19 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR...



01.
ESTADO DE CALAMIDADE

Quando a democracia é demais, é bem como aquela antiga propaganda da Shell: excede. Aqui no Brasil, até para decretar estado de calamidade o governo tem que beijar a mão do Congresso. E olha só que Congresso a gente vem aturando... Em todo caso, como somos todos iguais perante o coronavírus, o Congresso deixou essa medida passar. Agora o governo pode usar a grana sem fazer licitação.

02.
COITADO
Davi Alcoolúgubre está com coronavírus. Coitado... do coronavírus.

03.
PRECONCEITO
E eu que era todo bobo com os meus 80 anos. Agora me olham na rua com cara de espanto e se afastam como seu eu fosse o próprio coroavírus ambulante. Pronto já não somos todos iguais perante os  perigos dessa grande aventura que é a vida.

04.
AQUELE ABRAÇO

Aqui em Brasília, os supermercados e os shoppings mais resistentes já estão adotando horário e atendimento especial para os idosos. Não querem perder a freguesia de jeito nenhum. Não me presto para essas coisas.

Vou que vou a qualquer dia, a qualquer hora, a qualquer lugar. Quem quiser que se afaste. E ai de quem tossir ou espirrar na minha direção... Dou-lhe um abraço daqueles tão contagiantes, que a gente jamais esquece.

05.
ENXUGAMENTO DA MÁQUINA
Com essa coisa de votação virtual, universidade a distância, compras e tudo mais por aplicativos, vai ficar provado que as tais instituições que ‘’estão funcionando’’, não têm a menor necessidade de ser. Com meia dúzia de telemarqueteiros, o problema da máquina pública brasileira estará resolvido.

06.
MELHOR SEM ELES
Foi preciso um coronavírus para botar a máquina pública de quarentena e mostrar ao Brasil que o aparelho do Estado funciona muito melhor quando seus aspones não aparecem para trabalhar.

07.
UMA EXCEÇÃO
Os megalômanos do Supremo vão dar expediente em casa. Só de 15 em 15 se reunirão na sede nacional das desigualdades sociais. E não duvidem que nem isso essa pandilha detentora de duradouros cargos de confiança se disponha a cumprir. Em casos normais do aparelho estatal, ninguém notaria qualquer diferença. Mas, nesse caso, a gente abre uma exceção: é que com a sua ausência a Justiça menos tarda e menos falha.

08.
IMPOSSÍVEL
Já começou a gandaia: nove em cada dez cidades do país não têm leito de UTI e ‘exportam’ pacientes para a vizinha mais próxima. É o velho jeitinho brasileiro. Há países muito difíceis de governar. O Brasil é impossível.

09.
AGORA VAI
Tá ficando bom. Ministros e o presidente do Senado contraíram o coronavírus. Por isso, mais que depressa, decretaram estado de calamidade. Agora vai.

10.
ENTREMENTES...
A Polícia Federal disse ao STF que Aécio Neves abocanhou nada menos do que R$ 65 milhões em propina. E aí, Gilmuar e seus golden boys se espantaram e levaram a papelada para fazer a lição de casa. Mas é como se espanta o singelo Aécio: “Essa PF não pega coronavírus não, uai?!?’’.

11.
PANELAÇO NA GLOBO
Aquele negócio de a TV Globo fazer chamadas para o tal panelaço contra Bolsonaro, é mais que natural. Bolsonaro é o coronavírus da Globo. E os paneleiros dos exércitos ‘bons de briga’ do Stédile, da Gleisi, HaHaHaddad, Lulavírus garantiriam alguns segundos da sintonia que há dois dias se mandou para as telas da CNN que também é outra que o trem não pega. Bolsonaro deu um panelaço na Globo.

12.
30 DINHEIROS
Os profetas do Apocalipse, diante daquela coletiva mascarada de Bolsonaro e seus dez ministros, trombeteiam que ‘’agora talvez seja tarde para reagir’’... Besteira, nessa democracia de gaveteiros nunca é tarde demais para amar... Basta Bolsonaro sair distribuindo trinta dinheiros para os muitos mais de 300 picaretas do Congresso Nacional e para as redes da esgotosfera, como faziam os presidentes desde Sarney até anteontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário