2 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR


01.
MAIS QUE UM CABO E UM SOLDADO

A corja toda do Congresso Nacional – só a corja – e a Milícia Suprema – só a milícia – queriam Sérgio Moro fora de combate. Conseguiram mais que um cabo e um soldado para arrastá-lo da trilha de guerra ao crime e à corrupção. Querem saber de quem se trata?!? Follow the Bandits.

02.
A SOCIEDADE QUER SABER:

Quem executou o plano mórbido de levar o Sérgio Moro a interromper a sua luta contra a corrupção e o crime organizado de elite?!? Pergunte-se. Continue perguntando. Follow The Bandits.

03.
PRESSÃO

A banda bandalha faz Carnaval antecipado e diz pela esgotosfera de elite que “Moro vive dilema e corre risco se apresentar provas contra Bolsonaro”. E explica que o instrumento de pressão é porque “um dos delitos sob investigação diz respeito à ‘suposta’ omissão do ex-juiz da Lava-Jato”.

Besteira. Esse enredo atravessa o samba na passarela da Justiça, assim que Moro disser que nunca se tratou de omissão e sim de ‘precaução’. Quando confirmou suas averiguações fez a denúncia.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
SEM MORTADERLA E SEM PÚBLICO
Live do Dia do Trabalhador ‘reuniu’ Lulavagem, FHCecê, Ciro Gosma e Rogringo Mala. Os quatro, juntos, formaram a multidão mais minguada da história da data consagrada por Getúlio Vargas ao trabalhador brasileiro. Sem pão com mortadela, o quarteto foi o máximo de público que eles conseguiram reunir nesta data querida.

02.
CONRONAMÍDIA DESGOVERNADA
Pelo jeito que os governadores estão pintando o quadro sanitário em seus estados diante da peste do Coronamídia, não é quadro... é vaso sanitário.

03.
DESAGRADÁVEL
Não é por nada, não. Mas esse Augusto Aras tem umas coisas que me deixam invocado. Uma delas é aquele seu ar postiço de quem é procurador-geral da União por concurso.

04.
ESCARROS SOCIAIS
Agora que os dois estão longe, mas ainda assim menos distantes do que o ideal, qual a cusparada você acha que faz mais falta à política brasileira: as cuspidas do Zé do Breu ou aquelas do Jean Wyllys?!?


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / há um juiz sem toga
Porque hoje é sábado / só o Supremo advoga

01.

CADÊ AS PROVAS?!?

Mídia estatal divulga fotos de Kim Jong-un em evento público. Vindo de quem vem, cadê as provas de que não é um holograma?!?

02.
AS PROVAS DE MORO
Por falar em provas, Sérgio Moro depõe hoje na PF sobre suas acusações contra Bolsonaro. Pelo jeito, quase trejeito que deu o Augusto Aras, procurador-geral da União pelo governo, deu na coisa toda, Moro vai falar quase como se fosse réu, sobre as razões pelas quais deixou de ser ministro da Justiça.

03.
CORONAGAVETA
Mais de 90 mil infectados por Coronamídia no Brasil. É um espanto. Mas o pandemônio ainda não chega nem aos pés do mal que fazem ao Brasil os quase 70 mil políticos eleitos, imunes e impunes nessa democracia de coronagaveteiros.

RODAPÉ – Os quase 70 mil coronagaveteiros cumprem mandato de vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos, governadores.

04.
PEDIDO INTIMIDATÓRIO

A propósito do depoimento que faz à PF sobre as denúncias de interferência de Bolsonaro no trabalho e na estrutura da Polícia Federal, Sérgio Moro diz que o ‘pedido’ de Augusto Aras foi ‘intimidatório’. É que, além de investigar as acusações de Moro, Augusto Aras, hoje procurador-geral graças ao dedo indicador do presidente da República, também pediu a apuração do que chamou de ‘denunciação caluniosa’ contra Bolsonaro. Moro reclama, mas pelo visto não se deixa intimidar:

“Entendi que a requisição de abertura desse inquérito que me aponta como possível responsável por calúnia e denunciação caluniosa foi intimidatória. Dito isso, quero afirmar que estou à disposição das autoridades. Reitero tudo o que disse no meu pronunciamento. Esclarecimentos adicionais farei apenas quando for instado pela Justiça. As provas serão apresentadas no momento oportuno, quando a Justiça solicitar”.

1 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
QUE SAFRA
Há deputados nesta safra da Câmara Federal que se fazem de tão bonzinhos que mesmo sendo ruins não conseguem ser melhores.

02.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Depois da Lava-Jato, onde é que hoje tem mais Lulavagens da Silva, na rua ou na cadeia?!?

03.
A INVENÇÃO
O PT não inventou a corrupção; o Lulavagem é que inventou o PT.

PONTOS A PONDERA...


01.
O DESVOTADO KOJAK SUPREMO

Então, Alex Kojak resolveu que Bolsonaro não deveria ter nomeado o Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal e o destituiu, governando mais que o próprio presidente da República. Inda que mal pergunte: você conhece alguém, nessa democracia de gaveteiros, que tenha votado nesse apadrinhado de Michel Temer, em alguma eleição?!?

02.
AH, QUE MEDO!

No já distante ano de 2005, quando estourou o escândalo do Mensalão, FHC se acumpliciou ao advogadaço Márcio Thomaz Bastos, então ministro da Justiça e ambos  manobraram para que Luladino da Silva não fosse preso já naquela época. FHC alegou que a queda de Luladino provocaria uma ‘crise institucional’.

Agora, ontem mesmo, eu vi Bolsonaro com cara de espanto dizendo que o Alex Kojak lá do Supremo, ‘quase criou uma crise institucional’ ao destituir monocraticamente o diretor-geral da PF, nomeado pelo presidente da República...

E sabe lá o que ‘crise institucional’ quer dizer?!? Quer dizer o destrambelho das instituições. Ah, que medo! Pero no mucho...  Pô, instituição, por exemplo, é o Congresso Nacional – casa povoada por muitos mais do que 300 picaretas; instituição, por exemplo, é o Supremo Tribunal Federal, sede habitada por 11 ministreis escolhidos a dedo pela pior safra de presidentes que uma democracia séria poderia aguentar...  Ah, que medo de uma crise institucional.

RODAPÉ - Se há alguma coisa nessa nossa democracia de gaveta que me dê nos nervos, essa coisa é ouvir dizer que ‘as instituições estão funcionando’. No Brasil, isso é sinal de crise permanente. E consentida.

03.
MÁQUINA EMPERRADA
Duas engrenagens enferrujadas que emperram a máquina pública: Congresso Nacional e STF. Não necessariamente nesta ordem. Já é tempo desse par de peças carcomidas parar para conserto.

04.
A ARMA DO POVO
Com o jeito que deram no voto, a antiga arma do povo, os partidos políticos o transformaram num ilimitado salvo-conduto para suas tramoias e falcatruas. O povo vota sempre no ‘menos ruim’ dentre aqueles que os mandarins de cada sigla elegeram a seu bel prazer, para que sigam suas cartilhas disfarçadamente republicanas. O voto como está é nisso que dá. É a arma do povo atirando contra o povo.

05.
QUE DEMOCRACIA É ESSA?!?
Por falar em democracia, me diga só uma coisinha: aqui, votar, o povo vota. Mas, aqui, o povo exerce a soberania?!?

06.
FUTEBOL E CONGRESSO
Duas coisas que não iam bem das pernas e não deixam saudade nesta quarentena: futebol brasileiro e Congresso Nacional.  O brasileiro descobriu que, do jeito que os dois vinham atuando, é capaz sim de viver muito bem sem eles. Se os dois aproveitarem a quarentena para se ‘repensarem’ direitinho... o futebol tem cura.

07.
PANDEMÔNIO BRASIL
Entrementes, aqui no Brasil de quarentena: casos de Coronamídia: 87.187... Óbitos: 6.006. Dengue, em Brasília: 20.610 casos. Detalhe de somenos: nada do que foi será / igual ao que a gente viu há um segundo...

08.
DEPLORÁVEIS
Não há nada mais sujo nem tão deplorável nesse nosso Brasil brasileiro, quanto os “Assassinos de Reputação”. Sua especialidade: injúria, calúnia e difamação.

30 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
O CLIQUE CARA A CARA
Não estranhem, por favor, quando aplico um clique em alguma postagem que me contradiga. O meu poder de bloqueio só se manifesta diante da grosseria daqueles que se valem da distância que o Facebook lhes garante. Cara a cara, o clique seria um sonoro plaft. E que fosse lá o que os céus quisessem.

02.
IMPRECAÇÕES
Quando estou com raiva, solto uma imprecação: Gilmuar Bocalhorda! Quando estou com muita, mas muita raiva mesmo, solto um palavrão: Lulavagem!

03.
O PODER DA QUARENTENA
É vendo o que o poder de quarentena tem despertado no espírito indomável dos nossos 27 governadores e 5.570 prefeitos que se percebe claramente como o povo brasileiro vota mal.

04.
ABAIXO A PASSIVIDADE

Quando foi que aconteceu antes na História do Brasil, de um ministro do STF enfiar indelicada e profundamente a mão no mais florescente orgulho de um assessor indicado por um presidente dessa República contemporânea?!? 

Pois, vejam só o que o vassalo de Temer-Tampão fez com Ramagem, de Bolsonaro. Tocou-lhe o dedo! E vai ficar por isso mesmo?!? Se não espernear vai parecer que esse é um governo de passivos.

PONTOS A PONDERAR...


01.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Como foi que Alexandre Kojak – que ‘queimou’ o xará Ramagem na PF - julgou o caso de seu patrão, Michel Temer, o Rei das Docas de Santos?!?

02.
FOCO DE CEGUEIRA
Já me convenci: foi no STF que a Justiça ficou cega.

03.
QUEREMOS IR E VIR

O que a gente deseja e quer agora é voltar a ir e vir pelas ruas que a gente mesmo mandou ladrilhar com pedrinhas de brilhante para todo mundo passar. Ninguém aguenta mais essas edições cansativas, repetitivas e embrulhonas do Saúde News nas patéticas telas de TV.

04.
CORONADITADURA

Odeio esse Coronavírus. Não por que seja um vírus de alta periculosidade, mas se eu pudesse matava esse tal Coronavírus, por ser o veículo usado pelos governantes que nos submetem à ditadura que acabou com o nosso direito de ir e vir. Esse Coronavírus desperta os meus instintos mais primitivos.

05.
PEÇAS DE DECORAÇÃO

Dois pontinhos a ponderar na nossa relação atávica com os aparelhos de TV: primeiro, mesmo os mais fanáticos sobrevivem sem jogos de futebol; segundo, o resto é o resto nas próximas atrações, umas atrás das outras. Tradução: a Web Mídia reduziu os televisores a velhas e vencidas peças de decoração. Uma ressalva em favor dos aparelhos de TV: eles são ótimos para reproduzir a filmoteca dos nossos celulares.

PONTOS A PONDERAR...


01.
DEU GALHO
Sim, sim deu galho: Ramagem despencou. E agora, como é que fica o filme Os Filhos do Capitão?!?

02.
A FONTE SECOU
Nunca antes na história desse país, um presidente da República foi tão vigiado e caçado pela Mídia extrema como neste governo Bolsonaro. Mais do que perseguição implacável, há uma notória sede de vingança desde que a fonte que jorrava dinheiro público secou.

03.
CALEM A BOCA!
O que me intriga na relação entre o presidente e os Filhos do Capitão é a indiferença com que os guris medonhos tratam da dor de cabeça que eles causam ao próprio pai. Já nem é desrespeito é desamor total. Sem eles já tivessem pegado e boné e se mandado, 80% das complicações estariam resolvidas; os outros 20% acabariam se o pai os mandasse fechar a boca... por escrito, para ele mesmo não abrir a própria.

04.
SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA
Nunca antes na história desse país, alguém foi tão vigiado e caçado pela mídia extrema e pela pandilha de corruptos reprimidos, quanto o até agora ínclito, impávido e colosso Sérgio Moro. Nesse caso, não se trata de patrocínio. É pela síndrome de abstinência de propina e lavagem de dinheiro dos assassinos de reputações, membros do crime organizado de gravata e colarinho branco.

05.
HUMILHAÇÃO
Toda vez que deputados e senadores entram com liminares e pedidos de qualquer natureza, por dá cá aquela palha, ao Supremo Tribunal Federal, estão se ajoelhando e rezando diante de um poder que consideram maior e de consagrada supremacia. É um Poder da República rastejando diante do outro, tido e havido pelos humilhados congressuais como soberano e bem maior e melhor. E vai ver que é mesmo.

06.
BOLSOBOSTAS
Os Filhos do Capitão, são uns verdadeiros bolsobostas para o governo do seu pai. São os bolsobaderneiros que Dilmandioca Sapiens gostaria de ter tido para semear tempestade e recolher o vento.

07.
UM CHUTE BEM ALI

Bolsonaro diz que ‘quem manda sou eu’ e promete recorrer aos mais altos píncaros da Justiça para emplacar o amigo dos Filhos do Capitão na direção-geral da PF. Está bolsobazofiando. Só se prender e arrebentar.

E vai ver até que o tal de Alexandre Kojak do STF bem que merece um chute bem ali onde as costas perdem o seu digno nome.

29 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
DEU GALHO: RAMAGEM CAIU
Deu galho: despencou Ramagem. Antes mesmo de ascender ao posto de diretor-geral da PF, Ramagem caiu. Bolsonaro já o arrastou de volta para a Abin. Agora sim, vocês vão ver o quanto um serviço de Inteligência pode ser bom pra tosse.

02.
LIBERDADE INCONDICIONAL

Pô, sou jornalista sem patrão por vocação. Não gosto nem permito que me amarrem com linhas editoriais e muito menos que me mandem às pautas que pariram. Já disse: sou jornalista em plena liberdade incondicional. Não me venham impor condições.

Sou viciado em liberdade de credo, de pensamento e de expressão. Ah sim, o clique do ‘bloqueio’ é o meu grande sindicato de redação; é meu incongruente e democrático ‘aparelho’ detector e executor de deformadores de conceitos e de opinião.

03.
PAIXÃO DESENFREADA x AMOR BEM DOSADO

O Garanhão de Pelotas, assistindo à barafunda brasileira, desde sua morada nas cercanias do Parque de Banff, bem no coração das montanhas rochosas canadenses, mandou-me um zap para, segundo ele, ‘apaziguar’ os ânimos nacionais.

Eis a mensagem: “Observando daqui de longe a minha brava gente brasileira, fico abobalhado ao sentir o tanto que o brasileiro se apaixona quando não tem futebol e vira assistente privilegiado da rebordosa política. Vou dar-lhes então uma dica. Façam como eu: na primeira paixão, eu amei a minha parceira; em todas as outras paixões eu me apaixonei por fazer amor com as minhas amadas, amantíssimas gurias medonhas. Troquem a paixão desenfreada, pelo amor bem dosado”.

PONTOS A PONDERAR...


01.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
A quem é mesmo que o Moro incomodava?!?

02.
CANALHICE
Nem quero saber se o Fundão Eleitoreiro deveria ir ou não para o combate ao Coronamídia; só sei que ficando nas mãos dessa pandilha do Congresso é uma grande canalhice. No fundo, no fundo, não há nada que mais nos confunda enquanto nos afunda. Quem se aproveita desse Fundão deveria mais é ir tomar na... Ah, encontre logo uma boa rima. 

03.
DEDETIZANDO
PDT conseguiu liminar impedindo a nomeação de Ramagem para a PF. Eu gostaria que fosse uma ação do DDT.

04.
DEMOCRACIA DE GAVETA
Alexandre de Moraes usurpou o poder da rainha da Inglaterra. Há muito tempo que nossa democracia é de gaveta.

05.
DEMOCRACIA À BRASILEIRA
Eleição após eleição continuamos sendo mais de 210 milhões de irremediáveis e compulsórios catadores de lixo.

06.
MICARETA DO PODER
Não sei se vai dar Carnaval ou Blecaute: Mourão, Mourão, vara madura que não cai / Mourão, Mourão, Mourão, catuca por baixo que ele vai.

PONTOS A PONDERAR


01.
GRAVATA & COLARINHO
E pensar que um dia foram símbolos de elegância...  Hoje, são a logomarca da advocacia de xadrez que leva a procrastinação perpétua.

02.
FLIT NELES!
Gilmuar Bocalhorda disse, para os mesmos canais submissos de sempre, que ‘não vê clima para o impeachment de Bolsonaro’. Pior somos nós aqui que vemos clima para desinfetar e pulverizar o Supremo e não temos sequer uma bomba de Super Flit nas mãos.

03.
COMO E POR QUE?!?
Eu nem chego a ser contra a chegada do Ramagem na Polícia Federal; o grande galho é como e por que ele chegou lá.

PONTOS A PONDERAR...


01.
DESOLADOS
Há uma pandilha de desolados malandros que já não aguentam mais essa quarentena...  Eles agora são atendidos exatamente na sua vez sem precisar passar ninguém para trás. Não há mais filas em lugar nenhum. Isso os desencanta e deprime paulatinamente.

02.
PÁTRIA, FAMÍLIA E PROPRIEDADE
Pois então, Bolsonaro se elegeu com a bandeira da pátria amada; logo teve que proteger a família e agora está chegando à propriedade do Estado.

03.
NEM PERGUNTA NEM RESPOSTA

Os teimosos repórteres de sempre, ao invés de perguntarem alguma coisa, já foram dizendo, de passagem, para o presidente que tivemos 474 mortes nas últimas 24 horas. Não chegou a ser uma pergunta, assim como a irritadiça reação de Bolsonaro não chegou a ser uma resposta: - E daí?!?

E os brasileiros de boa índole nem chegam mais a se espantar. Quem está acostumado, não estranha.

04.
INCONFORMISMO
Não adianta, não me conformo e nem vou me conformar: não roubei e nem deixei roubar, mas estou em prisão domiciliar como se fosse um reles Lulavírus da Silva...

05.
DESIGUALDADE
Não adianta: nem mesmo numa crise como esta ‘somos todos iguais’ perante o Coronamídia e a lei da vida: ‘eles’ têm o Sírio Libanês, o Albert Einstein...

06.
A INTERFERÊNCIA
Na próxima vez, preste bem atenção. O Sérgio Moro não dedurou Bolsonaro por tentativa de ‘interferência política’ no trabalho da PF. Ele falou em ‘interferência criminosa’. Daqui a 59 dias, Moro estará depondo. E Bolsonaro também. Talvez então a gente saiba quem tem mais laranja madura para vender.

07.
CADÊ REGINA DUARTE, CADÊ?!?

Ontem andaram perguntando pelas redes sociais ‘cadê Regina Duarte, cadê?!?’... Pô perguntem ao destruidor de carreira dos que caíram no seu canto de sereia.

Regina Duarte – que trocou sua relação de R$ 130 mil mensais com a Globo para se enfurnar na tal Subsecretaria de Cultura – vem sendo espezinhada pelo seu subordinado, o obscuro Sérgio Camargo, da Fundação Cultural Palmares, com cutucadas grosseiras e de mau gosto sobre a movimentação da desmilinguida Regina. 

Ontem, Bolsonaro deixou claro que está fritando Regina que, cada vez mais parece incorporar a Viúva Porcina, aquela que foi sem nunca ter sido: ao saber de mais um cutucão estúpido de Camargoem Regina, o presidente-repentista esbaldou-se grosseiramente jocoso: “Nota dez para o Sérgio Camargo! Ele parece o Hélio Negão”.

Quer dizer, está fazendo com Regina Duarte o que fez com Sérgio Moro – tirou-a da tranquilidade de sua carreira para a instabilidade de sua companhia no vaivém do seu governo e sob o rabiscar ligeiro da sua despojada caneta Bic.

Regina Duarte, para quem quiser saber, está encolhida. Recolheu-se, em silêncio, à espera do próximo empurrão rumo ao pedido de demissão

Nota zero para quem joga de mão, com o coringa escondido na manga, contra os aliados que escolheu a dedo. Ele parece estar Maduro.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – Sei lá do Luiz Henrique Mandetta – que é do ramo, tem partido, já teve mandato e tudo mais... O que eu sei é que, se arrependimento matasse, hoje seria um dia de pompas fúnebres para Sérgio Moro e Regina Duarte.

28 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR


ORA, DIREIS,OUVIR SÉRGIO MORO...

Estamos combinados: Moro deve prestar depoimento em 60 dias. Ó, vide! Vide Vós que exultais pela expectativa de verdes com vossos próprios olhos que a terra há de comer, o incrível, fantástico, extraordinário Sérgio Moro intimado a depor...

Já pensastes Vós, por uma dessas pequenas obras do acaso, que para verdes Moro como depoente, ele teria jogado verde para colher maduro?!?

Já pensastes Vós que prestar depoimento era justamente o desiderato de Moro, quase tudo que ele mais queria?!? Já pensastes Vós que Moro pode estar em pleno ensaio de sua estratégia Follow the Captain's Sons?!?

Aquietai-vos, pois. Eis que o Reino da politicalha não é para principiantes. Não é, portanto, para o vosso bico.

Aquietai-vos mais ainda nesse bico-surubico que ninguém vos deu tamanho bico, já que e porque o Reino da Lei e da Justiça não é Pasárgada para amadores; muito menos para amadores perdidamente apaixonados pela ideia de serem súditos de um mito feito de carne e osso, com o espírito de um descamisado de pés-descalços.  

RODAPÉ – Ah, sim... A mesma banda quer colher também o depoimento de Jair Bolsonaro, o dono da caneta Bic mais rápida do atual Faroeste brasileiro.

PONTOS A PONDERAR


01.
O RÉU
Celso de Mello, o Ministrel de Tatuí, autorizou inquérito e Moro será ouvido. É aí que o pato come. Alguém vai virar réu. E, se for preciso mostrar provas, ele vai mostrar tantas quantas foram mostradas para a exoneração do diretor-geral da PF.

02.
COBRA CRIADA

Dizem os arautos das redes que Bolsonaro tem áudio de Joice Hasselman, a Roliça Musa, pedindo para que façam perfis fakes e ataquem inimigos. Essa cobra criada é venenosa.

Quando alguém, seja lá quem for, ‘pede’ por fakes e falsos perfis, esse alguém está minando e ferindo de morte o bem maior da web mídia: a credibilidade da informação.

Desacreditar a internet é um crime hediondo. Esse delito que só faz bem aos patrões da comunicação social submissa aos patrocinadores desmoraliza e desacredita o resgate da plena liberdade de pensamento e de expressão. Credo!

03.
É DO RAMO
Não contem nada pra ninguém para não ferir os brios do Capitão. É que corre pelos corredores palacianos o disse-me-disse de que Ramalho, novo diretor-geral da PF é do ramo pessoal do general Heleno. Mexe com ele agora; mexe que eu quero ver.

04.
NOVA LAVA-JATO NAS SEDES DE PASÁRGADA

Ramalho, agora diretor-geral da PF foi da Abin – Agência Brasileira de Inteligência. A perspectiva funesta na gaiola do STF e no Congresso Nacional, sede dos muitos mais de 300 picaretas é que, com o pretérito passado deles todos na mão, Ramalho vai dar vida nova e estardalhaço a uma entrada triunfal nessas duas sedes de Pasárgada.

Será então como se fosse uma nova Lava-Jato. É coisa tipo assim, de não livrar a cara de ninguém. Afora, é claro, os amigos do rei.

PONTOS A PONDERAR...


01.
A GRIPEZINHA
Pô, Bolsonaro, a gente conta com esse batalhão de especialistas em tudo que é ramo da medicina e até das ciências mais ocultas desse país e ninguém consegue acabar com essa “gripezinha”?!?

02.
EQUAÇÃO SIMPLES
A ‘’gripezinha’’ chinesa está para Bolsonaro, assim como a ‘’marolinha’’ econômica esteve para o Lulavagem da Silva.

03.
TERRIVELMENTE EVANGÉLICO

André Mendonça já estava na boca do balão desde setembro do ano passado, quando Bolsonaro blasonou sob forma de premonição, a indicação de um nome ‘terrivelmente evangélico’ para o Supremo. Não foi pra lá, foi pra cá. E eis aí o Homem... o ‘terrivelmente evangélico’. A vaga terrivelmente ameaçadora do decano curto no STF é a próxima atração das redes sociais campeãs de audiência.

04.
A VOLTA AOS PRINCÍPIOS

Witzel confirmou que reabriria a Secretaria de Justiça no governo do Rio se Sérgio Moro aceitasse ser seu secretário. Ele pensa que o Moro está à cata de emprego. Sem noção.

Se eu fosse o Moro, só pra chacoalhar, faria o primeiro concurso público que tivesse para a Magistratura e, para o pavor dos corruptos de colarinho branco, voltaria por cima da carne seca como juiz federal da temida e eficiente 1ª Instância. Esse não seria apenas um notável recomeço; seria uma volta aos princípios de Moro.


01.
DICA AO BOLSONARO
Do Garanhão de Pelotas, desde as Muralhas da China, como observador estrangeiro sem grandes compromissos com a politicalha: “Bolsonaro, abandone o passado de capitão e incorpore a figura de presidente; abandone todos os seus defeitos e fique só com os piores”.

02.
O IMPEACHMENT NÃO SE CRIA
Apesar dos esforços da Milícia Suprema e do empenho ambicioso dos mandachuvinhas do Congresso, a dupla Alcoolúgubre/ Rogringo Mala, o impeachment de Bolsonaro não vai se criar nem que as vaquilhonas ruminantes de Lulavírus tussam.

03.
SÃO TANTAS EMOÇÕES...

Então, dá-se o seguinte: Celso de Mello, o Ministrel de Tatuí, abriu inquérito para apurar as acusações de Moro a Bolsonaro.

E então vai dar-se o seguinte: se Bolsonaro ficar impávido e colosso, Sérgio Moro fica na melhor das hipóteses como injuriador, difamador e caluniador. Vamos lá que se dê o contrário, ou que tanto faça como tanto fez.

Eu ficaria com quem acha que nenhum dos dois merece tudo isso. Pô, nessa quarentena, são tantas emoções...

04.
ECONOCOMICIDADE

Manchete dos cadernos de Economia dos jornalões que ainda restam por aí: “Diante à pandemia, concessionárias têm pior trimestre em 10 anos. Entrelinhas: 01) pô queriam o quê? Ninguém compra carro para ir da sala para a cozinha; 02) há 10 anos, Lulavírus passava seu governicho para Dilmandioca Sapiens. Essas coisinhas de nada, já não me dão nos nervos; agora, nessa quarentena, me dão frouxos de riso.


NOSSO PRESIDENTE IDEAL
Do Garanhão de Pelotas, desde as Muralhas da China, como observador estrangeiro sem grandes compromissos com a politicalha: “Bolsonaro, abandone o passado de capitão e incorpore a figura de presidente; abandone todos os seus defeitos e fique só com os piores”.

PONTOS A PONDERAR...


01.
AGORA É OFICIAL

Pronto, acabou a brincadeira: o Diário Oficial publica hoje a nomeação do advogado e pastor terrivelmente presbiteriano, André Mendonça, para o Ministério da Justiça e emplaca Alexandre Ramagem na Direção Geral da Polícia Federal.

E a quem interessar possa coloca José Levi no comando da Advocacia Geral da União, a AGU que até ontem era de Mendonça. Zé Levi tem bagagem: andou pela Casa Civil com FHC e um pouco também com Lulavírus; foi assessor de Zé Serra e trabalhou com Afif Domingos no desgoverno de Dilmandioca Sapiens.

02.
MINISTREL DE TAUÍ AUTORIZA INQUÉRITO SOBRE BOLSONARO

Celso de Mello, nos estertores de sua longa jornada pela Gaiola Dourada do Supremo, não quer sair como quem por ali passou em brancas nuvens. Autorizou a investigação de Bolsonaro por suposta interferência política na Polícia Federal, aquela coisa que o Luladino da Silva fez e ninguém fez nada. O resumo da opereta do decano curto Celso de Tatuí Mellodramático ficou assim:

“Defiro, em termos, o pedido formulado pelo eminente Senhor Procurador-Geral da República e determino, em consequência – considerada a situação pessoal do Senhor Presidente da República e do Senhor Sérgio Fernando Moro, então Ministro da Justiça e Segurança Pública –, a instauração de inquérito destinado à investigação penal”.

O ministrel de Tatuí, acolheu o pedido de Augusto Aras, baseado nas declarações de Sergio Moro que, para ele, revela “práticas alegadamente delituosas que teriam sido cometidas pelo Senhor Presidente da República em contexto que as vincularia ao exercício do mandato presidencial”.

E assim é que Celsinho está convicto de que abriu o caminho para Mourão, o general da Banda subir mais um degrau no Palácio do Planalto.

03.
ZUMBIS DOS ESPALHADOS
Com que volúpia surgiram dos sepulcros caiados os assassinos de reputações. Há zumbis espalhados por todos os cantos das redes sociais.

04.
JORNALUXO
A cada dia que passa mais se consagra o fato de que a noviça CNN Brasil é apenas uma butique plastificada de notícias maquiadas. Se fosse uma joalheria, seria – a muito  favor - um balcão de semijoias.

27 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
MICARETA
Mourão, Mourão, vara madura que não cai... / Mourão, Mourão, Mourão, sacode por baixo que ele vai... Epa! É só um samba antigo que me deu vontade de cantar nessa tremenda Micareta.


02.
VIVOS & MORTOS

General genial. Acho que ele quis dizer que algumas pessoas foram infectadas; outras, não. Só para reforçar a ideia: a gente tá sabendo, desde a descoberta do Brasil, que há alguns brasileiros vivos; outros, não.

03.
SAÚDE NEWS
Teich, ministro da Saúde de Bolsonaro e segundo homem mais forte dentro do Ministério, disse hoje nos canais do Saúde News que “não haverá medida ‘intempestiva’ sobre isolamento. Epa! Já começou a contrariar o Chefe. Pode estar com os dias contados.

04.
DAME DOS...
E o dólar fechou hoje a R$ 5,56. Daqui a pouco os argh!entinos estão de volta às nossas praias e supermercados, olhando as mercadorias de umas e de outros e pedindo a qualquer balconista qualquer produto sem olhar o preço: ‘dame dos’.

PONTOS A PONDERAR...


01.
CRISE DAS ASAS
Deram asas ao Comídia-19 e cortaram as asas da FAB para o Rogringo Mala.

02.
JOGO BRUTO
Há mídia de sobra para exaltar um e massacrar o outro. O Sindicato dos Assassinos de Reputações, está vencendo de goleada.

03.
ENTREMENTES...
Que fim levou o pacote anticorrupção de Sérgio Moro?!?

04.
FOLLOW THE COAF
Quando o Coaf foi tirado das mãos de Moro e colocado no colo de Guedes, quem, lá pelas bandas do STF, perdeu o medo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras?!? Sigam o Coaf!

05.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Só os muito honestos têm medo da prisão em segunda instância.

06.
AOS PULOS
Desculpem, mas ainda que enfurnado em quarentena, não trago desaforo pra casa. É da minha natureza. Acabo de bloquear um sujeito meu deslustrado desconhecido com o nome parecido com rã, ou coisa assim. Pronto, saiu aos pulos desta minha página no Face. Respeito é bom e todo mundo gosta.

07
BBB QUE SUSTO

Manchete das páginas de ‘variedades’: “BBB: enquete mostra quem será campeão do reality show”. Pô que susto: eu li ‘’BBBoquete mostra”. Em quarentena a gente tem cada ideia...

08.
FAZ TEMPO...
Faz coisa de dois meses mais ou menos que espero ouvir, ver ou ler a notícia de que alguém – criança, jovem ou velho – morreu aqui no Brasil de alguma outra causa do que senão Comídia-19...

09.
MÃOS SUJAS
E pensar que se todo mundo lavasse as mãos com água e sabão o Comídia-19 já teria voltado às pressas para a China...

10.
QUEM?!?
Quem boicotou o projeto de Sérgio Moro de transformar a operação Lava-Jato, num movimento nacional de combate à corrupção?!?

PONTOS A PONDERAR...



01.
CHATICE
O chato dessa quarentena é que nem futebol mais a gente tem para ver na televisão. Estão editando o Comídia-19 por esporte.

02.
QUE MAL PERGUNTE...
Como é que você se sente preso e enfurnado dentro de casa, sem tornozeleira nem nada, que nem o Lulavírus?!?

03.
BOAS RELAÇÕES
Delegados de Polícia dizem a Bolsonaro que não há crise de confiança. Dizem isso, mas pedem também que ele se mantenha ‘republicanamente afastado’ das investigações da Polícia Federal. E nós daqui, não dizemos nada. Somos bons entendedores. Ou não?!?

PONTOS A PONDERAR...


01.
NÃO PRECISA
Com dois amigos do peito de seus rebentos rebeldes, um no Ministério da Justiça e outro no comando da Polícia Federal, Bolsonaro jura de pés juntos que não vai interferir nas investigações da Lava-Jato. Não precisa. Já interferiu. Agora é só investigar todo mundo que fica de bom tamanho.

02.
SINDICALISTAS
Triste ver os internautas fanáticos de bolso entrando no Sindicato de Assassinos de Reputações dos internautas luláticos de carteirinha.

03.
SÓ PARA INTERNAUTAS
Ninguém sabe o que é pior: um internauta fanático de bolso, ou um internauta lulático de carteirinha.

04.
INSENSATEZ...
Quem entrou mais fundo nessa nau dos insensatos: Sérgio Moro ou Regina Duarte?!?

05.
ORA, DIREIS, MERITOCRACIA...

Os que gostam de estatísticas não perderam tempo. Já fizeram as contas do que é ter o poder da caneta nas mãos. Em um ano e quatro meses de governo, Bolsonaro já mandou passear 8 ministros escolhidos a dedo por ele mesmo.

Mas isso não é nada diante de Lulavírus da Silva, Temereleco e Dilmandioca Sapiens, a campeã de chute nos fundilhos.

Temereleco e Dilmandioca no primeiro ano de lambança empataram em 9 demissões; Lulavírus abortou 8 nos seus primeiros 12 meses de desastrada gestação.

Dilmandioca, no entanto, é recordista na história do Brasil: de 2011 a 2016 ela inscreveu no seu currículo daqueles seus 5 aninhos de presidência, nada mais nem menos do que 86 pedaladas bem ali onde as costas dos ministros perdem o seu digno nome.

Tradução: de Lulavírus a Bolsonaro, a política que ‘salva’ presidentes é a mesma que enterra ministros. Se o critério de nomeação fosse a meritocracia...  Ah, deixa pra lá.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE
Quando afinal chegou ao fim aquele nefasto período de oito anos de um governo que arrombava e deixava arrombar, Lulavírus da Silva nomeou coisa de uma centena de ministros. Só três ficaram de cabo a rabo com ele até o fim. E a plateia, encantada, agradecia.

Já, as demissões de Bolsonaro, estouram como se fosse uma bomba de Hiroshima, ou um ataque às torres gêmeas de Nova Iorque... Epa! A gente tem cada ideia...
Não é que por aqui, na Esplanada dos Ministérios, a gente tem as torres gêmeas do Congresso?!?

07.
CARTA & CARTÃO
Sérgio Moro tinha ‘carta branca’ e Bolsonaro, o cartão vermelho.

08.
NOVOS TEMPOS
Tropa de choque hoje, só se for em microfone molhado. As baionetas já não estão caladas, os ataques são virtuais e de viva-voz.

09.
ELE QUE O DIGA
“Kim-Jong-un está vivo e bem” – diz porta-voz da Coréia do Sul. Não que isso me interesse grandes coisas, mas quero ver ele mesmo, o King-Jong, dizendo isso.

10.
MAL-ESTAR
Ainda não encontrei quem me forneça uma tornozeleira eletrônica. É que assim, prisioneiro soltinho, soltinho dentro de casa, me sinto igualzinho, igualzinho ao Lulavagem da Silva. Ou me colocam uma tornozeleira já, ou botam uma já, já no Lulavírus. Assim como está não dá!

26 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR


01.
A MAIOR FURADA
Essa receita de FHC para Luladino da Silva sobre o Presidencialismo de Coalizão, é a maior furada. Normalmente ela é a estratégia de coalizão de um pernicioso com o seu próprio jeito nocivo de fazer as coisas.

02.
BAR DO FACE

INTERNAUTA – O Ramagem não é amigão do Carluxo?
PRESIDENTE –  E daí?!? Devo escolher alguém amigo de quem?!?
INTERNAUTA – Ah, tá já sei porque o Moro se mandou...
PRESIDENTE – Já sabe?...
INTERNAUTA – Já, o chefe da PF que investiga Carluxo é amigo do Carluxo.
PRESIDENTE – Ei, Garçom...  Fecha logo essa conta. Esse cara aí vai pagar.

03.
AMIGO É PRA ESSAS COISAS

E, por falar em ‘amigo’, Bolsonaro vai botar o seu amigo Jorge Oliveira, ainda secretário-geral da Presidência, no lugar de Sérgio Moro, no Ministério da sua Justiça. Porque hoje é domingo há a expectativa da segunda.

Jorge Antônio de Oliveira Francisco, major da reserva da Polícia Militar do DF e advogado, deve ser atração nas páginas alcandoradas do Diário Oficial. Bom, pelo menos esse cara não tem nada a ver com aquela história macabra do Carandiru.

04.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Qual a diferença entre um fanático de Bolso e um Luladino de carteirinha?!?

05.
PONTOS A PONDERAR
Por que ‘Pontos a Ponderar’?!? Já lhes digo: sempre procuro escutar com razoável cortesia, para responder com possível clareza e exatidão, depois de ponderar com alguma prudência e me decidir parcialmente convicto.

06.
CARÁTER
Bob Jeff, cada vez mais oferecido ao governo Bolsonaro, disse que “Sérgio Moro é um Macunaíma; um herói sem caráter”. Ah, de caráter esse condenado entende.

07.
JOGO BRUTO

Votei muito mais contra a Lulavirose que corroía o país do que votei em Bolsonaro para presidente. Fato é que votei em Bolsonaro. E tenho torcido pelo seu governo.
Mas ele, a tropa do retirante Olavo de Carvalho e os Filhos do Capitão têm distorcido a minha torcida.

Nesse barracão de zinco sem telhado e sem pintura lá com o Moro, Bolsonaro me deixou com a nítida impressão de que entrou de sola e deu um carrinho mal-intencionado. Pediu para levar cartão vermelho.

E a pandilha de sevandijas já está bafejando no cangote da comissão de arbitragem para conseguir sua expulsão. Mas isso é bafo de onça; dos velhos amigos da onça de sempre.

O que me dá vontade de sair do estádio é que eu vejo o Capitão do time do Brasil, jogando bruto. Tentando, de intervalo em intervalo, no escurinho dos vestiários, desviar a finalidade das investigações na PF.

Com isso ele acabou dando um jeito de trocar o técnico da equipe Lava-Jato e o titular absoluto do time do Ministério da Justiça. Acho até que ele, nesses momentos de reinício desse jogo duro, ele vai parar de baixar a lenha, até por que com as modificações que fez, não tem ainda porque sair chutando canela de ninguém, principalmente dos dois reservas que agora são titulares.

Tenho o pressentimento daquele torcedor que sou e que pago pra ver, de que se botarem em campo de novo os Filhos do Capitão, Bolsonaro vai sentar a pua outra vez. Se tiver tempo regulamentar para isso.

PONTOS A PONERAR...


01.
A POSSE                          
Não se trata da demissão de Sérgio Moro; trata-se da posse do pai dos Filhos do Capitão no comando da Lava-Jato.

02.
PERNICIOSOS
Se há uma coisa que aprendi cercado por essa politicalha que nos humilha e achincalha é que os políticos são muito mais perniciosos quando eles pensam que a gente acha que eles têm razão.

03.
OS CALHORAS E O LIXO

Você se sentiu um lixo diante dos custos dos nossos caríssimos deputados?!? Ah, então vou ver se dou uma acalmada nos seus nervos...

É que eles ainda têm mais algumas vantagenzinhas que nem passam perto dos nossos sonhos dourados: eles dispõem, também, de uma cota chamada “cotão” para incluir o pagamento de passagens aéreas, fretamento de aeronaves, alimentação do ilustre parlamentar, cota postal e telefônica, combustíveis e lubrificantes, consultorias, aluguel e demais despesas de escritórios políticos, assinatura de publicações e serviços de TV e internet, contratação de serviços de segurança. Quer dizer, eles podem incluir gastos até com a mãe do Badanha, ou com as farras na Casa da Mãe Joana no tal cotão.

Ah, se você pensa então que isso só acontece com os funcionários na ativa, acaba de dar com os burros n’água... Uma privica! Uma pinóia! Um chute nos balacobacos e outro nas balacochetas! Aqui ó! A Câmara dos deputalhões, ainda por cima, também banca a maior parte das aposentadorias dos nobres deputados e das pensões de seus dependentes.
Tá, já sei que não acalmei seus nervos coisíssima nenhuma. Sei que não, porque eu também, assim como você, me sinto um lixo sendo representado por esses calhordas.