19 de jul. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
ENTREMENTES...
Enquanto não ata nem desata essa história de fazer o filho do Capitão virar embaixador em Washington, o Senado tem nove embaixadores na fila de espera por aprovação. É assim que as coisas andam nesse país de luminares de araque.

02.
O RUGIDO DO LEÃO
Não é nada, não é nada, não é nada mesmo: é só que coisa de 20 dias atrás, o Leão da Receita rugiu pra cima da atual consorte de Dias Toffoli. 

03.
PODE EXPULSAR

O PDT de Carlos Lupi que faz tudo que o Ciro Gomes deseja e quer, está prontinho da Silva para expulsar os onze deputados que votaram pela reforma da Previdência, contra a ordem do partido. 

Grande coisa: o PDT não vai ficar pior nem melhor do que é e do que tem sido. Quanto aos deputados na berlinda, eles tão nem aí: lá em 2015, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que não cabe ação de perda de cargo eletivo por parte do partido que realiza uma expulsão. É só trocar de logotipo e pronto.

04.
OAB PEDETISTA
Dois presidentes de Seccionais da Ordem dos Advogados foram contra a decisão da OAB de Santa Cruz de pedir afastamento de Dallagnol e Sergio Moro: Mansour Karmouche, do Mato Grosso do Sul e Ricardo Breier, do Rio Grande do Sul. Não demora nada, Santa cruz dá uma de PDT na OAB e pede a expulsão dos dois rebeldes.

05.
O ALERTA DE LORENZONI
Quando não tem nada meio bombástico para dizer, Onyx Lorenzoni, dá uma volta ao passado e canta de galo. Disse ontem em tom de alerta vermelho que ''25 mil cargos comissionados devem ser cortados nas universidades''. Tá, não faz saber; mostra que sabe fazer, pô!

06.
CARGA PESADA
O goleiro Bruno conseguiu progressão de pena e vai para o regime semiaberto. Pode ir pra onde quiser, mas vai carregar com ele até o fim dos tempos, o cadáver insepulto de Eliza Samúdio. 

07.
INDIGNA/AÇÃO

Essas personalidades retorcidas tipo Toffoli, Gilmuar, Levianowski, influenciadoras de decanos curtos e mellosos, sabem que podem fazer e acontecer, deitar e rolar, que nenhuma onda de indignação popular passará de uma vaga e pequena oscilação nessa maré de indignidades que banha o Supremo. 

Os brasileiros não têm capacidade de transformar sua indignação numa digna ação. Eles sabem disso. E têm frouxos de riso diante dos nossos furiosos e inócuos #hashtags#*&!?!...

08.
O FUTEBOL TEM DISSO...
Na estréia de Bolívar, o Brasil de Pelotas - a minha pátria pequena que deixei no Sul - perdeu para o Paraná por 1 a 0 e desperdiçou a chance de subir na tabela. Tem gostado tanto de rondar a zona do rebaixamento que já tem torcedor pensando em chamar o Xavante de Bra-Pel.

09
EFEITO PARALISANTE

Qual jato de gás paralisante, a decisão monocrática de Dias Toffoli impondo autorização judicial para investigações no Coaf, já começou a emperrar e entortar a Justiça no país inteiro. 

A Polícia Federal acaba de suspender os inquéritos que têm como base informações compartilhadas pelo Coaf.  A PF decidiu suspender os inquéritos por prevenção, a fim de evitar que futuramente essas investigações se tornassem nulas. 

E assim é que, com a cara de pau que o capeta lhe deu, Toffoli ainda debocha dizendo que a medida que tomou foi ''em defesa do cidadão''. Deus nos livre e guarde do dia em que esse filhote de Lula resolva se distrair e deixe de pensar no bem da sociedade brasileira.

10.
AO ESTALAR DO CHICOTE

Só um caráter muito probo e sem jaça é capaz de tomar a medida que Dias Toffoli tomou, obrigando autorização judicial para o Coaf compartilhar informações com organismos de interesse público. 

Bolas, a comunicação entre o Coaf e o Ministério Público deve ser automática, sem autorização judicial – como, por exemplo e mero exemplo, nos EUA e na Europa.

Não é porque Toffoli não saiba, mas principalmente porque Toffoli sabe que esse tipo de aviso dado pelas agências de inteligência financeira para autoridades de investigação policial é fundamental para que se descubram esquemas de corrupção, tráfico de drogas, de armas e de seres humanos. Todas essas modalidades criminosas são, em geral, difíceis de rastrear.

Se você quiser saber o que Dias Toffoli tá careca de saber, posso lhe dizer que, em razão de mera curiosidade e alguma preocupação social, vasculhei os escaninhos virtuais e fiquei sabendo que nos Estados Unidos há nada menos do que 22 organismos de controle de movimentações financeiras, tipo Coaf, que trabalham de forma independente.

A troca de informações financeiras começou no final dos anos 80, para combater o tráfico internacional de drogas. Depois o foco passou a ser o terrorismo. Hoje, a corrupção é um dos focos principais dessas agências.

Mas, por aqui e para Dias Toffoli, o andar da carruagem deve ser o que ele toca quando estala no ar o chicote de cocheiro-mor da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário