistema burocrático para importação e exportação importação, dificultando o comércio exterior;

·         Carga tributária alta;

·         Altos custos trabalhistas;

·         Custo brutal e incalculável com ‘cargos de confiança’;

·         Altos custos do sistema previdenciário;

·         Legislação fiscal complexa e ineficiente;

·         Insegurança jurídica – todo mundo é presumidamente inocente e todo leguleio é culpado de procrastinação;

·         Alto custo da energia elétrica;

·         Infraestrutura precária - saturação de portos, aeroportos, estradas e ferrovias;

·         Baixa qualidade educacional e falta de mão de obra qualificada;

·         Desperdício na distribuição de energia elétrica e de água. Em sistemas eficientes a perda na distribuição de energia elétrica bate nos 4%, no Brasil, este índice atinge 17%, e, em relação à água, a perda aceitável seria até 20%, em muitos municípios brasileiros esta perda chega a 42% da água disponibilizada;

·         Entraves burocráticos e insegurança jurídica na Construção Civil e na desconstrução do Estado.

E por aí vai. E por aí vamos que vamos e a música não toca. Mas, em casos de ‘custo Brasil’ quem procura, acha. Quem sabe acabando com o governo paralelo e efetivo do STF e seus padrinhos, o governo possa governar.

03.

POR FALAR NISSO...

Baleia Rossi vê ‘brutal interferência’ na eleição da Câmara. Por falar nisso, como filho de Wagner Rossi, lobista predileto do Michel das Docas Temer, Baleia sabe muito bem do que está se queixando. Um dia é da caça, outro do caçador. Baleia está sabendo agora que tem também o dia da pesca...

04.

QUEM TEM, TEM MEDO

MPF pediu à Anvisa e Fiocruz dados da vacínica Oxford em idosos. E vocês ainda querem que eu tenha coragem de entrar nessa fila de cobaias?!? O meu me avisa que quem tem, tem medo.

05.

DOIS PESOS, DUAS NOTÍCIAS

Os veículóides do Consórcio dos Coveiros da Notícia mancheteiam: “Pandemia fez PIB dos EUA ser o pior desde 1946”. Quer dizer, por lá, foi a pandemia.

Por aqui, as mesmas fidedignas fontes dizem que a taxa de desemprego é de 14,1%, um recorde do governo brasileiro. Entrelinhas: eles estão querendo que todos entendam que o enorme desemprego é consequência de o governo não estar nas mãos limpas dos Lulapetrechados.

Mas, não se distraia: a herança maldita deixada pelos governos do PT foi, sem pandemia, de 14 milhões de desempregados. Mas, nesse caso, o Consórcio faz força para esconder que foi porque ainda não havia pandemia no mercado.

06.

GOVERNANDO MAL

Nunca antes na história desse país um governo governou tão mal. Mas não se deixe enganar pela primeira má impressão: Bolsonaro é só uma boa desculpa para o governo dos 11 anjos de capa preta. Quem vem fazendo o pior governo da história desse país é o STF.

07.

STF VOLTA COM SESSÃO ‘HÍBRIDA’

Bom de porta-vozes, o STF manda avisar que a reabertura dos seus trabalhos será em sessão híbrida. Epa! Denota-se um certo ar de androginia nesse rodapé dos jornalojistas da Magda Corte. 

Como notícia é a versão que está nas entrelinhas, o Garanhão de Pelotas conclui lá de sua mansão em Monte Carlo, que ‘híbrida’ ou andrógina, a reabertura dos trabalhos naquela Magnífica Casa de Justiça, na realidade, é uma ameaça, quase um ultimato.

08.

BACKUP NEWS

Por onde andará a bem quista e sempre muito bem lembrada Graça Foster, melhor presidente da história da Petrobras, no melífluo governo Dilmandioca Katavento Sapiens?!? Ô gente ingrata: o que ela fez vai ficar por isso mesmo?!?

09.

NOVA LINHAGEM, NOVAS PRECAUÇÕES

Então estamos entrando com tudo na era da ‘nova linhagem’ do coronavírus. Nem terminou a primeira fase e já somos ameaçados pela ‘variante’. Ah, bom.

Então tá, agora vamos ter que lavar as mãos e também os pés com muita água e sabão e, obrigatoriamente, usar duas máscaras na face – que uma só é pouco para quem gosta e quer mais. Taí ó, é o que a gente aqui sempre diz: isso não é pandemia é pandemônio.

10.

DESESPERO NO AR

Há um desespero incontido no ar: ao que tudo indica, pelo menos até aqui, Bolsonaro está com tudo e está prosa para ganhar as eleições na Câmara e no Senado. Isso colocaria os 11 anjos de capa preta nos seus devidos lugares. O governo voltaria ainda que de forma lenta, gradual e irrestrita para o Palácio do Planalto.

11.

FAROESTE MODERNO

Não é que eu não creia numa boa vacina, mas vacínica comigo não, violão! É que os ‘cientistas’ que assinam embaixo e dão fé são unha e carne com os laboratórios que disputam a Corrida do Ouro nesse grande Faroeste moderno.

12.

UMA TUNDA DE LAÇO

A vacínica tem variantes terríveis. Ontem mesmo, nas Alagoas, a prefeitura de Maceió, diligente como ela só, afastou uma servidora da área da saúde depois que ela enfiou a agulha no braço de uma idosa de 97 anos sem aplicar o líquido da vacina contra a Covid-19.

Deu com os burros n’água: a cuidadora da anciã gravou no celular a falsa imunização. Diante das reclamações, a própria coordenadora do posto de saúde vacinou direitinho a idosa que, coitada, saiu com duas picaduras.

Mas é disso que eu tô falando: há coisas entre a vacinação e a população que a nossa vã filosofia jamais alcançará. Se a idosa fosse minha parente, eu esperava e afofava essa gasguita na saída. Dava-lhe uma boa tunda de laço, para aprender a ser gente.

13

PONTO 13

Não há o que ponderar, o Ponto 13 é dele. Disse que vai aguardar sua vez de ser vacinado. Babado grosso, conversa mole pra boi dormir: já veio picado de cobra lá de Havana, capital da liberdade. E, com a medicina cubana é assim: cobra se cura com veneno de cobra.

RODAPÉ BACKUP DO PONTO 13 – Quantas gerações de Covid-19 morrerão pela ousadia de contagiar-se com a alma mais honesta do mundo?!? Antes dessa que dançou em Cuba, teve aquela que veio do Vaticano, pós-abraço do Papa do Tapa...

14.

COVID TOUR

O Consórcio dos Coveiros da Notícia se apavora: “Turismo global perdeu em 2020 mais de U$ 1,3 trilhão”... Isso quer dizer, em dinheiro sonante brasileiro de hoje, quase R$ 7 trilhões. Mas, pô, o Garanhão de Pelotas mostra a versão da notícia que está nas entrelinhas: - Quem vai viajar de Covid para Covid pelo mundo afora?!?

15.

FIXAÇÃO DORIANA POR LOCKDOWN

Se Doria – O Espirro de Orgasmo, só faz negócios da China, é um trouxa. Está perdendo de expandir seus tentáculos. É o seguinte: a pandemia causou fantásticos problemas para a economia global, mas a ditadura do isolamento social fez a festa e regalia das empresas virtuais.

O uso da internet para fazer compras consagrou para todo o sempre, amém, a gigante americana do comércio eletrônico, a Amazon, de Jeff Bezos que já era o homem mais rico do mundo. No ano passado, legiões, batalhões, exércitos de clientes entraram em seu site gastando cerca de US$ 11 mil – coisa de R$ 60 mil - por segundo.

Sabendo-se de quem se trata, em matéria de Doria, O Tamborete Retumbante, não é de se estranhar essa sua nova fixação por Lockdown.

28 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O PODER DO GUARDA DA ESQUINA

O brasileiro deixou de ser aquele povo espontâneo, cordial, alegre, natural e feliz da vida, para ser tido e havido por todo mundo como uma pandilha de fura-filas, embusteiros e oportunistas domesticados por milhares de autoridades pequenas, todas submissas a 11 luminares portadores de um cargo de confiança.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Pelo Artigo 62, inciso II, da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, o ‘cargo de confiança’ não dá direito a hora-extra nem ao limite de oito horas de serviço por dia...

Inda que mal pergunte: O que se passa então lá na Taba das Togas com aqueles seus 11 lambisgóias cabalmente confiáveis que andam exaustos de tanto trabalhar pelo bem do povo e da Nação?!?

03.

ARMA DO POVO: UM APARELHO DE MONTAGEM

No fundo, no fundo, a gente sabe que, nessa democracia de gaveta e gaveteiros, fundada em janeiro de 2003 quando Luladino subiu a rampa, o voto deixou de ser uma ‘arma do povo’, para ser um aparelho de montagem e fabricação de governantes cafajestes e autoridades tão ordinárias quanto perenemente bandalhas e sórdidas.

Dizem que há exceções. E dizem também que há controvérsias. Mas, não se distraia:  temos hoje 27 governadores, 5.569 prefeitos, 513 deputados federais, 81 senadores, 1.059 deputados estaduais, 57 mil vereadores e... 11 portadores de supremos ‘cargos de confiança’.

São eles, os escolhidos a dedo pela pior safra de presidentes da história dessa República que fazem do regime, dos governos, de pessoas e até dos políticos, aquela espécie bípede que anda, um rascunho da sua perniciosa natureza.  

04.

QUE SAUDADE!

Pô, nesse governo Bolsonaro só se fala em Covid. É Covid pra cá, Covid pra lá; tudo é só Covid-isso, Covid-aquilo... Ah, que saudade dos tempos de Zika Vírus da Dilmandioca Katavento!

 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / O Brasil segue na maior lambança... / Porque hoje é quinta-feira / Continua refém de 11 ‘cargos de confiança’.

01.

MANTO DA CANALHICE

Eles nunca tiveram vergonha, mas agora sob o manto das 11 togas, perderam o medo de ser canalhas.

02.

OS PARLAMENTARES E O CARDÁPIO

Acredite, se quiser: parlamentares pedem investigação sobre gastos do governo com comida. Investigar esse tipo de gandaia, tudo bem. O que é incrível, fantástico, extraordinário é que esse pedido de investigação venha de quem vem.

A pandilha de parlamentares que anda pisando em nossos ovos sobre o mapa do Brasil não tem moral alguma para farejar o que quer que seja excesso ou extravagância. Essa investigação deve ser para copiar o cardápio.

03.

NO MEIO DOS HUMANOS

Nesta terça-feira, a Gol impediu o deputado federal Daniel Silveira, do PSL-RJ de embarcar em um voo no Aeroporto de Guarulhos, porque ele se recusou a usar máscara de proteção contra o coronavírus, obrigatória a todos os passageiros.

Manjado há muito tempo pela recusa em usar a máscara de proteção contra o coronavírus, ele mostrou atestado que o dispensava de estar com máscara por causa de cefaleia crônica. A Companhia não aceitou a justificativa, houve bate-boca.

Chamaram a Polícia Federal e ela intermediou a discussão. Após o incidente, a Gol remarcou o embarque para ontem, mediante a utilização da ‘focinheira ideológica’.

Disso aí, o que se deduz é que o deputado sentiu o gostinho amargo de sentir na pele o que é a vida de uma divindade no meio dos humanos.

04.

UM MILHÃO DE VACINADOS

Manchete: “O Brasil já superou um milhão de vacinados contra a Covid-19”. Subtítulo na ponta da língua dos jornalojistas do Consórcio dos Coveiros da Notícia: Agora só faltam mais 214 milhões.

05.

BACKUP NEWS:

SAB – SINDROME DE ABSTINÊNCIA PROPINÊUTICA

Consórcio dos Coveiros da Notícia fingindo espanto e tenta espantar a brava gente brasileira, fazendo estardalhaço porque Bolsonaro já nomeou – um atrás do outro -  três ministros para a Pasta da Saúde.

A pandilha dos jornalojistas com sab - Síndrome de Abstinência Propinêutica faz de conta que não se lembra que, só no primeiro mandato Lulavagem da Silva trocou 23 dos 24 ministros que ele escolhera a dedo para o seu governo. Só sobrou, naquela época, o chanceler Celso Amorim. Depois, também soçobrou.

06.

ELEIÇÃO NO SENADO:

Vai ser um espetáculo: a votação será virtual, à moda Drive-Thru e, pasmem, até mesmo no plenário. Que assim seja, mas para que?!? Vai ser puro mais do mesmo.

07.

ELEIÇÃO NA CÂMARA:

Bolsonaro: “Vamos influir na Presidência da Câmara”. Pronto, perdeu mais uma grande chance de ficar calado. Bolsonaro continua achando que como ele pode falar a gente pode ouvir.

08.

GREVE DESGOVERNADA

Bolsonaro pede aos caminhoneiros que não façam greve. E fez muito bem. Hoje, só os caminhoneiros podem mandar mais que os 11 ocupantes dos ‘cargos de confiança’ da Taba das Togas que desgoverna esse país.

09.

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que, em Pelotas – minha pátria pequena que tenho no Sul - os brigadianos usavam perneira; os guris medonhos tinham liga-elástica nos carpins e Gumex nos topetes, para agradar às gurias mais algariadas que usavam cinta e corpinho.

27 de jan. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueir 

01.

REFORMA MORAL

Querem acabar com a ditadura das 11 togas?!? Fulminem os ‘cargos de confiança’.

02.

SERVILISMO DE CONFIANÇA

Todo portador de um ‘cargo de confiança’ é uma afronta a qualquer funcionário de carreira. Quer dizer que servilismo, bajulação e submissão valem mais do que talento, qualificação e eficácia.

03.

CARGO DE CONFIANÇA: GRANDE AUTORIDADE PEQUENA

‘Cargo de confiança’ é a engrenagem que escangalha, emperra e destrambelha de vez a máquina pública. É o instrumento que garante a aparelhagem maquiavélica e bandalha do Estado e da coisa pública.

O agraciado com um ‘cargo de confiança’ é, apesar de todo brilho e aparato que ostenta, um reles representante do seu empregador.

É a encarnação terrificante da temível ‘autoridade pequena’, um similar enfurnado e, não raro, pomposo e tonitruante exemplar do que é e do que representa em termos de poder e força paralela um respeitado e temido ‘guarda da esquina’.

O piloto audaz de um ‘cargo de confiança’ fiscaliza, tem poder diretivo, coordena atividades sejam lá quais forem as que lhe passem pela caixola; o usuário do ‘cargo de confiança’ coordena atividades e fiscaliza a sua execução.

Não raro, a título de advertência, aplica medidas disciplinares a seu bel prazer e feitio como suspensões e dispensas por justa causa. O cargo de confiança é o governo invisível que tem tanto o poder de destruir, quanto o de construir, coisa que não consta no seu currículo de cumpanhêro do cumpanhêro que, à miúde, ao correr do seu mandato seja lá qual for, vem roubando e deixando roubar.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS DOS BRASILEIROS – Vejam só o que os 11 ocupantes de ‘cargos de confiança’ na Suprema Taba das Togas, da pior safra de presidentes da história dessa República, vêm fazendo com os destinos dessa pátria, amada, Brasil.  Pois há milhares de ‘cargos de confiança’ governando esse país de todos os quilates... Os que latem e não mordem.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira / Pobre povo que tem medo e não tem esperança / Porque hoje é quarta-feira / Difícil ser escravo de 11 ‘cargos de confiança.

01.

O VÍRUS MORTAL

Lockdown é o vírus mortal que os milhares de pequenos ditadores criados pelos supremos anjos de preto injetam nas artérias comerciais e industriais, ferindo de morte a economia de uma país à mercê de 11 ocupantes de ‘cargos de confiança’ encastelados numa torre suprema.

02.

DORIA, O HAI-KAI AMBULANTE

Qual é conhecimento ‘científico’ que tem Joãozinho Doria, O Segurança da Barbie, para mandar abrir ou fechar lojas, restaurantes, supermercados, shoppings, festas e indústrias disso e daquilo?!?

Doriana, O Príncipe Pimpolho, vem fechando e abrindo, mandando e desmandando, deitando e rolando, fazendo e acontecendo e, no entanto, desde o último Carnaval, São Paulo é o estado com os mais altos índices de casos e de óbitos do Brasil. Doria é um Hai-Kai ambulante: Autoridade / é Doria tirando / a liberdade.

03.

LEVOU CARÃO

E Doria, O Reduzido, sentindo-se pouca sombra, reuniu o que havia de melhor no seu passado, presente e futuro: Zé Sarney, Michel das Docas Temer e FHCe-cê, em uma escaramuça que ele chamou de ‘Ato Pró-Vacina’. Vacínica, meu!

Esse grupelho só não ficou pior porque Doria, O Avatarzinho, tirou também Fernandinho Beira-Collor, Luladino e Dilmandioca para dançar e... levou carão.

04.

NOVA VARIANTE

Nem terminou a primeira e já nos metem medo com a tal de ‘nova variante’. Pois, agora – dando ouvidos aos consorciados coveiros da notícia, o Brasil proíbe a entrada de pessoas vindas da África do Sul, de reconhecida maioria absoluta negra. Aguarde que já vem aí o berro: “Esse Bolsonaro é um racista! ”.

05.

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que o passo mais longo que os governantes davam nesse país, rumo ao abismo do suborno e à então ainda acanhada corrupção, era quando diziam à boca pequena para seus cupinchas em ‘cargos de confiança’: “Aproveita, enquanto o Braz é tesoureiro”.

06.

NÃO HÁ MOLA

Aquele site O Antagonista deve estar num desânimo só: descobriu que não é nem sombra da ferramenta que pensava ser em matéria de engrenagem propulsora da candidatura de Sérgio Moro à Presidência em 2022. Ah, não amola! Não há mola para tanto assim.

Sérgio Moro, depois da besteirada que fez de largar a Magistratura para entrar no governo, só tem uma saída: prestar concurso para juiz de Direito uma vez mais e recomeçar do princípio, em qualquer Vara de primeira entrância.

A Lava-Jato renasceria das cinzas, ainda em tempo hábil de se tornar um movimento nacional de combate à corrupção.

07.

BACKUP NEWS

Eu sou do tempo em que se curava terçol aquecendo-se uma aliança numa espiriteira, aplicando-a levemente sobre a protuberância vermelha na pálpebra. E claro, com uma boa compressa de cravos-da-índia.

08.

SINE QUA NON

Celular de político deveria ser liberado só mediante uma condição obrigatória e irreversível: todo contato, toda ligação, só seria feita no viva-voz.

09.

OS ESPERTOS BOBALHÕES

Ninguém nesse país diz nem faz mais bobagem do que qualquer político, eleito ou dono de uma boca-rica. Mas, para os opositores de sempre, Bolsonaro é tido e havido como um bobalhão em matéria de pronunciamentos despropositados, por que ele é curto e grosso.

De minha parte, acho que as grosserias e os excessos da boca pra fora de Bolsonaro são muito mais suportáveis do que o os barbarismos cometidos pelos deputados, senadores e autoridades ocupantes de ‘cargos de confiança’ quando, sem xingar nem reclamar, eles não conseguem impedir que a gente saiba o que eles estão fazendo.

10.

DOSE PRA CAVALO

O impressionante é que hoje, aqui no Brasil, jornalojistas, autoridades de plantão, anjos de capa preta, cientistas e todo mundo que tem medo porque tem, discutem os fura-filas, as prioridades para quem gosta de tomar uma picadura no braço, a marca registrada da injeção... Bolas, alguém tem que discutir é a... vacina, pô! Que droga de meleca é essa que vem dentro de ampolas à cata de um povo que acha que nasceu virado pra lua?!?

Chamem os ‘cientistas’! Digam o que a ciência diz de cada uma dessas marcas de vidrinhos imunizadores, verdadeiras doses pra cavalo na Corrida do Ouro da Pandemia.

11.

O VELHO CUMPANHÊRO

Levianowski, o velho cumpanhêro de guerra, autorizou abertura de inquérito contra a alegada omissão do general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde. Epa! Quem tem que tratar do trabalho de um ministro, sua competência ou suas omissões, é o presidente da República.

Levianowski, um dos 11 anjos de capa preta, está uma vez mais abrindo suas asas indevidamente para cima de um governo que abomina pelo fato de ter deslocado a pandilha Lulapetrechada para fora da máquina pública.

26 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

ANJOS DA CAPA PRETA

Toda essa roubalheira e esse pandemônio nacional, agradeçam aos santos anjos da capa preta, zelosos guardadores que, com ares de Piedade Divina, a governadores e prefeitos confiaram a regência e a guarda da pandemia que faz da pátria, amada esse imenso purgatório chamado Brasil. Estamos pagando os nossos pecados. Amém.

02.

UM ATLAS POLÍTICO PARA ZOÓN POLITIKON

Bom, já que Ibope, Datafolha, similares e genéricos não valem mais nada em matéria de credibilidade e precisão, a pandilha do Consórcio dos Coveiros da Notícia, anda se agarrando com unhas e dentes, a uma ‘plataforma’ chamada Atlas Político que nasceu da alma pura, limpa e sem jaça, de dois PhDs de Harvard – instituição americana que prolifera títulos pelo mundo afora.

O novo referencial para os jornalojistas carentes de verbas publicitárias oficiais, diz que nasceu para ser um porto seguro de ‘inteligência de dados e engajamento político’. Quer dizer, foi parido para nos dar aulas de como devemos nos agrupar como animais sociais.

E porque seus mentores dizem que desenvolvem ‘tecnologias que criam transparência’ e por isso melhoram a ‘qualidade da representação’ e, mais ainda, fortalecem a democracia, aí então a gente tem que acreditar. Ah tá.

E porque é assim que eles dizem que são, eis então que – com fortes sinais de descerebrização – eles desencadeiam um processo de renovação e responsabilização da política aqui de casa, ao mesmo tempo e, em decorrência do que, travam sério e definitivo ‘combate à corrupção, ao clientelismo e a demagogia’.

E sabem, os senhores todos que até aqui me acompanharam nessas mal traçadas linhas, como é que o Atlas Político faz isso?!?

Bem do jeitinho que o Ibope, o Datafolha e o diabo-a-quatro começaram a fazer, quando descobriram que entrevista por telefone é uma barbada: como esse Atlas Político é fruto de dois PhDs de Harvard, evoluiu de tal forma que suas pesquisas, enquetes, levantamentos são feitos pela Internet.

Pronto, simples assim. Estamos agora todos livres, leves e soltos do Ibope, Datafolha, similares e genéricos manipuladores da opinião pública e do comportamento enjaulado de meros e mortais Zoón Politikon, reles animais sociais.

E nos tornamos crédulos seguidores confiantes e peripatéticos da nova plataforma queridinha dos jornalojistas com síndrome de abstinência propinêutica: é que a tal credibilidade o povo brasileiro encontra tanto nas ferramentas de comunicação mais complicadas, quanto nas mais simples. Ou na falta delas. O Brasil precisa acreditar.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / Um canário pousa aqui na nossa sacada e trina... / Porque hoje é terça-feira / Luladino volta de Havana, capital da América Latrina.

01.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que vocês iam às matinés do Cine Capitólio assistir a um filme de patola.

02.

PELO JEITO...

Pelo jeito que Doria – O Salva-vidas de aquário fala, parece até que ele acabou com a pandemia em São Paulo e ninguém morre de Covid-19. Pelo jeito que a gente vê, ele acabou com a peste chinesa, do mesmo jeito que acabou com a Cracolândia. Bom, pelo jeito de Doria – O Pimpolho Afetado, a gente vê alguns trejeitos...

03.

APALPAR, É SÓ APALPAR

Tribunal indiano decide que ‘apalpar sem tirar roupas’ não é agressão sexual. Ah, vai até lá e apalpa as polpas da mulher dele só pra ver o que é bom pra tosse.

04.

AS GOTAS DO MADURO

E o charlatão Nicolás Maduro anuncia “gotas milagrosas 100% eficazes contra a Covid-19”. Como diliam os chineses, pelitos em pandemia, “só se são gotas de pôla desse pôlalôka do Madulo, né?!?”.

05.

LEVIANOWSKI, O AGRADECIDO

Um dos mais salientes ocupantes dos 11 cargos de confiança da Suprema Taba da Toga, Levianowski abriu inquérito para apurar a atuação de Pazuello em Manaus, porta de entrada dos virulentos que vêm de outras bandas internacionais.

Ah, isso é fácil... quero ver Levianowski parar de pagar a dívida de gratidão perpétua e admiração eterna que ele tem para com e pelo seu padrinho, o Lularápio da Silva.

06.

O FUTEBOLHA TEM DISSO...

Sem subir para a Série-A, Felipão deixou o Cruzeiro depois de três meses depois de uma direção técnica tão insossa quanto mofada. Coisas da idade. E da inútil vaidade. E cá pra nós e que ninguém nos leia nem nos ouça: sem a bengala do Mortoza, Felipão nunca mais foi o mesmo.

07.

CARNÁ EM CASA

No Rio, blocos de rua lançam “Carnaval em casa”. Mais uma festa popular transformada em videoshow.

Depois que o povo se acostumou e até está gostando de assistir futgame como se fosse uma espécie de pebolim sem torcida, o brasileiro é capaz de fazer qualquer coisa que consagre o “Fique em casa! ” – o brado mais retumbante da história recente do Brasil. Carnaval em casa, é palhaçada; coisa de circo.

08.

ELES E O SOL

Depois que o Amazonas levou, governadores também querem reserva de vacínica para Rondônia e Pará. Bolas, o sol nasceu para todos! Eles precisam que suas esposas e suas coisas e loisas furem a fila, pô.

09.

ACIDENTE NO PARANÁ

Acidente de ônibus na estrada do paraná deixou até agora 21 mortos e mais de trinta feridos, sabe-se lá com que grau de gravidade. O motorista escapou. Diz que faltou freio. Os jornalojistas do Consórcio dos Coveiros da Notícia, especulam querendo saber se o teste de bafômetro do motorista que deu negativo para bebida alcoólica, não deu nenhum sinalzinho de positivo para Covid-19.

10.

NOVO DÓLAR DE BIDEN

Joe Biden pretende estampar cédulas de U$ 20 com imagem de escrava negra. Os racistas radicais do Congresso já avisam que concordam... desde que na mesma face da cédula, esteja o Tio Sam apontando aquele dedão para a protagonista do novo dinheiro americano.

11.

CONTÁGIO NA NOVA ZELÂNDIA

A Nova Zelândia registrou ontem primeiro caso de contágio desde novembro. E não, a contaminação não teve nada a ver com as cuspidas do brasileiro Zé do Breu, por lá homiziado.

12.

DEDO DURO

A velha Folha de S. Paulo, mandarineta do Consórcio dos Veículos Funestos, editou ontem, com enorme pesar que a PF enviou ao ministro Xandão de Moraes um relatório informando que, ao término de dezenas de diligências realizadas, não encontrou elementos suficientes para indiciar pessoas pela realização ou financiamento de atos antidemocráticos”.

Isso não é nada. Pode ser até verdade. O que espanta e nos deixa com os nervos à flor da pele é a PF, ou qualquer outra instituição pública, ter que se rebaixar e prestar informações a um reles ocupante de ‘cargo de confiança’ que chegou à Suprema Taba das Togas indicado pelo dedo duro de ninguém mais nem menos do que Michel das Docas Temer.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Lulavagem da Silva chegou de Cuba doentinho de Covid-19. Ah, faz só o seguinte: vê se não fura a fila da vacínica que o Doria, Esquimó de Freezer, te ofereceu. Detalhe de somenos: Luladino viajou para Cuba levando à tiracolo sua cara-metade Janja e mais sete ‘integrantes’ de contrapeso. A viagem foi a trabalho: participação em um documentário sobre a América Latrina.