26 de fev. de 2019

01. 
ESCAPEI DOS APEDEUTAS, OU: PROFESSOR TEM QUE SABER E ENSINAR

Em 1951, aos 12 anos de idade, entrei no Gonzaga - ''colégio dos padres'' e dos coxinhas daqueles bons tempos de mortadela pra todo mundo. 

Imagem relacionada
Salteei as aulas de Admissão ao Ginásio e, além de Geografia, Matemática, História Geral e do Brasil, fui aprender com os ''irmãos lassalistas'' no Curso Ginasial, um catatau de línguas vivas: Português, Espanhol, Inglês, Francês... 

Nas línguas mortas dei Latim e escapei por pouco do Grego, ou do Aramaico, sei lá. Escapei dos apedeutas. 


Hoje, não gaste seu português castiço para falar com os professores dos seus filhos; eles não sabem o ''O'' que é redondo. 

Na sua esmagadora maioria, são todos ''contratados'' sem qualquer grau e por qualquer número para dissertar sobre... gênero. E os valores fundamentais do ensino e da educação que se explodam. 

O que eles teriam para dizer nas suas aulas está tudo nos movimentos sociais da esgotosfera. E foi assim que os gênios iletrados e apedeutas que nos têm governado decretaram que ''ninguém mais seja reprovado nos educandários nacionais''. 

É assim que esses mestres da iniquidade vêm formando profissionais de notória desqualificação em todas as áreas da atividade humana - salvo horrorosas exceções. 

Nunca antes na história desse país tivemos tantos doutores, tantos mestres, com tamanho despreparo e tão enorme inconsequência e irresponsabilidade.


RODAPÉ - Ah sim... Antes que me esqueça. Estudei então, nos melhores e mais, digamos, seletos educandários daqueles velhos tempos de Getúlio Vargas, dono do Rio Grande do Sul e do coração dos brasileiros. 

Toda manhã, de segundas a sextas-feira, antes das aulas, em obediência ao badalar da sineta de bronze da Capela gonzagueana, entrávamos em fila no pátio do colégio e cantávamos o Hino Nacional. Ah, sim... 

Na primeira aula do dia, fosse qual fosse a matéria, o professor puxava um Pai Nosso e três Ave-Marias. E quem não se comportasse direito, copiava 10 vezes o regulamento do colégio. E tem mais: o desfile nas paradas do Dia 7 de Setembro, era compulsório.

SCRIPTUM POST - As aulas de ''ginástica'' eram obrigatórias. Infrequentes, viravam repetentes. Às quartas e sábados, tinha futebol na ''Chácara dos Padres''. Foi lá que aprendi a fazer pelo menos dois gols por partida. Ser da Banda, era coisa de livre escolha. Hoje, a ''Educação Física'' é opcional. O que era gazeta pra turma ''caçar passarinho'' à base do bodoque, hoje é opção pra puxar um fumo a reboque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário