31 de out. de 2020

 3 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

DORIA, O EMPRESÁRIO

Aqui por perto, a China já começou a comprar a Argh!entina... Bom de negócios, o empresário baixinho e engomadinho, João Doria, já ‘vendeu’ São Paulo para os chineses e agora quer ser sócio dos mandarins pelo Brasil afora.

02.

PGR INVESTIGA ROGRINGO MALA

A PGR, casa de Aras, o augusto servidor do Pai dos Filhos do Capitão, decidiu assim de repente e não mais que de repente, abrir duas investigações em forma de uma só, sobre pagamentos da OAS a Rogringo Botafogo Mala.

Na quinta-feira passada Edson Frachin disse ‘amém’ às preces da PGR e mandou os autos à Polícia Federal. Um dos processos trata de trocas de mensagens entre o chileno registrado brasileiro e Léo Pinheiro, dono da lépida empreiteira. Tratavam de um toma lá, dá cá, misturando doações eleitorais com aprovação de medida provisória de alto lucro.

O outro caso mistura providenciais repasses de Caixa-2 feitos pela OAS do mesmo cidadão acima de qualquer suspeita para o expedito Rogringo Mala. Essa imundície veio à tona graças à delação premiada de funcionários da área de contabilidade da empreiteira.

Mas, não exulte nem espere que saia grandes coisas dessa manobra, eis que tudo pode acabar como acabou tempos atrás, quando esta mesma maçaroca foi arquivada por Raquel Dodge, antes dela dar adeus à PGR.

Tudo depende de boas conversas, a partir daqui, entre a presidência da Câmara e a Presidência da República que quer governar e o Rogringo não deixa.

03.

A BIC DE BOLSONARO

Na quinta-feira, procurado e ouvido com muita atenção pelos jornalojistas do Consórcio de Coveiros da Notícia, o general Henrique Mourão garantiu que “o governo vai comprar a CoronaVac”, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro sextou: “A caneta Bic é minha! ”.

E assim é que assim continua sendo que vice-presidente é vice e não se fala mais nisso. Pelo menos até segunda desordem.

7 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Só quem não fala a verdade / Porque hoje é sábado / Tenta conquistar credibilidade.

01.

QUARENTENA DÁ CADA IDEIA...

E eis então o ‘feriadão de finados’. Quarentena dá cada ideia...

02.

A PROVA

Quando uma mulher diz que é homem, ou quando um homem diz que é mulher, eu só acredito vendo... o DNA.

03.

EU FIOFORA!

A Fiocruz prevê produzir 200 milhões de doses da vacina de Oxford em 2021. Pode produzir 199.999... me incluam fora disso.

04.

O ELEITORADO

Luladino e Dilmandioca deixaram de herança para o Docas Temer, nada menos do que 13 milhões de desempregados nos seus cabalísticos 13 anos de des/governo. Se tivessem uma pandemia dessas como cumpanhêra teriam fabricado facilmente 26 de eleitores necessitados.

05.

SUPREMATISMO

Quando o Congresso não deixa o presidente governar, o presidencialismo vira parlamentarismo; quando o Parlamento é tragado pelo Supremo, cai o parlamentarismo e reina o suprematismo.

06.

PARQUE BRASIL

Nossa democracia é um espetáculo estrelado por um elenco de 11 marionetes que atuam sob os cordéis dos piores donos que já presidiram esse grande parque de diversões de mau gosto chamado Brasil.

07.

IMPARCIALIDADE?!?

Diz a noviça rebelde CNN que os dois institutos de pesquisa que ela considera ‘os mais credenciados’ do país, estão garantindo que a CNN é o canal de notícias ‘mais imparcial’ do Brasil. Grande coisa. 

Grande coisa, primeiro, porque o rótulo de ‘mais credenciados’ foi acachapado pela própria CNN aos manjados institutos; grande coisa também, porque quando se concorre em matéria de imparcialidade com canaletes como Globo, Extra, Estadão, Folha e seus penduricalhos do Consórcio dos Coveiros da Notícia, o máximo de credibilidade que se consegue é tanto quanto se deve de respeito e consideração aos PTifes do Lulavagem da Silva. E olhe lá!

30 de out. de 2020

 PONTOS A PONDERAR...

Sérgio A. O. Siqueira

TERREMOTOS

Consórcio dos Jornalojistas Funestos – Globo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e os portais G1 e UOL com rebarbas da CNN: “Terremoto de magnitude 7 abala Turquia e Grécia – seis pessoas morreram na Turquia e duas na Grécia”. A notícia é que o jornalojões já sabem a causa mortis: Covid-19.

MEUS TERREMOTOS, OU: QUANDO SETEMBRO VINHA...

Passei por dois terremotos na minha vida de reporteiro ambulante. Ambos foram em setembro, com dez anos de diferença entre um e outro. 

O primeiro foi na Cidade do México; que quase me mandou para as calendas gregas antes do segundo, que se deu em Atenas, no tempo em que ainda havia beleza e mistério na Grécia.

O PRIMEIRO TERREMOTO

Esse tremor da Terra intenso e destruidor, se deu no ruidoso setembro de 1985, na Cidade do México. Eu e Remi Gorga, o tradutor brasileiro preferido de Garcia Márquez, estávamos a serviço da Cultura brasileira na capital mexicana.

Provamos de tudo um pouco e bebemos, de tudo quanto bebemos, mais do que cervejas Sol e Corona, alternada e seguidamente, uma Margarita atrás da outra, como se Margarita não fosse uma bomba com feitio de coquetel à base de tequila, sal, suco de limão e licor de laranja.

Do que nosso estômago aguentou comemos de Mole Poblano, aquele frango com calda de chocolate salgada, até os tradicionais Burritos, coisa com cara e feito de sanduíche enrolado numa tortilla de trigo, que leva diversos tipos de recheio. Escapei do tal Chapolín Frito, aqueles grilos fritinhos que imitam perfeitamente um camarão crocante e, com os quais, Remi Gorga se fartou.

Pois, então, tomamos todas, naquela passagem do dia 18 para a madrugada de 19 de setembro. Chegamos no hotel, num fusqueta ‘carocha’ pintado de verde e amarelo, encomendados por antecipação desde o hotel, para escapar do tradicional risco de sequestro, marca registrada do serviço de táxi em México City.

No penoso amanhecer que sobreveio, acordamos cambaleantes, eu e Remi Gorga, nos aposentos contíguos que ocupávamos. As paredes pareciam tremer; parecia que os móveis dançavam; o apartamento balouçava pra lá e pra cá. Então falei para o Remi, em tom de papo furado:

- Orra, meu... ! Que porre. Tá tudo balançando.

- Tá mesmo... Vou telefonar para a portaria e pedir uma caixa de Engov...

Dito e feito. Remi pegou o telefone e ligou para o serviço de quarto:

- Hola, ¿qué está pasando, señor?

- ¿Qué quieres decir con qué está pasando?

- Nada, nada, señor es sólo un temblor.

- Oh, bueno, es sólo un temblor... Heeein, un temblor?!? ¡Es un terremoto!

- Sí, sí, señor, un terremoto, pero...

- Pero, una privica! ¡Cierra la cuenta, hombre!

Em cinco minutos, nossas malas estavam prontas. E nós batíamos cabeça dentro do fusqueta verde e amarelo que zunia pelas ruas ainda inteiras da Cidade do México,(*) rumo ao aeroporto Benito Juárez que, digo a bem da verdade, nunca mais eu vi nem quero ver de perto.

(*) – Já no Brasil, são e salvo, vi pela TV que fora um violento terremoto ocorrido às 7 horas daquela manhã de 19 de setembro, com seu epicentro no mar de Michoacán, litoral mexicano, chegando à Cidade do México numa magnitude de 8,3 na escala Richter. Deixou um rastro de destruição e morte. Mais de dez mil mortes, contaram os jornalojões do mundo inteiro. Ninguém falou que a causa mortis foi Covid-19.

O SEGUNDO TERREMOTO

O segundo abalo sísmico que padeci nem senti. Foi no setembro de 2004, em Atenas. O epicentro do terremoto de magnitude 7 na escala Richter, foi a 350 quilômetros longe do hotel Palace, onde eu estava na capital da Grécia. Deu-se o rugido da terra no meio do mar que banha as Ilhas Gregas.

Naquela noite, cheguei por volta de uma, uma e meia da madrugada no hotel e a luz do ar-condicionado do meu apartamento bailava como se fosse uma deusa nua; deusa grega e nua, inteiramente nua, é claro. Pensei que o tremelique era coisa do meu pileque. (*) Dormi.

De manhã, coisa de sete horas da matinata, toquei na porta do banheiro e levei um choque: as paredes tremiam numa intensidade tal que davam a impressão de que estavam eletrificadas.

Fui me dar conta de que tinha sido um terremoto, quando na hora do café no terraço do hotel, vi centenas de janelas quebradas, algumas casas e alguns muros destroçados abraçando carros e caminhões. Não vi corpos pelo chão. O estrago maior ficou no fundo do Mar Mediterrâneo.

(*) – Era só o que faltava, eu sair pelas quebradas de Atenas à noite e não tomar um porre de ouzo, cantando ‘Garota de Ipanema’ ao som de um bouzouki emprestado pelos músicos dos botecos de Monastiraki.

Um dia ainda volto a Atenas. Só para tomar ouzo. Atenas é legal, porque você não precisa visitar museus. Atenas é uma miscelânea fantástica de objetos de arte histórica a céu aberto. Nem os terremotos derrubam tantos deuses.

8 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Doria, sempre à esguelha atrás da esquina... / Porque hoje é sexta-feira / E Bolsonaro sem pressa com a vacina

01.

DORIA ADORARIA

Doria diz que “Bolsonaro está equivocado ao dizer que não há pressa para a vacina”. Ah, se o Bolsonaro quisesse ‘fazer as pazes’ com o engomadinho governador da Paulicéia desvairada, vacinava o Doria agora mesmo. De preferência na região glútea. Doria adoraria.

02.

ELEIÇÕES 2020

TSE repassa mais de mil denúncias de disparo em massa. Já pensou se esse disparo fosse de bala de prata na direção dessa pandilha de candidatos que se acham mais espertos que os outros?!?

03.

BOLSONARO DEU OUVIDOS AOS ESQUERDALHOS DE FESTIM

Eu fui ler o tal decreto de ‘privatização’ do SUS. Falácia: não havia uma linha privatizando bulhufas a mais do que o Sistema Único de Saúde já aguenta e oferece, desde os maléficos tempos de Luladino e Dilmandioca no poder. 

Na verdade, o que acontece é mais uma manobra dos lulambanças hoje à margem da máquina pública que inventaram essa privatização fake, para queimar mais uma vez o filme de Bolsonaro.

Hoje, sob os escombros da saúde pública, não há nada mais dolorosamente caro do que os tradicionais procedimentos gratuitos herdados das gandaias dos tempos Luláticos e pagos com as burras públicas.

Então tem um detalhezinho de somenos importância: Bolsonaro não deveria ter revogado esse decreto. Muito menos revogá-lo por medo da pressão e do alarido dos esquerdalhos de festim. Jair Bolsonaro deveria pensar um pouco menos nas eleições de 2022.

04.

ROGRINGO MALA

Rogringo Botafogo Mala está há dois mandatos presidindo a Câmara, bem no meio de persistente tentativa de um terceiro tempo e tudo que conseguiu até aqui foi engavetar seus processos e todos os outros que chegaram contra os mais de 300 picaretas daquela antiga Casa do Povo e a politicalha que nos manda e desmanda. Uma peste.

05.

A LAVANDERIA

O encontro de Ciro Gomos com Luladino da Silva no Instituto que lhe rouba o nome, não causa espanto nenhum. Eles se merecem por todas as faltas de méritos que carregam. E é bom que finjam que ‘fazem as pazes’, porque logo, logo estarão se estapeando outra vez. E tomara que os dois não errem um bofetão sequer.

O que causa estupefação é que esse encontro, essa pororoca de ruindades para lavar a roupa suja tenha sido no Instituto Lulaparelho. Não porque tenha sido lá; o espanto é por ficar sabendo que aquela lavanderia ainda não teve as portas fechadas e os cofres lacrados pela polícia.

06.

EM NOME DE ALÁ

Uma das vítimas fatais do ataque insano cometido em nome da Alá, em Nice, na Riviera Francesa, era brasileira. Uma baiana de 44 anos de idade, mãe de três filhos, que vivia na França há 30 anos. Ela estava rezando na Catedral de Nice. O fanático foi baleado e está preso. Apenas preso. Alá deve estar horrorizado.

07.

SURPRESA!

Desempregados aparecem como ‘doadores’ de mais de R$ 16 milhões para sanguessugas em campanha eleitoral. Esses colaboradores’ só fingem estar desempregados. Têm atividade especializada permanente: cabos eleitorais.

08.

O HELICÓPTERO DE BOECHAT

Já faz tempo, mas agora saiu um relatório oficioso: falha de manutenção levou à queda do helicóptero que matou Ricardo Boechat. Pô, “falha de manutenção” pode ser de tudo um pouco ou quase nada: economia de combustível, piloto distraído, radares fora de si, parafuso frouxo...

28 de out. de 2020

4 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

BELEZA

O tempo passa e de tanto que nos olhamos no espelho nos acostumamos com a nossa cara. E achamos que os outros também se acostumam. E nem nos damos conta de que bonita, bonita mesmo é toda pessoa de quem gostamos desinteressadamente.

02.

NOTICIÁRIO DO CONSÓRCIO

É seguindo com paciência e com a maior boa-vontade o noticiário do Consórcio dos Veículos de Imprensa das Pompas Fúnebres que me dou conta de que têm sobradas razões quem diz que ‘o cão é o maior amigo do homem’.

03.

JORNALOJISMO

Os jornalojões digitais não conseguem ser mais do que apenas condutores das notícias de ontem. É a novidade cobrada à vista, chegando depois. A sorte dos jornalojões do Consórcio de Pompas Fúnebres é que os leitores que ainda lhe restam acham que é notícia aquilo que está no papel.

04.

UM MILIONÁRIO

Quanto mais erram os cortesãos dessa nossa deplorável Magda Corte, mais eu me sinto recompensado. Não, não me chamem de maluco; podem me chamar de ingênuo que eu atendo.

É que, no fundo, no fundo, eu não só acho, como singelamente me convenço de que aqueles que cometem injustiça acabam sendo mais infelizes do que os injustiçados.

E do jeito que esses tribais da Taba das Togas cometem injustiças sobre injustiças, de tão frequentemente recompensado, eu me sinto um milionário. Mas ainda não tão abastado quanto o mais rico Pai dos Pobres, presidente de honra do PT, por acaso padrinho de sete dos 11 artistas daquela Casa de Shows.


05.

LATO SENSU

Vendo a empáfia de cada um dos 11 cortesãos supremos aboletados em suas cadeiras de espaldar alto, tenho ganas de, em lato sensu, descadeirar um por um daquela Magda Corte.

 7 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira / Há pelo ar um triste papo de ‘Nega Mina’... / Porque hoje é quarta-feira / Ninguém diz coisa com coisa sobre vacina.

01.

VACINAÇÃO URGENTE

O STF, magnânimo como gosta de parecer, decidiu que fica tudo a decidir: que o Estado pode obrigar a população a se vacinar. Mas, nada é mais urgente do que o povo se vacinar, urgentemente, contra a tribo da Taba das Togas da Mironga.

02.

VACINA?!?

Nise Yamaguchi, quase ministra da Saúde de Bolsonaro: “Não há como avaliar os efeitos tardios da vacina”. Ótimo. Mas que vacina. Existe alguma por aí, segura e eficaz?!?

03.

ELEIÇÃO À AMERICANA

Eita país bem avançado: nos Estados Unidos, 50% dos eleitores já votaram numa eleição presidencial que só começa daqui a uma semana. Então tá.

04.

PATRÕES E EMPREGADOS DE MENTIRINHA

A sorte desses deputados e senadores é que, apesar deles mesmos e de todos os pesares, nem nós e nem eles acreditam que são nossos empregados. Eles fingem que nem se dão conta de que somos nós que marchamos com seus absurdos custos e nababescos salários. Se o povo acreditasse mesmo que é patrão dessa pandilha, já tinha posto todo mundo no olho da rua e fechado essa empresa que só dá prejuízo.

05.

VATICANO BRASILEIRO

O STF superou o Vaticano: é hoje, dentro do Brasil, o menor Estado do mundo. E seus 11 habitantes se acham mais veneráveis e bem-aventurados do que os sacrossantos governantes daquela pontifícia pátria.

06.

BRIGALHADA INÚTIL

Que esculacho essa brigalhada toda sobre a obrigatoriedade ou não da vacina que nem existe ainda contra a peste-chinesa. Isso é coisa de quem não sabe o que fazer.

Quando aparecer uma vacina, comprovadamente, segura e eficaz, vai se dar das duas, uma: ou a peste se foi sozinha como um dia se foi a Gripe Suína; ou a própria sociedade se obrigará sozinha: quem precisar de alguma coisa – desde de cartão de crédito até uma compra qualquer num balcão qualquer – vai ter que apresentar atestado de vacinação. Nem governo, nem Congresso, nem Supremo vão ter que meter o seu bico, surubico no nosso pico. Pronto, simples assim.

RODAPÉ – Por enquanto, você aí que está confinado dentro de casa, aproveite essa quarentena interminável para fazer algo que deleite: convide a parceria para ‘brincar de doutor’...

07.

POLITICAMENTE IN/CORRETO

O Superior Tribunal de Justiça, sem maiores explicações, adiou o julgamento do Caso do Tríplex no Guarujá, no dia do aniversário do Lulavagem da Silva.

Atendeu a mais um insistente e afável pedido do Clube dos Leguleios Graciosos do corrupto especialista em lavagem de dinheiro.

A ideia é procrastinar o tempo que der, até que a Segunda Tribo da Taba das Togas, condene Sérgio Moro (*) por parcialidade no processo que redundou em 11 anos de cadeia para o mais pernicioso delinquente em gozo de plena liberdade nessa República de Calamares.

A manobra central e maligna é recuperar os direitos políticos do Luladravaz. Isso não vai acontecer. Luladino é condenado a mais de 12 anos de cadeia em regime fechado pelas mesmas práticas criminosas no processo do Sítio de Atibaia e ainda tem mais oito na lista de injustificável espera, sempre pelas mesmas nobres razões.

Lulavagem da Silva não é perseguido político coisa nenhuma; Lulavagem é um molambo social portador de sua conspurcante e irrecuperável ficha-suja.

RODAPÉ – (*) E a Segunda Tribo condenará mesmo Sérgio Moro por ‘parcialidade’ contra o coitado do mais rico Pai dos Pobres. É o seguinte, dez e dez são vinte: o golpe contra Moro estava empatado em 2 x 2 – gols de Frachin e Cármen Lúcida para o Pai da lava-Jato e de Gilmuar e Levianowski para seu padrinho Lulábaro estrelado. 

Celso, o decano que se foi, já tinha dado sinais de que absolveria Moro...  Foi então que Gilmuar – bancando o burro zeloso e guardador, pediu vistas. Decerto para ver se entendia melhor o caso.

Agora, com a chegada de Kássioterita no pedaço, o 3 x 2 contra o país é mais do que previsível, quase líquido e incorretamente certo. A menos que Luiz Fux fuxique a vida deles e mande o linchamento de Sérgio Moro para o plenário que, ainda assim, não é flor que se cheire.

27 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

Lá, da tranquilidade absoluta de suas ligeiras férias no seu sítio, cercado de ursos, lobos, bisões e antílopes, a poucas milhas distante do Parque Nacional de Yellowstone, quase no topo de um ponto vulcânico, o Garanhão de Pelotas, me autoriza a revelar a sua intranquilidade com relação ao que vem acontecendo no Brasil. E, então, sem mais delongas, aqui vai a íntegra do que interessa, no seu WattsApp:

“O brasileiro sente na pele a inútil indignação de ver sempre os mesmos senhores de anéis esfregando essa democracia de gaveta na cara da sociedade roubando-lhe a esperança e impondo-lhe um país sem nenhum futuro. E assim, o povo de baixa resistência vai se arrastando sem destino para além do que não é mais do que a miragem de um horizonte”.

Pronto, o Garanhão de Pelotas falou, tá falado.

DEZ PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / Extrapolando o âmbito de seus deveres, / Porque hoje é terça-feira / Justiceiros supremos delegam podres poderes.

01.

CAPILARIDADE DESASTRADA

O grande perigo da grande Aventura dessa vida é que, além de quarentena, os governantes não têm a mínima noção do que fazer com a pandemia, além de promover o pandemônio.

Aqui, no Brasil sabe-se muito bem de quem é a culpa do caos estabelecido: é da tribo da Taba das Togas que tomou o poder do governo e o delegou aos governadores dos 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal e deu poder e investidura para nada menos do que 5.570 prefeitos.

A Magda Taba das Togas do alto de sua infalibilidade estabeleceu assim no Brasil a mais confusa, grosseira e desastrada capilaridade de combate à tenebrosa e assustadora pandemia chinesa.

É preciso que se acabe no Brasil com a intocabilidade, com a imunidade de suprema impunidade desses 11 aristocratas da Justiça pelos males que cometem e que levam as chamadas ‘forças vivas’ da sociedade a cometer.

02.

STF VÊ ARMAÇÃO DO PLANALTO NO DEBATE DAS VACINAS

A hoje remexida tribo Segundona da Taba das Togas da Mironga está vendo ‘precipitação’ no tal debate sobre vacina.

Há morubixabas que estão vendo o embate precoce como ‘armação’ do Planalto. Peralá, ô! Uma, o debate é sobre a obrigatoriedade e não sobre a vacina; duas, que precocidade é essa para uma corte tribufu que descartou o governo federal, se apropriou da pandemia e a colocou nos ombros de governadores e prefeitos?!?

03.

ÁGUA NA LUA

Arautos do futuro informaram ontem que a NASA encontrou inéditas moléculas de água na superfície da lua. E, por aqui, tem gente morrendo aos borbotões porque ainda não encontraram nada melhor para matar o coronavírus do que água e sabão. A propósito, ninguém falou nada se lá pela lua há sinais de Covid-19 pelo ar... Em todo caso, só por precaução, se estão pensando ir para lá, levem sabão – que água já tem.

04.

VOLTA A VELHACARIA DA JOGATINA

Os velhacos de sempre lá da Casa do Povo que abriga muito mais do que 300 picaretas, retomam a velha cantilena de que a alternativa para financiar o “Renda Cidadão” é legalizar os jogos de azar. Bolas, todo mundo sabe que a jogatina é a maior lavanderia de dinheiro em qualquer buzanfã do mundo.

Enquanto isso, de cada seis suaves prestações de R$ 600 do auxílio-emergencial, uma foi parar na conta de campanha de algum candidato para o glorioso novembro que está chegando com as eleições municipais.

05.

NOVIDADE...

As partes mais sensíveis do Congresso e do Supremo reagiram logo à ideia de uma nova Constituição. É que assim como está, ela é pra lá de cumpanhêra para essa pandilha boa e batuta de filhos da mãe.

06.

O IMPOSSÍVEL

Gracinhas... Só agora começam a falar que ‘o Brasil é ingovernável’. O quiéisso, cumpanhêros?!? Todo mundo tá careca de saber que todos os países são difíceis de governar. Já, o Brasil é apenas impossível.

07.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Em que democracia desse mundo há 11 cidadãos encapados inatingíveis, imunes, impunes, intocáveis e acima da lei, proprietários da ordem social e fabricantes da justiça?!?

08.

PCC LEGAL

A Tribo da Taba das Togas é um PCC legalizado, cuja arma é o grampo envenenado dos autos, zarabatana fatal para a sociedade ajoelhada a seus pés de barro.

09.

O MONSTRO DO LAGO

E então a Constituição-Cidadã perdeu toda a cidadania. Precisa ser reconstituída e deixar de ser desrespeitada. O diabo é quem vai fazer isso. Nem o Planalto, nem os mais de 300 picaretas do Congresso, nem os tribais da Taba das Togas, muito menos a OAB e sindicatos similares de leguleios têm credibilidade e o aval da sociedade para revirar as entranhas desse ‘Monstro do Lago Paranoá’.

10.

ADIVINHE

Adivinhe quem foi que disse: “A CoronaVac é a vacina mais segura! ”?!? Ele mesmo, o cidadão acima de qualquer suspeita nesse caso, o diretor do Butantan, fabricante da CoronaVac. É claro que ele contou essa novidade para os jornalojistas do Consórcio dos Coveiros da Notícia. E eles acreditaram. E repercutiram.

26 de out. de 2020

4 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

CUIDADO!

Não se distraia! Fique atento, o Consórcio dos Veículos de Imprensa Fúnebre está eufórico: “Vacina de Oxford gera ‘forte resposta imune’ em idosos”. Oba! O mundo está salvo!... Afora, os menores de 60 anos.

02.

ENTREMENTES, NA ARGH!ENTINA...

Os mesmos jornalojões do mesmo consórcio funesto querem saber: “Da quarentena rigorosa à pandemia fora de controle, o que foi que deu errado na Argh!entina?!?”... 

Ora, elementar, meus caros jornalojistas, não chorem por ela, a Argh!entina: o que deu errado por lá foram os argh!entinos! De resto, tudo deu certo: Carlos Gardel, era uruguaio e se criou em Buenos Aires; Lionel Messi, nasceu na Argh!entina, mas aprendeu a jogar futebol na Espanha.

03.

NÃO PODE MESMO

Bolsonaro, O Pensador: “Não pode um juiz decidir se você toma ou não vacina”. Ah, não pode mesmo! Mas não é só isso que não pode.

Não pode procrastinar; não pode barganhar sentenças; não pode soltar bandido; não pode fazer o que faz; não pode ganhar o que ganha, nem custar o que custa...  Não pode politizar vacinas e nem tampouco judicializar.

04.

O MAGNO BILHETE AZUL

Ricardo Barros, o ínclito líder do governo Bolsonaro, espicaçado de inveja do Chile sob nova antiga direção, quer um plebiscito no Brasil “para reformar a Constituição”. Tal e qual Sarney pesados tempos atrás, ele acha que com a politicalha que temos bolinando e futricando a Constituição-Cidadã, o “Brasil ficou ingovernável”.

Tão tá, sem mais delongas e sem entrar no demérito do notável porta-voz da urgente e necessária mudança, eu trocaria tudo que aí está nessa Bíblia dos Ladrões de Casaca, pela nova Carta Magna desse país, na verdade um Magno Bilhete Azul de um só artigo uno e indivisível: “Todo poder emana do povo e pelo povo será exercido”.

E seja lá o que Deus quiser, pois, Ele é brasileiro e deve saber o que por aqui se faz.  

04.

PENSANDO BEM...

Aos pouquinhos Hamilton Mourão vai vice-governando melhor do que Bolsonaro governa.

8 PONTOS A PONDERAR...

COISAS DO GARANHÃO DE PELOTAS

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

BRASIL MACHISTA

A cada dois minutos, um homem está batendo numa mulher aqui no Brasil. Você é que é feliz: a cada dois minutos uma mulher daria tudo para ter nascido homem. Há, as mais ponderadas que, a cada dois minutos, gostariam de viver em outro país.

02.

TRANSGÊNERO

Homem que bate em mulher, pra mim não é homem. É, mais que um transgênero, um transgênico – alimento que gosta de ser comido.

03.

A GRANDE CHANCE

Pô, uma eleição é a grande chance que o povo tem de pisotear naqueles que o pisoteiam. Aproveite esta, para dar os seus pulinhos.

04.

FESTA OBRIGATÓRIA

Que festa democrática é essa em que o povo, grande e principal convidado, é obrigado a votar?!?

05.

BRASILEIROS DEVOTADOS

Sabe por que o Brasil hoje é um país com mais de 50 milhões de pessoas com deficiência?!? Por que, mesmo adultos e brasileiros devotados, eles não votam.

06.

A ESCOLHA

A arte da escolha está no que você escolhe porque acha que é o mais certo. É justamente aí, só aí que você está certo quando acha que os outros estão errados.

07.

SEM VERGONHA

Nessa eleição não tenha vergonha de ter medo de errar. Você não tem mesmo como acertar.

08.

SÓ DESTEMIDO

O brasileiro metido a besta que vai para as urnas sem medo de errar, nem de longe se parece com um herói. Destemor doentio, não quer dizer coragem.

 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

ASTRAZENECA E OXFORD UNIDAS,

JAMAIS SERÃO VENCIDAS

E então, vamos passear na praça enquanto o lobo não vem... Gozemos as boas novas como se verdadeira sejam: os jornalojistas anunciam com a síndrome da credibilidade adquirida que a vacina da AstraZeneca, furungada em dueto com Oxford, alcançou ‘ótimos resultados’ imunológicos tanto em jovens quanto em idosos.

Como os ‘mais experientes’ são os mais afetados pela Covid-19 porque têm defesas mais vazadas que o meu Vascão dá Gana, a expectativa é o que há de positiva, o que de melhor se poderia esperar, vindo de quem vem. Um pequenino detalhe de somenos importância, mas de boa relevância: a vacina da AstraZeneca é a tal vacina já comprada pelo governo Bolsonaro.

A bem da verdade e para que não se diga que não se falou de flores, a CoronaVac, vacina com o selo de garantia da empresa chinesa Sinovac, parceira e cumpanhêra do governo de São Paulo, até que até aqui vem apresentando também bons resultados – como nos foi dado a saber há coisa de dez, doze dias… Ela só não é mais simpática, porque o Bolsonaro avacalhou com ela: “É a vacina do Doria”.

Aí, já viu né?!?... Politipolemizou. Verdade é que as notícias sobre vacinas estão bem de saúde, estão sendo mais saudáveis: a expectativa é de que, quando dezembro vier, poderemos contar com a picadura de pelo menos uma vacina segura e eficaz. Mas aí, a Anvisa – agente do Pai dos Filhos do Capitão – é que vai dar as bênçãos em nome da pátria, dos filhos e do espírito de salvação.

Por enquanto, a expectativa é de que a imunização em massa já está a um passo de começar lá pelos Estados Unidos e por alguns países da Europa que, por ser o Velho Continente, é a cobaia ideal para a saudável prática da salvadora vacinação.

RODAPÉ INTICANTE – Quantos pontos a ponderar há neste texto?!?

14 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / O presidente volta à vida pasmaceira / Porque hoje é segunda-feira / Depois de ser motoboy de domingueira

01.

TOMOU GOSTO

Ronaldinho Gaúcho testou positivo para coronavírus. E já se isolou em Belo Horizonte. Pelo jeito Ronaldinho tirou este ano para viver em isolamento. Pelo visto, a temporada de cadeia no Paraguai deixou saudade no craque do sorriso largo.

02.

LÍDER É LÍDER

O líder opositor venezuelano, Leopoldo López, já está na Espanha, em Madri. É bom nem pensar em morar em Barcelona, berço da ideia de emancipação da Catalunha.

03.

SALLES X RAMOS

Salles pediu desculpas a Ramos após chama-lo de “Maria fofoqueira”. Mas foi pelo Twitter, mania de dez entre dez ministros de Bolsonaro. Ramos fingiu que desculpou. Mas, no fundo, no fundo ele não gostou de ser chamado de ‘fofoqueira’, acha que ficou parecendo que ele é Maria-vai-com-as-outras.

04.

RISCO EM AVIÃO

Agora são obrigatórios o uso de máscara e a triagem para poder voar. O cara escapa da Covid, mas diante de tanto mascarado, corre sério risco de sequestro.

05.

ELEIÇÃO 2022

Bolsonaro quer mais; João Doria, já quer demais; Lulavagem, nunca, jamais.

06.

VACINAÇÃO

A ansiedade pela imunização vem do terror criado pela ganância da fabricação.

07.

DEMOCRACIA DE GAVETA

Essa democracia de gaveteiros se alimenta de todos que ela bota nas gavetas.

08.

ARROZ DESTEMPERADO

Quem torce por Bolsonaro fica em palpos de aranha toda vez que ele abre a boca para dizer alguma gracinha, ou soltar uma bravata.

Não consegue ser engraçado nem ameaçador. Ontem nas suas andanças dominicais a pé, antes de dar um giro de moto com uns que outros ministros e outros tantos motoqueiros de sempre, alguém pediu para ele “baixar o preço do arroz”.

Pra quê, mermão?!? Bolsonaro despresidenciou-se e abagaceirou-se sem piscar nem gaguejar: “Vai comprar arroz na Venezuela! ”.

Pô é a isso que, em qualquer cozinha, se chama de destempero. E, cá pra nós, arroz destemperado não tem graça nenhuma.

09.

FIDELIDADE ELEITORAL

Doações milionárias pelo Brasil afora de fieis humildes levantam ‘suspeita’ de fraude no âmbito da Justiça eleitoral. “Suspeita”?!? E é disso que, de eleição em eleição, se enriquece a nossa democracia.

10.

STF JULGA A NOSSA OBRIGAÇÃO

E agora, então, o plenário do Supremo vai julgar a obrigatoriedade da vacina. E assim é que, uma vez mais 11 neófitos também no quesito ‘Saúde’ vai decidir o que é bom pra tosse de mais de 217 milhões de brasileiros. Ah, sim, sim... O Levianowski quer antes um ‘parecer’ do presidente. Deve ser só para votar contra.

11.

PAPA E GETÚLIO DIAS

O apoio do Papa Francisco ao casamento civil de gays ainda retumba pelo mundão afora. Há quem mal possa esperar para ver outra vez o Papa do Tapa na Japa assim tão explícito e penetrante.

Por falar nisso, lembro-me sempre do meu velho e bom amigo Getúlio Dias, o deputado de melhor discurso da Câmara Federal daqueles áureos Anos-80. Ele era fã incondicional das mulheres. E dizia, espírita e espirituosamente, sem fazer gênero: “Se, na outra encarnação eu voltar a esse mundo como mulher, eu quero ser lésbico”.

12.

PALAVRA DE HONRA

Sérgio Cabral e Orlando Diniz serão ouvidos nesta segunda-feira pelo juiz Marcelo Bretas. Mesmo que sejam embretados, eu continuo convencido de que não há palavra de mais confiável nesse país do que a palavra de um delator. Imagine então de dois delatores juntos.

13.

O PONTO 13

O Ponto 13 é dele. É, como vocês sabem, dele, o Pai da Urucubaca. Não se distraia, pois então: Lulavagem da Silva que anda por aí, como se fosse honesto igual você, devendo ao Brasil e aos brasileiros de boa índole, mais de 30 anos de cadeia e outros oito processos por corrupção e lavagem de dinheiro. 

E seus tribais lá da Taba das Togas, responsáveis pela sua gandaia, também continuam livres, leves e soltos e com ares, caras e bocas e grandes coisas na vida.

14.

EASY RIDER BRASILIANO

Bolsonaro, sem mais o que fazer na domingueira dessa quarentena desabrida, saiu a passear de moto por Brasília com uns que outros ministros e uma pandilha motoqueira-raiz.

No seu dominical road movie, andou aqui por perto do nosso condomínio, na Região dos Lagos. Fez um pit-stop na conhecida “Padaria do Colorado”, área do Posto Flamingo, tradicional point de motocas em dias de relax na Capital da República.

É bem pertinho daqui do antigo Rancho Karina, assim nomeado e batizado, em honra e glória à filha de Joaquim Roriz que, além de repetente governador de Brasília, tinha dinheiro e bala na agulha para loteamentos dessa ordem e desse tamanho.

Mas, voltando à vaca fria, Bolsonaro parou com seus motociclistas* por ali na domingueira e depois se foi por aí, sem destino. Ufa! Inda bem que não passou por aqui. Domingo é dia de descanso, pô! Dia de missa pra quem é de missa; de moto pra quem é de moto e de paz, pra quem é de paz.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – (*) Motociclistas! - Que respeito é bom e o presidente gosta. “Motoqueiro é o cacete”! – Dir-me-ia Bolsonaro -  liberando do fundo do seu peito o destemperado motoboy de domingueiras…  

25 de out. de 2020

4 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

PANO PRA MANGA

Bolsonaro disse ontem, assim ao léu, sem a menor necessidade, que “não tem pressa pela vacina”. Bolas, Bolsonaro, para o bem dos seus torcedores, desde os mais fanáticos até àquele que não têm outra opção, não diga mais nada sobre a vacina.

Você já disse o que tinha para dizer; já fez o que tinha que fazer: passou para a Anvisa o veredicto da vacina Coronavacalhada: ela só vai valer depois que a Anvisa tiver prova provada de que é segura e eficaz. Tudo mais de agora em diante é pano para manga.

Abra a boca agora só para cobrar a volta da prisão em segunda instância e a ida para os quintos do inferno do foro privilegiado. Pronto, taí uma pauta para você xingar, esbravejar, botar pra quebrar.

Toca essa corneta que o povo vai bater palmas e pedir bis. A gente está com saudade do bom combate aos corruptos de casaca e colarinho branco.

Sua verborreia será aplaudida de pé pelos seus quase 60 milhões de torcedores fanáticos, ou simples brasileiros aqui da planície que não têm mais por quem torcer.

02.

ROGRINGO MALA, O ABAFANTE

Nessa moda de guardar coisas e loisas por entre as polpas e até um pouquinho mais fundo e mais para dentro, não sei como é que o Rogringo Botafogo Mala não reclama, não tuge nem muge...

Pô, o cara está sentado em cima de uma pilha de medidas provisórias e de um monturo propostas de emendas constitucionais...  Inda que mal pergunte: onde é que ele abafa tanta coisa?!?

03.

POVO COM MEDO

Não é nada, não é nada, não é nada mesmo: a pandemia abafou a voz rouca das ruas contra a corrupção. O brasileiro hoje morre de medo de tirar a máscara para gritar contra o crime organizado de casaca, toga e colarinho branco e engolir um Covid ‘avoador’ como o Corrupid-13.

E assim é que gritamos por vacina, sem sequer saber se essa pandemia não vai embora sozinha, como um dia se foi a terrível Peste Suína.

Entrementes, a tribo do cardeal Richelieu, lá da Taba das Togas da Mironga, continua garantindo o mais impuro sol da liberdade para luladravazes sem cura que andam por aí no meio do povo, como se fossem honestos e não estivessem devendo anos e anos de cadeia fechada ao Brasil e aos brasileiros.

04.

POVO SEM MEDO, GADO FELIZ

Líder do Consórcio dos Coveiros da Notícia, o jornalojão O Globo publicou neste fim de semana que mais de 23 mil beneficiários do Auxílio Emergencial e do Bolsa Família fizeram doações para campanhas de candidatos a prefeito e vereador.

Pelo jornalojão, as doações já bateram nos R$ 23,8 milhões. Dessa grana toda, R$ 13,2 milhões foram em feitio de doação financeira e R$ 10,6 milhões na forma de algum tipo de material ou serviço.

O que dá nos nervos é que a média despudorada das doações é de R$ 650, coisa tipo assim como se uma das seis parcelas recebidas pelos indigentes beneficiários caísse na conta de um candidato.

RODAPÉ – Que o povo seja trouxa, a gente já sabe e acaba tendo que engolir. Mas, que a politicalha aceite dinheiro dessa gente sem eira nem beira, sem noção e fora casinha, serve para mostrar o que essa pandilha de politicoides é capaz de fazer quando chegar ao poder com a sociedade despolitizada e sem medo com com corpo e alma de gado feliz.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 Porque hoje é domingo / Nada melhor do que é melhor para o povo: / Porque hoje é domingo / Explodiu o preço do bojão de gás, de novo

01.

ROGRINGO MALA, O COMENTARISTA

Rogringo Mala, o Botafogo das planilhas da Odebrecht, encontrando sempre que pode e acha que deve os jornalojistas do Consórcio dos Coveiros da Notícia, meteu a colher torta no barraco entre Salles e Ramos, ministros boquirrotos de Bolsonaro: “Salles agora resolveu destruir o próprio governo”.

Na realidade, Salles baixou o nível ao chamar Ramos de “Maria fofoqueira”, ou coisa parecida. Mas, verdade é também que Ramos procurou sarna pra se coçar ao cair em tentação e deixar-se entrevistar pela turma do Consórcio, incansáveis cães de caça do governo e quaisquer de suas circunstâncias.

Disse coisas e loisas sobre desmatamento e queimadas e Pantanal e Amazônia...  Semeou vento e colheu tempestade.

Quanto a Rogringo Botafogo Mala, – se por uma dessas armadilhas do destino, eu fosse o Baixinho Romário por alguns terríveis minutos – eu diria que “com a boca fechada, Rogringo Mala é um poeta”.  Talvez até dissesse que, “antes de falar, Botafogo enfiasse um sapato na boca”.

02.

OPOSITOR FUGIU DA VENEZUELA

O opositor de Maduro, Leopoldo López, fugiu da Venezuela. Ah, deve ter culpa em cartório, o Maduro é tão bonzinho...

03.

SAI MOISÉS ENTRA DANIELA

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sofreu a profecia dos seus opositores e foi afastado do governo por 180 dias, numa triste imitação do acontecido com o simpático Wilson Witzel, no Rio de Janeiro que continua lindo. O Rio, é claro. Moisés, assim como Jair Bolsonaro, era do PSL e, assim como Jair Bolsonaro, anda meio sem partido por aí afora.

E eis então que, depois de ser do PSL assim como Moisés e Bolsonaro, hoje meio sem partido, assume o posto provisório de Moisés, a advogada e produtora rural Daniela Reinehr.

Ela foi polícia militar do estado de Santa Catarina, até que saiu para ser advogada. Seu mandato-tampão é por 180 dias, ou menos, se descobrirem que ela sabia de tudo que se tratava na Grande Ilha.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Olhando assim de longe essa derrama aconchegada por entre as polpas dos políticos brasileiros, que tamanho você acha que estaria descrito na etiqueta das cuecas que você daria de Natal para o Lulavagem da Silva?!?

05.

ELEIÇÃO AMERICANA

Lá, eles votam pelo Correio. Imagine o voto postal por aqui, com os Correios aparelhados de cabo a rabo pela pandilha Lulavassalada. Só imagine. Melhor: nem é bom imaginar.

06.

MAIS DO MESMO

E então Lularápio é réu pela quarta vez na Lava-Jato original. Novidade: desta feita é só por corrupção e lavagem de dinheiro, coisa nunca vista na vida pregressa do delinquente-ostentação. Nesta façanha, a roubalheira, por acaso, foi na Petrobras.

07.

DELEITE

Não há nada que mais deleite ao Lulavagem e sua pandilha do que a Petrobras jorrando propina como se fosse petróleo.

08.

FAZENDAS BLOQUEADAS

A Justiça acabou de bloquear quatro fazendas no Pantanal, por danos ambientais. Perdas e danos causados, todos eles, fora dos limites ‘fazendários’. Os eco-chatos não se conformam: queriam o bloqueio de Bolsonaro, pô!

09.

OBA, SUBIU O GÁS DE COZINHA!

A pandemia, na verdade, a quarentena, aumentou o consumo de gás de cozinha. E o dito cujo, só por birra, aumentou seu preço. No Rio de Janeiro, o preço do botijão aumentou mais de 40%. O tráfico, dono da franquia clandestina do fornecimento do indispensável produto nas favelas, está soltando foguetes. Hoje, a chegada do gás já é mais festejada do que o anúncio das drogas no morro.

10.

PENSANDO BEM...

Salles, do Meio Ambiente esquentou o clima com Ramos, Secretário do Governo de Bolso. Os dois saíram queimados.

11.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Quem foi que arrombou e deixou arrombar a Petrobras?!?