14 de jul. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
MEMÓRIA CURTA

Pois então, a gente espera que Paulo Guedes cumpra o que prometeu se a reforma da Previdência virasse uma ''reforminha''. 

Ah, se você não sabe o que foi que ele prometeu, então você é daqueles que merecem viver num país de fácil manipulação porque tem memória curta. Esquece as ofensas e leva desaforo pra casa. 

02.
ESPERTALHÕES
Não se deixe engambelar por esses espertalhões travestidos de políticos que tomaram de assalto o palácio Nereu Ramos, vulgo Congresso Nacional, eles só justificam seus mandatos quando são apanhados em flagrante.

03.
OS ARTISTAS
Esses políticos - da quinquiesmilésima, quingentésima septuagésima cidadezinha lá bem no olho do Cone Sul do mundo, até à esfuziante Brasília, resumo da imaginação sociopatológica do híbrido Juscelmeyer, são todos uns artistas. Arte para eles é astúcia, artimanha, tapeação.


04.
DEJETÓRIO NACIONAL

Quando, por razões inarredáveis, me permito o desaforo de ir ao Palácio Nereu Ramos, codinome do Congresso Nacional, custo muito a voltar pra casa. Só depois de uma boa mesa de mar, para afogar as mágoas é que me recolho ao aconchego do lar. 

É que desde criancinha eu aprendi a não levar desaforo pra casa. E não há nada mais desaforado e implicante do que a cara da 'zelite' que habita aquele dejetório com ares de mausoléu. 

Nem mesmo um desaforo de mim para mim mesmo eu admito no meu lar, doce lar. Sou dono de casa, cumpridor e recatado.

05.
MESA DE BAR

- Por que bostearam de vaia o Glenn Greenwald em Parati?!?
- Por que só no Congresso Nacional ele é entendido.
- Ei, garçom... A penúltima e fecha a conta.

06.
ESTAMOS ATENTOS

Com o evento da Internet, da plena liberdade de expressão, os meios tradicionais de comunicação social estão, mais que estupefatos, em franca decadência. Já não conseguem mais ser os deformadores de opinião que sempre foram. A raiz da sua decadência como 4º Poder é que eles já não conseguem mais nos pegar desprevenidos.

07.
FAZER E NÃO FAZER
Nesse governo Bolsonaro há quem faça alguma coisa; há os que mandam fazer alguma coisa... E há os que, como eu e vocês que elegemos esse governo para sepultar o passado, que só perguntamos o que foi que houve e o que se há de fazer...

08.
A ARCA
Nesses rasgos de limpeza dominical que nos levam a tirar coisas do fundo dos baús, encontrei uma arca, pra lá de arcaica, que eu tinha reservado só para guardar mentiras. Tanto virei e mexi que, depois de reencontrar coisas do arco da velha, acabei descobrindo que ela tem um fundo falso. A velha, não. A arca.

09.
POST MORTEM
O Garanhão de Pelotas começou a escrever a sua autobiografia. Logo parou: descobriu que ele morre no fim. Não é por temor nem contrariedade. Ele simplesmente não achou como assinar a obra no seu exato e devido tempo. Como assim, assinar post mortem?!?

10.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
O fanfarrão é cheio de si, ou vazio dele mesmo?!?

11.
A EXCEÇÃO SUPREMA
O poder desmedido de cada ministro do Supremo, capaz de colocar de joelhos uma nação com mais de 200 milhões de pessoas, não elimina a possibilidade de que, uma vez  lá que outra, eles possam até ser politicamente corretos. É quando se dá a chamada exceção. Exceção suprema.

12.
MANDACHUVA
O Lula, mesmo preso, manda tanto no PT e nos ainda petistas que, nas visitas de quintas-feiras, dia de bilhetinhos, ele já vai dando as respostas antes mesmo que seus vassalos façam as perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário