18 de jun. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
QUEM?!?
Quem ainda assina a revista Veja?!? Quem acredita no conglomerado UOL?!? E quem são os jornalistas desobedientes?!? E os obedientes?!?

02.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Não é por nada, não... Se não é o gosto pela eletrizante vida de presidiário, o que é mesmo que impede Vaccari Neto de ser um destemido delator premiado?!?

03.
SÓ NO BRASIL

Antes de tudo e de mais nada é preciso prender os ir/responsáveis pelo vazamento de agentes públicos. Só no Brasil ficam impunes figuras repulsivas como esse tal de Glenn Greenwald financiador do mandato de deputado do seu marido, Davi Miranda, adquirido do afamado protagonista do Big Brother Brasil da Globo, Jean Wyllys.

04.
QUAL A SUA?!?

Pois dizem que Gleisi, a Perereca Pálida que circunda o Sapo Barbudo, está fundando uma igreja evangelical do PT. Uma vez confirmada a heresia, Lula será o cordeiro de Deus que vai tirar os pecados do mundo. A propósito, em caso de dúvida, você seria fiel adepto da Igreja de Lula, ou daquela lá do Maradona?!?

05.
QUEM MATOU TODO MUNDO?!?
Em 14 de março do ano passado, quem matou, além de Marielle Franco, os outros 175 assassinados naquele mesmo dia?!? Não interessa: só ela era mulher, negra, mãe, ativista LGBT e vereadora do PSOL, dilatação do PT.

06.
LAVA-JATO A PERIGO
Nunca antes na história desse país um ministro correu um risco tão grande quanto Sérgio Moro. As forças do império da corrupção contra-atacam na Esplanada dos Ministérios, no Congresso Nacional, nos tribunais de todas as instâncias e nos aparelhos da máquina estatal. Não se distraia. Fique atento, tome nota dos quem têm medo da Lava-Jato. 

07.
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
Essa foi do Faustão: "Para onde vai a humanidade com Bolsonaro e Trump". Que vá para qualquer lugar do mundo, mas que não se meta a ir para mais um Domingão.

08.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Por que o PT nunca explicou o fim do Fome Zero, ''programa social'' carro-chefe do primeiro des/governo Lula?!?

09.
OS CAFÉS PALACIANOS PARA JORNALISTAS OBEDIENTES
E A AMNÉSIA SELETIVA

O portal UOL, um dos ramos da árvore genealógica do Grupo Folha de S. Paulo, detonou os cafés-da-manhã palacianos com Bolsonaro e jornalistas convidados.

Os jornalistas que não são ''obedientes'' - seriam os ''desobedientes''?!? - fulminam os tais cafés da manhã no Palácio com Bolsonaro e seus circunstantes. Acho que está bem, até certo ponto. 

Eu mesmo, há mais de 30 anos, fiquei por pouco tempo na sucursal do jornal O Globo em Brasília por me recusar a participar de entrevistas coletivas: ali só se pergunta o que querem que se pergunte; só se responde o que se quer responder. 

Mas então, todavia, contudo e voltando à Dilma fria, acho que está bem, até certo ponto. É que há um outro ponto: a amnésia seletiva. 

Por que os jornalistas que não são obedientes não se lembram de quando, em meio à gigantesca onda de escândalos que o atingia, o governo Lula enviou para o Congresso a proposta de formação de um Conselho Nacional de Jornalismo, com a finalidade de “orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de jornalista e da atividade de jornalismo”?!?

Eu ainda me lembro, sem nenhum rancor mas com uma enorme sensação nauseabunda que a proposta indecente, formulada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entidade recheada de petistas – e emendada por Zé Dirceu - previa que, para trabalharem, todos os jornalistas teriam que estar inscritos naquele aparelho. 

E pior que isso: todos estariam submetidos a possíveis penalidades, que poderiam ir da advertência até a cassação do registro profissional.

Ainda trago no meu nasal, por avantajado que sempre foi, o cheiro forte e desagradável da censura que tentava impedir inclusive que funcionários públicos pudessem dar informações que baseassem denúncias contra o governo.

E então é, por enquanto só por isso, que acho que está bem até certo ponto os jornalistas não obedientes ''queimarem'' os dirigidos cafés da manhã palacianos de hoje... Tá bem, até certo ponto. Mas urge a cura imediata da amnésia seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário