15 de out. de 2022


PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 14 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

Constantino, na rádio que virou TV: “O PT não gosta do Nordeste; gosta da pobreza”. E se assim não fosse, o Nordeste teria ficado rico e livre do jugo dos ‘coronéis’ do agreste. E de ‘retirantes’ calhordas que ricos e empoderados se fingem de pais dos pobres.

02.

BAZÓFIA

Lula, o bazofeiro de sempre: “Bolsonaro vai ter que colocar a faixa no meu pescoço”. Duvido que isso aconteça. Primeiro, porque o brasileiro precisa ser cretino na sua grande maioria; depois, porque – assim como o Figueiredo saiu aos engulhos pela porta de trás do Palácio do Planalto e não enfiou a carapuça no Sarney Marimbondo de Fogo – o Capitão não vai ter estômago para dependurar o Descondenado pelo pescoço com uma faixa verde-amarela.

03.

ENTREMENTES...

Aleixandão continua mandando e desmandando nesse país de botocudos conformados: suspendeu toda e qualquer investigação contra as lojas de pesquisas.

Nunca antes na história desse país, alguém teve tamanha petulância para usar e abusar da lei e da ordem, como esse tirano de capa e espada. Tem as costas quentes pela certeza de que a partir de novembro, o Cara vai voltar à cena do crime.

04.

BANDEIRAÇO

Bolsonaro mandou e não pediu que estendessem uma bandeira gigante do Brasil na fachada do Palácio do Planalto. E meigamente ponderou: “Acho que ninguém vai ter coragem de falar ‘retira daí, senão vou te dar uma multa’.

E se o Aleixandão tiver?!? O que se nota desde já é que essa bandeira não tem nem mastro. Só com isso, já dificulta o quebra-pau.PONTOS A PONDERAR...

01.

TERCEIRA VIA?!?

E então, não se falou e nem se fala mais nisso: o sistema infalível da contagem de votos que seria anunciado duas horas após o encerramento do pleito, foi divulgado com pompa e circunstância dois dias depois...

E a festa da vitória do Descondenado prognosticada pela pandilha das pesquisas e engendrada pelos mandaletes de capa preta foi adiada para o nefasto segundo turno. Ao que tudo indica, apenas adiada.

As celebrações estão planejadas e já determinadas para o amanhecer de novembro, na ‘cena do crime’.

O diabo que veste capa é que tudo quanto era para ser festejado no primeiro turno, passou para o segundo, mas pode dar zebra outra vez... Como ‘em sociedade tudo se sabe’, há quem acredite na terceira via: mais que terceiro turno, primeiro coturno.

02.

ORA, DIREIS, CARTEL...

E agora, na iminência de uma CPI, já se começa a falar cuidadosamente em ‘cartel’ das pesquisas... Ora, direis, ‘cartel’... Pô, vampará de frescura. É formação de quadrilha mesmo.

03.

SE...

Se não tivessem acabado com a Lava-Jato, além de o Brasil geopolítico andar nos trilhos, o Descondenado não andaria por aí, livre, leve, solto e debochadamente candidato a voltar à cena dos crimes.

E o Pai dos Filhos do Capitão – que tem sua pontinha de dedo nessa triste história - não estaria nessa agonia de um turno atrás do outro, tentando impedir a volta aos velhos e tradicionais tempos daquele que rouba e deixa roubar.

04.

HISTORIETAS DO BRASIL

Este dia 14 de outubro, há 6 anos...

RECEITA: “INSTITUTO LULA É MERO

ESCRITÓRIO DE INTERESSES PESSOAIS”

É o Leão da Receita Federal que ruge: “O Instituto Lula está longe de se dedicar à defesa de direitos sociais”. E explica e justifica: “É mero escritório de administração de interesses particulares e financeiros do ex-presidente”.

Pronto, até que enfim, o bandido não é o mordomo. E até que enfim o segredo de Polichinelo foi desvendado solene e escancaradamente.

O instituto não presta pra nada. Nada que não seja para mascarar a vocação de Lula ser o pobre mais rico do mundo.

05.

DESMENTINDO-SE

Comme d’habitude, Luladino fingiu que se desdisse com relação ao aborto como ‘política de saúde’. O Capitão não perdoou: “encantador de serpentes”.

06.

OS FICHAS LIMPAS

Paulo Dantas aquele governadorzaço das Alagoas jura por tudo que há de mais sagrado que é ‘ficha limpa’. E, como Lula anda por lá à cata de votos de cabresto, já se colocou a seu lado num palanque longe da voz rouca das ruas. Pronto, dois ‘fichas limpas’, para quem quer e gosta. Oportunista, Lula nada de braçada por mares nunca Dantas navegados.

 

07.

ENTREMENTES...

O Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, pediu investigação contra institutos de pesquisas depois de ‘erros para além da margem’. Ah, tá. Falta esclarecer apenas se é para ‘enganos’ além da margem de erro, ou da margem de lucro.

Mas, cessa tudo que a antiga musa canta: Aleixandão, do alto de sua calvinice desenfreada, já suspendeu as tais investigações do Cade sobre lojas de pesquisas.

Se não estivesse certo do que vem por aí na hora do ‘pega pra contar’, o tiranete não estaria abusando e se lambuzando assim desse jeito e com tamanha sem-cerimônia.

08.

CUMPANHERADA

Enquanto isso, lá na Nicarágua do cumpanhêro, mais que cumpanhêro ‘irmão’ de fé, camarada, Daniel Ortega, meteu o chamegão e criou regulamento que controla produção cinematográfica e audiovisual. Taí o modelito de ‘controle da mídia’ que o Descondenado vem anunciando para cometer assim que voltar à cena do crime.

13 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 13 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

 

01.

MEIA DÚZIA DE PONTINHOS A PONDERAR...

 

O CAIXOTE - A democracia brasileira está encaixotada no pacote de votos que só o TSE sabe contar até o final de qualquer eleição.

 

INDA QUE MAL PERGUNTE - Qual a diferença entre o bandido e quem solta o bandido; e entre o bandido e quem vota em bandido?!?

 

JORNALISMO QUASE IMPOSSÍVEL - Fazer jornalismo opinativo, sem patrão, é jamais agradar a todos. É bem como diz o Garanhão de Pelotas: “É impossível; é uma coisa tipo assim como escrever o assobio. Tente. No papel, na areia da praia, nas paredes. Tente, você vai descobrir a loucura”.

 

BRASILIDADE – MISTURA DE Brasil com barbaridade: não há entre os céus e a Terra, outro lugar: só no Brasil, um diabo tem proteção do Supremo.

 

APROPRIAÇÃO INDÉBITA - Tá difícil de aguentar: eles planejaram um consórcio e pegaram o Brasil pra eles.

 

DIGA, SEM PESTANEJAR - Eu nasci civil. Sou civil até hoje e civil sempre serei. Mas, me digam só uma coisinha: qual foi o militar que nos tempos da Redentora ficou rico que nem o Pai dos Pobres ficou em 15 anos do PT no poder?!?

 

02.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

 

Fazer jornalismo opinativo, sem patrão, é jamais agradar a todos. É bem como diz o Garanhão de Pelotas: É impossível; é uma coisa tipo assim como escrever o assobio. Tente. No papel, na areia da praia, nas paredes...

Tente. Você vai descobrir a loucura.

 

03.

MUNDO, VELHO MUNDO

A Assembleia-Geral da ONU condenou a Rússia por ‘anexação ilegal’ de territórios na Ucrânia. Com 143 votos a favor, incluindo o do Brasil, contra 5, a resolução foi aprovada e exige que Putin reverta as decisões sobre as regiões; China e Índia de abstiveram. Mundo, velho mundo...eu não me chamo Raimundo. E a coisinha é a seguinte: quase caíram os cotovelos do Putin no chão. A luta continua, cumpanhêros!

 

 

 

04.

RUMO ÀS URNAS

Essa cara nova do Congresso deixou a lul@lcaponagem em polvorosa. É o sinal da cruz, credo para os que fazem de tudo e mais um pouco de diabruras para levar o Descondenado de volta à cena do crime. São esses novos eleitos que vão mobilizar a maioria esmagadora dos traseiros que ficaram em casa no primeiro turno.

 

05.

VENEZUELA

A oposição muda sua estratégia e anuncia valentemente que participará da eleição de 2024. Tá caindo de Maduro que, antes disso, o cumpanhêro dá um jeito de meter esses boquirrotos na cadeia. Ou, no cadafalso.

 

06.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

O Capitão é culpado de quê?!? O Descondenado é inocente do quê?!? Mostre as provas; cadê as provas, cadê?!?

 

07.

DEBATE

Domingo tem combate. Quem não chutar as canelas do outro, vai ser a mulher do padre.

 

08.

A ORAÇÃO DO ORADOR

 

Lula divulgará carta aos evangélicos em que jurará respeito aos religiosos. Uma, será uma carta do ‘próprio punho’?!? Duas, quando Lula escreve uma coisa está escrevendo outra, como de hábito acontece quando ele banca o orador. Para o rico Pai dos Pobres, escrever é ler pro pau comer: é como dizer pra desdizer.

 

09.

O TRIO

Simone do Tibete, Marina Silvícola e Armínio Fraga, serão pegos no flagra: vão se reunir com eleitores indecisos para apoiar Lula. Os bambas da campanha de Bolsonaro, mal podem esperar que isso aconteça, para agradecer ao trio campeão de popularidade.

11 de out. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 11 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

O DIABO

Diga, se for capaz: que diabo era aquele que o Lul@lcapone disse que o PT era capaz de fazer para ganhar uma eleição?!?

02.

HISTORIETA DO BRASIL DE ANTEONTEM

DELATOR COLOSSO

Hoje faz 3 anos precisamente que o Brasil inteiro ficou sabendo que Palocci era um colosso de delator: ele revelava, dentre uma cachoeira de denúncias, que Safra pagou os favores de Lula e dele mesmo, mestre Palocci, com propina na forma de “doações” de R$2,5 milhões ao PT só em 2010.

Palocci confessou haver recebido propina do Safra e disse sem medo de ser feliz que o banco subornava Lula. Palocci conta até que indicou Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil, para presidir o Safra, tornando as relações “mais fluidas”.

Bom esse delator, né não?!?

A diferença é que Lula, O Descondenado, é a alma mais honesta e desapenada desse país, ficou achando que Palocci é a alma mais penada que anda por aí.

03.

RUAS VAZIAS

Desfeito o mistério da estratégia do ‘fica em casa’ adotada por Lulávaro que se ostenta estrelado no terraço de sua mansão no Alto de Pinheiros, na Pauliceia Desvairada: sem pão com mortadela as ruas ficam vazias.

04.

DIGA, DIGA...

Diga logo... Você aí que é esperto... Vai me dizer, ou não, que ‘diabo o PT é capaz de fazer’ para ganhar uma eleição?!?

05.

MESA DE BAR

CUMPANHÊRO – O Fernando Baiano dedurou Lulinha, seu filho.

LULAZARENTO - Que Lulinha?

CUMPANHÊRO – O seu primogênito.

LULAZARENTO - Ah, besteira. Que filho, o quê?!? É primogênito, pô. Não sei de nada.

CUMPANHÊRO - Pois então...é seu primogênito.

LULAZARENTO - Primogênito. Primo é primo; filho é outra coisa, cumpanhêro.

06.

HISTORIETAS DO BRASIL DE ANTEONTEM

Neste mesmo dia, há 7 anos exatamente, os seguidores destes nossos espaços aqui no feicebuque, ficavam sabendo o que agora retiramos do fundo do baú. Releiam:

BAIANO DEDURA LULINHA E

LULA VAI CORRIGIR O PRIMOGÊNITO

Tome nota aí, até porque não estou dizendo nada demais: o delator premiado Fernando Baiano vai causar o mais estrago na vida de velhos mensaleiros, atuais petrolineiros e na gandaia pregressa, presente e futura dos BNDESditos de sempre...

O ex-cumpanhêro operador já dedou o Eduardo Cunha e agora enfiou uma tocha olímpica na cola de ninguém mais nem menos do que o até aqui inatingível gênio da lâmpada, tipo fenômeno das finanças e bons negócios, Fábio Luís Lula da Silva, o popular Lulinha.

Baiano mostrou o pau com que matou a cobra: contou que pagou despesas pessoais do filhotão de Lula, uma mixaria de R$ 2 milhões.

Sei lá, não quero me meter, mas acho que o pai desse garotão vai lhe dar um bom puxão de orelhas. Mas, isso, só quando Lula ficar sabendo das peraltices do seu primogênito. Até aqui, Lula não ouviu nada. Não viu nada, não sentiu nada, não soube de nada, não fez nada.

Mas, como paizão zeloso e guardador que é, decerto vai passar uma boa reprimenda no filho, talvez até lhe passe uma carraspana. Não, não é porque ele tenha caído em tentação; é só porque deixou pistas.

RODAPÉ – Uma coisa é certa. Lula não vai deserdar o filho. Até porque há futricas de que, como demais membros da família e afins, o guri medonho já esteja em pleno gozo do regime de usufruto.

E, como soe acontecer no País das Maravilhas, de lá pra cá, nada aconteceu. Tudo ficou como dantes no quartel do Abrantes, caserna adequada para o regime de toma-lá, dá-cá que faz bem ao fígado daquele que resolve guerras como aquela lá na Ucrânia, bebendo umas que outras na mesa de um bar.

07.

COISA INGRATA

Não, não é que o Descondenado queira voltar à cena do crime, só porque esteja regenerado e esteja apto a voltar à cena do crime... é que dá nos nervos daquele que afanava e deixava afanar, essa coisa ingrata de roubar e não poder carregar.

08.

VACA LOUCA

Para Kellen Severo, jornalista apresentadora do noticiário de Agronegócios na rádio que virou TV, citando o ministro da Agricultura: “não existe novo caso de vaca louca no Brasil”.

Ué, e o que é então aquela Perereca Pálida nos palanques caseiros de Lulávaro, o descondenado que se ostenta estrelado?!?

ECONOMIA

Petrobras anuncia redução de 5% no preço do gás natural para distribuidoras. Pô, assim desse jeito, os ‘bolsonaristas, vão levar os ‘lul@lcaponistas’ aos píncaros da loucura. O mariquita Randolfinim já vai tomar providências junto à Corte dos Capas Pretas.

10 de out. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 10 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

FILHOS DA PAUTA

O assassinato de reputações é o jornalojismo dos filhos da pauta do Consórcio dos Veículos da Imprensa de Rebanho.

02.

NÃO SE DISTRAIA

Nesta reta final, não se distraia: é a arrancada final da margem de lucro das pesquisas para cima, para baixo e sempre do lado do Descondenado que quer porque quer voltar à cena do crime.

03.

VERGONHA E HUMILHAÇÃO

Os marquetóides do Capitão e do Descondenado fazem das tripas coração para mobilizar os mais de 30 milhões de eleitores que ficaram em casa no primeiro turno desse golpe que tem o presidiário mais solto da História do Brasil como candidato a volta à cena do crime.

Fazem de conta que não sabem que, para não ser humilhada nem envergonhada, a maioria esmagadora dessa legião de abstenções não foi às urnas para não dar legitimidade a um pleito que tem um delinquente saído da cadeia como candidato a presidente da República.

04.

LEPRA

O que ainda resta do atucanado PSDB ainda tenta, aqui e ali, fingir que existe e pode emprestar apoio a esse ou aquele candidato, indiferente ao que seja ideologia ou qualquer princípio de moralidade política – se é que essa coisa existe a essas alturas do nosso Brasil brasileiro. O tucanato virou rebotalho. Seu ninho virou leprosário.

05.

GUERRA É GUERRA

Putin, filho-da-mãe como só ele, agora acusa o serviço secreto ucraniano pela explosão daquele pontilhão lá da Criméia. Grande méia! Pior é ele que tá nem aí para que o mundo se exploda. E só para não dizer que não falou de flores, Putin mandou bombardear Zaporzhiazhia e, por azar, matou só 13 pessoas. De qualquer forma, 13 nunca é um bom presságio.

06.

TRAGÉDIA NA VENEZUELA

Deslizamento de terra deixa pelo menos 22 mortos e 52 desaparecidos lá na Venezuela. E para gáudio de seus cumpanhêros latrino-americanos, Nicolás Maduro apareceu, impávido, colosso, são e salvo na janela do seu palácio, para discursar fingindo que lamenta a tragédia.

07.

LULALÊNIN

Como já era de se esperar, a disputa entre Bolsonaro e Lula está dizendo mesmo... Expert na arte do assassinato de reputações, o Descondenado usa a estratégia e o ensinamento de Lênin: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”.

08.

O CÍNICO

E então, nadando em dinheiro – sabe-se lá de onde vem tanta grana – o PT repassou mais R$ 34 milhões para a campanha de Lula. Ah que meigo!

O Descondenado agora pode, disfarçado uma vez mais de rico Pai dos Pobres, distribuir pão com mortadela e dar início a mais um exitoso programa ‘Fome Zero’. Essa novela a gente já viu: Dinheiro na mão é vendaval.

Oscar Wilde era de tudo um pouco, inclusive um gênio em suas definições sobre os energúmenos sociais: “Um cínico é um homem que sabe o preço de tudo e não dá valor a nada”.

09.

NEUTRALIDADE

Lá pelo Rio Grande do Sal, Sol, Sul, Eduardo leite, da minha pátria pequena que deixei no Sul, anunciou ‘neutralidade’ no segundo turno da eleição presidencial. Então tá, ele é neutre.