21 de mar. de 2020


01.
EU, CONFINADO E ELE...
Não tenho tosse seca, não tenho coriza, não tenho febre, não tenho desânimo e, no entanto, estou vivo. Até aqui, são e salvo. E confinado em prisão domiciliar, enquanto Lulavírus anda soltinho da Silva por aí.

02.
HAI-KAI
A vampirose / troca coronavírus / por Lulavirose

03.
DA CHINA, COM AMOR

Com aquele tapa na chinesinha, o Papa despertou na China o espírito do coronavírus. Chico Bento foi um dos primeiros a tossir e espirrar pelo Vaticano afora, depois que abraçou e abençoou o Lulavírus da Silva.

04.
O ROTEIRO LULAVIRÓTICO

O Papa do Tapa, depois de abençoar Lulavírus, só tossiu e espirrou, e fingiu que não fez o teste do coronavírus; Lulavírus, o Divino, depois de abençoado espalhou-se por Paris, Suíça e Alemanha por onde deixou seu lastro, até recolher-se em quarentena com Janja que já está sentindo o que é bom pra tosse.

05.
O TAPA DO PAPA
Ninguém me tira da cabeça: tudo começou com aquele tapa do papa naquela chinesinha.

06.
TERCEIRO TESTE
Bolsonaro deve fazer seu terceiro teste de coronavírus... Pô como esse cara gosta de ser testado. Daqui a pouco ele vai querer ser tetra e penta, como se fosse a dupla Grenal dos velhos tempos do futebol gaúcho.

07.
O FUTEBOL TEM DISSO...

Dupla Grenal, só em último caso

A propósito dos velhos tempos do futebol gaúcho... Sempre que me descobrem gaúcho, me perguntam se eu sou gremista ou colorado. Digo de peito aberto que não sou nenhum dos dois.

E já vou justificando: eu sou do tempo em que Grêmio e Internacional, como se fossem sócios-fundadores, dominaram a Federação Gaúcha de Futebol e então, quais bolsonaristas e lulaviróticos, eles bipolarizaram tudo.

A dupla Grenal matou por muitos e muitos anos o futebol dos Pampas. Ninguém sabia que fim tinham levado os outros praticantes do esporte bretão, o tal de ‘esporte das multidões’ no estado de Bento Gonçalves e Anita Garibaldi que, embora batessem um bolinha lá entre eles, não jogavam bulhufas de futebol...

E ninguém sabia mesmo o que tinha sido feito com o Nacional, o Cruzeiro, o São José, o Força e Luz, o Renner, o Aimoré, o Floriano, o Bancário, o Brasil, o Farroupilha, o Pelotas, o Vovô Rio Grande, o São Paulo e o Rio-Grandense da Noiva do Mar?!? Cadê o resto; por onde andava o resto?!?

Pois tinha virado resto por muitos e muitos anos, como se apenas a dupla de Porto Alegre, naquelas priscas eras, fosse digna de ser, de crescer e de ter torcedores. Desde aqueles velhos tempos, não consigo ser gremista nem colorado.

Sou em primeiro lugar, acima de tudo e em ordem alfabética, torcedor dos clubes da minha pátria pequena que eu deixei no Sul: Fantasma do Fragata, Lobão e Xavante, com uma leve saudade do Bancário, o simpático e falecido rubro-cinza da Estação.

Depois torço por qualquer time de qualquer cidade interiorana do Rio Grande do Sol, Sal, Sul... E então só não torço contra a dupla Grenal quando ela joga contra times de fora do Rio Grande do Sul.

Ah, sim... Digo que sou Vasco da Gama, por que aos 9 anos de idade ganhei um time de botão com as faixas do então Expresso da Vitória. Bolas, são mais de 70 anos carregando esse trem nas costas.

Mas não é por nada não; é só para inticar com flamenguistas, botafoguenses e outros de somenos importância do futebol carioca; só para cutucar com cruzeiristas e atleticanos, arremedo da dupla Grenal, lá nas Minas Gerais; só para azucrinar com corintianos e palmeirenses, porque sou meio sampaulino e santista de quando em vez e claro, sou tudo isso só para zoar a dupla Grenal.

Colorados e tricolores ficam loucos da vida, quando dão com os burros n’água; um vascaíno só fica de mal com o mundo quando não consegue ser rebaixado para ser a duras penas um glorioso vice na Segunda Divisão.

PONTOS A PONDERAR...


01.
CORONAÚTIL
Depois do teste positivo de Alcoolúgubre, Dias Toffoli se isola e vai lavar pratos em casa. Esse coronavírus é que nem Bombril: tem mil e uma utilidades.

02.
INFILTRAÇÃO
Um dos grandes problemas do coronavírus no Brasil é a sua contagiante infiltração na esgotosfera, porta-voz pestilenta e alarmista.

03.
SAÚDE, BRASIL
Não há fantasia, histeria, neurose ou pânico na prudência que começamos a demonstrar diante dos riscos de uma doença que até aqui já matou mais de 10 mil pessoas no mundo. O coronavírus está mostrando ao governo Bolsonaro que a saúde no Brasil não é de ferro.

04.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
O que foi que esses dois governadores gabarolas, João Doria e Wilson Witzel, além de estrelarem esfuziantes entrevistas coletivas, fizeram até aqui pelo bem e pela melhor qualidade de vida de São Paulo e do Rio de Janeiro?!?

05.
DES/IGUALDADE
Só mesmo uma desgraça chinesa como essa peste do coronavírus para mostrar que aqui no Brasil somos todos iguais... Menos perante a lei.

06.
IMUNIDADE
Senhores deputados e senadores, diante de um reles coronavírus, onde é que vocês enfiam a sua faustosa imunidade parlamentar?!?

07.
DOCE ACONCHEGO

- Sexo na quarentena, pode?
- Ah, se o de trás não tossir, pode.


AH, QUE MEIGO!

O ex-presidente Lula cozinha, observado por Rosângela da Silva, a Janja

Janja sobre a quarentena com Lulavírus da Silva: “Ele também vai para o fogão”. 
Taí, ó... Como diz o Garanhão de Pelotas “notícia é a versão que está nas entrelinhas”. Janja quer dizer com isso que, volta e meia, ele também tenta comer outras coisas. (Instigante: até a quarentena dessa turma é furada... Quem bateu a foto?!?) 

20 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
PRECONCEITO
Quem não sabia o que fazer com o seu preconceito contra os idosos, agora já sabe: olha para eles com aquele raio fulminante do olhar de quem está diante da crônica móvel de uma morte anunciada.

02.
REMOÇADO
Alarmado por essa onda de que os idosos formam o mais forte grupo de risco de contágio pelo coronavírus, ele foi consultar o seu psiquiatra, um profissional com mais de 80 anos de histórias de divã. Acredite, ele acreditou. Saiu remoçado. E com uma tossezinha seca muito estranha.

03.
FECHAMENTO DE FRONTEIRAS
A esgotosfera, sempre alerta, quer que Bolsonaro diga por que não vetou os Estados Unidos. Ora, por que os Estados Unidos não vetaram o Brasil. Simples assim.

04.
EFEITO CONONAVÍRUS
Inda que mal pergunte, depois dessa onda de coronavírus: mais falidos do que falecidos?!?

05.
ENTÃO TÁ
Ei, amigo, controle a ansiedade... Tá na Bíblia: “O futuro a Deus pertence”.

06.
AGILIDADE
O Congresso por voto remoto – modalidade adotada mais por covardia do que por comodidade, ou transparência – aprovou o decreto de Calamidade. Agora, mais que presidente, Bolsonaro tem que ser atleta: basta ser mais rápido que o coronavírus.

07.
PARABÉNS!
De 1º de janeiro até hoje, 20 de março de 2020... Um ano e 80 dias sem uma única notícia de corrupção no governo Bolsonaro. Parabéns. Feliz aniversário. E que esta data se repita, eis que amanhã será outro dia, data do primeiro passo para a mesma grande caminhada.

PONTOS A PONDERAR...


01.
PASSOU A CONVERSA
Lulavírus da Silva não está de quarentena. Está em Lulajanja de mel. E casar, como ele prometia na cadeia, agora nem pensar.

02.
ANTES FOSSE
Que coisa esse senador, filho do Capitão. Agora criou confusão com a China. Diz que disse o que todo mundo já disse sobre a origem do coronavírus. Então, por que e para que disse?!? É um exibido. Deveria abrir a boca só para dizer o que fez de bom e de bem pelo país e para o país até agora. Mas nesse caso, todo mundo iria pensar que esse babaca é mudo. Antes fosse... para o bem do pai dele.

03.
A VIDA COMO ELA É...
Enquanto metia os cachorros em Bolsonaro por descer do palanque presidencial e se misturar com o povo, Alcoolúgubre contaminava meio mundo desde que saiu daquela cerimônia de lambe-botas dos donos da CNN.

04.
INÉDITO!
Parece mentira, mas é verdade: por causa do anunciado ‘panelaço’ contra Bolsonaro, o Brasil viu extasiado, as feministas pegarem pela primeira vez numa panela.

05.
PATRIOTA
Essa babaquice do Eduardo Bolsonaro sobre a China teve o seu lado bom: Joice Hasselmann mostrou mais uma vez quem ela é: ficou do lado da ditadura chinesa.

06.
GOSTO E NÃO GOSTO
Deixa ver se me explico bem: gosto do que Bolsonaro vem fazendo. Não gosto do que ele vem dizendo.

07.
RELAXE E LIMPE
“Se o estupro é inevitável, relaxe e goze”... Se o coronavírus está nos futricando, água e sabão nele!

08.
EU, PÔNCIO PILATOS

Pô, entre altos e abismos, eu colecionei até aqui com muita alegria e alguns desprazeres nada menos do que 80 anos de idade.  Pois é, mas não sou de ferro.

Resultado de imagem para PONCIO PILATOS LAVANDO AS MÃOSEntão, diante dos perigos dessa dengue-galopante que atende pelo codinome de Coronavírus, já tomei algumas providências: cancelei todas as consultas médicas não essenciais: um check-up padrão, um ‘retorno’ à urologista e uma visita à ótica onde me espera um par de óculos novinhos em folha que encomendei na semana passada.

Ah, sim... Também não vou à consulta com a fonoaudióloga que me recomendou uns aparelhinhos sensacionais para quem tem perda de audição e coisa de 10 ou 12 mil reais para pagar ali na bucha, ou em dez prestações mensais.

Não é por nada, não que não vou às consultas, ao supermercado, às manifestações de rua; nem é por nada não que muito menos cravo estacas no doce aconchego do lar, porque tenha medo desse vírus-oriental que hoje nos invade.

Estou cancelando todos esses pequenos compromissos por pura vaidade senil. É que essa gente alarmada e estimulada a praticar seu preconceito contra os mais longevos, vai acabar descobrindo que as aparências enganam e que eu já tenho 80 anos.

Entrementes... Nesse meio tempo não toco em nada, aqui em casa, onde todos já sabem e nem reparam que tenho 80 anos nesse outono que hoje começa, sem que depois eu incorpore o precursor da imunização da humanidade, o meu dileto e higienizado Pôncio Pilatos: lavo as mãos com água e sabão.

19 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...



01.
ESTADO DE CALAMIDADE

Quando a democracia é demais, é bem como aquela antiga propaganda da Shell: excede. Aqui no Brasil, até para decretar estado de calamidade o governo tem que beijar a mão do Congresso. E olha só que Congresso a gente vem aturando... Em todo caso, como somos todos iguais perante o coronavírus, o Congresso deixou essa medida passar. Agora o governo pode usar a grana sem fazer licitação.

02.
COITADO
Davi Alcoolúgubre está com coronavírus. Coitado... do coronavírus.

03.
PRECONCEITO
E eu que era todo bobo com os meus 80 anos. Agora me olham na rua com cara de espanto e se afastam como seu eu fosse o próprio coroavírus ambulante. Pronto já não somos todos iguais perante os  perigos dessa grande aventura que é a vida.

04.
AQUELE ABRAÇO

Aqui em Brasília, os supermercados e os shoppings mais resistentes já estão adotando horário e atendimento especial para os idosos. Não querem perder a freguesia de jeito nenhum. Não me presto para essas coisas.

Vou que vou a qualquer dia, a qualquer hora, a qualquer lugar. Quem quiser que se afaste. E ai de quem tossir ou espirrar na minha direção... Dou-lhe um abraço daqueles tão contagiantes, que a gente jamais esquece.

05.
ENXUGAMENTO DA MÁQUINA
Com essa coisa de votação virtual, universidade a distância, compras e tudo mais por aplicativos, vai ficar provado que as tais instituições que ‘’estão funcionando’’, não têm a menor necessidade de ser. Com meia dúzia de telemarqueteiros, o problema da máquina pública brasileira estará resolvido.

06.
MELHOR SEM ELES
Foi preciso um coronavírus para botar a máquina pública de quarentena e mostrar ao Brasil que o aparelho do Estado funciona muito melhor quando seus aspones não aparecem para trabalhar.

07.
UMA EXCEÇÃO
Os megalômanos do Supremo vão dar expediente em casa. Só de 15 em 15 se reunirão na sede nacional das desigualdades sociais. E não duvidem que nem isso essa pandilha detentora de duradouros cargos de confiança se disponha a cumprir. Em casos normais do aparelho estatal, ninguém notaria qualquer diferença. Mas, nesse caso, a gente abre uma exceção: é que com a sua ausência a Justiça menos tarda e menos falha.

08.
IMPOSSÍVEL
Já começou a gandaia: nove em cada dez cidades do país não têm leito de UTI e ‘exportam’ pacientes para a vizinha mais próxima. É o velho jeitinho brasileiro. Há países muito difíceis de governar. O Brasil é impossível.

09.
AGORA VAI
Tá ficando bom. Ministros e o presidente do Senado contraíram o coronavírus. Por isso, mais que depressa, decretaram estado de calamidade. Agora vai.

10.
ENTREMENTES...
A Polícia Federal disse ao STF que Aécio Neves abocanhou nada menos do que R$ 65 milhões em propina. E aí, Gilmuar e seus golden boys se espantaram e levaram a papelada para fazer a lição de casa. Mas é como se espanta o singelo Aécio: “Essa PF não pega coronavírus não, uai?!?’’.

11.
PANELAÇO NA GLOBO
Aquele negócio de a TV Globo fazer chamadas para o tal panelaço contra Bolsonaro, é mais que natural. Bolsonaro é o coronavírus da Globo. E os paneleiros dos exércitos ‘bons de briga’ do Stédile, da Gleisi, HaHaHaddad, Lulavírus garantiriam alguns segundos da sintonia que há dois dias se mandou para as telas da CNN que também é outra que o trem não pega. Bolsonaro deu um panelaço na Globo.

12.
30 DINHEIROS
Os profetas do Apocalipse, diante daquela coletiva mascarada de Bolsonaro e seus dez ministros, trombeteiam que ‘’agora talvez seja tarde para reagir’’... Besteira, nessa democracia de gaveteiros nunca é tarde demais para amar... Basta Bolsonaro sair distribuindo trinta dinheiros para os muitos mais de 300 picaretas do Congresso Nacional e para as redes da esgotosfera, como faziam os presidentes desde Sarney até anteontem.

18 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
VERSÍCULOVÍRUS
Deu com a cara na fila do álcool-gel?!?
Fique frio, tá em casa a solução...
A melhor receita nem precisa de papel:
Lave sempre as mãos, com água e sabão.

02.
A RECEITA
Esse coronavírus chegou cheio de banca, mas só o que ele precisa é de água com sabão... Tá Cheio de gênio e cientista por aí, mas essa receita foi dada por Pôncio Pilatos há 1987 anos. Saiu ileso da maior tragédia da história, simplesmente lavando as mãos.

03.
HAI-KAI
Baita posudão / Coronavírus sai com / água e sabão.

04.
BAILE DOS MASCARADOS
Pô, o governo, afinal se juntou para dar o baile dos mascarados. A mídia insana queis fazer Carnaval e acabou bailando na curva.  Bolsonaro, botando e triando máscara, parece que fica mais sério. Se fosse o Lulavírus da Silva, ficaria mais sóbrio.

05.
SOMOS TODOS IGUAIS
Aqui, em Brasília, cada vez mais está provado que somos todos iguais perante o coronavírus. Alcoolúgubre é a mais recente evidência de que acabou a imunidade especial da politicalha que tomou de assalto esse País. O bicho pegou o cara que tomou o lugar de Renan Calhorda no comando do Senado. Ele e mais umas boas dezenas de bambas da orgia aqui no Planalto Central do Brasil.

06.
CORONAJATO
O coronavírus é o Lava-Jato de Brasília: pega os que vivem na planície, assim como pega os donos do Planalto Central. Nunca se viu tantos intocáveis tão frágeis em suas prisões domiciliares.

PONTOS A PONDERAR...


O PRESIDENTE E O INFECTOLOGISTA:
POR QUÉ NO TE CALLAS?!?

Cale a boca, Bolsonaro. Feche essa matraca. Você já é presidente dessa joça. Fala só sobre o que de bom você está fazendo. Se nada de bom você fez, então diga que a corrupção acabou que eles vão à loucura.

Quando lhe perguntarem sobre qualquer coisa, diga qualquer outra coisa...  Você é Bolsonaro e não o Millôr Fernandes que sempre tinha “para perguntas cretinas, respostas engatilhadas”.

Bolas, você é presidente e não comentarista político como o Lulavírus da Silva que mais comentava do que presidia enquanto arrombava e deixava arrombar esse País.

Melhor ser poeta, Diga qualquer coisa eles não queiram ouvir. O que eles mais gostam e precisam é de desaforo. Então, você precisa ser um pouco mais poeta, seresteiro e namorado. Fale do céu, da terra, do mar; de pássaros, de flores...

Seja cínico e divertidão com os jornaluxos e jornalixos como foram cínicos e divertidões todos os outros presidentes dessa redemocratização com a mídia mendicante.

Só não molhe a mão dessa pandilha, como eles molhavam. Não é por nada, não. É que mãos lavadas espantam o coronavírus. E, afinal, Bolsonaro, você é presidente e não um infectologista.

RODAPÉ – Deixe os vitupérios para os Filhos do Capitão e os Olavos de Carvalho da vida que tem por aí, aos montes. Eles são bons alimentadores do ego da esgotosfera.

PONTOS A PONDERAR


01.
UNIVERSO DA CORRUPÇÃO
O que é mais corrupto no Brasil: 01) Futebol; 02) Carnaval; 03) Comércio; 04) Indústria; 05) Justiça; 06) Polícia; 07) Política?!?

02.
SEU LUGAR DE TRABALHO
Eu só sinto falta dos deputados e senadores no Congresso Nacional, porque o coronavírus anda à solta por lá. É justamente agora que eles deveriam estar ocupando seus gabinetes cheios de vírus.


03.
MÚMIAS PARALÍTICAS
Deputados e senadores em casa. Não é por isso que o Congresso está paralisado. O Congresso em pleno funcionamento já era a paralisia do Brasil.

04.
PORNOESTÚPIDO
Alexandre, perfeita Frota de pornoestupidez, sentiu a voz das ruas e desistiu de entrar com o pedido de impeachment de Bolsonaro. Assim que silenciar o clamor das ruas, ele vai dar um jeito de bancar o mais homem outra vez. Deve estar com saudade.

05.
QUE COISA, ESSE CARA!
Mais uma vez, para desespero da extremada oposição, a contraprova do coronavírus em Bolsonaro deu negativa. Mas que Coisa esse Capitão, né não?!? Não tem facada, não tem Congresso, não tem STF, não tem Lulavírus nem nada que acabe com ele, pô! Desse jeito, o cara vai ser reeleito em 2022. E no primeiro turno.

17 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
O LADO BOM DA PANDEMIA
O lado bom dessa pandemia é que para ela, todos somos iguais perante o coronavírus. E seja lá quem for, de chinelo ou de colarinho branco, o coronavírus pega já na primeira instância e foro especial para ele não tem prorrogação.

02.
GABAROLAS SUPREMOS
No STF ministros com medo do coronavírus vão cumprir expediente em casa. E é aí então que a gente aqui da planície descobre que aquela permanente pose de imortais e intocáveis é só bazófia e gabarolice. Fanfarrões mal-assombrados.

03.
VOTO PELO CELULAR
Dentro de uma semana fica pronto o aplicativo que vai permitir que os deputados votem pelo celular. Então tá, nas próximas eleições de outubro queremos celular ao invés de urnas eletrônicas. Se é para fraudar, vamos todos fraudar. E fraude por fraude, o golpe pelo celular é muito mais fácil de ser detectado. Entre urna eletrônica e celular, eu voto pelo celular.

04.
PAPAGAIO DO MALA
Alcoolúgubre é o papagaio amestrado do Mala Sem Alça: repete tudo que ele diz. Alcoolúgubre papagueia agora que vai adotar o que ele está chamando de ‘votação remota’. Agora sim, os senadores vão se sentir em casa. É o que eles mais sabem e gostam de fazer.

05.
MISSA DAS DEZ
Com o ‘enxugamento’ de tudo por causa do coronavírus, até as missas católicas foram reduzidas em sua frequência e duração. A Missa das Dez, agora é missa de dez e olhe lá.

06.
PREFERENCIAIS
Até nessa pandemia do coronavírus, os idosos entram na fila do preferenciais.

07.
CONSTITUCIONALISSIMAMENTE
Ahê ministros supremos... Somos todos iguais perante o coronavírus.

08.
COMO ASSIM, COVID-19?!?

Como assim “COVID-19”?!?
Por que esse apelido mal enjambrado, no garboso Coronavírus Disease-2019?!? Tá, trata-se da mesma doença infecciosa, mas chamada assim pelo codinome perde todo o charme que emana da síndrome respiratória aguda grave que provoca e espalha. Bolas, ter febre, tosse, falência de vários órgãos e até correr perigo de morte porque a gente foi premiada com um Coronavírus Disease é uma coisa; agora, pegar um COVID-19 é um escracho.

Não é síndrome que se admita no corpo e no espírito das nossas autoridades, dos nossos deputados e senadores, dos nosso ministros supremos, dos nossos detentores de foro privilegiado...

COVID-19 é para a plebe rude; bom mesmo para a pandilha de sevandijas que tomou de assalto o nosso país é o Coronavírus Disease-2019. Nada melhor nem mais merecido para essa casta social que nos custa os olhos da cara, do que o arrebatador e irresistível Coronavírus Disease-2019, na sua forma mais pura e original.

RODAPÉ NOS PULMÕES DE ELITE – Falando sério: os casos mais graves de contágio pelo Coronavírus Disease-2019, o popular COVID-19, podem resultar em pneumonia grave e até em morte. Mas, calma aí... Cerca de 80% dos casos confirmados são ligeiros, ou assintomáticos. Coisa de 15% são infecções graves que necessitam de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação. A maioria dos casos - fiquem calmos – resulta em recuperação sem sequelas. Oba!

PONTOS A PONDERAR...


01.
SOCOS NA CARA
Caiu na rede: Doria e Major Olímpio quase trocam socos durante a visita do governador ao Dope – Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Ah que pena. Deveriam ter trocado meia dúzia de murros certeiros na cara de um e do outro.

02.
COVID-19 AMEAÇADO
Rodrigo Mala diz que ‘’deputados não vão a plenário com ameaça de COVID-19’’. Estão protegendo o coitado do vírus, seriamente ameaçado de encontrar-se com eles.

03.
O ENCAMINHAMENTO
Janaína Pascoal defende a renúncia de Bolsonaro. Vá lá que seja, mas eu quero só ver o que é que ela vai fazer para impedir que o chileninho-chinelo Mala Sem Alça não tome na marra o lugar do Hamilton Mourão. Vai ter que se agarrar com unhas e dentes às Forças Armadas.

04.
PAI É PAI
Tudo de ruim que passou a acontecer com Bolsonaro desde que assumiu a Presidência, começou com a praga dos Filhos do Capitão súditos do degredado Olavo de Carvalho, guru americanizado do Clã Bolsonarista. Mas, muito mais que presidente, pai é pai.

05.
COMO LOS HERMANOS
E com que tranquilidade, nós aqui da planície, vimos o dólar chegar em mares nunca dantes navegados... Eis que a moeda americana chegou ontem aos inéditos, incríveis, fantásticos e extraordinários R$ 5,04 por cabeça. Estamos virando uma Argh!entina. Pero no mucho: ainda não somos comunistóides como los hermanos.

06.
UMA COISA E OUTRA
Sei, não... Mas às vezes acho que aquela facada do Adélio Bispo atingiu foi o cérebro de Bolsonaro. Essa oposição brasileira é assim mesmo: quando diz uma coisa está dizendo outra; quando faz uma coisa está fazendo outra.

Em casos de tiros ou facadas é a mesma história de quando estão no poder: mandam fazer isso para que façam aquilo.

07.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Já comprou sua máscara hoje?!?

08.
POR FAVOR
Se encontrar o Alcolúgubre ou o Mala por aí, por favor, espirre neles.
09.
QUARENTENA
Oba! Agora sim, as instituições estão funcionando. Devagar quase parando, já não nos prejudicam como antes.

10.
IGUALDADE AINDA QUE TARDE
Enfim, igualdade social: somos todos iguais perante o coronavírus.

11.
RELES MORTAIS
Tremendo de medo do coronavírus, Mala decretou uma quarentena disfarçada para a deputalhada em geral. E assim é que fica provado afinal que eles não passam de reles mortais como nós que pagamos as suas vidas de nababos.

16 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


DE CORONAPAPO COM O MÉDICO

Nesta segunda-feira fui às consultas médicas de rotina para quem já completou 80 risonhas primaveras. Antes das horas aprazadas, andando por Brasília, pela ‘Rua das Farmácias’, não encontrei álcool-gel nem máscaras antivírus, nem viroses e nem coronavírus.

Não existe, em balcão nenhum. As farmácias recebem caminhões diários dos dois requisitadíssimos produtos que somem de repente das boas casas do ramo no novo mercado desses ‘extremamente’ necessários penduricalhos farmacêuticos. Há pelos ares brasilienses um delírio de autoproteção que faz bem aos negócios da China.

Pensei em encomendar o álcool-gel numa botica de manipulação. Mas eis que a hora da primeira consulta chegou. Batendo papo com o médico enquanto me preparava para um exame periódico ultrassom da próstata via Abdominal – que vem me cumulando de boas notícias, ele me disse que “máscara se usa em lugares de grande risco, o que não é o caso do Brasil”.

E quanto ao álcool-gel, ele foi de simples e resoluta precisão didática: “O álcool comum de 70% líquido é mais que bom, bonito e barato. Mas água com sabão, resolve. O importante é a higienização”.

Ô loco, seu! Aí então nesse caso, eu deduzi maldosa e expeditamente que aqui em Brasília, todo cuidado é pouco diante de um aperto de mão com o Mala e que beijinho, beijinho, pau, pau com Alcoolúgubre é pedir pra entrar em coma.

RODAPÉ – Taí, com sotaque científico, a ‘receita caseira’ que eu andava procurando. Mas eu estou só contando os atalhos que encontrei. Não tente fazer isso em casa. Tire as crianças da sala e faça como eu: antes de tudo vá ao médico. Ah, sim... Essa tal de 'medicina mecânica' é fantástica - um show da vida.

PONTOS A PONDERAR...


PIOLHOS...
Resultado de imagem para festa de lançamento xda cnn brasil
Alcolúgubre e Mala meteram os cachorros no Bolsonaro porque desafiou os astros e se juntou ao povo nas ruas. Entrementes eles estavam no doce aconchego de uma festa da CNN com mais de 1.300 convidados. É que, piolhos de ricos imunes e impunes, eles só têm medo é do cheiro de povo.

PONTOS A PONDERAR...


OLHEM PARA TRÁS

Bolsonaro pode até não ser uma Brastemp... Mas é o que temos no cardápio. Digerido com os devidos cuidados, separando os caroços e as espinhas; sal e pimenta do reino evitamos engulhos e salvamo-nos dos perigos de indigestão ou enjôos.

Não há como ‘não olhar pra trás’ quando fechar os olhos à herança maldita de roubalheira e descalabros Lulaviróticos, Dilmáticos e Temerários significa manter acesa a chama do perigoso risco da volta ao poder dessa perniciosa pandilha de sevandijas.

Isso sim seria indigestão imediata; morte súbita da esperança que venceu o medo e perdeu para a ganância desmedida e a rapinagem inescrupulosa da banda bandalha.

PONTOS A PONDERAR...


01.
DEMOCRACIA DE GAVETA
Sonhem que saia Bolsonaro – O Tosco. Entra quem: um ladrão de casaca?!? 

02.
CNN NO AR
Pô, logo agora que a Globo anda por baixo ...

03.
O BEM-MANDADO
Quando chegou à maioridade, seus pais lhe deram um conselho final: “Não fale com patifes”. Está com 36 anos de idade, faz 18 que não dirige uma palavra, não dá um pio sequer a qualquer tipo de político.

04.
A ALMA MAIS SAUDÁVEL
Para a esgotosfera do jornalixo, Bolsonaro está com o coronavírus no corpo e o Lulavírus da Silva continua sendo a alma mais saudável desse país... Quiçá do mundo.

05.
PÊNALTI DE RUA
Para a esgotosfera do jornalixo, as manifestações de rua desse Dia 15 de Março, foram como um pênalti bem batido: o goleiro nem saiu na foto.

06.
O ATENTADO
Alcolúgubre: “Chamar para protestos é atentar contra a democracia”. Atentado à democracia é o Senado ter os presidentes que tem tido

07.
LADAÍNHA DO MALA
Ladainha do chileno-chinelo Mala Sem Alça: “As redes sociais contaminam todo o ambiente”. Ele se referia às relações com o Planalto. È que as redes sociais demoliram com a deturpação da oração de São Francisco, aquela do ‘’é dando que se recebe’’.

08.
GRACINHA
Dias Toffolindo: “Atritos surgem quando Poderes vão além de suas competências”. Gracinha: é só o que o STF vem fazendo na vida.

10.
PRIMEIRA IMPRESSÃO
Hiii, de repente, na tela da CNN... Nakagawa, o analista de economia. Felizmente, sua estréia foi limpa.

11.
LIBERDADE DE PATRÃO
Por enquanto detectei quatro opinativírus na passagem de um noticiário para outro na tela da CNN: IBM, Cielo, Volkswagen e Santander.

12.
O DIA 15 DE MARÇO
E então, os patriotas foram às ruas, apesar do novo coronavírus. Pacificamente, a indignação venceu o medo. Os alvos dos protestos, vetores do medo, preferiram ficar com suas caras de paisagem. Agora vão debochar porque nenhum deles caiu do galho e nem perdeu a boca-rica. Essa coisa dos bem-comportados saírem às ruas só vai dar resultado prático mesmo é na boca das urnas. Em outubro, não vote em candidato que ontem não botou o nariz fora da porta.

13.
COM UM PÉ ATRÁS
E então tá, agora temos dentro de casa, mais um canal de notícias com imagens claras e bem cuidadas. Isso é bom, ou ruim?!? Você decide. De minha parte, eu me cuido: estou com um pé atrás.

14.
ENTREMENTES NA CNN...
Fernando Nakagawa: ‘’Celular e TV já estão mais caros e podem até faltar’’. Pô, sujou.

15.
EM BRASÍLIA...
Depois que secou a fonte de medidas provisórias Lulaveiculares, as concessionárias de Brasília vendem carros não vendidos em 2019. A isso é se podee chamar de um mercado seminovo.

15 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
CNN BRASIL NO AR...

Pô,foi chegando com uma enorme novidade: contagem regressiva e aí... Mais do mesmo: estive vendo a velha Globo de sempre com o padrão CNN de qualidade.

À medida que foram aparecendo as ‘novas faces da notícia’ percebi que já tinha visto aquele filme: jornaluxo em plena liberdade condicional, a liberdade do patrão.

BIZZ...

Mais uma pedra de toque: na CNN Brasil, tal como em todas as redes convencionais, a notícia é o meio e mensagem é que business is business.

Segundo um vetusto cidadão norte-americano que fez as honras da casa, ali é o lugar da ‘notícia com sotaque brasileiro’. Era só o que nos faltava. Velhos apresentadores globais brasileiros falando na tela da CNN em escorreito inglês de aeroporto.

Como grande novidade, os ‘ceneneiros’ recepcionaram e estiveram falando em tom de entrevista com os ‘poderes da República’. Bolas começaram como manda o figurino do jornalismo comercial: falaram com os poderes, ao invés de falarem com quem sofre nas mãos desses ‘poderes’.

E deu pra mim, quando exaltaram os três pontos básicos de toda a dependência de sua linha editorial às ‘instituições que estão funcionando’ sob o disfarce de três cuidados que a CNN julga fundamentais: “Precisamos publicar; devemos publicar; e podemos publicar”.

É nesse último cuidadoso fundamento que se consolida a plena liberdade de patrão que faz o jornalismo ajoelhar e rezar. Aí é que se estabelece o poder dos filhos da pauta que determinam aos repórteres, comentaristas, editorialistas, colunistas a linha editorial do canal da mancha.

De resto, a apresentação é limpa, dinâmica e quase convincente, como sempre foi a veterana Vênus Platinada. Estive vendo a velha TV Globo na noviça tela com padrão CNN de qualidade. Confesso: cansei. Foi tudo só mais do mesmo.

Sou mais a seleção de jornalismo virtual, nas redes sociais. Falei ‘seleção’. A gente sempre tem que ter o cuidado de saber com quem anda, com quem fala e o que se deve e pode ler.

E por favor, não esqueçam jamais o Garanhão de Pelotas, quando incorpora o jornalista que ele abriga com paixão e reverência no fundo do peito: “Notícia é a versão que está nas entrelinhas”.

PONTOS A PONDERAR...


O PRINCIPADO FHC

Uma das figuras mais metidas a besta na história da politicalha é a do pernicioso príncipe da sociologia de si mesmo, o tatibitate FHC – mentor do Lulavírus da Silva na arte e manha da estratégia da coalizão pela governabilidade, o nefando ‘toma lá, dá cá’ – versão avacalhada e esperta do ‘’me dá primeiro que depois eu te dou’’.

Ele agora, do alto de seu instituto de auto-alimentação e espertezas vive dando pitacos sobre o que diz e faz ou não faz o hoje presidente Jair Bolsonaro. Bolas se ficasse calado não comeria mosca. (*) Tá fala FHC, abre a boca-mole, mas só o suficiente para que continue entrando mosca.

Nos oito anos de principado de FHC o que não faltou foi escândalo; todos, sempre acobertados e mantidos impunes. Alguns deles são inolvidáveis:
01.
SIVAM – Na faixa de largada do primeiro governo FHC, pipocaram denúncias de corrupção e tráfico de influências no contratinho mixuruca de US$ 1,4 bilhão para a criação do Sistema de Vigilância da Amazônia, o popular Sivam. Dançaram então, um ministro e dois assessores presidenciais. A CPI instalada no Congresso, sob pressão, resultou num relatório de pizzaiolo com pizzas requentadas para o Ministério Público.

02.
PASTA ROSA – Não demorou nada e estourou a crise dos bancos Econômico (BA), Mercantil (PE) e Comercial (SP). O grande lance era o Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro (Proer). FHC embuchou com R$ 9,6 bilhões o Banco Econômico numa jogada política para favorecer o seu aliado, o babalorixá ACM. A CPI não durou cinco meses: abençoou o “socorro” aos bancos quebrados e nem de longe averiguou o conteúdo de uma pasta rosa, que tinha o nome de 25 deputados subornados pelo Econômico.
PRECATÓRIOS - Em novembro de 1996 bombou a falcatrua no pagamento de títulos no DNER - Departamento de Estradas de Rodagem. Os beneficiados pela fraude pagavam 25% do valor destes precatórios para a quadrilha que comandava o esquema. Isso deu de cara, um prejuízo à União de quase R$ 3 bilhões. A imundície acabou sufocando o órgão. Os aliados de FHC impediram a criação da CPI para investigar o caso.
COMPRA DE VOTOS - Em 1997, gravações telefônicas mergulharam em forte suspeita a aprovação da tal emenda constitucional que permitiria a reeleição de FHC. Os deputados Ronivon Santiago e João Maia, ambos do PFL do Acre, teriam se embuchado com R$ 200 mil para bufar a favor do projeto do governo. Eles renunciaram ao mandato e foram expulsos do partido. A criação de uma CPI foi bombardeada pelos amigos do Príncipe.
DESVALORIZAÇÃO DO REAL – Ah, tá, você já esqueceu daquele escandaloso estelionato eleitoral, quando o governo promoveu a desvalorização do real no início de 1999. Na época, FHC e sua pandilha socorreram com R$ 1,6 bilhão os bancos Marka e FonteCidam – os dois vivendo sob as asas da tucanagem de alta plumagem. Depois de envelhecer dois anos na Câmara, a CPI foi arquivada por pressão da bancada principesca.
PRIVATARIA - Durante a privatização do sistema Telebrás, grampos no BNDES flagraram conversas entre Luis Carlos Mendonça de Barros, ministro das Comunicações, e André Lara Resende, dirigente do banco. Eles articulavam o apoio a Previ, caixa de previdência do Banco do Brasil, para beneficiar o consórcio do banco Opportunity, que tinha como um dos donos o tucanão Pérsio Árida. A negociata teve valor estimado de R$ 24 bilhões. Foi o maior rebu. Mas FHC conseguiu evitar a instalação da CPI.
CPI DA CORRUPÇÃO - Em 2001, batendo asas sobre um mar de lama, a tucanagem ainda bloqueou a abertura de uma CPI para apurar todas as denúncias contra o jeito de governar de FHC. A seleção canarinho de 28 casos de corrupção na esfera federal, com destaque para as falcatruas da Sudam, da privatização do sistema Telebrás e do envolvimento do então ministro Eduardo Jorge. Todo o luxo desse lixo ficou impune.
EDUARDO JORGE - Esse, por si só, já era um escândalo. Secretário-geral do príncipe, Eduardo Jorge agüentou e saiu ileso de uma coleção de denúncias no principado FHC:
01) esquema de liberação de verbas no valor de R$ 169 milhões para o TRT-SP; 02) montagem do Caixa-2 para a reeleição de FHC; 03) lobby para favorecer empresas de informática com contratos no valor de R$ 21,1 milhões só para a Montreal; 04) uso de recursos dos fundos de pensão no processo das privatizações.
Nada disso foi apurado e agora vem o boquirroto FHC dar pitacos e deitar falação sobre tudo ou nada, sobre qualquer passo em falso ou vacilada de Bolsonaro. Bolas, nem é que Bolsonaro não mereça ser criticado e até condenado; o que é mesmo é que FHC não tem moral para, pular calado sobre os desmandos dos 16 anos de PT no poder, e meter a mão com um governo que nunca lhe deu a mão nem lhe pediu voto, ou opinião.
Naquelas priscas eras, FHC contava com as bênçãos do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro – o Engavetador-Geral, a versão pelo avesso de Gilmuar Remendes, o Soltador Ambulante dos Lulavagens que hoje não se conformam com o combate à corrupção.