14 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 14/maio/22 – Sábado

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que nossas avós cultivavam Babosa em casa, por suas propriedades medicinais, além de ser ótima para hidratar os cabelos e a pele.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ... O Brasil nas mãos da cumpanherada, em pleno mês de maio do cabalístico ano de 2013. E dava-se o seguinte:

Inflação subindo, Luladino vem vindo. Eduardo Campos e Aécio se unindo, Luladino vem vindo. Dilmandioca sumindo, Luladino vem vindo.

Nem era por causa do nó na garganta, mas até então Luladino não tinha engolido – como nunca engoliu - aquela história da Dilmandioca mandar fechar o rendez-vous da Rosemary, em São Paulo.

Viajando então como lobista, visitando o Maracanã, recebendo o secretário da Fifa, vistoriando as obras do Itaquerão, comandando a massa e balançando a pança e já não se achando tão jovem e saudável assim para esperar até 2018, Luladino agia exatamente como candidato ao lugar de Dilmandioca que despencava nas relações políticas com o Congresso, o Judiciário, com aliados e com o PT.

Quando o candidato é candidato nunca diz que é candidato. Então, Lulalá naquele 2014 que se avizinhava. Ele não achava que já não tinha tempo para arriscar uma espera até 2018 sem qualquer imunidade.

Além de sua volúpia pelo poder e suas rebarbas, Luladino tinha medo do que Joaquim Barbosa poderia fazer, lá no Supremo, com o seu futuro.

E aí então, hoje se sabe que as coisas fluíram de outro jeito: Barbosa saiu do Supremo antes mesmo de Dilmandioca, dar o golpe nos planos de Luladino, reelegendo-se à custa do silêncio sobre o escândalo La Vie en Rosemary.

Dilmandioca não disse nada para Dona Marisa, ainda feliz consorte de Luladino e, assim, reelegeu-se para ser impichada dois anos depois. Taí por que, hoje, para o ardiloso Lul@lcapone “Dilma não cabe em um ministério”.

LENDAS URBANAS:

AH/VENTURAS DO GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

CHURRASCADA NO SÍTIO DO LARANJAL

Churrasco no Laranjal. No Sítio “Garanhão de Pelotas”, meu recôndito refúgio para veraneios eventuais, com pedalinhos e tudo, na praia da Lagoa dos Patos, a maior do mundo em volume de imaginação.

Naquele sábado, foi a turma do centro. Um pouco da Charqueada São João, outro tanto do Caiçara, uns que outros da Galeria Zabaleta.

Quando a gente foi pra lá, já estava todo mundo à meia-guampa.  Porra, era sábado! Havia a perspectiva de domingo, os padres já andavam à paisana e a turma tinha começado a lavar a alma com águas que os bois não bebem desde muito cedo ali no balcão do Cantinho do Gordo – inferninho do aperitivo explícito, bem na passagem de acesso aos anjos que habitam aquele complexo de mais de 70 apartamentos residenciais no coração da bonita e faceira Pelotas.

Findo o expediente matinal de beira de balcão, nos mandamos todos à churrascada de sempre lá no sítio. Seu Nereu, o zelador do prédio, aproveitara a folga da semana e se adiantara a todos na primeira rodada do primeiro torneio de halterocopismo do dia.

Seu Nereu foi o campeão da manhã em dose de “martelinhos”. Bateu pra valer. Compensou a sede monumental com uma única e gloriosa empadinha folheada. E deu pra sua bolinha.

O churrasco tinha de tudo. Ovelha, porco, rês com cara e cheiro de picanha, costela, traseiro – que nunca faltou nas farras do Laranjal – chouriço, linguiça defumada, vinagrete, pão, salada de cebola com pepino na casca pra não dar refluxo...  E - pasmem! - até chimarrão.

Tinha também muito papo, muita mentira, muita gabolice – que é pra isso mesmo que serve uma churrascada desse tamanho e feitio.

Todos comeram de tudo, a fartar, a mais não poder. Menos o Seu Nereu que, mais pra lá do que pra cá, mal chegou ao sítio, procurou o sofá da sala e dormiu a sono solto.

Lá pelas nove da noite, Seu Nereu acorda e cambaleante sai à cata da turma que ainda se refestelava com a sobremesa, uma montoeira de tijolinhos tipo Mariola e bocados de Romeu-e-Julieta, como manda um verdadeiro final de churrascada.

Quando bati com os olhos na figura levei um susto, mas não dei mostras disso. Apenas me lembrei que a gente tinha esquecido do parceiro beberrão e dorminhoco.

Quiuspariu! O cara dormiu, dançou. Não sobrara nada pra ele.

Seu Nereu, pobre pinguço, era o retrato da fome. Nem era preciso que ele demonstrasse isso, mas ainda cambaleante de bêbado, ele demonstrou:

- E aí Garanhão, tá pronto o churrasco? Tá me doendo o estômago de tanta fome...

- Tá com dor no estômago, Seu Nereu?

- Tô, Garanhão. Dói pra cacete. Se não comer já-já, acho que vou morrer.

- Quê morrer o quê, Seu Nereu. Essa dor no estômago é de tanto comer.

- Tanto comer?!?... Eu comi? Eu comi churrasco?!?

- Comeu pra burro! Você não parou de mastigar, até que caiu duro lá no sofá...

A ressaca era de tal ordem que Nereu acreditou mesmo que tinha comido demais. Foi até o banheiro mais próximo, enfiou o dedo na garganta e vomitou tudo o que tinha comido. Desculpe, mas eu tenho que contar: vomitou uma azeitona, souvenir daquela empadinha matinal, e quase três litros de pinga.

Seu Nereu voltou para o sofá. Recostou-se e dormiu até às cinco da madrugada. Eu fui acordá-lo e lhe dei uma carona até a cidade. Ele precisava pegar o serviço e bater o ponto às oito da manhã daquela segunda-feira.

Já no balcão do Cantinho do Gordo, eu lhe paguei um café com leite e duas recheadas – o velho pão cacetinho com manteiga, queijo e presunto.

Seu Nereu, como se na véspera não tivesse comido churrasco que nem um desesperado, devorou às pressas aquele quebra-jejum, antes de tomar uma ducha e iniciar uma nova jornada de trabalho na Galeria Zabaleta.

MORAL DO GARANHÃO – Estômago de bêbado também não tem dono.

RODAPÉ DO GARANHÃO – Nas padarias pelotenses, você encontra cacetinho sempre novo e estalando. Se pedir uma dúzia de pãezinhos franceses, o balconista vai estranhar.

PONTOS A PONDERAR...

01.

BURRICE

Não dá para entender a burrice dos veículos de comunicação que não pertencem ao Consórcio da Imprensa de Rebanho, perderem tempo repercutindo ou contestando essas pesquisas delinquentes feitas por institutos flagrantemente tendenciosos e sem medo de espalhar propaganda enganosa.

Debater essa imundície é fazer o que eles querem e chafurdar na lama de uma enquete feita ‘cientificamente’ por telefone, com pouco mais de mil pessoas, talvez eleitoras e talvez não, sabe-se lá em que universo ou rebimboca de parafuseta desse país com mais de 215 milhões de habitantes.

02.

OS 3 PARTIDOS

Os três partidos políticos mais fortes e perniciosos nessa temporada eleitoral são o STFake, TSExtensão e o Consórcio da Imprensa de Rebanho.

03.

SE...

Se o Capitão fosse general, o Supremo já saberia quanto do tal ‘poder moderador’ cabe dentro do Artigo 142.

04.

ANDRÉ, O TERRÍVEL

O governo Bolsonaro foi ao STF contra os governadores e seu escorchante ICMS pra cima dos combustíveis. O caso caiu no colo do terrível André Merdonça. Ele acatou de cara o pedido e, de bate-pronto rebateu o abuso dos governadores. Até que enfim, o STF fez alguma coisa que prestasse. Mas, ninguém perde por esperar, o troco vem a galope.

05.

ALIADOS

Quando, alguns, longe da voz rouca das ruas, se dizem aliados de Lul@lcapone, o que me espanta já nem é o fato de que o cara que roubou e deixou roubar seja candidato à presidência desse país. O que me deixa de queixo caído e boca aberta e que ainda se encontre esse tipo de aliados.

06.

PERGUNTAR NÃO OFENDE...

Pois, pergunto mais uma vez e não pela última vez: quem vai controlar aqueles que controlarão a apuração final dos votos dessa eleição?!?

07.

AUDÁCIA

O TCU pode aprovar a privatização da Eletrobrás na próxima semana. O ministro Augusto Nardes já disse que vai votar a favor da proposta. Pô, que audácia!...

Nem perguntou nada para o Lul@lcapone da Silva que já disse, em altos brados, no outro dia num daqueles palcos a céu coberto, longe do povo e das ruas, que “para privatizar qualquer coisa nesse país têm que vir falar comigo!”...

08.

NÃO SE DISTRAIAM!

Desde os governos luladilmáticos que o brasileiro é refém de aparelhos como a Eletrobras... Da Petrobras, então, nem se fala.

13 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 13/maio/22 – 6ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se ficava horas-mortas vendo as aventuras da Pantera Cor-de-Rosa na TV... Depois de assistir às diabruras do Gato Félix, é claro.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Em uma sexta-feira-13 como esta, mas há 5 anos, eu revia a série de Mário Puzzo, "O Poderoso Chefão" e vi o Brasil da Silva na TV.

E como era naquele princípio está sendo ainda hoje bem como dizia Don Corleone, il capo de tutti capi: “A política e o crime são a mesma coisa... É perigoso ser honesto”.

E de lá pra cá nada mudou. Cada vez mais os gangsteres deixaram de pagar propina, porque a “Cosa Nostra’ passou a ser o próprio Estado, tal a infiltração dos bandidos na máquina pública.

AH/VENTURAS DO GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

FUTEBOL CHAPLINIANO

Em 1958, naquelas conversas à beira do canalete da Deodoro – que hoje sobrevive na Rua Argolo – lá estava eu, projeto evolutivo do Garanhão de Pelotas, discutindo futebol com Celso Bandeira, o Tio Banda; Clóvis Cardoso, o Pé de Anjo; Rubens Micheletto, o Sarará; Paulo Roberto Machado, o Negão Patê e Antônio Carlos Petiz, o Capenga da Lata / Capenga sagu / Todo capenga / Come chuchu.

Nos intervalos do campeonato juvenil de profissionais, todos nós jogávamos na ‘’Portuguesa do Patê’’. Bandeira, Pé de Anjo e Sarará, eram craques do juvenil do Pelotas; eu fazia uns golzinhos pelo Farroupilha, tricampeão citadino da categoria; Patê já tinha passado da idade para ser juvenil, mas se esbaldava pelos campos da Várzea e Petiz, áureo-cerúleo doente fazia um pé xavante no Brasil, de vez em quando.

O campeonato daquele ano já estava terminando. O time de juvenis do Farroupilha era uma máquina de jogar bola, comandada pelo dedicado Tenente Fonseca. Eu entrara no lugar do goleador Jurandir. Nunca mais saí. Claro que, ali na esquina da Avenida, eu tocava flauta, contava vantagem e garantia vitória no jogo do próximo sábado contra o Pelotas, no Fragata:

- É barbada, vamos meter uns 3x0 em vocês no sábado – provoquei.

- Vocês vão é levar porrada – retrucou Sarará.

- Acho que o Farroupilha é melhor que vocês – comentou Petiz.

- Vou fechar o gol – gabou-se Pé de Anjo, um goleiraço.

- O time do Garanhão de Pelotas é melhor – analisou, sensato, o Negão Patê.

Aí, Bandeira – incomodado pela provocação - saiu do seu mutismo e, tirando do bolso uma de suas sacadas filosóficas, corriqueiras nos vestiários daquela época, acabou com a minha tese de favoritismo:

- Olhaqui, Garanhão balaqueiro, vou te contar uma historinha: uma vez, em Londres, Charles Spencer Chaplin entrou num concurso de sósias do Carlitos e ... acabou em terceiro lugar.

- Ô Tio Banda, não entendi. Quem era esse Charles Spencer? – Quis saber, ignaro, o Sarará.

- Esquece. Ah, esquece, Sarará...

No sábado, deu Farrapo: 3 a 1. O Garanhão aqui meteu duas ameixas. Fomos disputar o título, com o Brasil, no sábado seguinte. Repetimos a dose: 3 a 1 em cima do Xavante. Fomos tricampeões citadinos.

RODAPÉ DO GARANHÃO - Daqueles que formavam a roda de papo no canalete, só o Tio Banda virou profissional. Jogou de centromédio no São José e depois no Internacional, no lugar do Salvador – aquele do meio-de-campo Colorado de todos os tempos: Oreco, Salvador e Odorico.

Eu, claro, joguei na Seleção Brasileira. Mas usei um pseudônimo porque meus pais não queriam que eu fosse jogador profissional: joguei disfarçado de Gerson, o que gostava de levar vantagem em tudo.

PONTOS A PONDERAR...

01.

GUERRA É GUERRA

Putin está deixando a Ucrânia em pedaços. As partes que sobrarem, ele vai pegar para a Rússia. Além de genocida, o tirano é um assaltante.

02.

PARECE QUE BEBE...

O puxadinho do STFake para assuntos eleitorais tomou para si o tal ‘poder moderador’ que, em meio àquela bacalhoada do Gilmuar lá em Portugal, o Toffolião confessou ser exercido pelos cortesãos de Lul@lcapone.

Fachinews está usando os grampos da lei com plena autorização da sua suprema matriz político-social, para promover e controlar uma eleição sem a devida transparência na derradeira hora da apuração, da contagem dos votos.

Fachinews está se achando a cereja do bolo e se comportando como o dono da festa: “Quem cuida das eleições são as forças desarmadas”.

Parece que bebe da mesma taça do seu corrupto de estimação. Quando toma umas que outras não sabe o que diz. Mas sabe o que faz: quer provocar a briga para depois dizer que foi agredido. Fachinews com esse desaforo pediu pra levar. Ah, se o Capitão fosse um general...

03.

