25 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 25/Set/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que ‘it da moda’ em Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul, o principal na moda era a moda de A Principal.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Neste fim de semana tô com vontade de ir lá na Praça dos Três Poderes e gritar “viva a liberdade de expressão!” diante daquela estátua sentada com uma venda nos olhos e uma espada no colo. Pode ser que a Anistia Internacional, parta pra cima do A Lei Xandão. Se não... Pô, me ajude aí, ô! (Acho que vou ficar só na vontade).

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... o velho e surrado e muito bem explorado Brasil daquele esplendoroso março de 1998. Lularanja madura era apenas pré-candidato do PT velho de guerra à Presidência da República dos Calamares.

Lularanjão, meio pê da vida reclamou para os jornalojistas filhos da pauta que sempre o bajularam para colher bons frutos que já não estava mais aguentando a discriminação que sofria quando se metia de pato a ganso e ia a restaurantes caros:

“Não tem coisa pior que ser pobre e famoso. Na próxima encarnação, quero ser rico e anônimo”.

Pois, nem foi preciso bater as botas. O marqueteiro baiano Duda Mendonça, num passe de mágica, realizou o desejo do já furungador metido a mais rico Pai dos Pobres das histórias do Brasil.

Meteu o Lularanjão embaixo do braço e o levou a um dos mais ricos restaurantes do Rio de Janeiro que ainda continuava lindo. E foi aquele abraço: brindaram à vida com um Romanée-Conti, vinhozinho francês, cuja garrafa naquelas priscas eras custava 6 mil reais.

Pelo visto, o Pai dos Pobres gostou daquela boa idéia. Tanto é que, anos depois, quando transferiu seus pertences, naquela mudança de 11 caminhões com trastes e besteirinhas de somenos importância, de Brasília para São Paulo, deu uma paradinha em Atibaia.

E foi ali que deixou ao deusdará naquele sítio que não é de ninguém, uma adega de fazer inveja a qualquer Baco ou outro semideus desses metidos a gostar de empinar umas cangibrinas.

Desde que foi flagrado com a boca na botija, Lularanja jura por tudo quanto é mais sagrado e ‘por essa luz que me alumia’ que é abstêmio, não fuma e não joga. Mas, de vez em quando, ele mente.

PONTOS A PONDERAR...

01 – NEM PRECISA MAIS – Augusto Aras, na cerimônia de retomada do cargo de mandalete do Pai dos Filhos do Capitão na PGR: “ Caneta não será instrumento de peleja política ou perseguição”.

Nem precisa, depois que ele fechou a tampa do caixão da Operação lava-Jato, já fez o estrago que tinha que nunca deveria ter feito.

Hoje, o arremedo de Lava-Jato, anda à cata da bandidagem chinelona, enquanto os togados pernas-abaixo e os bandidos de colarinho branco, andam por aí, livres, leves, soltos. E des/governando o país.

02 – OS INVIÁVEIS – Os inviáveis para 2022, são uma redundância, una e indivisível: PT e Luladino da Silva. Um é unha, o outro é carne. Um é o outro e o outro é o um. Nem um, nem outro têm a menor chance, a não ser aquela que ganharam de mão-beijada dos seus afilhados que vestem toga.

03 – CUSPARADA NA JUSTIÇA - A pandilha da Câmara dos Deputados, consagrada Casa dos mais de 300 picaretas já está aprovando blindagem a leguleios, juízes e promotores.

Eles acham que não nada e acham que é pouco os advogados, por leguleios ou espertalhões que o sejam , não terem que explicar a origem dos seus ganhos milionários tidos como ‘honorários advocatícios’. Para nós aqui da planície, só isso já é como uma cusparada daquelas do Jean Wyllys e do Zé do Breu na Justiça. E com ranço de escorbuto.

04 – ENTREMENTES – No Brasil dos bodosos entogados, dos jornalojistas filhos da pauta do Consórcio e dos imorais da CPI do Covil, ninguém mais morre de gripe. Tudo é Covid-19. A vacinação virou fascinação.

05 – TODO MUNDO SOLTO - O Lulavagem andando por aí, livre, leve e solto como se desse país a mais honesta alma fosse, não é nada. O que já nem causa mais espanto nem estranheza alguma é que os entogados pernas-abaixo que o libertaram não estejam presos.

06 – FIQUEM... - De janeiro a julho deste glorioso ano de 2021 foram registrados 12.470 acidentes de trânsito no Brasil. Pô, cadê a campanha “Fiquem na garagem”?!?

07 – HABEMUS ARAS – Pronto, deu-se a cerimônia de reposse de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República. Tá, então o Pai dos Filhos do Capitão que não venha se queixar amanhã ou depois. Aras, o mensageiro fiel, tem mais dois anos para sedimentar sua escalada ao topo de sua carreira: uma cadeira na STF - Supremacia Togada Feudal.

08 – TUDO GENTE BOA - A Anistia Internacional depois do discurso de Bolsonaro na ONU, responsabiliza o governo do Capitão por pelo menos um quarto das quase 600 mil mortes por Covid-19 contabilizadas no Brasil. A Anistia Internacional foi alimentada neste caso pelos honoráveis parlapatões da CPI do Covil do Barroso.

E aproveitando a brecha, devo lembrar que essa tal Anistia Internacionalm foi fundada em 1961 pelo advogado britânico Peter Benenson, na sequência de uma notícia publicada no ano anterior pelo jornal Daily Telegraph sobre a condenação de dois jovens estudantes portugueses a sete anos de prisão por gritarem "viva a liberdade" numa esplanada no centro de Lisboa durante o regime de Salazar.

Pois, esta mesma gloriosa organização não deu um pio, não moveu uma palha, diante do desatino de A Lei Xandão que, arrepiando a Constitução, mandou e está mandando prender e arrebentar jornalistas, deputados e quem quer que se atreva a gritar “viva a liberdade de expressão”. Tudo gente boa. E rançosa.

09 – QUADRILHAS DO PIX – Roubo de Pix é o it da moda. Bolas, é pobre roubando pobre. Essa cretinalha está perdendo um fortuna. Se assaltassem os caros colegas lá na Esplanada dos Ministérios, essa pandilha já estaria podre de rica.

10 – DE TIRAR O CHAPÉU - Essa da Anistia Internacional depois do discurso de Bolsonaro na ONU é de se tirar o chapéu para o PT e seus asseclas: quase conseguiram fazer da ONU uma ONG.

11 – QUEM AVISA, AMIGO É - Eu bem que tentei avisar ao Sérgio Moro para que ele tirasse o Lulavagem da Silva lá daquela hotelaria da PF em Curitiba e o mandasse para uma kitinete na Papuda. Olha só no que deu... Lulavagem é mocinho, Moro é bandido.

12 – CPI DO COVIL – A pandilha da CPI do Covil do Barroso se esforça para retomar a credibilidade perdida. Pô, basta que saiam à cata da honestidade.

13 – PONTO 13. APARA 13 É DELE – Lulavagem não vai mais a feiras, exposições, festas populares, à padaria da esquina. Ele descobriu que é assim, livre de tomates e ovações que ele sobe nas pesquisas.

14 – ART. 142 – Uma coisa é desejar a volta dos militares; outra coisa é os militares desejarem a volta. Hoje, tudo é possível. Inclusive, nada.

24 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 24/Set/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que nem havia o Restaurante das Cucas, hoje parada obrigatória para tirar água do joelho de quem vai do extremo sul do Sul nos rumos da Capital. Naquele tempo, a grande atração era fazer a ousada travessia na romântica balsa que virou a prática e prestativa barca do Guaíba.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

E  se o Sérgio Moro prestasse um novo concurso público para voltar a ser juiz de direito?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... a Vara de Sérgio Moro. Ficava na República de Curitiba, terror da bandidagem de toga, de colarinho branco e das zelites.

Corria a primavera de 2015 quando eis que de repente e senão quando, com uma goleada de 8 x 2, o Supremo Talibã Feudal decidiu tirar o processo que investigava a então senadora Gleisi HoHoHoffmann, da relatoria de Teori Zavascki.

Assim foi que o caso da Bonequinha de Luxo foi tirado das mãos do ainda juiz Sergio Moro. Os ministreis resolveram encaminhar as provas contra a Perereca Pálida para a relatoria do ministro Dias Toffolião.

Desse jeito mesmo eles determinaram o desmembramento do processo. Tradução: estavam enviando a investigação dos demais envolvidos para a Justiça de São Paulo, onde aconteceu o crime, e não mais para a Justiça do Paraná.

E aquele foi o primeiro fatiamento das investigações da Operação Lava-Jato, contrariando o Ministério Público e esvaziando poderes do então eficaz e justo juiz Sérgio Moro. A decisão abriu a porteira para o boi passar. E por onde passou o boi passou e passa até hoje uma boiada.

E foi assim que aquela Corte de Levianowski começou a tirar das mãos de Teori Zavascki e de Sérgio Moro, que comandavam as investigações, todos os casos ligados à operação que não tinham conexão direta com os desvios na Petrobras.

Quer dizer, tiraram de Moro o que nunca foi dele. Se na Vara dele Gleise ficasse, decerto, os brasileiros teriam o selo de garantia de um julgamento justo e merecido.

Como de sua Vara não ficou sendo, então ficou tudo como até agora está na base do seja lá o que Deus quiser. O que Ele quiser e o que querem também os mancomunados com o crime organizado que tomou de assalto aquele governo e tomou para si o próprio Estado.

PONTOS A PONDERAR...

01 –  SUPREMOS BANDOLEIROS - Todo entogado pernas-abaixo que tira bandido da cadeia deveria ir para a cadeia.

02 – ELEIÇÃO 2022 – Não é previsão é premonição: na eleição de 2022 será eleito presidente aquele que, por rejeição popular aos demais concorrentes, já é presidente.

03 – A CHAVE - Lulavagem da Silva candidato em 2022 é o PT insistindo em ficar com a chave da cadeia.

04 – NÃO SE DISTRAIA - Lá pela primavera de 2016, quando ainda existia a Operação Lava-Jato, maior instrumento de combate à corrupção da história desse país, o então juiz Sérgio Moro cometeu um dos seus maiores erros: determinou a análise dos bens de Luladino da Silva, o mais rico Pai dos Pobres de todos os tempos.

Foi pura perda de tempo. Bolas, o Lulavagem não tem bens... Só males.

05 – ATÉ À MISSA DAS DEZ – Millôr Fernandes já dizia: a memória do brasileiro vai só até à Missa das 10... E o Brasil já se esqueceu de que o primeiro grande delator dessa grande nau de insensatos foi Paulo Roberto Costa – aquele que era ‘Paulinho’ para Luladino da Silva e sua pandilha de sevandijas.

O singelo ‘Paulinho’ apresentou provas concretas contra 37 malfeitores daquela turma braba que tomou de assalto a Petrobras. Desses 37, nada menos de 11 eram senadores em pleno gozo do cargo que tomaram de assalto. O cargo sempre foi deles; o gozo sempre foi com com a nossa cara.

06 – QUEIROGA EM NY - Com Covid, o vacinado Queiroga trocará o hotel de luxo por um outro mais barato em Nova Iorque. O anúncio é do zeloso Ministério da Saúde.

07 –  MORO, O JUIZ - Residente e domiciliado nos Estados Unidos, Sérgio Moro chega hoje ao Brasil. Vem rever familiares e amigos e bater um papo assim gosotos com alguém sobre uma eventual candidatura a alguma coisa – de presidente a senador; de senador a deputado; ou de nem isso e nem aquilo.

De minha parte, acho que Moro deveria candidatar-se ao governo do Paraná. Ali ele teria tempo, inclusive, para submeter-se a um concurso para a Magistratura e voltar a ser juiz de direito, outra vez, que é o que melhor ele sabe ser e fazer.

08 – BOULOS FECAIS, PRESIDENTE - Pois, não é nada, não é nada, não é nada mesmo. Uma pandilha bem-mandada do MTST, liderado por Guilherme Boulos Fecais, invadiram nesta quinta-feira a sede da Bolsa de Valores brasileira, em São Paulo. A missão era de protesto contra o desemprego, a inflação e a fome.

Os mesmos gatos pingados de sempre levaram barracas para acampar no aprazível  local, além de faixas e cartazes com chamadas tipo assim: “Sua ação financia nossa miséria”, “Tá tudo caro e a culpa é do Bolsonaro”, “Brasil tem 42 novos bilionários enquanto 19 milhões passam fome”, “Tem gente ficando rica com a nossa fome”.

Quer dizer, Boulos Fecais disparou sua campanha rumo à candidatura a Presidente do Brasil, em 2022. País que tem Renan Calhorda como chefe-de-redação do tal Consórcio da Imprensa Marrom, não pode esperar nada melhor.

09 -  MENOR CUSTO BRASIL - Investimento em infraestrutura de transportes pode chegar a R$ 238 bilhões até 2022. Os recursos privados garantirão a expansão e a melhoria de ferrovias, rodovias, aeroportos e portos e a redução do Custo Brasil.

Mas isso, os jornalojistas filhos das pautas do Consórcio da Imprensa Mercenária não dizem, nem que a Dilmandioca Tussa, ou o Sapo Barbudo coaxe.

23 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 23/Set/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os triciclos se chamavam velocípedes e a criançada, ao cair da tarde, já de banho tomado ia andar de bicicletinhas de três rodas nas calçadas, onde as comadres da quadra se encadeiravam para tricotar e ver o bonde passar.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Pois me deu na telha que aqueles tanques passearam e passaram em brancas nuvens pela Esplanada, prontamente devolvida aos outra vez destemidos detratores do governo do Capitão. Os olhos esbugalhados acima das máscaras, voltaram a denunciar aquela descontração no olhar que denuncia o alívio de quem estava com o coração na boca e o imba, ocaso do corpo apertando.

MINHAS HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... O cara menos instruído com a alma mais honesta desse planeta. Vamos recordar o seu jeito hilário de dizer asneiras. Reconto aqui, três de suas burridades de enorme esperteza:

01 – Pois era uma vez, um 18 de julho de 2007, quando prensado pelo tema ‘lavanderia’ no instituto que lhe rouba o nome, Lulavagem saiu-se airosamente desviando o assunto para outras bandas:

“A elite brasileira, que saía do Sul para tomar conta da borracha no Amazonas, mandava lavar roupa em Paris. Eram seis meses para ir e voltar. Imagine o cidadãoficar esperando uma cueca seis meses... E naquele tempo era ceroula”. Com tanta roupa para lavar, ele não conseguiu tirar a cueca da cabeça...

02 – Era outra vez... Ele, sempre ele, num encontro com atletas paraolímpicos, naquele dezembro de 2003. Sei disso porque eu estava lá, como assessor de imprensa da delegação que iria para o Parapan-Americano de Mar del Plata, na Argh!entina.

Pois, na falta do que dizer, o cara fez graça: “Estou com dor no pé, mas não posso nem mancar. A imprensa vai dizer que é porque estou numj encontro com os cumpanhêros portadores de deficiência”. Ninguém riu. Também, ninguém estranhou.

03. Era uma vez, outra vez mais... Em 2002, às vésperas de assumir a Presidência da República, em janeiro de 2003, ele foi provocado a responder se tinha experiência para governar o Brasil.

Foi tão sem compostura como sempre: “Esse negócio de experiência, sabe o que me lembra? O Mandela. Sabe qual era a experiência do Mandela? 27 anos de cadeia”. Quer dizer, Luladino estava completamente despreparado, porque ainda não tinha curtido um só dia de cadeia até então.

PONTOS A PONDERAR

01 – GRATIDÃO – Gratidão no Judiciário é o sentimento de servilismo que se abriga sob uma toga. Imagine só, quando essa gratidão é suprema...

02 – PANDEMIA - Nada melhor para os cabras das pestes do que um povo com medo.

03 – CRUZAMENTO Assim como depois do ataque às torres gêmeas, Nova Iorque nunca mais foi a mesma; assim é que a cara do mundo nunca mais será a mesma depois dessa pandemia que veio de Wuhan, lá detrás da Grande Muralha com feitio de Coronavírus.

Todo animal social, de todos os sexos, agora usa máscara na face para não ser desmascarado como o produto final do cruzamento de um morcego com a vaca amarela..

04 – FILHOS DA PAUTA – Para o jornalojismo filho da pauta do Consórcio da Imprensa Marrom, o que vale é a pauta antes de tudo; a linha editorial com fronteira e a manchete como notícia pra cima de todos.

O jornalojismo consorciado é meticuloso, claro e exato na desinformação; só não é conciso quando desinforma na forma que deforma.

05 – O EDITOR-CHEFE - Pobre jornalojismo filho das pautas ditadas por Renan Calhorda, editor-chefe das redações do Consórcio da Im prensa Mercenária – G1, Globo, Extra, Estadão, Folha de S. Paulo, UOL e redes derivadas.

06 – INDA QUE MAL PERGUNTE - Quem é o elucubrador do ‘grande golpe’, o Capitão eleito com quase 58 milhões de votos, ou os entogados pernas-abaixo escolhidos a dedo pela pior safra de presidentes da História do Brasil?!?

07 – QUEM TEM MEDO DO STF?!? – Sei lá. Mas eu, tu, ele, nós, vós, eles temos sobradas razões para tremer que nem vara verde diante da hodierna sigla STF - Supremas Togas Feudais.

Desde que conquistaram um bloco de concreto armado lá no Congresso, eles predominam e imperam acima do bem e do mal e por sobre os três poderes constituídos que são quatro: Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Desde então, os togados pernas-abaixo deixaram de ser uma força oculta, um governo invisível agindo por baixo dos panos, para ser um governo de fato a torto e direito, à sombra das togas que usam como um uno, indivisível e sacrossanto manto das leis. Das suas leis; das leis deles, lá.

08 – PENSANDO BEM – Só quem pode dar um fim nas peraltices antidemocráticas da Supremacia Dos Togados Pernas-Abaixo é o Senado. Só que não. O Supremo já tem base parlamentar no Congresso. Não me perguntem como foi que eles chegaram a tanto. É um tanto quanto desagradável. E até meio arriscado.

09 – OS ACUMULADORES – É um time completinho, sem reservas nem nada, de acumuladores compulsivos de aberrações jurídicas.

Fizeram de tudo e mais um pouco para se livrarem de Moro, o Fantasma da Ópera Bufa que é a Justiça nesse pais de condenados à dolorosa cômoda e indefectível pena de procrastinação perpétua.

Quando o mocinho virou bandido, os colecionistas entogados pernas-abaixo fizeram de tudo e mais um pouco ainda, para tirar da cadeia o mais perigoso e pernicioso delinquente, lixo humano que roubou e deixou robar às escâncaras.

Os acumuladores entogados pernas-abaixo, fizeram tudo isso, muito mais e estão fazendo hoje tudo, tudo e mais um pouco aqui e agora para colocar de novo o seu bandido favorito no Palácio do Planalto para que volte tudo a ser como dantes no quartel de Abrantes e no Inferno de Dante.

10 – INDA QUE MAL PERGUNTE – Qual, ou quais, ou quantos entogados pernas-abaixo têm tudo para ser a réplica mais que perfeita daquela Geni em que o Chico Buraco mandava jogar bosta?!?

11 – QUANDO?!? - Quando é que lula deixa de ser um fruto do mar para ser um jabuti?!?

12 – NÃO SE DISTRAIA – Barroso fica só mais um pouco na posse e no uso fruto da Tribo Superior Eleitoral. Daqui a pouco entra o Frachin no seu trono, mas nem esquenta os fundilhos e passa a bola para A Lei Xandão que vai comandar o circoíto eleitoral em 2022.

13 – PONTO 13. A PARADA 13 É DELE – Não se distraia! Naquele 8 de março de 2004, discursando no Dia da Mulher, Lulavagem da Silva mostrou toda a sua pureza de alma honesta pra burro: “Minha mãe nasceu analfabeta”. Ele deve ter nascido poliglota, deveria chamar-se Polidoro...

14 – ENTREMENTES... – Em mais uma de suas manjadas ‘reviravoltas’ a nobilíssima Casa dos mais de 300 picaretas, apresentou a quarta versão da anunciada reforma administrativa.

O novo parecer, sob análise da comissão especialúissima de reformadores retirou a regra que acabava com as férias superiores a 30 dias para magistrados e membros (Epa!) do Ministério Público.

O relatório mantém a cretina possibilidade de aposentadoria compulsória como forma de punição para esses brasileiros mais brasileiros que todo mundo.

Resumo da opereta: fica tudo como está em matéria de privilégios para juízes e promotores. Reforma feita por essa pandilha de sevandijas, não é reforma é ultimato. Desse mato só sai cachorro.

15 – SEMIPRESIDENCIALISMO – Pois, agora, renascendo das cinzas e ressurgindo das brumas, vem o Michel das Docas Temer, proclamar que “a adoção do semipresidencialismo seria a grande reforma política”. Ah, tá. E ele, ou o Gilmuar Menduendes, seriam ótimos semipresidentes.

21 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 21/set/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que motorista de carro-de-praça lá em Pelotas, minha pátria pequena que deixei no Sul, era ‘chofêr’ que, se não sabia ‘guiar’ direito fazia bagunça no trânsito e armava um tremendo bafafá.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Se eu fosse o Bolsonaro aproveitava a boa vontade dos caras da ONU e tomava uma injeção anti-rábica lá em Nova Iorque mesmo e acabava com essa onda de rebeldia heroica: como a picadura seria por lá, eu não estaria furando a fila e nem me vacinando antes que ‘o último brasileiro fosse vacinado’. Só com um detalhezinho: não tomaria vacina nesse ônibus posto à disposição na frente do edifício da ONU pelo prefeito de NY. O cara não é de confiança.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ... Lá pelos idos de setembro de 2013, quando vocês me abriram os seus braços e eu lhes abri meu coração. O que lhes contei então, conto agora. Sem tirar uma linha, sem botar uma vírgula... Vambora nesse remelexo de baú:

Não fui daqueles moleques de usar bodoque nos folguedos tirados pelas redondezas de casa, fora do horário de colégio. Nunca matei um passarinho na vida. Nem sequer fui de tratar "Bem-te-vi a soco" em momentos de solidão infanto-juvenil.

Fui daqueles brigões de pátio da escola, nos tempos de ginásio que saía do berro e do papo para o sopapo de mão aberta e espírito desarmado.

Da adolescência para a maioridade nunca peguei numa arma daquelas que o Zé Dirceu disse que usava na sua biografia bem armada e muito menos me meti a chegar perto daquele arsenal que correligionários garantem que Dilmandioca Vana escondia embaixo da cama quando dormiu com a democracia e acordou com a ditadura. Não estranhe a imagem; ela sempre teve aquele jeitão meio endurecido de ser e fazer as coisas.

Aos 18 anos cumpri o serviço militar obrigatório. Foi quando peguei um mosquetão Mauser, principal atração da Segunda Grande Guerra.

No compulsório treinamento de tiro ao alvo, com medo de ficar atirando até aprender a mirar direito, caprichei tanto que alcancei a melhor nota do treinamento e virei, de repente, o melhor atirador daquela turma do 2° Batalhão do 9° Regimento de Infantaria.

Escalaram-me para representar o quartel da ‘minha’ Região Militar, numa competição nacional do Exército, em Santa Maria da Boca do Monte. Foi quando banquei o Zé Genoíno: aleguei que estava doente. Fui dispensado da prova e peguei uma semana de ‘Enfermaria’.

De lá pra cá, nunca mais peguei em armas. Sou briguento no trânsito até hoje, mas em política uso apenas o voto como instrumento bélico... E, devo confessar: os meus textos e o meu berro. São as armas que carrego e descarrego à toda hora. E, não é lá muito raro, costumo acertar na mosca. Se me chamarem para qualquer competição, dessa vez eu vou. Não é mole, nem muito digno, bancar o Genoíno. Ninguém aguenta; acho que nem ele.

Em todo caso, esses prolegômenos todos, são apenas para dizer que sou um anarquista meia-boca, mais revoltado do que rebelde. Jamais daria a "minha vida por um ideal", muito menos pela Minha Casa Minha Vida, nem pela Casa Verde-Amarela ou coisas quetais. Bolas, carambolas, o que seria do meu ideal comigo morto?!?

Então não me convidem para sair por aí de máscara na cara, meio black bloc, com paus e pedras nas mãos, ou com a metralhadora que Dirceu e Dilmandioca Vana deixaram no paiol de suas histórias de guerrilhas carimbadas. Pôhaaa! Eu não sou eles!

Sei que a situação é de lascar. Está ficando insuportável; não dá mais para aturar esse Estado esculhambado, essa patifaria imune e impune. Sei que ninguém aguenta mais essa esbórnia, essa mixórdia com cara de uma das mais esculachadas democracias do planeta; com o jeito da mais brasileira bagunça republicana. Eu sei, você sabe, nós sabemos que eles estão pedindo pra levar.

Eles estão pedindo, mas eu me recuso a aderir à chamada luta armada. Não sou como eles. Para mim, os fins não justificam os seus meios e muito menos os seus inteiros. Simples assim.

Eles pegarem em armas - hoje eu tenho absoluta certeza - para acabar com a ditadura e colocar uma novinha em folha no seu lugar. Um ditadura disfarçada de democracia; mais simpática, mais esperta, mais cínica e perniciosa. Um ditadura bem igualzinha a esta que estamos vivendo.

E então, para iniciar uma revolução - revolucionar é preciso! - não há que pegar-se em armas, posto que os comandantes de hoje são civis que mandam e comandam militares. O meio mais seguro de nos livrarmos dessa pandilha de depredadores do patrimônio público e do Estado brasileiro é - ainda que pareça difícil - suprimir com os motivos que os tornaram donos desse País: poder e riqueza.

Sem a brutalidade das armas, apenas com a firmeza do nosso repúdio a todos os atos desses proprietários indébitos do nosso País, a gente pode trazer o Brasil de volta ao povo bom e capaz de endurecer-se sem perder a ternura.

Cuspam nas bolsas famílias, nas cestas básicas distribuídas por malfeitores condenados por achaque aos cofres públicos; recusem casas de papelão; exijam saúde para eles no padrão que o povo tem no SUS e para nós o atendimento à la Sírio-Libanês e Albert Einsten; não saiam para seus trabalhos nos transportes coletivos sucateados; digam para os bandidos assaltarem os palácios e não as nossas casas...

Exijam qualidade de vida, igualdade social de verdade; recusem esmolas; não se deixem flagrar ao lado deles; não os convidem para nada; não frequentem os bares, restaurantes, cinemas que eles frequentam; não comprem carros usados deles; não paguem impostos para eles desfrutarem; não aceitem dinheiro e nem emprego deles que é tudo quanto eles têm para oferecer... Não votem neles!

Faça logo essa revolução que já é tardia. Cometa essa loucura revolucionária com sua vontade inabalável de querer reinstituir a virtude nesse Brasil.

Embora eu me revele aqui um sonhador, um idealista incurável, espero que essa revolução pacífica que tem a pretensão de que os homens sejam bons e a sociedade livre, moderada, igualitária, generosa e justa, acabe provocando nos brasileiros de boa vontade o desejo de prender e arrebentar a todos esses donos dos três Poderes constituídos, do instituído 4° Poder e do mais pernicioso e letal de todos eles, o governo invisível que hoje já não consegue mais se esconder.

Assim de espíritos armados e mãos abanando votos rasgados, se há de provar que uma revolução não precisa de armas, mas também não se faz com água de rosas. E assim é que 2022 está aí. E você aí... E daí?!?

PONTOS A PONDERAR...

01 – Os luláticos não cabem em si de contentamento: o tal de ‘Fique em Casa!’ levou à quebradeira e ao fechamento de quase 600 mil empresas. A bandidagem não deixou governar, por um minuto sequer, aquele que não rouba e não deixa roubar. Essa canalhada unida, jamais será vencida.

02 – COVIDÃO – Wilson Lima, governador do Amazonas virou réu por roubalheira geral dos fundos de combate à pandemia. E a tal CPI do Covil finge que não vê o Covidão.

03 – CPI DO COVIL DE BARROSO – Isso não é mais do que um arrastão na na ética, na moral e na dignidade do povo brasileiro. Não tem um ficha-limpa na escalação dessa bandalheira que saiu do gabinete maléfico do Bodoso Togado Pernas-Abaixo.

04 – CENSURA PRÉVIA - Não sou contra, nem a favor, muito pelo contrário e vice-versa com relação a Paulo Freyre. Só não podemos agora, graças aos arrepiadores da Constituição, exercitar o direito à livre manifestação de pensamento e expressão se essa manifestação for contrária à imagem do ídolo dos intelectualoides entre glacês e caviares.

05 – CHINESA DERRUBA A BOLSA - Temor por calote da chinesa Evergrande faz Bolsa cair 2,33%; dólar chega a R$ 5,33. Esta é quinta queda consecutiva do Ibovespa e o menor patamar desde 23 de novembro de 2020, quando atingiu 107.378,92 pontos; moeda americana subiu 0,93%.

A notícia é a versão que está nas entrelinhas: o chineses já estão ficando com cara de tigrão ocidental. E a tal de Evergrande não é tão grande assim.

06 – LEILÃO 2022 - Fusão que aglomera o DEM e o PSL acaba de criar uma ‘superbancada’ na Casa dos mais de 300 picaretas e mira a Presidência em 2022. Agora é só uma questão de saber quem dá mais.

07 – EUFORIA JORNALOJÍSTICA - Os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê, está em polvorosa lá em Nova Iorque: descobriu que, por falta de vacina, Bolsonaro entrou pelos fundos no hotel em que também está hospedado o vacinado Joe Biden. E delirou mais ainda, ao ver que, pela mesma razão, Bolsonaro e seu séquito comeram pizza nas calçadas da Cidade que Não Dorme.

08 – ELEIÇÕES 2022 - Você ainda não entendeu que, além de ser um abobado, precisa ser pobre para seu voto custar barato?!?

09 – UMA COISA, OUTRA COISA - Nessa pandemia, por fora nossos erros não têm cura; por dentro, não têm remédio. Pela 3ª via das dúvidas, vacinar é preciso. Em todo caso vacinação é uma coisa, fascinação é outra.

10 – INDA QUE MAL PERGUNTE: No seu modo de ver as coisas do jeito que elas são, quem é o Burro da Magda Corte?!?

11 – A FARSA CONTINUA, CUMPANHÊROS - Para Lulambança, o Mensalão era uma farsa; o Petrolão era uma farsa; o impeachment era uma farsa... Para Luladino, só o Luladravaz não é uma farsa.

12 – O SUPER-HERÓI - Essa chamada ‘postura’* antivacina de Bolsonaro, diz a imprensa marrom-glacê, está repercutindo na imprensa estrangeira. Se insistirem muito, vão acabar transformando o herói brasileiro num super-herói interplanetário.

(*) – Postura – Pô, postura é de galinha...

13 – PONTO 13. A PARADA 13 É DELE - Do Garanhão de Pelotas: “O Lula foi um pobre que fez voto de riqueza”.


19 de set. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª edição – 19/set/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que me exibia para as gurias da alta roda, tomando Gim Sauer nos bailes do Comercial, do Diamantinos e do Caixeral, em Pelotas – minha pátria pequena que tenho no Sul.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Pois, ainda ontem eu me surpreendi pensando, assim só por pensar: como é que ainda estão soltos os gatopardos que soltaram o Lulavagem da Silva?!? E aí então me dei conta de que desde que o PT conquistou a maioria no Supremo que o Direito Formal estraçalha o Direito Moral. Eles ‘são de lei’, gente boa, uns caras legais, né não?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ... Esse mesmo Brasil feliz da vida que ainda hoje dá bola para as pesquisas científicas do Datafolha, como há precisamente 7 anos, acreditou nesse mesmo instituto de engambelação popular que hoje escrachina o presidente da República e glorifica aquele que rouba e deixa roubar...

 

Pois, o Datafolha, em 19 de setembro de 2014 garantiu que, se a eleição fosse naquele dia, Maria Morena seria eleita a president@ do Brasil. E ainda detalhava tim- tim por tim-tim como seria no primeiro turno: Dilmandioca 37% x 30% Marina Morena.

 

Como Aécio Neves teria 17% devotos, eles despejaria sua carga de cavaleiro ligeiro, nas urnas indevassáveis de Marina Morena. Com isso – segundo o infalível Datafolha, Marina Morena meteria 46% a 42% na Dilmandioca Sapiens que ficaria a catar vento pro resto da vida.

 

E então, comme d’habitude, viu-se que o Datafolha uma vez mais não acertou: esperou a boca-de-urna e consertou.

 

PONTOS A PONDERAR...

 

01 – A TAL INTERVENÇÃO - Ei você aí que só pensa naquilo, acorde! Se os militares ganhassem o mesmo que você ganha por mês dando duro 8 horas por dia, de segundas a sextas-feiras, nada ficaria para depois nem mesmo o tal Art. 142 da Consitutição-Cidadã...

 

02 – QUE PAÍS É ESSE?!? – Que país é esse que é governado por 11 apóstolos de togas emprestadas pelos semideuses plantonistas da pior pandilha de presidentes que uma República pode suportar?!? Pois, é o mesmo país que se deixa alarmar por uma CPI constituída por Azar Omiz, Renan Calhorda, Fotto Alencar, Randolfulano de Tal e Beto Sanguessuga Ambulante, fora o alho. Pois, é o mesmo país que atura o jornalojismo filho da pauta do Consórcio da Imprensa Marrom e ainda repercute e quase que acredita no Datafolha.

 

03 -  ELEIÇÃO 2022 – Não vote em quem fugiu da Lava-Jato. São o que roubaram e deixaram roubar.

 

04 – NÃO SE DISTRAIA! – O brasileiro, antes de tudo, é um crédulo. Sempre que tem eleição e aparece um candidato novo com mentiras velhas, ele acredita um pouquinho por algum tempo, menos um pouquinho por muito tempo, até que se desengana o tempo todo.

 

05 – INDA QUE MAL PERGUNTE – Você acredita mais na Supremacia dos Togados Pernas-Abaixo, na Casa dos mais de 300 picaretas, ou no Datafolhagem?!?

 

06 – ELEIÇÃO 2022 - Os gays estão para Eduardo Leite, assim como os evangélicos sempre estiveram para Bolsonaro.

07 – LIBERDADE, LIBERDADE – E eis que, uma vez mais, as asas da liberdade se abriram sobre nós... Atendendo ao insistente pedido da PGR, A Lei Xandão cantou ‘El Sombrero’: mandou prender mais um perigoso suspeito de ‘organizar atos violentos’ para o terrivelmente bolsonarista 7 de Setembro. Trata-se de Márcio Giovani Nique; ele está preso preventivamente em Santa Catarina.

Deve ficar por lá o tempo suficiente para sair de muletas ou em cadeira de rodas por aí afora. O cara andou extrapolando. Nas redes sociais: Nique propagava ameaças contra A Lei Xandão e outros apóstolos da Supremacia das Togas Feudais.

Em uma live, o maluco Nique garganteou, dias atrás, que “um empresário grande está oferecendo uma grana federal que vai sair pela cabeça de Alexandre de Moraes, vivo ou morto”. Quer dizer, o cara despertou os mais recôndidos e primitivos instintos em Aras, o Augusto procurador-geral. E assim é que quem procura, encontra.

Mesmo entrando no mérito da questão, não se deve esquecer que a notícia é a versão que está nas entrelinhas. E entre uma linha e outra, um parágrafo e outro, o que nos deixa de pelos em pé, é aquele sorrisinho satisfeito do A Lei Xandão.

08 – CASSARAM O BOCA ABERTA - A Câmara acatou a decisão do TSE e cassou o mandato do deputado Boca Aberta. Isso para o Boca Aberta já está virando rotina. Em 2017 ele teve seu mandato de vereador cassado pela Câmara Municipal de Londrina, no paraná. Pelas mesmas razões de agora: vituperação e diarreia verbal. Enfim, ele vai acabar sabendo que, em boca fechada não entra mosca.

09 – HÁ ALGO DE PODRE – Há algo de podre no reino do Datafolhagem: trocam a voz rouca das ruas pelo tilintar do telefone.

10 – E O BRASIL DÁ OUVIDOS – Mais uma de Renan, o Calhorda relator da CPI do Covil de Barroso: “Queiroga é também, um fracasso; um Pazuello de jaleco”. Renan nem se dá conta de que é um Fernandinho Beira-Mar que anda solto.

11 – UROLOGIA SIMPLES – O vereador carioca, Carlos Bolsonaro, filho do Capitão, quer proibir atletas trans em competições do sexo biológico oposto. Projeto entregue pelo vereador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro prevê multa de R$ 10 mil e revogação da licença de quem não cumprir determinação. Pô, não há nada nisso aí que um bom teste de próstata não resolva.