1 de abr. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 1º/Abril/22 – 6ª Feira

PONTOS A PONDERAR

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que a gente brincava de amarelinha, bolinha de gude, das cantigas de roda, de passa anel, de roda pião, de pipa... Mas, pô, a gente era criança; não era como hoje que todo mundo é gente grande.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... Aqui, no Brasil, onde todo dia é Dia 1º de Abril...  Logro pra quem é bobo!

ERA OUTRA VEZ... quando a gente se deu conta de que o logro dos brasileiros é um permanente 1° de Abril Ambulante.

É incrível como os brasileiros olham para Lul@lcapone e só enxergam o que ele diz a respeito dele mesmo: o salvador da pátria; o defensor dos pobres e oprimidos; o guerreiro semiaudaz que estuporou a ditadura militar e restaurou a democracia...

Epa, opa, peralá! O brasileiro é que ainda não notou, mas Lulavagem é a síndrome ambulante do avesso! Lula é o 1° de Abril Ambulante de todo esse tempo que decorreu desde que pulava as cercas das fábricas até subir a rampa dos palácios do poder.

Luladino é o ‘logro para quem é bobo’ o tempo todo. Luladravaz não é democrata nem aqui, nem em Caixa-Prego. Lulambança não defende; usa os pobres e oprimidos.

Lulávaro que se ostenta estrelado e solto não combateu a ditadura, bailou com ela. Lulazarão, não restaurou democracia nenhuma.

Lulavião Nasgavetas é o Putin que não fala russo; o Hitler que não fala alemão apenas é tão führer quanto ele, mas nem tão sanguinário assim, por enquanto. Mas é 'capaz de fazer o diabo' para chegar aonde quer chegar.

Lulatroz é um Mussolini que não gosta de jornalistas e não parla italiano; é um Pinochet, um Francisco Franco, um Fidel Castro que não sabe bulhufas de espanhol. Lulastro Cadente é todos esses déspotas, apenas sem a virulência explícita de cada um deles. A explícita!

É um ditador, digamos, domesticado. Doméstico; domesticado. Mais atualizado com a forma de implantar uma ditadura sem derramamento espalhafatoso de sangue. Lulazarento não pega em armas.

Lulamuriento, aliás, não pega nem em dinheiro. Lulalcoólatra não suja as mãos. Não as sujava nem nos tempos de breve metalúrgico. Quando sujou, doeu.

COALIZÃO POR APARELHAMENTO

Lulambisgoia não usa armas, nem tanques, nem canhões. Lulalarido usa a cabeçorra. Sua tática, embora gabola e zombeteira, corroeu as estruturas do Estado sem fazer ruído: ele a disfarçou de “estratégia de coalizão pela governabilidade”.

E implantou sim, a ditabranda no Brasil. Fomos todos, por uns tempos, escravos da ditadura de Lulalá e sua legião de adeptos de fidelidade canina que, se não latem, mordem e mordem muito. Olha, para que não se sintam ofendidos, troquem aqui nestas maltraçadas linhas, 'escravos' por 'submissos'.

Os brasileiros se distraíram e antes de se darem conta de que ‘coalizão’ é sinônimo de ‘aparelhamento’, já eram todos submissos, obedientes às tais e quais ‘instituições que estão funcionando’.

Lulastuto não deu um tiro. Que se saiba, não. Houve uns lá que outros, mas tudo tipo assim acidente de percurso. Ninguém poderia prever, por exemplo, o que aconteceria com Toninho do PT, ou com Celso Daniel, mortos por assaltantes de beira de estrada. Os tirinhos que Lulartilheiro deu, foram coisas fortuitas de La Vie en Rosemary.

Ninguém viu de 1985 pra cá, um tanque de guerra, um canhão dando tiro, derrubando paredes. Viu-se muita polícia de pacificação nas ruas, nos morros e favelas, mas isso é outra história, que se passou no Rio e Lulartilheiro, aparentemente, nem teve nada a ver com isso.

A ditadura do Lulatidor foi ditabranda, paulatina, à moda come-quieto. A estratégia do aparelhamento pela governabilidade foi implantada sem que fosse preciso dar um pontapé, um soco na cara, um tiro nas ventas, salvo horrorosas exceções, por causa dos blackbostas e dos mortadelas mercenários que gostavam de quebrar umas coisinhas aqui, outras ali.

A revolução de Lularápio não foi sangrenta. Ela foi, a bem da verdade, cheia de 'punhaladas nas costas'. Ele nos tornou uma nação de cumpridores alheios, meio que aéreos, das instituições, das leis usadas e abusadas pelos piores exemplares de parlamentares que já pisaram e continuam habitando o nosso Congresso Nacional.

Tornou-nos submissos aos piores e mais venais titulares de cortes, tribunais e cartórios judiciais, salvo honrosas exceções; aos piores e mais sórdidos e incompetentes moradores da Esplanada dos Ministérios.

Lulascado fez essa revolução comprando almas com dinheiro público, cargos, salários, jorrando petróleo por baixo dos panos; por cima do pré-sal; adoçando a boca de quem manobra com os cordéis da lei, da ordem e do progresso com mensalinhos, mensalões, petrolões. Combaliu as chamadas forças-vivas da nação.

E assim, com tantas almas sujas, Lulávaro Estrelado pôde ter a ousadia de jactar-se de ter a alma mais honesta desse país. Não deu um tiro, não botou tanques nem canhões na rua, só pão com mortadela e fez a sua revolução.

E nós aqui, distraídos, ficamos todos submissos às instituições que 'estão funcionando' do jeito e da maneira que faz bem a Lulambicioso e seu plano de poder; que faz bem a sua ditabranda.

Nós nos distraímos, mas Lula também dormiu no ponto. Quando acordou, um valor mais alto se alevantava. E foi então que passou a tomar um banho de Lava-Jato. Mas, deu a volta por cima, chamou no apito os servidores dos seus cargos de confiança na Magda Corte e inverteu os papéis, o bandido virou mocinho e os mocinhos são todos bandidos.

Hoje, Lul@lcapone é mais do que o presidiário mais solto da história desse país; é candidato eleito apenas em tempo de espera para implantar a sua ditadura sem explosões. E, para nós que estivemos tanto tempo distraídos pelo logro desse permanente 1° de Abril Ambulante, a volta ao governo que rouba e deixa roubar pode estar apenas começando.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O SALTO DE MORO

Depois daquele cara que eu vi despencando do 45º andar de um daqueles espigões de Camboriú, só apareceu mesmo o Sérgio Moro para ter uma queda tão vertiginosa quanto aquele indigitado pombo sem asa do balneário catarinense. Ele ontem pulou do Podemos para o tal de União Brasil. Ali, ao invés de ser candidato, vai ser mais um perdedor na modalidade salto com Vara da velha e falida República de Curitiba.

02.

ELEIÇÃO 2022

Então, estamos assim... Doria vai ser isso e aquilo; Bolsonaro vai que vai para a reeleição; e a Supremacia entogada já garantiu a volta exitosa daquel que rouba e deixa roubar.

03.

DIGA, SEM PESTANEJAR...

Quantos ex-presidentes na história desse país foram presos por que roubaram e deixaram roubar?!? E se você sabe, por favor, diga sem pestanejar o nome de cada um deles...

04.

NA TELA

A rádio que virou TV está pegando, dia a dia, o jeitinho brasileiro de fazer televisão. Está ficando - salvo horrorosas exceções - tão chata quanto as outras. Por enquanto ainda aparece tipo assim a ovelha negra da imprensa de rebanho.

05.

O ADEREÇO

E foi assim que a lâmpada apagou: Daniel Silveira foi até à PF, bateu ponto às 15 horas exatas, como Aleixandão mandou e saiu de lá manietado, conforme execução do tiranete da República, Aleixandão, o Fora-da-Lei.

E foi assim que a coisa então se deu: Aleixandão manietou o Congresso Nacional de cabo a rabo: 81 senadores e 513 deputados.

Mesmo virtuais, ainda que sem qualquer virtude, essas tornozeleiras pesam, humilham e aparecem muito mais do que o adereço de Daniel, O Rebelde, agora sem causa.

A propósito, Daniel Silveira colou uma foto de Aleixandão na sua tornozeleira. Deveria colar o enfeite na testa de Arthur Lira que se rebaixou e rebaixou a Câmara para o Putin caboclo.

06.

O TROCO DE PUTIN

Putin exige agora que a Europa pague o gás fornecido pela Rússia em rublos. É o troco do Aleixandão deles lá.

07.

CHANTAGEM & DEGREDADOS

A relação de subserviência do Congresso diante do STF é fruto de uma manjadíssima e escamoteada chantagem disfarçada de respeitosa convivência interdependente.

Se abrirem os processos de impeachment contra os cortesãos de Lul@lcapone, todos os muitos mais de 300 picaretas da Casa do Povo serão retirados do degredo na procrastinação perpétua que hoje gozam e transformados em réus na empoderada última instância.

08.

ELOGIO, POR ELOGIO...

Bolsonaro: “Moro é traíra e mentiroso”... Ah, se é para elogiar, então por que ele não chama Logo o Moro de Luiz Inácio?!?

09.

ELEIÇÃO 2022

Para outubro, todo mundo é candidato: Doria, Ciro, Bolsonaro... Mas, o TSE – Tribunal Sabido de Exceção, já sabe que aquele que rouba e deixa roubar nem precisa concorrer.

31 de mar. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 31/março/22 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que vacina mesmo era a ‘penicilina’ – curava tudo; curou até a Segunda Guerra Mundial.

 

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

 

ERA UMA VEZ...  Aqui no Brasil o dia 31 de Março de 2019. Faltava então, apenas, uma semana para a notável figura de ‘lenda urbana’ Lul@lcapone da Silva completar um ano de cadeia.

 

Mas, o tempo passa; o tempo voa e... O que rouba e deixa roubar continua numa boa.

 

PONTOS A PONDERAR...

 

01.

UM DIA DE FÚRIA

 

Ontem o paraíso dos deuses dos salteadores de colarinho branco viveu um dia de fúria à brasileira. Um verdadeiro Carnaval de alegorias i/legais e pândegas que serviu apenas para mostrar que Lei, nesse país, é o ‘Malido da Laínha’.

 

O ainda deputado Daniel Silveira– o Rebelde Sem Causa, depois de anunciar a outrora Casa do Povo como seu domicílio e residência, cedeu aos caprichos do execrável e singular Aleixandão e voltou para o doce aconchego do seu lar, admitindo usar tornozeleiras como adereço, até que ninguém mais conteste o poder arrogante e obsceno de Aleixandão, O Flagelo das Deidades que vestem toga.

 

02.

NÃO SE DISTRAIAM!

 

Nesse país de bilontras, servidores públicos, sem concurso, sem voto popular, usuários de meros cargos da confiança de Lul@lcapone, seu cão-tinhoso de guarda, usurparam o poder do Parlamento, ditando e ordenando como deve ser a eleição de outubro vermelho para 147,7 milhões de eleitores.

 

 

 

03.

OS CALOTEIROS

 

Lulanja, a namoradinha do Brasil da Silva, deve à Caixa Federal, ao condomínio em que morava quando não namorava Lulanticristo e ao Leão desdentado da Receita, a micharia de R$ 220 mil.

 

Uma merreca que, trocada em miúdos, seria igual ao salário-mínimo de mais de 200 mil trabalhadores brasileiros.

 

Já o instituto que rouba o nome do seu namorido, o Pai dos Pobres, deve às burras públicas, a merreca de R$ 18 milhões.

 

E, então, antes que você diga qualquer coisa, os leguleios luláticos de plantão, já dão o devido troco aos brasileiros de boa índole: “Caloteiro é a mãe! ”.

 

04.

O DIA DE FÚRIA CABOCLO

Vamos por partes, tipo assim o Jack Estripador:

 

O FROUXO - Arthur Lira, o presidente de plantão, desafinou: reduziu a Casa do Povo, a um salão de festas quando pediu humildemente que “o STF resolva o impasse com Daniel Silveira” e bafejou com ares de grande soberania que “o plenário da Câmara é inviolável”. Epa, como assim “o plenário é inviolável”?!? E o resto é o resto?!? Tá homenzinho bem frouxo, esse!

 

O VICE – Marcelo Ramos, vice-presidente da Câmara: “O plenário da Câmara é inviolável”. Isso não é vice de ninguém nem de nada; isso é um reles papagaio.

 

O PLURAL – Por mais que se esforce, Moraes não consegue ser singular. Fosse singular e não plural, chamar-se-ia (epa!) Alexandre de Moral. Aí, também, já é querer demais.

 

CÚMPLICE – Todo oficial de Justiça, delegado ou mensageiro que obedece a uma ordem inconstitucional é cúmplice. E deixa sinais de que há uma formação de quadrilha. Mas isso, só no caso de obediência a uma inconstitucionalidade.

 

O INVENTOR – Ao deixar Daniel, O Rebelde, meio preso e meio solto, Aleixandão criou a figura do deputado mais-ou-menos. Hoje, Daniel é mais ou menos deputado.

 

A HOSPEDARIA – Ao bafejar que “o plenário da Câmara é inviolável”, Arthur Lira reduziu a Casa do Povo a um salão de festas: o plenário virou a hospedaria dos perseguidos pelos homens da lei que são foras-da-lei.

 

EPÍTETO – Aleixandão, o Despachante Amoral.

 

ZOÓN POLITIKON – Arthur Lira, mais que omisso, um desossado político. Um animal social invertebrado.

 

SURPREEESA! – E eis então que, de olho na multa diária de R$ 15 mil pela desobediência, imposta pelo ardiloso perseguidor, Daniel Silveira junta seus trapos e volta de malas, bagagens e até o travesseiro, para sua casa, seu lar doce lar, admitindo até usar a tal tornozeleira.

 

E lá se vai para debaixo da toga alcandorada de Aleixandão, o único rebelde que surgiu das brumas que emanam do antro de muitos mais do que os 300 picaretas que Lulameleque dedurou quando saiu da Câmara para  tomar de inopino e de assalto o Palácio do Planalto, em janeiro de 2003.

 

DATA E LOCAL - Diante da rebeldia de Daniel Silveira, Aleixandão mandou Lira ‘dar data e local’ para cumprir sua decisão de entornozelar o mais ou menos deputado rebelde de Bolso. Quer dizer, Aleixandão parece até patrão do Lira. Se eu fosse o presidente da Casa, determinaria servil e diligentemente a data de ontem e, como ‘local’, o plenário da Câmara. Simples assim.

 

ENTREMENTES... – Rosa Weber, clone intelectual de Dilmandioca Sapiens, com aquela carinha de peça íntima com fios capilares laqueados, contrariou os pareceres da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, mantendo viva e acesa a chama do inquérito contra Bolsonaro por interferência nos quadros funcionais do Ministério da Justiça dos tempos de Sérgio Moro. Rosa, dos cabelos de Hiroshima, mais do que ministra, é ‘cientista’.

 

05.

MESA DE BAR

 

Ontem, em mais um ‘evento’ intramuros e com meia dúzia de gatos pingados, Lul@lcapone palpitou esbaforido e bafejante sobre a guerra na Ucrânia: “No Brasil, a guerra seria resolvida numa mesa de bar”. Faz sentido... e com ele caindo de bêbado.

 

06.

LULAMALEQUE

 

Lulamaleque, é o ‘Rei Magnífico’ dos cortesãos, seus subalternos acomodados em cargos de confiança na mais alta e inatingível Corte de Justiça Cega desse país de cordeiros de deuses com pés de barro que roubam e deixam roubar.

 

Lulamaleque é a versão atual do velho e expedito Amaleque, chefe de uma tribo Idomeia que, na capa de descendentes de Esaú, abocanhava territórios de outras tribos pelos arredores de Jerusalém.

 

07.

DORIA, O DESISTENTE

 

Dizem os profetas do acontecido: “Doria teria desistido de concorrer à Presidência da República”. O ninho tucano está em polvorosa. Vem aí, o Guri de Pelotas. E eis, então, que o Brasil está salvo. Salvo, pelo golpe da Supremacia das Togas que já consagrou a volta daquele que rouba e deixa roubar.

29 de mar. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 29/março/22 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que nada era mais chocante nas relações sociais do que se ver um ‘brotinho legal’ usando minissaia; mas logo tudo melhorou, quando Brigite Bardot estrelou o chocante ‘estrondo’ de bilheteria “Et Dieu...Créa la Femme”...

HISTÓRIAS DOBASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Uma arapuca mundial denominada NOM – NOVA ORDEM MUNDIAL

Não brinquem nem se distraiam com a Rússia e a China e, tampouco, morram de amores pelos Estados Unidos do Joe Biden e da Kamala Harris...

Eles estão tentando dar o golpe no mundo, como o golpe que os cortesãos da Magda Corte e do Tribunal Superior de Exceção, servidores de cargos de confiança do Lul@lcapone, estão aplicando aqui no Brasil.  

Os bandalhos não se contentam mais em acabar com a liberdade de expressão; querem agora – e já começaram o golpe – controlar a liberdade de crença e até do pensamento da humanidade.

Aqui, um dos empecilhos ao estabelecimento do controle social é a Web Mídia, daí a patrulha implacável do Consórcio Mercenário da Imprensa de Rebanho.

Não se distraiam! Eles querem ser a NOM – Nova Ordem Mundial. Isso quer dizer que na teoria das relações internacionais, a expressão "Nova Ordem Mundial" é uma ameaça que tem sido utilizada como um novo período no pensamento político. Na realidade, a coisa quer dizer mesmo é uma perniciosa e ameaçadora governança global.

 

O termo Nova Ordem Mundial, NOM esconde um movimento conspiratório de certas poderosas elites políticas e governos que já começaram a implantar um governo mundial totalitário.

Um empoderado grupo de organização secreta conspira para governar o mundo por meio de um governo mundial autoritário — que vem substituindo os Estados de nações outrora soberanas — sob o manto canalha de que se trata do progresso da História.

Mudanças recorrentes e significativas na política e nas finanças são orquestradas por uma pandilha abusadamente influente que opera no sistema de instrumentos estatais e organizações não-governamentais de fachada. Aparelhos de persuasão. Simples assim.

Não se distraiam!  Eles estão aí, na base de eventos tanto históricos quanto atuais que servem de base para o plano contínuo de conseguir dominar o mundo através de reuniões políticas secretas e processos de tomada de decisão. Esses eventos orquestrados por essa torpe elite mundial de Anticristos vêm servindo como um gatilho para que a própria população mundial se conforme e aceite essa Ordem.

E assim, infundindo o medo de um novo Armagedom - eles vêm se infiltrando na cultura popular.

Aqui, no Brasil, o Anticristo dessa Nova ordem Mundial à brasileira, atende pelo codinome de Lul@lcapone e a teoria da conspiração já começa a ser praticada pelos seguidores daquele que rouba e deixa roubar.

Não se distraiam! Está vindo por aí o controle social, a manipulação das três grandes falsas verdades de uma verdadeira democracia: a liberdade de crença; a liberdade de expressão e a liberdade de... pensamento. Eles querem até pensar por nós!

PONTOS A PONDERAR...

01.

ELEIÇÃO 2022

Avisem ao gosmento Ciro Gomos que, mesmo com o renascimento do Guri de Pelotas, não existe 3ª Via. Os golpistas da Magda Corte e do Tribunal de Exceção Eleitoral, já decidiram que aquele que rouba e deixa roubar é a única via de regra.

02.

LULLAPALOUKOS

Aglomeração de Lullapaloukos pela volta da gandaia da Lei Rouanet.

03.

O GOVERNANTE

No mesmo dia, na mesma hora em que o ministro da Educação pediu o boné, para ‘provar sua inocência e voltar ao governo’, o general Silva e Luna ganhou o bilhete azul na Petrobras. E assim, até parece que o Capitão começou a governar.

04.

O OSCAR

A cinematográfica cerimônia de entrega do Oscar é uma aglomeração de lacradores ‘mascarados’ que fazem de tudo – dos tapas aos beijos – para serem mais notáveis que o próprio troféu. É só uma coisa antiga que hoje não tem a menor importância.

05.

O ÔNUS DA PROVA

Ao dizer que está saindo para ‘provar sua inocência’, o evangelical Milton Ribeiro, ministro da Educação, mostra apenas que é um abestado: bolas, quem acusa é quem tem o ônus da prova. E na ‘presunção de inocência’, não vai nada?!? De qualquer maneira, esse ‘cidadão acima de qualquer suspeita’, não deixa saudade.

06.

PROIBIDO PROIBIR

Bolsonaro ‘ordena’ que o PL retire a ação contra o Lullapalooza, aquele festival de metais pesados e manifestações de órfãos da Lei Rouanet, ao custo mínimo de R$ 2 mil o ingresso. Bolsonaro mostra assim que para ele, ao contrário de Lul@alcapone que quer ‘regular a Internet’, é proibido proibir.

07.

APOCALÍPTICO

Na sua permanente investidura de profeta do Apocalipse, Lul@lcapone bradou ontem que “se eleito, vou nomear Cristiano Zanin e Carol Proner, para as duas vagas que vão abrir no STF”. Cristiano Zanin, é o seu advogado de cabeceira; Carol, é a mulher de Chico Buarque, seu cumpanhêro que já não canta mais seu canto de outrora, o tal de “Chama o ladrão! Chama o ladrão!”.

08.

O RELÓGIO

Lul@lcapone se distraiu e apareceu, cercado de guarda-costas, num rápido evento público, ostentando um relógio de R$ 80 mil no pulso da sua mão mais famosa.

O que causa espanto nem é o relógio custar essa grana toda; o que chama a atenção mesmo é o expedito líder das piores massas encefálicas não saber que relógio, hoje, é um inútil e ofensivo adorno de ostentação. O mostrador do relógio de Lul@lcapone apenas mostrou quem é o Pai dos Pobres. O melhor mesmo é a gente não dar nem as horas para impostores como ele.

28 de mar. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 28/março/22 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo anterior ao Zé Sarney, Marimbondo de Fogo, em que se fazia negócio e se mantinha a palavra de honra no fio do bigode.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... o Garanhão de Pelotas que, há muito tempo já, estava em um dos seus recantos do mundo, troncho de melancolia, desabafava sem afetação: “Que triste vida seria a minha se eu fosse alguém sem saudade”.

E mais não disse. Apenas ficou na sua enorme solidão. Com as suas três secretárias-executáveis, é bom que se diga.

PONTOS A PONDERAR...

01.

LULLAPALULA

Anitta, teu curação palpita!

02.

TRANSARARA

É um pássaro?!? É um avião?!? É uma bicha das sedas?!? É uma trans-arara?!?... É Pabllo Vittar.

03.

A VARIANTE

Se, conforme a ‘ciência’, a Ômicron entra pela ‘porta dos fundos’, então troque a máscara pela camisinha.

04.

DESFRALDANDO O JOVEM ELEITORADO

O TSE pula o muro e força a barra mais uma vez: intensifica a campanha para estimular o voto dos jovens. Isso não é estimular é arrebanhar.

Na verdade, a campanha é tendenciosa: o quarteto fantástico do Tribunal Superior de Exceção - Frachin, Aleixandão, Bodoso & Levianowski - sabe muito bem que o brasileirinho de 16 anos hoje usava fraldas durante os governos que roubavam e deixavam roubar.

05.

ELEIÇÃO 2022

Do Messias: “É a luta do Bem contra o Mal”.

06.

LULLAPALOOSA

Do desconjuntado Fresno, desrespeitando o TSE: “Fora, Bolsonaro!”... E agora TSE, entre prender ou multar o Fresno, ou enfiar a toga entre as pernas, vai fazer na mão e botar fora?!?

07.

NÃO SE DISTRAIA

O Consórcio da Imprensa de Rebanho é liderado pelo O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, Extra(!?), G1, UOL & aderências similares do antigo e putrefato 4º Poder. A guerra é contra a Web Mídia que acabou com aquela balela de ’governo invisível’, máquina avassaladora de controle social.