NUVENS DEMOCRÁTICAS

Em qualquer democracia, em tempo de eleições, o voto é secreto; a contagem dos votos, jamais. A apuração de qualquer eleição tem que ser aberta, absolutamente transparente e às claras; a céu aberto.

04.

O ESTADO É ELE

Se Lul@lcapone soubesse falar francês soltaria a plenos pulmões seu berro louco de rouco: “L’État C’Est Moi”!!!

Como não sabe o idioma de Luiz XIV, o Rei Sol, da velha França e, maleporcamente arranha o português, embora tenha retórica bastante para enganar bovinos, ele está indo à lulaloucura diante da discursalhada de desestatização que vem sendo proferida pelo Pai dos Filhos do Capitão.

Lul@lcapone, que já foi o Rei Sol do inchaço desmesurado do Estado, quer mais e mais estatais; sempre mais e mais.

Ele sabe, por experiência vivida às escâncaras em seus oito anos de poder que a estatização é o mais rápido, aparentemente limpo e mais poderoso jeito de dominar uma nação distraída como esta que ainda tem Brasília – e não Havana, ou Caracas - como Capital Federal.

Para Lul@lcapone, Brasil que presta é aquele em que o “Estado é d’Ele”.

05.

ESTADISTA

Corneteiam e rufam tambores, os jornalojistas do consórcio da imprensa de Rebanho que os ‘estadistas’ Pacheleco, Lul@lcapone e Ciro Gomos “não querem privatizar” nem deixar privatizar a Petrobrás.

Isso é coisa pra lá de manjada. Quanto maior o Estado, melhor para o mando e os desmandos dessa pandilha de cumpanhêros bons e batutas – uns bons filhos da labuta que os irmana.

06.

FORA, ESTATIZAÇÃO!

Monopólios chefiam os chefes de governo que tenham a chave dos cofres públicos. É por isso que os monopolistas, de olho nas burras públicas, dão um dedo da mão para aquele que não tenha um dedo.

07.

ELEIÇÃO 2022

O voto pode e deve ser secreto; a contagem dos votos, jamais.

08.

QUANTO?!?

Vejam só a alegria dessa gentalha de toga, colarinho branco, mãos sujas e olho grosso:

01) G1: “TSE e Spotify fecham acordo para combate à desinformação nas eleições”; 02) Valor Econômico: “TSE fecha parceria com o Spotify para combater disseminação de ‘fake news’ sobre eleições;

03) Correio Braziliense: “TSE fecha parceria com o Spotify para combater notícias falsas”.

Ah, então tá. Mas, desde já a gente já pode ter certeza de que não passa pela cabeça dos espiões da Spotfy começarem a sua fácil missão impossível, pelas páginas dos arcaicos e decadentes jornalojões do Consórcio da Imprensa de Rebanho.

Ah, então tá... mas nem tanto... A gente ainda gostaria de saber, por quanto foi fechado esse ‘acordo’. Ah, sim... E quem foi o ‘corretor’ do contrato.

09.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Você compraria um carro usado de Boi Bodoso, Fachinews, Levianowski ou Aleixandão?!? Pois, na hora do toma lá-dá cá, saiba que o controle da apuração dos votos depositados nas urnas indevassáveis, está sob a sua nobilíssima direção.

10.

INDECÊNCIA

Por mais seguras e invioláveis que sejam, as urnas eletrônicas, são usadas no concerto das nações, apenas pelo Brasil, Butão e Bangladesch. Isso cheira a excrescência. Mas, apuração secreta é indecência.

11.

ESSA TURBA...

Com essa pandilha que habita hoje o Congresso, a privatização da Petrobras, anunciada despojadamente, sem pompa e circunstância pelo novo ministro das Minas e Energia do Capitão, não sai nem que, no lugar da vaca, o Boi Barroso tussa.

Então é o seguinte: que nessa eleição não se reeleja nenhum senador, nenhum deputado, nenhum governador. Essa turba não nos representa.

12.

DESCRUZE OS BRAÇOS

Reaja contra essa pandilha de sevandijas que rouba e deixa roubar. O submisso resignado é o mais pernicioso dos cúmplices.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. Então é a ele que me dirijo: Alô, alô, Seu Lul@lcapone! Até hoje a ‘causa mortis’ ainda me intriga: do que foi mesmo que morreu Celso Daniel, quando era prefeito de Santo André?!?

14.

OS FILHOS DA PAUTA

Sem suborno, sem propina, todo mundo estaria 'fora da pauta'. Acontece que para o noticiário do Consórcio da Imprensa de Rebanho, todos são filhos da pauta.

15.

LUL@LCAPONE

Em matéria de lavagem de dinheiro, de corrupção ativa e passiva, Lul@lcapone sofre de amnésia. Com o que ele tem naquela cabeçorra, a cura para sua amnésia e magnésia.

12 de mai. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 11/maio/22 – 4ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que o Vasco era o Vasco e o resto era o resto.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ... A Dilmandioca Sapiens, que hoje o Lul@lcapone diz que “não cabe num Ministério”, falando assim como quem está elogiando a velha cumpanhêra cansada de guerra. Mas, quando se trata dessa pandilha de sevandijas, nada é o que parece.

Acontece apenas que Lul@alcapone está apenas dando mais um dos muitos trocos que vem dando naquele poste que iluminou em 2010 para ocupar o Palácio do Planalto.

Sucede que, cinco anos atrás, a marqueteira Mônica Moura, aquela mascadora de chiclete, dedurou à turma da hoje saudosa Operação Lava-Jato que Lul@lcapone queria ser o candidato em 2014, mas Dilmandioca não aceitou. A marqueteira contou então à Procuradoria Geral da República que Lul@lcapone se indispôs com a afilhada política quando ela decidiu disputar a reeleição.

Quem me segue aqui nestes espaços, me viu dizer isso em meados de 2013 e muitas vezes depois de 2014.

O criador perdeu o controle da criatura na Operação Porto Seguro, quando estourou o escândalo La Vie em Rose naquele mafuá da Presidência da República, em São Paulo, que era dirigido pela segunda-dama Rosemary Noronha.

Como eu não tenho e nem preciso ter acordo de delação premiada, mas a Mônica Moura tem, então agora tá valendo. E eu digo de novo o que disse naquelas priscas eras: Lul@lcapone queria sim, naquela ocasião, como sempre quer, ser presidente uma vez mais.

Não foi por nada que ele botou um 'poste' no Palácio em 2010. Era só por quatro aninhos, mas Dilmandioca foi picada pela mosca azul. Não largou o osso e deixou Lul@lcapone chupando o dedo. E eis aí, então, a lei do troco: se eleito for – que Deus nos livre e guarde – Dilmandioca ‘não cabe num Ministério”.

Há males que, de qualquer jeito, vêm para o mal.

O GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

O ÚLTIMO GOL DE ROMÁRIO

Naquela desenfreada carreira do Baixinho Romário atrás do Gol Mil, eu tive um rápido diálogo com o jornalista José Cruz e Souza, o parça do meu ghostwriter Sérgio Siqueira, o Zé Cruz para os íntimos - um dos mais argutos praticantes do jornalismo investigativo no mundo dos esportes:

- Sabe duma, Zé?

- O quê, Garanhão?

- O Romário tem que parar de jogar bola assim que fizer o milésimo gol.

- Ué, por quê? O cara tá inteiro; tá que é um garanhão da bola...

- Pô, Zé e se, no primeiro jogo depois do milésimo, ele mete um gol contra?

- Epa, aí volta para 999. Faz sentido, Garanhão. Faz sentido...

 

RODAPÉ DO GARANHÃO – Minha previsão não se consumou. Mas, se alguém souber contra quem foi que o Romário fez o seu tão esperado Gol 1.001, por favor avise a este seu Garanhão aqui. Em tempo: se a informação vier do Zé Cruz, não vale. Ele sabe tudo de futebol. Mais até que eu, quando sem sair da pele do Garanhão de Pelotas, incorporo o cronista esportivo.

SCRIPTUM POST - Não adiantou nada o meu apelo: o Zé Cruz me relembrou que em um dia como hoje, há 14 anos, Romário marcava o milésimo gol da carreira, na vitória do Vasco da Gama sobre o Sport, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro de 2007.

Ass: O Garanhão de Pelotas.

PONTOS A PONDERAR...

01.

SE...

Se o Capitão fosse general, o Supremo já saberia que, ao invés de toga, o ‘poder moderador’ estaria usando farda e coturno.

02.

BIPOLARIDADE

Os partidos, verdadeiros currais políticos, destruíram todas as chances de surgir uma 3ª Via nessa eleição. O Capitão dá risada; Lul@lcapone é um vale de lágrimas.

03.

A SAÍDA

O Templo das Togas tem corrida: sabe que para não haver reeleição, a única saída é a saída de Bolsonaro da corrida eleitoral.

04.

IDOSOS, SAIAM DE CASA

Por sobra de aniversários, eu voto por direito e não por obrigação. Nesse outubro vermelho vou votar, mesmo não sendo obrigado com fui antes e como são vocês todos que ainda não chegaram à terceira idade.

Então eu vou lá, uma vez mais para ajudar a não reeleger nenhum deputado, senador ou governador.

Não sou bolsonarista, mas em 2018 votei no Bolsonaro por exclusão da ratatulha concorrente. Continuo não sendo bolsonarista, mas não me arrependo de ter votado no Pai dos Filhos do Capitão há quatro anos.

Nessa eleição-2022, sabendo que os idosos representam mais de 20% da massa eleitoral, coisa assim de 35 milhões de eleitores, eu vou sair de casa para repetir meu voto, pela mesma razão de 2018.

05.

ELEIÇÃO 2022

Quem não é e nem quer ser ladrão, não vota em ladrão.

06.

O ALMANAQUE

Se o STF que é o STF arrepia, desvirtua e passa por cima da Constituição, então ninguém mais precisa respeitar uma Carta Magna que virou Almanaque de Curiosidades Jurídicas.

07.

DELITO

Pesquisa eleitoral no Brasil é delito: propaganda enganosa.

08.

BIZARRO

É bizarro, incrível, fantástico, extraordinário: o candidato que não tem povo e nem pode sair às ruas para não ser ‘ovacionado’, lidera as infalíveis pesquisas ‘científicas’ feitas por telefone.

09.

ENTREMENTES...

Sob a batuta do maestro bom cumpanhêro de Lul@lcapone, os casos de tortura na Venezuela subiram 148% ao correr do ano passado.

10.

CADÊ, CADÊ?!?

Bastou o PT assumir a presidência do Sindicato dos Jornalistas de Brasília para o Clube da Imprensa de Brasília sumir do mapa. Cadê o Clube de Imprensa de Brasília, cadê?!?

11 de mai. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 11/maio/22 – 4ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

 

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que neste 11 de maio, mas em 1958, o Brasil inteiro vestia luto pelo Maracanaço cometido pelo Uruguai que, naquela final da Copa do Mundo, meteu 2x1 no Selecionado Brasileiro que entrou de salto alto em campo e saiu em prantos do Maracanã.

 

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

 

ERA UMA VEZ... este glorioso dia 11 de maio, mas em 2017. Eis que, senão quando, de repente e não mais que de repente, eu editava por aqui, nestes mesmo espaços o que lhes relembro agora:

MORO DESCOBRIU: O RÉU ERA O METAMORFOSE AMBULANTE

E então, ontem, uma bela quarta-feira útil para quem trabalha, foi mais um dia de depoimentos para o juiz titular da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba e coordenador da Operação Lava-Jato.

Dessa feita foi a vez de Moro ter que ouvir Lulavagem – o primeiro ex-presidente do Brasil a ocupar o honroso cargo de réu num processo de corrupção e lavagem de dinheiro.

Luladino interpretou, durante quase cinco horas no incômodo banco dos réus, o personagem de sua preferência, o de Metamorfose Ambulante, como ele mesmo se autoproclama. Senão vejamos algumas de suas identidades:

O PATETA

Perguntado pelo juiz sobre o esquema de corrupção na Petrobras, Lulávaro estrelado disse que desconhecia. Pô, o cara era presidente da República, botava e mandava tirar quem ele queria lá dentro em toda e qualquer diretoria, indicava os conselheiros e ... ‘desconhecia’. Eis aí o Pateta.

O CRONISTA

Lulambança disse a horas tantas para Sérgio Moro que “a Justiça se submete à imprensa para prender pessoas na Operação”. Pronto, você acaba de dar de cara com o grande cronista político-social que existe dentro de Lulatroz. Esse tipo de réu merece mais que um blog; quem sabe um portal para depois, quando ele for presidente de novo, censurar até a si mesmo, com o seu projeto de “regulamentação e redemocratização da Internet”.

O ALVO MAIS IMPORTANTE

E Lulazarento disse e não mandou dizer para Sérgio Moro: “as pessoas citam meu nome para obter delação premiada”.

O TRANSPARENTE

Lulalá negou que tenha pedido a Léo Pinheiro, dono da OAS, para esconder provas contra ele. Tá, mas Lulazarão não disse em momento algum que não havia ou não há provas contra ele. Apenas insiste em dizer que elas não aparecem. E diz isso de um jeito que tenta mostrar o quanto ele é “transparente”.

O CANDIDATO

O réu afirmou lá pelo meio do depoimento que quer ser candidato de novo à Presidência da República. E demonstrou sua dureza de caráter quando não teve sequer a gentileza de convidar Sérgio Moro para ser seu vice na chapa.

O CASUAL

Lulastro disse que se encontrou com Renato Duque, mas que não foi nada daquilo que o Duque disse como delator premiado. Ah, bom. O encontro foi casual, tipo assim “coisas de sexta-feira” e olhe lá.

O COMPRADOR EXIGENTE

Lulalcoólico disse a Sérgio Moro que nunca teve intenção de adquirir o apartamento tríplex: Estava cheio de defeitos”. Quer dizer, se não fosse mais que “Três unidades do Minha Casa, Minha Vida, uma em cima da outra”, ou não precisasse de reformas, quem sabe lá...

O PERITO SENTIMENTAL

No meio da anticonfissão, Lulardiloso emitiu o laudo com a causa mortis de Dona Marisa Letícia: “uma das causas da morte de minha mulher foi a pressão que ela sofreu”. Teve o cuidado profissional de não dizer de quem e nem por que ela sofreu a tal pressão. Deixou a impressão de que perdeu a chance de acusar a Lava-Jato e o juiz.

O INCAUTO ACIDENTAL

Lulamoroso disse que não sabia que a OAS custeou a armazenagem de objetos do acervo da Presidência da República numa sala-cofre do Banco do Brasil. Aí, sob a ótica e a ética lulática, ele tá certo, pô... Lulavarento sempre achou que era tudo dele.

O TAL

E por enquanto é isso. Afinal de contas só agora a cantilena que revela boa parte do Metamorfose Ambulante está sendo vazada. De qualquer maneira, com isso que aí está, você pode chegar à velha dúvida atroz: Lulalienado, O Tal, tinha o domínio do fato?!?

EU, TORCEDOR FANÁTICO

De minha parte como torcedor fanático anti-Lul@lcapone, por tudo que ele representa para o destrambelho do meu País, Lulávido tinha de fato o domínio de todos os fatos. Mas isso é só o começo.

Isso é só o início do fim de apenas esse processo exclusivo sobre o tríplex do Guarujá. Outros quatro, falando de corrupção, falsidade ideológica, intermediação de negócios escusos, tráfico de influência internacional, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito estão por vir. Eis aí um porvir risonho.

Era eu e as torcidas do Flamengo e do Corinthians, juntas e misturadas, redondamente enganados. Olhaí só, por onde o Moro que não se encontra nem com ele mesmo, enquanto Lul@alcapone é candidato à represidência da República, com as costas largas cheias de anos de cadeia postos fora.

AH/VENTURAS DO GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

 

REPÚBLICA DOS CALAMARES

Vou contar pra vocês. E podem crer, pois a palavra desse Garanhão aqui não volta atrás; é mais de honra do que a palavra de qualquer delator premiado: a República dos Calamares surgiu das brumas, lá por 1964, Anos de Mercúrio Cromo, às margens de um rio no centro do Brasil, de onde se ouviu, sob uma estrela vermelha, um berro torturante: “Antes a morte que esse cheiro forte”!

Era o Papagaio do Araguaia, com Band-Aid no garrão, a reclamar da tortura a que o submetiam, porque gostava de viver perigosamente metendo o bico onde não era chamado, em furtivas empreitadas que não cheiravam bem.

De lá pra cá, há mais de oito anos já, a República dos Calamares se consolidou – chegou aos salões palacianos com a pompa e a circunstância de um gigantesco molusco à disposição da população faminta de pão e circo.

E a história da nação começou a ser reescrita. Mas com a mesma tinta e as mesmas velhas letras do coronelismo republicano e dos redentores generais. E percebe-se agora, saindo de um dó-de-peito, que o regime em exercício é o da farta distribuição de nacos de poder para as amizades rampeiras do Palácio.

Sabe-se que há um regime de dieta absoluta de prestígio e consideração para quem não prova nem aprova migalhas de frutos do mar e acha que lula é iguaria para ser posta em pratos limpos.

Por ora, dessa imensa fatia prometida para o esfaimado Merdosul, só se serve pão e circo nessa capital da América Latrina. E assim, sob a capa de uma democracia de gabinete, cheia de gaveteiros, se comprova que quem nasceu para calamar, jamais será um grande polvo.

Mensalão
Quando pela primeira vez na República dos Calamares se ouviu falar em propina para pombo-correio, já se sabia que a CPMI da Pizza por Sedex cairia na vala-comum das ceias mal digeridas. Mas, eis que de repente, transformou-se na polpuda Comissão PraLamentar do Mensalão. Waldomiro, companheiro de apartamento de Zé Dirceu, continua por aí. Dirceu, mais do que cair em tentação, caiu em desgraça.

Dizimão
Basta ver para crer. Há algo de podre no reino dos céusverdeamarelos. E nos céus do reino há certas notas pelo ar que a vã filosofia não sabe, nem quer cantar. Quando pegaram aquele pastor sentado, em pleno voo de carreira, em cima de um salva-vidas cheio de grana, logo se viu que era só um grande milagre: o dinheiro, enfim, cai do céu.

Cuecão
A República dos Calamares acabou com os pruridos de timidez dos velhos tempos e lançou, sem medo de ser feliz, a moda de andar com as calças na mão. A cueca é a peça fashion da política de preferência nacional. Apenas não esconde nada. Revela às escâncaras como é mesmo que a esperança consegue vencer o medo.

PONTOS A PONDERAR...

 

01.

DEBATE ZAROLHO

 

O debate está zarolho: as urnas eletrônicas até podem ser tidas e havidas como confiáveis, embora não sejam indevassáveis; o que não é confiável é o fiscal dos fiscais da contagem final dos votos. Quem dentre nós, vós, eles, confia no Boi Bodoso, no Fachinews, no Levianoswski, no Aleixandão?!? Isso aqui ô-ô...  é um pouquinho do Butão e Bangladesch.

 

02.

ELEIÇÃO 2022

 

O clima dessa eleição está cada vez mais com ares de anormalidade. Entre os aqui da terra e aqueles lá das alturas supremas há mistérios que a nossa vã filosofia não pode alcançar. E vai piorar.

 

03.

FALTOU POVO

 

E aí, o novo pai do marqueteirismo lulático marcou um evento ao ar livre para Lul@lcapone, lá em Contagem, nas Minas Gerais. Seria o ‘Voz Rouca’ nas ruas. E ele foi. O povo não foi. Lul@lcapone continua sendo um cara de sorte: escapou de ser ovacionado. Voltou pra casa desnorteado. Mas, não atomatado.

 

04.

QUE PESQUISA FOI ESSA?!?

 

E as pesquisas ‘científicas’ continuam. E devem continuar até às vésperas do outubro vermelho. É hoje, uma das mais insistentes peças de propaganda enganosa nessa campanha eleitoral que humilha os brasileiros com a candidatura de um presidiário que anda à solta, graças ao ‘poder moderador’ dos cortesãos da Corte das Togas.

 

Sob os auspícios da CNA as indagações feitas por telefone colheram a informação de que 68% dos entrevistados confiam nas urnas eletrônicas. Quer dizer que 32% ficaram entre o ‘sim’ e o ‘não sabem’.

 

Mas, pô! Que pesquisa é essa?!? Não perguntaram se os brasileiros confiam na contagem dos votos sob o controle de Fachinews e Aleixandão, sob o comando do Boi Bodoso...

 

Mas, tanto faz. Se perguntassem, a gente nunca ficaria sabendo para quem eles estariam perguntando. Ao fim e ao cabo, como todas as que foram feitas até aqui e as que serão feitas até às vésperas da boca-de-urna, elas não serão outra coisa do que senão propaganda enganosa.

 

05.

OS PERDULÁRIOS

 

Lá na Câmara deputativa, os gastos com a famigerada ‘cota parlamentar’ ultrapassaram meio bilhão de reais. Os mais perdulários dentre os perdulários habituais foram Jesus Sérgio (PDT) e Jessica Sales (MDB), ambos lá do Acre. Isso ficou parecendo uma gincana de penduricalhos entre os dois.

10 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 10/maio/22 – 2ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que a gurizada trocava Gibi e tirinhas do Tom Capacete por ingressos na porta dos cinemas.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Este 10 de maio, mas em 2019. Foi quando a gente se deu conta de que estava em curso o grande golpe e que eram os donos, os usurpadores da lei nesse país de resignados e distraídos súditos.

Começamos então a perceber que o grande golpe perpetrado no Brasil foi infiltrar o crime organizado nos pontos estratégicos de cada poder da República.

Bastou-nos começar a, mais do que perceber, contemplar a atuação das milícias na Esplanada dos Ministérios, no Congresso Nacional, nos principais tribunais do Judiciário e, fundamentalmente, veja como os milicianos se adonaram do STFake, a mais alta corte de Justiça do país e...do mundo.

E fomos vendo a pouco e pouco que, descaradamente, o Brasil era e continua sendo refém do Cartel dos Leguleios. A advocacia de resultados domina o império da impunidade. Essa advocacia mais do que sócia, tornou-se proprietária do crime legalizado.

Os maiores e melhores advogados são doutores em jurisprudências maquiavelicamente forjadas; eles são compadres dos mais poderosos juízes desse paraíso constitucional, onde o Direito formal é o carrasco do Direito moral.

Sabemos todos que a advocacia de resultados é a toga invisível que acoberta os milicianos que se disfarçam de ministros, deputados, senadores, juízes venais e arbitrários, advogados de aparente notório dissabor jurídico, freis, frades, pastores e milicianos inflados de autoridade colocados nos cargos mais estratégicos e poderosos dessa República Demoniocrática.

A trama é tão bem urdida, o golpe tem tanta aparência de perfeição que deputados, senadores, ministros, juízes e 'autoridades' civis, militares e eclesiásticas se dão ao desplante de acertar de vez em quando; uma vez que outra, só para iludir a sociedade incauta e distraída.

MORAL DESSA HISTÓRIA IMORAL DO BRASIL CONTEMPORÂNEO - Essa pandilha que se apropriou dos três Poderes e roubou as leis para seu próprio uso e abuso está pedindo pra levar um coturno nos fundilhos.

O GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

O FILHO DO TARZAN

A turma do Gordo Renato, meu amigo, meu irmão, meu camarada exultou quando ele lançou o “Cantinho do Gordo” ali na Galeria Zabaleta, na modernosa Pelotas, a Princesa do Sul.

Além de ser um ponto de encontro, era o lugar ideal para tomarem todas. Aos domingos o “Cantinho” não abria.

Sábado, porque era sábado, era o dia da gandaia. O atendimento ia até às duas da tarde e logo em seguida, eles se agrupavam e iam para mais uma churrascada na casa do Gordo, lá no Valverde, balneário a Praia do Laranjal. A lei era conversa, comida e bebida. Até cansar.

Naquele sábado, despojado da nobreza inerente a este seu Garanhão de Pelotas, eu estava lá e conto sempre que posso. Era um desses sábados, já noitinha, Camilo – um dos convivas de sempre, resolveu inovar.

Saiu pelas ruas de terra batida do florescente vilarejo praiano e encontrou uma árvore. Sem mais o que fazer, subiu até seus mais altos galhos. E de lá começou a cantar alto e bom som, uma canção que ninguém conhecia, nem ele mesmo.

Para seu azar, passou um guarda. Coisa rara naquelas redondezas, já naqueles velhos e bons tempos. Olhou Camilo e quis saber:

- Ei, o que você tá fazendo aí?

- Sou o filho do Tarzan, seu guarda. Como o Walter Haertel não me ensinou a gritar como ele gritar igualzinho ao Rei da Selva... tô cantando! Cantando, seu guarda.

O guarda não gostou nada da brincadeira e já foi mandando:

- Desce logo daí, ou eu vou te buscar!

Camilo obedeceu. Saiu dali e voltou para o grupo. Obrigou o Alemão Haertel a dar mais de 200 gritos de Tarzan, iguais ao que estava acostumado a soltar nas boates da cidade sempre que bebia umas, bem mais que outras.

Antes de aprender a gritar como Tarzan, o Rei das Selvas, Camilo pegou no sono.

MORAL DO GARANHÃO – Quem nasceu para animal social, jamais chegará a Rei das Selvas.

Ass: O Garanhão de Pelotas.

PONTOS A PONDERAR

01.

PERPÉTUA GRATIDÃO

Lul@lcaduco faz desbragada e escandalosamente campanha eleitoreira antecipada porque o TSE é composto e conduzido por seus perpetuamente agradecidos cortesãos do STF.

02.

DEUSES B RASILEIROS

Pacheco, o pusilânime esperto leguleio refém do Templo das Togas, onde rola e enrola o processo da tragédia de Brumadinho, coloca o Congresso de joelhos diante dos árbitros supremos do tribunal dos deuses brasileiros.

03.

FACHINEWS 2022

Na voz e na figura de Fachinews, o TSE, uma espécie de anexo circunscrito ao STF, rebateu e negou todas as sugestões – que carimbou como ‘opiniões’ das Forças Armadas.

A contribuição do grupo militar ‘convidado’ pelo próprio puxadinho do STF foi toda no sentido de ampliar a transparência no sistema de apuração das indevassáveis urnas eletrônicas.

Fachinews não explicou, em momento algum, como e por que o fiscal dos fiscais da apuração final é infalível.

E então, inda que mal pergunte: se o sistema de votação eletrônica é seguro, se as urnas são indevassáveis, se a contagem dos votos é exata e fidedigna, por que não explicar ao povo o que o povo quer saber?!?

04.

QUEM AVISA, AMIGO É...

Quando, num dia muito infeliz, aqueles que têm ‘fidelidade canina’ por Lul@moluscone da Silva abocanharem outra vez o governo desse país, eles voltarão a ladrar e deixar que ladrem até mais não poder.

05.

O BELO E O SENHOR DA GUERRA

Emanuel Macron, O Belo, banca a pitonisa: “Entrada da Ucrânia na União Europeia pode levar décadas”. Esse Macron é um pândego, ele pensa que a Ucrânia ainda existe e nem foi destruída e arrasada pelo magnânimo Senhor da Guerra, Vladimir Putin.

06.

ENTREMENTES

Leon Musk deixa o mundo virtual intrigado ao dizer que pode morrer ‘misteriosamente’. E todo mundo pensou logo que o alerta de Musk faz sentido, pois, o homem mais rico do mundo teria se tornado alvo do governo de Moscou por entregas da Starlink, empresa que provê internet, aos ucranianos. E Leon Musk pode ser o mais rico do mundo, mas o Vladimir Putin é, hoje, o mais brabo. Ou quase: em matéria de brabeza, nós temos aqui o Lul@lcaduco – o presidiário mais solto do mundo.

07.

HUMILHAÇÃO

Que humilhação para o povo brasileiro: cumprir a obrigação de votar numa eleição que tem como candidato a presidente da República um corrupto, lavador contumaz de dinheiro, condenado a mais de 20 anos de cadeia, hoje descondenado por seus pares e ímpares que vestem toga.

Ir às urnas ‘indevassáveis’, mesmo que seja para votar contra o cara que rouba e deixa roubar, é uma horripilante, uma vergonhosa, uma terrível e sinistra humilhação.

08.

AVISEM AO ALCKMIN

Alô, alô, correligionários do Alckmin: não existe o cargo de vice-presidiário nas cadeias brasileiras. Avisem ao Picolé de Chuchu que mais cedo ou mais tarde, a Justiça vai prender quem ‘voltou à cena do crime’.

09.

ELEIÇÃO 2022

Mesmo que, pela lei da longevidade, o voto para mim seja apenas um direito e não uma obrigação para os que não vivem já terceirizados, nesse outubro vermelho eu vou até lá, votar contra aquele que rouba e deixa roubar, investido pelo espírito de um torcedor do Atlético de Madrid: “Orgulloso de no ser como vosotros”.

10.

Sei lá, mas eu ainda guardo, com o mais benevolente rancor, a incrível ignorância de não entender como é que ainda não foi preso aqueles que soltaram, sob a batuta do maestro Fachinews, o Lul@lcapone da Silva – aquele que roubava e deixava roubar. Mas, pensando bem, talvez seja por isso mesmo – por roubar e deixar roubar – que ele tenha sido descondenado por pura troca de endereços dos tribunais que o mandaram para a cadeia.

11.

DESMEMORIADO

Deixem que eu lhes lembre: quando terminou seu segundo governo e Lul@lcapone da Silva passou o bastão e a chave dos cofres públicos e notórios para Dilmandioca Sapiens, ele prometeu solenemente: “Vou me dedicar a provar que o Mensalão nunca existiu”. Mas isso foi lá em janeiro de 2011, ele pode ter tudo, menos memória de Lulelefante. E o brasileiro pode ser esquecido, mas não é burro. Só desmemoriado.

12.

ELEIÇÃO 2022

O replay de Bolsonaro em 2023 virá pela quase tardia, mas hoje flagrante onda popular anticorrupção e anti Lul@lcaponista.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Saído da cadeia, pela gratidão dos seus afilhados que vestem toga, Lul@lcapone, aquele que não sai de casa para não ser ‘ovacionado’, aproveitou o tempo de reclusão voluntária para aprender a ler...

Viram só como ele leu direitinho, por mais de quarenta minutos, a oração de lançamento da sua pré-candidatura à represidência da República?!? Vai ver que estava tudo em letras garrafais.

9 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 09/maio/22 – 2ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que lugar de ladrão era na cadeia e não em palcos intramuros pregando peças para a diminuta plateia que não ovaciona. Naquelas priscas eras, a bandidagem ia já na primeira instância pagar suas penas, nas colônias penais agrícolas.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ... este mesmo país, neste dia 9 de maio, há 5 anos. Foi quando Gilmuar do Bacalhau, escancarou a bocarra para dizer aos jornalojistas filhos das pautas do Consórcio da Imprensa de Rebanho, famélica por grana pública que “os presos da Lava-Jato são reféns”.

E logo em seguida, ele sequestrou a Lava-Jato para a grande turma que veste toga.

O GARANHÃO DE PELOTAS

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

PORTEIRA DA MINHA PÁTRIA

Imagine aí, o mapa do Rio Grande do Sul. Pronto! É um enorme garrafão com o gargalo emborcado para o oceano Atlântico e com os fundos virados para o resto do resto do Brasil.

Tente agora destampá-lo com a mão. Aí...  Isso mesmo, você acaba de empurrar a rolha pra dentro.

Esqueça o garrafão. Pense no vinho. Sirva-se... Ah, essa rolha enjoada ficou no meio do caminho. Faz com que o líquido chegue saltitante às taças que você quer usar num brinde à liberdade, à alegria, às coisas boas da vida, ao jeito requintado de ir levando.

Esqueça o vinho; esqueça o garrafão; esqueça essa coisa aí de ir levando. Pode pegar mal. Pense no mapa do Rio Grande do Sul. Isso. É justamente ali, entre o estado gaúcho e o Atlântico que está aquela rolha chamada Pelotas - uma cidade atravessada na garganta do sul do Sul.

É por ali que, obrigatoriamente, tem que passar o conteúdo que escorre para o mar. E a recíproca é verdadeira, tudo que é e que vem do mar não enjoa. Para banhar o Brasil, se vier do oceano, só passa com o salvo-conduto e se a Princesa desarrolhar.

Pena que essa localização seja vista até agora pelos próprios filhos que a terra pariu apenas como um acidente geográfico. Ledo engano. É geopolítico.

Se como geopolítico tivesse o estratégico ponto sido olhado por bons olhos, desde os tempos das charqueadas, os pelotenses teriam sido os inventores do primeiro grande pedágio nacional: teriam construído ali, onde fizeram a Ponte do Retiro, uma porteira que seria aberta para quem quisesse passar...  Desde que pagassem e não bufassem.

E então com toda razão e melhor do que ninguém, os pelotenses seriam os pioneiros no uso e abuso da expressão popular pagando bem, que mal tem?!?

Antes e acima de tudo, Pelotas seria hoje o lídimo e próspero Distrito Federal de um país amigo chamado Brasil da Província de São Pedro. Melhor, mil vezes melhor, um pequeno país de São Pedro do que um incomensurável Brasil Jaburu Da Silva, desses que a gente tem que engolir.

A história brasileira só não se fez assim, porque a têmpera citadina não é separatista. Ainda bem. É assim que eu gosto dela. Pelotas continua a mesma, só um pouco mais velha.

É assim mesmo, do jeito que ela sempre foi, que eu a vejo como "uma pátria pequena que eu tenho no Sul". A bem da verdade, no Cone Sul do mundo.

Ass: O Garanhão de Pelotas.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O RECADO DA CIA

Segundo os filhos da pauta do Consórcio da Imprensa de Rebanho, a CIA “dá recado para Bolsonaro sobre a eleição no Brasil”. Era só o que faltava. O recado deve ser só para dizer que a CIA não soube o que fazer com a rapinagem do pleito que elegeu o par de vasos Joe Biden e Kamala Harris.

02.

ENTREMENTES...

Bolsonaro vai mesmo contratar auditoria internacional para a eleição do outubro vermelho. Não é que Bolsonaro não confie nem desconfie do sistema das urnas eletrônicas. Ou, até talvez ele confie que desconfia.

Mas, no duro e na batata, ele não confia, nem que o Boi Barroso tussa, é no fiscal que vai fiscalizar os fiscais que fiscalizam a contagem dos votos.

03.

NOSSAS FARSAS

Há muito tempo que no Brasil não se discute religião, política e futebol. Apenas disfarça-se as três farsas.

04.

A VOLTA

Do Lul@lcaduco, desde mais um palco iluminado intramuros, distante do povo que quer ovacioná-lo: “Vamos fazer a maior revolução pacífica da história”. E eis aí, então, a volta do que não foi, o ‘Lulinha, Paz e Amor’. Esse filme, a gente já viu. E não tem final feliz.

05.

A VOZ

A voz do Cara mete medo. Ela sai das profundezas das trevas, onde sua alma penada também não sai pra rua.

06.

A MALDIÇÃO QUE ANDA

Pois então, o Brasil já padeceu de Peste Bubônica, Varíola, Gripe Espanhola, Gripe Suína, a Peste Aviária, Dengue, Zikezira da Dilmandioca, tenta sair agora da Pandemia da Covid...

Mas a peste do Cólera ressurge, oriunda dos subterrâneos da politicalha: é o Molulascone, a Maldição que Anda, enviada pelo Belzebu assim que o Satanás ouviu dizer que Deus era brasileiro.

07.

BAZÓFIA DO XERIFÃO

“Não vamos nos intimidar”, bazofiou Aleixandão para o Consórcio da Imprensa de Rebanho, já com um pé na presidência dos trabalhos eleitorais de outubro vermelho

Ele se referia, ao que os jornalojistas consorciados chamaram de ‘ataques às urnas’. Na verdade, o tal ‘ataque às urnas’, é o exercício do pleno direito de querer absoluta transparência na realização do mais importante instrumento de consolidação de uma democracia.

A fanfarronice tipo ameaça foi feita no encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais – seja lá o que isso signifique - um dia depois de Bolsonaro declarar que o seu partido vai mesmo contratar empresa internacional para fazer auditoria independente nas eleições.

8 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 08/maio/22 – Domingo

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, mais do que escutar A Voz do Brasil, o brasileiro desinformado escutava o Mobral e pouco a pouco ia se formando e informando...

HISTÓRIAS DO BRASIL &/OU LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Esse Big Bang Brasil no dia 8 de maio de 2016. Foi então que Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, o arremedo sertanejo do Casal 20 da República, eram denunciados na hoje saudosa Operação Lava-Jato.

O par de vasos é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A boa notícia para eles foi que seriam julgados no especialíssimo foro privilegiado do Supremo Tribunal Federal - uma casa de amigos.

E hoje, todo mundo sabe que tudo deu no que deu: nove menos nove, noves fora, zero.

O GARANHÃO DE PELOTAS

Desfolhando os originais à margem da eterna revisão gráfica.

Ghostwriter: Sérgio AO Siqueira

E porque hoje é domingo e Dia das Mães, celebra-se aqui nestes espaços de outrora plena liberdade de expressão, o lançamento da pedra fundamental da revelação de algumas ah/venturas do seu criado, desobrigado, O Garanhão de Pelotas.

PERFIL

O Garanhão de Pelotas é um mistério que se desvenda em cada episódio.

Ele é médico e monstro; macho e fêmea, madeira de dar em doido, ancião, jovem transviado, nerd, rico, pobre, brasileiro, poliglota, cidadão do mundo...

É um farrista, perdulário e mão-de-vaca; jornalista, soldado, ator, locutor, cientista, oftalmo e oculista; enfermeiro e massagista, bom de cama e melhor de sono; notívago e madrugador, poeta, seresteiro, cantor e namorado.

Ele é capaz de ser pastor, bispo e o papa que se cuide; um Macunaíma requintado; amoral, imoral e moralista; polícia e bandido, prefeito, deputado, senador, governador, o escambau a quatro.

Nos seus melhores momentos, ele é advogado e consultor de negócios da coisa pública e da privada; poderoso chefão da República, chefete de pandilhas de sevandijas e, melhor do que isso, presidente de honra de centrais sindicais impelegáveis e de siglas partidárias inelegíveis e inteligíveis. 

É um pouco de todas as coisas e todas as pessoas e, quando não chega a tanto, aí então é só político e, por isso, narrador de feitos impossíveis e inimagináveis de serem concebidos sem pecado, original ou mortal.

O Garanhão de Pelotas é um desses sujeitos que não existem. Um cara do outro mundo!

PEDRA FUNDAMENTAL

Era para ter nascido uma mulher / Porém, nasci varão, ó que grande sina. / Garanhão não é pra quem deseja e quer / Seja por aqui, ou nos confins da China.

E assim, se revelou ao mundo bobo / que, na velha terra daqueles que comem / lobo, mesmo mau, não come lobo / mas o homem é, sim, o lobo do homem. 

Eu nasci em uma cidade honesta: / com pão e leite à soleira da porta. / Mas hoje, isto seria uma festa. / Favor não correr esse risco... nem morta!

A casa tinha porta e duas janelas / sempre abertas “para se ver o bonde” / que passava bem ali, na frente delas... / indo e vindo, sabe-se lá, pra onde.

Ah, verdureiro, padeiro e leiteiro: / a rotina daquelas antigas manhãs, / do amolador de facas e gaiteiro / e do balaieiro vendedor de maçãs.

Era tempo de ter o gás encanado / acho até que, um dia, cheguei a ver / Em certo entardecer encantado / aquele último lampião acender.

Nasci quando eclodiu a Grande Guerra / Mas eu cheguei já sem qualquer compromisso... / Desmentindo que bom cabrito não berra / Saltei e gritei: - Não tive nada com isso!

GHOSTWRITER – E, por hoje, deu pra sua bolinha. Amanhã, o Garanhão de Pelotas vem que vem com suas mirabolagens, até que lhe dê na telha e tome chá de sumiço.

PONTOS A PONDERAR...

01.

APARELHAMENTO

O Lul@lcaponismo quer porque quer a permanente estatização do país, não para fortalecer as raízes da Nação; quer porque quer a estatização porque quanto mais estatais tiver o Brasil, mais bocas-ricas, mais cabides de emprego, mais dinheiro e mais poder e controle social Lul@lcapone terá. Pátria e Petrobras serão Cosa Nostra.

02.

MULTIDÃO

Até o solene lançamento da pré-candidatura de Lul@lcapone da Silva à Presidência da República foi, não só em ambiente fechado, como também mostrado ao Brasil e ao mundo em ‘plano fechado’. Povo que é bom, Néris de pitibiribas.

Nem Chuchu de Picolé foi oferecido aos gatos pingados vorazes consumidores de pão com mortadela: Alckmin não foi à cena do crime. Alegados sintomas de Covid o impedem, tanto quanto a Lul@lcaduco, de ir às ruas ouvir a voz rouca do povo.

03.

TENTAÇÃO

Toda vez que escrevo Renan, não sinto nenhum cutupico; mas, sempre que junto Renan a Calheiros, sinto a tentação irresistível de escrever calhorda.

04.

LUL@LCAPONE

Ontem, no palco tão iluminado quanto vazio, do lançamento solene da recandidatura de Lul@lcapone, visivelmente Lul@lcaduco: “Dilma não cabe em um ministério! ”. Ah, vai ver que é só porque a pesadíssima Dilmandioca está muito gorda.

Ou, então é como o próprio Lul@lcaduco disse no mesmo palco de escassa plateia: “É mais que urgente resgatar a soberania do Brasil”.

Ora, quem não é bobo nem nada sabe que o mais urgente não é resgatar o que nunca se perdeu: urgente é resgatar o que os governos luladilmáticos roubaram e deixaram roubar.

05.

TORCEDORES FANÁTICOS

Bastou o Pai dos Filhos do Capitão dizer que “o País não aguenta mais reajuste de combustíveis”, para os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa de Rebanho, sequiosos por dividendos, virarem torcedores fanáticos da Petrobras, velha mãe-sem-teta aparelhada pelo Lul@moluscone – mistura de fruto do mar com Al Capone.