28 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...



01.
SÁBADO
Porque hoje é sábado / o mundo é parasitário...
Porque hoje é sábado / há um papa solitário

02.
PELA REELEIÇÃO
Quarentena é bom para governador que nunca fez nada e quer reeleição: a culpa da estagnação, do atraso e desmantelo dos estados federativos é do coronavírus.

03.
CORONAVÍRUS
O pior sintoma é o medo. E muito pior que o pior é que os canalhas sabem disso.

04.
CORONAVIRULÊNCIA
Conselho de Ex-Presidentes para fins de Coronavírus. Repito: foi o PT que pariu. Mas, já que a pandilha está se aprecatando, me deu vontade de saber: em qual, ou em quais deles, você aplicaria um coronavírus novinho em folha?!?

05.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Qual dos ministros supremos feitos nas coxas pela pior safra de presidentes dessa República, tem a cara mais parecida com um coronavírus?!?

06.
ENTREMENTES...
Na Bahia ninguém reclama de quarentena. Tem até paínho batendo palma e pedindo bis.

07.
COMILÃO
O Garanhão de Pelotas é, antes de tudo, um comilão incurável. Quando se senta à mesa, ele quer comer; quando sai com uma dama, ele quer comer.

PONTOS A PONDERAR...


01.
OS PAPARAZZI E O PAPA
Papa Francisco não está com coronavírus, diz a imprensa italiana. Ah, os paparazzi estão bem como o diabo gosta. Podem dizer o que bem entenderem e quiserem. Depois que o papa abençoou o Lulateu da Silva, o papa salva a alma de quem e de quantos ele bem quiser.

02.
LEVANTE A MÃO

E assim é que, quarentena fechada abre-se a porta para a saúde de um novo Aparelho de Estado ao tempo em que, quebrada a sociedade por falta de emprego e de atividade produtiva, entra em estado de coma o governo Bolsonaro e morre a democracia acometida de coronavírus oportunista.

Com o povo dependente de cada governo, desde o governo uno e indivisível que vem do Planalto, até os 27 estaduais e os 5.570 municipais, se revigora e se salva então o socialismo de ocasião, o socialismo protecionista.

O povo vai comer pelas mãos da politicalha. Terá cestas básicas, fichas de consumo alimentar, controle de compras e vendas, casas populares de convivência comunitária...

Coisinhas assim, tipo do que acontece em Cuba, Bolívia, Venezuela e nas comunas da boa e velha Rússia de guerra que hoje até parecem países, mas continuam estados soviéticos.

Coisinhas assim, com o jeito socialista e puro de viver sob as benção do Estado protetor, bem ao gosto da Lularanjada que está fora do poder há apenas um ano e 88 dias, mas morre de saudade do tempo em que roubava e deixava roubar. Quem acha que Bolsonaro tem razão, levante a mão.

03.
BALANÇO
Bolsonaro reúne ministros neste sábado para fazer um balanço da crise do coronavírus. Por favor, não balancem muito. Isso acaba caindo sempre em cima de nós.

04.
CONTABILIDADE FATAL

Os senhores dos anéis contaram: mais de 600 mil casos de coronavírus, mataram 23 mil pessoas, em 201 países. Índice de letalidade do coronavírus: menos de 3%. 

Dengue, influenza, sarampo e febre amarela, qualquer desses pegajosos, matam muito mais que isso. 

No ano passado, só o vírus influenza-A, responsável pela gripe H1N1, matou cerca de duas pessoas por dia aqui no Brasil. Dos 3.430 casos registrados, cerca de 23% resultaram em morte. Foram 796 mortes. Idosos, crianças e pessoas com doenças auto-imunes foram as principais vítimas.

RODAPÉ - Não é que não se deva ter cuidado com esse tal coronavírus, o que se precisa é ter olho vivo e pé ligeiro para os Lulavírus da Silva que não connseguem ter vida saudável fora do poder.

27 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
EUA INDICIAM NICOLÁS MADURO COMO NARCOTERRORISTA

Enfim, dando os trâmites por encaminhados, o governo dos Estados Unidos resolveu indiciar  Nicolás Maduro e a pandilha do regime venezuelano por narcoterrorismo. E não pode ficar só nisso e nem só por isso mesmo. 

Verdade é que, Nicolás Maduro, só se sustenta como ditador da Venezuela, porque tem as costas largas pelo amparo dos generais – comandantes crônicos do narcotráfico que escraviza os venezuelanos e que desmantelou a Venezuela. 

Os generais de lá, não têm qualquer semelhança e nem a menor coincidência com os generais daqui.

02.

AS COMPRAS EM JORNAIS
Bons tempos aqueles em que a gente embrulhava as  compras em jornais. Hoje os jornais embrulham as nossas compras.  

03.
LULADEMEL
O que será que o mestre Cucalulavagem vai fazer hoje na cozinha em mais um dia de comilança nessa Lulademel à moda quarentena.  De sobremesa pode ser um pudim de lulajanja, né não?!?... Se ainda tiver ânimo pra mexer com a colher de pau.

04.
TUCANAGEM

Só que, em vez de dar a cara à tapa, botou a instituição em cima do muro para o tucano cantar de galo. Como é que a gente faz pra dar um tabefe na cara, ou um pontapé nos fundilhos de uma sigla?!?

RODAPÉ – No Brasil da Silva é assim mesmo. Na hora do aperto é das entidades que a politicalha gosta mais. Descoberta a corrupção, o corrupto é a Petrobrás, a Refinaria de Pasadena, o Instituo, a ONG...

Jamais o sujeito do golpe ou da bravata é de carne e osso. Quem arromba o cofre permanece um sujeito oculto. A culpa é sempre do arrombado que não sabe onde foi parar o produto do roubo. Siglas, instituições, não pagam, não bufam e nem podem ir para a cadeia.

PONTOS A PONDERAR


01.
CARAMINHOLAS DO MALA

Ciente de sua pusilanimidade, o chileno-chinelo Mala botou caraminholas na cabeça de Ronaldo Caiado, o Sinhozinho Malta de Goiás, para ser candidato a presidente dessa Republicaricata. Ser vice de alguém, é a única chance do Mala Sepulcro Caiado, não fazer as malas e voltar pra casa com a colinha entre as pernas na próxima eleição.

02.
PARALISA AÍ!
O pior ainda está por vir: a quarentena dos caminhoneiros.

03.
NEM POR MILAGRE
Deododuvido e faço pouco... Quero ver o Brasil aguentar quarenta dias e quarenta noites de estradas desertas. Faz muito tempo que Deus já desistiu de ser brasileiro.

04.
A CABEÇA DE DORIA
Já correm pelos ares de Sampa murmúrios ruminantes pedindo a cabeça de João Doria. Até aqui, o Almofadinha, só fez politicagem e nada por São Paulo. Doria não ganha uma. Vem perdendo a queda de braço até com a Cracolândia.

05.
CORRUPTÔMETRO
Hoje, sexta-feira, 27 de março de 2020, faz um ano e 87 dias que não se tem notícia de uma licitação pública fraudulenta no Brasil.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Há quanto tempo não se tem notícia de que um dos muitos mais de 300 picaretas do Congresso ‘negociou’ uma CPI qualquer, por fajuta que fosse?!?

07.
UMA BOA IDEIA
Esse Augusto Aras, de quando em vez, dá uma dentro... Agora ele teve a boa ideia de querer usar os R$ 51 milhões daquele Geddel Vieira Lima em hospitais públicos... Que não fique só na ideia.

08.
ANTEPÁTICOS
Se fosse o Jogo da Velha, você marcaria um ‘X’ em que ‘quadrinho’: João Doria, ou Wilson Witzel?!?

09.
UM CABO E UM SOLDADO

A Supremacia Amorcegada tirou uma vez mais os poderes do presidente da República. Tá pedindo um cabo e um soldado, né não?!?

Vou ver se me explico bem: McAurelio, indicado a dedo pelo primo Fernandinho Beira-Collor, atendendo a insistentes pedidos do PDT que vem fazendo Brizola se revirar no túmulo, ‘autorizou’ os governadores a coisas tipo assim fechar divisas, bloquear cargas e até a circulação de pessoas pelo ar, terra ou mar...

Quer dizer o intragável McAurélio arrepiou a Constituição, posto que só a União tem poderes para estabelecer restrições dessa estranha natureza. Que desagradável esse morcegão supremo, né não?!? E assim é que assim ficamos, pois diabo veste capinha Prada e deixamos ficar tudo por isso mesmo.

26 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
O EFEITO DESEJADO
Já mandei meia dúzia de máscaras para o Zé do Breu e outras tantas para o Jean Wyllys, para que eles cuspam à vontade com elas no rosto. Acho que meia dúzia basta para surtir o efeito desejado.

02.
DESMASCARANDO
Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada, dando de cara com a habitual pandilha de repórteres a serviço de sua conhecida exatidão, clareza e concisão: “Pô, vocês dizem que tem que fazer quarentena e ficar em casa... o que estão fazendo aqui na rua?!? Vão pra casa. E sem máscara”. Pronto, desmascarou.

03.
A FUGA

Ontem, depois de levar uma esculachada, até meio que exagerada, do Bolsonaro, o almofadinha João Dória, largou uma de suas frases de efeito para governadores aliados e para o chileno-chinelo Mala Sem Alça: “Pelo que vi e ouvi, cabe a nós salvar o Brasil”.

De cara, pareceu-me que ele estava fanfarronando uma vez mais; depois, eu me dei conta de que ele está mesmo é ensaiando uma fuga com seus comparsas para uma dessas paradisíacas ilhas fiscais, aonde o coronavírus ainda não chegou.

04.
BUSINESS IS BUSINESS
Tema tanto o coronavírus, quanto o álcool-gel adulterado. Em São Paulo já prenderam mais de 30 lobistas operando a favor da disseminação do coronavírus. Quanto maior o número de infectados, melhor para os negócios. Business is business.

05.
PREOCUPE-SE COM O BRASIL

Ando meio cabreiro; meio que com um pé atrás e outro na frente. Pelas contas oficiais, o Brasil tem até aqui, fantástica quinta-feira 26 de março, nada mais do que 2.567 casos de coronavírus e ‘pelo menos’ 60 mortos.

Isso é qualquer coisa abaixo de 3% de letalidade. No ano passado, a capacidade letal da dengue brasileira bateu em 11,7% e a febre amarela chegou a 31%.

Preocupe-se com um país que, tendo vacina contra dengue e febre amarela, não consegue baixar o índice de mortalidade que essas dengosas e febris doenças nacionais apresentam, na mesma proporção em que não despertam um pingo de sua merecida atenção.

Mas é sempre assim, o brasileiro não valoriza o que tem: dengue e febre amarela, são coisas nossas – parece até que não nos causa nenhum temor febril. Sorte do coronavírus que é uma baita, uma tremenda dengue-chinesa...

Fosse o coronavírus uma peste brasileira, um vírus nativo desse nosso céu de anil, ninguém lhe daria bola. Seria como se fosse um reles ‘resfriadinho’, nada mais do que uma ‘gripezinha’.

PONTOS APONDERAR...


01.
COMO ASSIM?!?
Eu só queria saber como é que o mundo ainda é mundo, depois de passar por tantas pandemias pelas quais passou, sem tomar um décimo dos cuidados e das super-precauções que este pandemônio do coronavírus tem exigido de nós, afinal, todos iguais perante a lei da vida.

02.
DESOBEDIÊNCIA REVELADORA
A desobediência geral dos governadores às ordens de Bolsonaro para o combate ao coronavírus mostra que o presidente do Brasil é a rainha da Inglaterra.

03.
NO ORIENTE MÉDIO...
Ó Alá, amém! / Se o vírus explode / Explodo também.

04.
ISOLOU-SE
Bolsonaro não está em isolamento vertical e nem social: optou pelo isolamento presidencial.

05.
CADÊ REGINA?!?
Pô, ninguém mais fala na Secretaria de Cultura. Que saudade da Regina Duarte.

06.
TEMORES
Está mais do que provado, os paulistas não temem tanto o coronavírus, quanto têm medo de João Doria. O cara é um perigo.

25 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...



PENA E INDIGNAÇÃO

Estou com pena do Bolsonaro. Seu coração pode até estar redondamente certo quanto aos perigos dessa vida em decorrência do coronavírus andar à solta por aí, mas seu temperamento explosivo acaba atropelando a sua razão.

Estou com pena do Bolsonaro e me remoendo de indignação e raiva dos que torcem pelo ‘quanto pior, melhor’.

Seus opositores já perceberam o temperamento explosivo do Capitão e estão dando vez e voz ao instinto que carregam no seu espírito de porco, muito mais destruidores do que construtores desse país. E assim é e assim vem sendo que eles cutucam o leão com vara curta, cheia de venenos desconstutores.

A falência do Brasil seria a derrocada desse governo que tomou o pote de ouro das mãos ávidas e colossais daqueles que, por mais de três décadas vêm roubando e deixando roubar a pátria amada, Brasil.

Quando já era claro e evidente que o governo Bolsonaro estancara a corrupção e desmantelara o esquema do cretino e putrefato  ‘presidencialismo de coalizão’, codinome do toma lá, dá cá, eis que surge das poluídas nuvens chinesas a Pandemia do Coronavírus.

Foi como dar pão-de-ló para o espírito de porco. Era tudo com o que mais aflitamente sonhava a pandilha de sevandijas que, desde 1985, o Ano de Sarney, até 31 de dezembro de 2018, desconstruiu o país, a família, a sociedade brasileira.

A esperança que venceu o medo, logo se perdeu nesses anos de Lulavagem desenfreada, no mais terrível, sistemático e organizado esquema de corrupção da história da humanidade.

Posso estar com pena do Bolsonaro, mas a minha indignação e a minha repugnância por esses, aproveitadores, por esses saqueadores, por esses ladravazes desconstutores do meu país são mais do que oceanicamente maiores; são incomensuráveis, incalculavelmente maiores. 

Resultado de imagem para cuspindo - desenhoRODAPÉ - Vou quebrar a quarentena. Como não tenho febre, nem tosse, nem dores pelo corpo; como não espirro e até respiro muito bem, vou ao encontro do resto da pandilha que ainda vagueia sob os céus brasilienses e ensaiar uma performance tipo assim Zé do Breu pra cima deles. 

Não vai acontecer nada comigo, esses anti-herois republicanos se derretem de medo pernas abaixo. Pode ser apenas uma cusparada, mas vai valer por provocar uma sonora e repugnante borraçada. 

Claro que vou perder o espetáculo: minutinhos depois do evento salivar, quem quiser falar comigo que me procure em casa. Cá estarei à disposição e pra lá de bem disposto.

PONTOS A PONDERAR...


01.
GOLEIRO DA SELEÇÃO

Bolsonaro vai ser o próximo goleiro da Seleção Brasileira: ele defende o indefensável. Não porque esteja totalmente errado, mas simplesmente porque fala do jeito que fala.

Seus aliados e subalternos na Esplanada dos Ministérios fazem das tripas coração para remendar os furos que, como papagaio do pirata Donald Trump, ele deixou no tecido político-social.

Como goleiro do Tite, um Luladino fanático, se Bolsonaro não brigar com ele, o Brasil vai se classificar fácil para a Copa do Mundo no Qatar e sem levar um golzinho sequer.

02.
BATE-BOCA
Como todo mundo já estava careca de saber, a vídeo conferência desta quarta-feira do presidente Bolsonaro com o governador de São Paulo, João Doria, virou vídeo-bateboca. Nenhum dos dois resolveu porcaria nenhuma.

03.
DAS TRIPAS CORAÇÃO

Com um tremendo jogo de cintura, Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, disse ver “grande colaboração da fala do presidente”.

Referia-se ao pronunciamento de ontem quando Jair Bolsonaro atacou um ‘confinamento em massa’ da população, que vem sendo cometida em vários estados por seus respectivos, digamos, governadores e não proprietários.

O ministro da Saúde disse que essa medida deverá ser estudada em conjunto com a pasta, dependendo da evolução da epidemia do novo coronavírus em cada região. Taí, o médico ortopedista Henrique Mandetta, ao vivo e em cores, com precisão cirúrgica fez das tripas coração.

PONTOS A PONDERAR


DE ENDEMIAS E PANDEMIAS, O MUNDO ESTÁ CHEIO

Endemias, a raça humana já teve que não acabava mais: teve a Peste do Egito, aquela Tifóide – e como tifoideou meio mundo!

Teve a Peste Antonina; a Peste de Cipriano; a Peste de Justiano – acho que essa foi só pra rimar; teve a Peste Negra que todo mundo achava mais chique chamar de Bubônica.

Quer dizer, endemias o mundo já teve até não acabar mais. Agora o que interessa é pandemia.

Pandemia é uma peste que vira pandemônio. Mas dá e passa. Nós, mundanos incuráveis, detestamos tudo que possa nos mandar pro inferno. Daí acharmos que qualquer pandemia é um pandemônio.

É uma loucuraa que dá na cabeça do mundo inteiro. O planeta Terra inaugurou seu primeiro pandemônio com a chamada Pandemia de Cólera: foi o tal de mundo em tempos de cólera. Pelo visto, pura irritação: cólera é coisa bem irada, né não?!?

Essa pandemia já começou meio velha, nasceu em Bengala e de bengalada ela foi acomodar-se na... China.

Depois veio a pandemia Asiática: nasceu na... China. A segunda Pandemia Asiática, foi russa. Eis que então, surge a Pandemia Espanhola. Esta foi das mais brabas: pegava até touro à unha.

Logo veio a Pandemia Hong-Kong. Por acaso, ela surgiu na... China. A penúltima foi a Suína,uma pandemia que pelo santo rito asiático, nasceu na... China.

E assim é que, não temos nada a reclamar, porque por uma tradição de qualidade e naturalidade, a Pandemia do Coronavírus, tenha vindo – por direito consuetudinário – da... China, só para sacudir e despertar o Brasil que já andava pela hora da morte.


SAUDÁVEL REGRESSO
Tá, então, tá. Os saudáveis vão trabalhar. Depois regressam para casa só para contagiar de saúde o seu grupo de risco.

PONTOS A PONDERAR...


DEMOCRACIA FEUDAL

O Brasil é um país feudal. Cada prefeitura é um feudo. Temos 5.570 feudos que nos arrancam os olhos da cara. E dentro de cada um desses 5.570 feudos cabe um curral municipal em forma de capatazia legislativa que sustentam capatazes que se transformam em deputados e senadores.

Brasília é a capital-dormitório dos patrões dessa democracia de gaveteiros.

Somos todos, mais de 200 milhões de camponeses, servidores desses amos e senhores da mais descarada e opressora Democracia Feudal.

PONTOS A PONDERAR


01.
MORREM PELA CURA
A cada dia que passa, a cura mata mais e mais pacientes dessa dengue-chinesa.

02.
EU, CÚMPLICE
Torcendo para Bolsonaro não falar besteira, assim que ele terminou de dizer aquele monte de asneira contrariando, inclusive, tudo que seu ministro da Saúde está fazendo e nos mandou fazer, me senti cúmplice do plano de contaminação em massa que o presidente colocou em prática. Torcer por Bolsonaro, quando ele fala, é um sobres/salto no escuro.

03.
SEM IMITAÇÕES
Por favor, Bolsonaro, a gente sabe o quanto você e o Donald Trump são amigos e parecidos, quase iguais. Mas, não tente imitar seu Grande Irmão do Norte: nos Estados Unidos, dentre 55.330 casos registrados, já morreram 804 de Covid-19.

04.
CRISE NACIONAL
Não demora nada, se o governo não tomar cuidado e nem as devidas providências, os Lulasnos vão transformar a pandemia do Covid-19 na crise nacional do bolsoronavírus.

05.
BOTANDO PRA CORRER
Nunca pensei que a gente veria um dia prefeitos e governadores mandando e desmandando no nosso direito de ir e vir. E, no entanto, me dou conta de que numa democracia de gabinete como a nossa, a gente tem mais é que ajoelhar e dizer amém. Ou então chutar o pau da barraca. Com coronavírus no corpo podemos botar as pessoas e até os políticos pra correr.

06.
MISSÃO IMPOSSÍVEL, OU...
Disse o comandante do Exército, general Pujol: “Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros”. Inda que mal pergunte: já passou, alguma vez pela sua cabeça, ver o Exército de mãos dadas com os Lulavadeiros?!? Pois, veja a vida com bons olhos: esse é o lado bom da pandemia.

07.
NO SEU MODO DE VER...
Entre um caso de urgência de um lulavadeiro e um bolsovirilizado que chegaram juntos ao hospital de campanha, quem teria atendimento preferencial?!?

08.
EUFORIA MONÁRQUICA
Aquele monarquista brasileiro positivado pelo teste do Covid-19 estava eufórico: “Pô, estou com a mesma doença do Príncipe Charles!”

09.
COM O CHAPÉU DOS POBRES
Caiu na rede: “Parte da indenização da Samarco será usada no combate ao coronavírus em Minas Gerais”. Pronto, lá vai o patrão cumprimentando com o chapéu dos pobres.

10.
O CONFUSO
O Bolsonaro tá confundindo Confúcio com confuso e pandemia com pantomima!


01.
CALAMIDADE PAULISTA
Com a capital dos paulistas com cara de feriado, o secretário de governo do encastelado João Doria, entregou à Assembléia Legislativa decreto de calamidade pública para São Paulo. Com medo da febre alta, a movimentação é baixa.

02.
ENTREMENTES...
Entrementes, no Brasil, o número de casos de coronavírus dobra a cada dois, três dias... À medida que o vírus avança, o país estanca.

03.
MEDIDAS PROVISÓRIAS
Bolsonaro revoga a MP 927 que autorizava dispensa por quatro meses de empregos e salários, ou coisa parecida. Mas vem aí uma nova medida sem os antigos defeitos da primeira. Os defeitos serão novinhos em folha. Há muitos anos que os governos brasileiros só editam Desmedidas Provisórias.

04.
AQUELE ABRAÇO
Pô, o chileno-chinelo Mala Sem Alça, não vai fazer uma visitinha sequer ao coronaviriano Alcoolúgubre?!? Um abraço afetuoso e demorado entre os dois grandes líderes é o que a sociedade mais espera, deseja e quer.

05.
REFRESCO
Espirro e tosse na cara dos outros é refresco. Quero ver na cara deles.

06.
MALA, O ESPERTO
Mala Sem Alça, ainda sem a esperada tosse, manifestou alta febre de colaboração com Bolsonaro no combate ao coronavírus. Na verdade, a alta temperatura popular contra o comportamento da Câmara, foi que levou o gordinho esperto a fingir que vai fazer o que o povo quer.

07.
VICIOU
Vendo e ouvindo o Bolsonaro falar, cheguei ontem à conclusão que ele já não consegue dormir direito sem antes ouvir um panelaço.

08.
A VOZ
Quando fala à nação, o capitão que o presidente ainda guarda dentro do peito, tem a cara e os cabelos de Jair, mas a voz é a mesma de Carlos Bolsonaro, o mais rebelde e agressivo dos Filhos do Capitão.

09.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
E depois que descobrirem o remédio que mata o coronavírus, o que vai ser da vida?!?

10.
PRA JÁ!
É o seguinte: tomar pelo menos 3% das grandes e incomensuráveis fortunas e botar já, já no olho da rua todos os ocupantes de ‘cargos em comissão’ que encarecem e emperram a máquina pública.

11.
CONTÁGIO
Ah, os idosos... Pegaram o coronavírus no contato com os jovens.

12.
AQUI, NÃO
Eu tanto me resguardei aqui pelo condomínio que, desde que começou a onda dos panelaços a favor ou contra pelas maiorias esmagadoras, eu não ouvi um retinir sequer de frigideiras.

13.
JORNALIXO
Impressionante como o jornalismo brasileiro é infeccioso e o pessoal não se resguarda contra ele. Padecemos do mal dos deformadores de opinião: o jornalixo.

14.
APROVEITE E FAÇA!
Sabe aquela coisa maravilhosa que você sempre quis fazer na vida antes de sair desta para a melhor?!? Pois, aproveite agora e faça! Mas eu acho que os entendidos em coronavírus não vão deixar.

15.
ESCRAVIDÃO 2020
Viciado desde pequenininho em liberdade de – credo! – pensamento e expressão, eu nunca pensei que um dia seria escravo da opinião de quem é ignaro convicto na luta contra um reles coronavírus. Tenho seguido à risca o que eles mandam.  

16.
MESA DE BAR
Em um boteco de Brasília, no tempo ainda recente de quando apenas começava a onda do coronavírus:

- Quem matou Celso Daniel?!?
- Os cornopetevírus.
- E quem escondeu o Queiroz?
- Os coroneisvírus...
- Ei, garçom! A saideira.

24 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quem precisa de Fake News se tem Globo, CNN, Bandnews e os mecanismos do  Grupo Folha de S.Paulo, para dar notícias falsas 24 horas por dia?!?

02.
RESPEITO É BOM
Não basta ser velho para ser um perigo à solta nas ruas. É preciso ter febre, dor de cabeça, tossir e espirrar para ser respeitado.

03.
É A MÃE!
Olhaqui, seu preconceituoso covardão, velha é a sua mãe!

04.
É VOCÊ!
Wilson Witzel (WW), o governador do Rio metido a Bodosão: “Só quem não está se comportando como esperamos é o presidente!”. Os cariocas acham que é você, falastrão inepto. E tem mais: por um triz que, sendo WW, você não atende como WC.

05.
DO OUTRO MUNDO

Bolsonaro voltou atrás quanto à Medida Provisória que previa suspender contratos de trabalho e salários. Usou o que já estão chamando de ‘’direito de mudar de opinião’’, porque ‘’errar é humano’’. Quem estava e está sempre certo e não errava e diz que não erra nada na vida, era e continua sendo o Lulavagem da Silva – que se sentia e se acha um cara do outro mundo

06.
MANÍACOS
Os hipocondríacos nunca tiveram tanta razão na vida. Com essa onda de coronavírus, estão se sentindo em casa. E maníacos por doença são você e o resto.

07.
CHÁ DE BANCO
Em 1979, ainda repórter do jornal O Globo, eu aguardava na ante-sala do gabinete do ministro da Educação. Meu chá de banco já passava de uma hora. Eis então que chega,impávido e colosso, o chefe do departamento comercial da sucursal do Globo em Brasília. Não demorou cinco minutos e ele foi convidado pela secretária a tomar um cafezinho com o ministro. Esperei o desaforo passar e, meia hora depois, fiz a breve entrevista com o nobre titular da pasta. Coisa de dez dias depois, pedi demissão e, como de hábito, aluguei uma sala com telefone, encerrei a fase do chá de banco e abri uma agência de publicidade.




08.
ALTO RISCO

Tá os idosos, os deficientes, os médicos, servidores de hospitais, clínicas, consultórios e similares, são titulares do chamado grupo de risco. Mas, macaco velho em História do Brasil da Silva, não conheço nada mais perigoso e infectante nesse país, do que o Congresso Nacional, o  STF, o STJ, todo e qualquer partido político, institutos e ONGs de fachada, mos palácios da Esplanada e os governos federal, estaduais e municipais. E não necessariamente nessa ordem, essa pandilha sim é grupo de risco. Alto risco.

09.
PERIGO REAL
Se um idoso, mortal comum, agora pertence ao grupo de risco, imagine só o perigo que representa para a sociedade um deputado ou um senador com mais de 60 anos...

10.
RISCO SUPREMO

Grupo de altíssimo risco é o grupo do Supremo: Celso Mellodia, 75 anos; McAurélio, 74; Gilmuar, 65; Levianowski, 72; Cármen Lúcida, 66; Fux-Fux, 67; Rosa de Hiroshima,72; Barroso, 62; Frachin, 62... Toffoliso, com 51 e Alexandre Kojak, com 52, são de risco supremo, mas não por idade. Isso é que é grupo de risco. Alto, altíssimo risco. Supremo risco. Juntos, como eles sempre têm que estar para fazer o que fazem com a sociedade brasileira, eles somam mais de sete séculos.

11.
ALEGAÇÕES VIRÓTICAS
Político à solta por aí, apela para a presunção de inocência; o idoso alega bem-estar.

12.
O DOCUMENTO
Hoje no Brasil, o idoso não precisa mais mostrar a carteira de identidade; apresenta uma cópia autenticada do último check-up.

13.
PLENÁRIA NO STF
A sociedade brasileira bate pé e reclama: quer ver a velharada do STF reunida em sessão presencial permanente. Não importa o que será julgado. Interessa é que não poupem tosse nem espirro no plenário.

14.
SEÇÃO SOLENE NO CONGRESSO
Quanto ao Congresso Nacional, o povo exige que se reúnam os bons com os muitos mais de 300 picaretas para uma sessão solene de contagiante troca de espirros e de cuspidas, à moda da saudosa porquinha Jean Wyllys.

23 de mar. de 2020

HISTÓRIAS PRA SE CONTAR...


1981, O ANO DO BRASIL SAUDÁVEL:
FOSSE VERDADE O BRASIL NÃO TERIA CORONAVÍRUS

Já falei nisso antes, mas vou contar de novo esse antigo flagrante da vida real que se deu comigo em 1981, durante uma reunião de fim de mês, na SNEPS - Secretaria Nacional Especial de Programas de Saúde, do dito cujo Ministério e da qual eu era diretor-nacional de Comunicação.

Foi numa tarde de sexta-feira. Estavam reunidos os diretores nacionais da Secretaria. Só eu não era médico. Nenhum deles ocupava aqueles cargos por concurso. Nem eu.

Todos e cada um deles, provaram por A+B e juraram de pés juntos que estavam erradicados do Brasil, naquela data solene, a Hanseníase, a Malária, a Febre Amarela, a Tuberculose, a Esquistossomose e nem sequer se guardava qualquer ideia de Dengue, ou se falava em Chicungunha, Zika Vírus, similares e genéricos.

A reunião terminou quando, um daqueles diretores, um médico amazonense olhou para o relógio e, vendo que faltava menos de uma hora para o seu vôo habitual de fins-de-semana para a Selva, deu por findos os trâmites, chamou o motorista do Ministério, deu tchau e benção e se mandou.

Todos os demais diretores seguiram seus passos, carregando seus tarecos na bagagem e levando na consciência o peso enorme do proclamado dever cumprido.

Pronto, reunião finda, inda que não fosse tarde. Redigi o press release fazendo da SNEPS as palavras de honra deles, mandei o material para a imprensa e me mandei – que ninguém é de ferro.

Horas depois, já no sábado, fui ao Setor de Clubes do Lago Sul jogar bola no Gerovital, clube de 40 mosqueteiros em que eu me misturei como uma espécie de D’Artagnan.

Fui como sempre ia, com o meu compadre Serginho Maracanã, o Sérgio Oliveira, então setorista de ‘Geral’ na sucursal brasiliense do Jornal O Globo. Ganhamos de 2 a zero. Um gol meu e o outro, de pênalti, marcado por Flory Machado, filho de Tupanciretã, médico formado na Faculdade de Medicina de Pelotas, meu fã incondicional no futsal e depois centro-médio reserva por cinco anos a fio de Cléo Muratório de Souza, no Grêmio Futebol Porto-Alegrense.

RODAPÉ – Não tivessem aqueles secretários nacionais - viajores de finais de semana - mentido descaradamente, o Brasil hoje, além de não ter leprosos nem tuberculosos; além de não ter amarelado com calor febril nem capitulado diante de zumbis com malária, teria erradicado para todo o sempre o gasguito Zika Vírus e os simpáticos voadores dengosos...

Se o Brasil estivesse esse tempo todo imune às picaduras de mosquito, hoje, certamente estaria pulando e andando para esse tal de coronavírus, a dengue-chinesa que vem apavorando o mundo.

SCRIPTUM POST – Em 1981, o ministro da Saúde era Waldyr Mendes Arcoverde, unha e carne com Jair Soares, então ministro da Previdência Social. Eu fui levado à diretoria de Comunicação da SNEPS, empurrado por Remy Gorga então ligado ao Sindicato dos Jornalistas de Brasília, já que o setor de Imprensa àquela altura dos acontecimentos era ocupado de fio a pavio por... médicos. Como eu não entendia nada de medicina e eles não sabiam nada de jornalismo, troquei os alhos por bugalhos e fomos tocando o barco. Em 1984 deixei Brasília para dirigir 4 emissoras de rádio, em Cachoeira do Sul. Todas elas da Família Germano. Inclusive mais de metade da cidade. Mas isso já é outra história.

PONTOS A PONDERAR...


01.
PESADELO

Nossa diarista chegou nesta segunda-feira com cara de apavorada. Ela disse que, em plena madrugada, acordou em sobressalto. Sonhou que Jean Wyllys e Zé do Breu tinham voltado de seus refúgios no exterior e andavam à solta aqui pelo condomínio cuspindo em todo mundo. Por via das dúvidas, dispensamos por hoje os seus prestimosos serviços. Cruzes! Vá que esse sonho se realize...

02.
TERRA DA GAROA
Das 25 mortes por coronavírus anunciadas no Brasil, 22 foram em São Paulo. Vai ver que nem foram pelo vírus chinês, coisa nenhuma. Não esqueçam, Sampa é a Terra da Garoa. Nada melhor nem mais fácil pra se pegar um resfriado.

03.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Ei você, Lulasno fanático... De quem é a culpa: da China ou do Bolsonaro?!?

04.
LETALIDADE

A Esgotosfera regurgita: ‘’País tem 25 mortes e 1.546 casos confirmados de coronavírus’’. Notícia é a versão que está nas entrelinhas: isso é menos de 2% de letalidade. Esse coronavírus não é nenhum Ebola e nem chega aos pés da dengue... No ano passado, morreram mais de 700 brasileiros e no início deste glorioso ano de 2020 já foram contabilizados mais de 30 mil casos de pessoas com picadura de mosquito.

05.
ALTO RISCO
Anúncio de jornal: “VELHINHO BEM DOTADO – Oferece préstimos de alto risco a moçoilas desencantadas da vida. Interessadas: WhatsApp XYZ007”.

06.
POR TELEPATIA
Vejam só, Angela Merkel, lá na Alemanha por onde Lulasno andou namorando, contraiu o coronavírus depois de se encontrar com um médico infectado. Se velho é alto risco, médico também é. E então, tratamento só por telepatia.

07.
PANELEIROS CURATIVOS
A eficiência dos panelaços dos lulasnos é tamanha que a pandilha de batedores de utensílios domésticos está pensando em telepatia pelo ribombar paneleiro para livrar-da peste dos seus correligionários.

08.
MERCADO ELEITORAL EM BAIXA
O adiamento das eleições de outubro teria mais uma vantagem: cairiam vertiginosamente os índices de encomenda de assassinatos de candidatos a prefeito e vereador.

22 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
LULASNOS

Não vai adiantar nada Bolsonaro deixar de ser boquirroto e tagarela. Assim que tire a máscara e abra a boca para contar só os feitos do seu governo, os Lulasnos relincharão que ele é um balaqueiro, um gabola presunçoso fazendo campanha para reeleição.

Vai ver que Bolsonaro está certo em falar coisas erradas, na hora errada, em lugares errados. Não fala para pessoas erradas.

E nem pense que eu esteja gostando das falas de Bolsonaro; eu gosto mesmo é do efeito que as falas dele calam no corpo e no espírito da pandilha de alma mais honesta de Lulasnos desse país.

02.
OPA!
Angela Merkel está em quarentena pelo coronavírus. Opa! E eu que sempre pensei que não precisava acontecer mais nada com aquela figura impoluta...

03.
CORONAVIVO PAULISTA
O estado de São Paulo entra em quarentena nesta terça-feira. Pronto! João Doria para presidente!

04.
GUERRA É GUERRA
Não é nada, não é nada, nada menos do que R$ 1 bilhão e 600 milhões da guerra contra a corrupção saem da Lava-Jato e vão para a guerra contra o coronavírus.

05.
NÃO FOI PARA CUBA
BNDES libera R$ 55 bilhões de crédito para o combate ao coronavírus. Enfim, o BNDES financia um porto seguro.

06.
EM CASA
Nova Iorque decidiu decretar ‘’trabalho em casa’’ para serviços não essenciais. É disso que a gente vem falando há mais de dez dias aqui no Brasil.

07.
QUERO VER
Então está mais ou menos decidido por aqui que quarentena quer dizer que, em matéria de negócios e prestação de serviços, só podem abrir as portas mercados, padarias e farmácias. Quero ver agora, os shopping centers caberem nos supermercados.


08.
SORTE NOSSA
Eu, você e mais 209 milhões de 210 milhões de apostadores estamos com sorte: a Caixa suspendeu os sorteios da Loteria Federal por três meses. Antes que me metam os cachorros: você já acertou alguma vez na Loteria?!?

09.
DESOLIMPIANDO
E assim é que 2020 tem tudo para não ser mais um Ano Olímpico.

10.
O governo Bolsonaro, aos poucos vai transformando a roubalheira dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo Luladilmática em hospitais. O pavilhão do Anhembi e o estádio do Pacaembu já começaram a ser transformados para receber os pacientes infectados pelo coronavírus.

11.
INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE

O Inquérito aberto de ofício por Dias Toffoli e tocado pelo pau-mandado Alexandre de Moraes já localizou 12 perfis em redes sociais que disseminam informações de forma padronizada contra ministros daquele venerável e inatingível tribunal.

Toffoli e De Moraes deveriam ser processados por abuso de poder e por arrepiar a Constituição. O inquérito que apura ofensas contra os ‘’intocáveis’’ da Supremacia dos Indicados, não conta com a participação do Ministério Público e é inconstitucional.

PONTOS A PONDERAR...

01.
DISSEMINAÇÃO
O coronavírus está tão disseminado entre nós que os grupos de risco dos velhos já atendem como tchurmas de implicância.

02.
ESNOBE
O grupo de risco dele é dos mais fechados: para entrar não basta apenas ser velho; tem que ser velho e obeso.

03.
CONTAGEM
Agora no velho País do Futebol, domingo não é mais dia de contagem de gol: é dia de contágio de vírus.

04.
VELHA ATRAÇÃO
Assistindo à TV, o pessoal da Globo já está se dando conta do quanto se esqueceu de ser a CNN. Eu, assistindo à CNN, me dou conta de estar diante da velha TV Globo.

05.
MAL ALHEIO
Meteu bronca nos dois velhinhos por andarem à solta pelas ruas. Quando entrou em casa... a mãe dele tossia e o pai espirrava.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
No mundo da zoopolíticagem, foi só por que disseram que você pertencia à legião dos bolsogados que você passou a chamá-los de exército de Lulasnos?!?

07.
TAMANHO NÃO É DOCUMENTO
Vejam só o que o celular fez com os orelhões.

08.
O GARANHÃO DE PELOTAS QUER SABER...
Se o cara esconde dinheiro vivo na cueca, onde será que ele mete o cartão de crédito?!?

PONTOS A PONDERAR...


POR MEDO DA PANDEMIA

Se há uma coisa que político venere mais do que o vil metal, essa coisa é o seu mandato. Eles gostam de serem prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores. Isso para eles não tem preço.

Pois agora, dentre as mais variadas propostas para dar uma real utilidade pública aos R$ 2 bilhões do indecente fundo eleitoral, surge uma ideia para que a grana seja usada no combate ao coronavírus: cancelar as eleições municipais deste ano e estender o mandato dos atuais prefeitos e vereadores até 2022.
Pronto, a politicalha que já está no relaxado gozo de seus mandatos, já está se sentindo assim como pinto no lixo.
O que essa ideia tem de bom é que a mudança unificaria as eleições, coisa que vem sendo cogitada já há alguns anos, posto que já faz bom tempo que se tem um mundaréu de propostas andando pra baixo e pra cima no Congresso com objetivo – imaginem! - de economizar dinheiro.
A alteração viria em boa hora, pois evitaria todo o alvoroço e os riscos que essa tal de pandemia chinesa provocaria nas convenções e nas campanhas de 5.570 prefeituras e suas respectivas câmaras municipais.
Diante desse clima apaixonante e atendendo aos apelos de minh’alma, velha cantante e cumpanhêra, vou relembrar-lhes uma parte adaptada do bolero “La Mentira” que a mi me gusta mucho:
“Por mi parte, te devuelvo las promesas de la campaña, qué ni siquiera siento pena por dejarte extender a tu mandato”.
RODAPÉ – O que o pavor por essa pandemia vem provocando na gente, né não?!? Sem que me desse conta a tempo de voltar atrás, acabei elegendo – como de hábito nesse país – o ‘’menos ruim’’.