22 de jan. de 2019

01.
EM DAVOS

Dizem os correspondentes internacionais dos veículos nacionais que se mandaram lá para a Suíça para não gastar a pizza, que hoje, em Davos, Bolsonaro teria na ponta da língua dois toques de formação inicial da sua imagem internacional: a reforma da Previdência como panaceia da recuperação econômica brasileira e o seu repúdio ao regime do ditador Maduro na Venezuela.

02.
EXTRA! EXTRA!


Eduardo Bolsonaro, o filho escalado pelo pai para a comitiva presidencial em Davos, anunciou o corte do papo sobre a reforma da Previdência no discurso de Jair Bolsonaro nesta terça-feira. Para o filho deputado, o assunto “atende muito mais ao público brasileiro do que ao daqui”. 

Isso mesmo, o filho tá certo. Com uma pequena ressalva: a reforma não ''atende'' ao público brasileiro coisa nenhuma! A reforma da Previdência ''assusta'' o público brasileiro. Assim é pois, que Bolsonaro vai lacrar mesmo é com a repulsa ao des/governo bolivariano de Nicolás Maduro.

03.
A TROCA

Na sua saga em busca da propriedade do Senado, Renan Calheiros chegou a ensaiar a troca da reforma da Previdência pelo fim da Lava-Jato. Mas o PSL, sigla âncora de Bolsonaro, não caiu em tentação e já disse que não apoia a candidatura do fazendeiro-fantasma das Alagoas. Ainda assim, Renan continua sendo o Inimigo N° 1 de Sérgio Moro, o superministro da Justiça, 'fundador' da Lava-Jato.

04.

A PALAVRA MÁGICA

Para Ali babá e seus 40 ladrões, a palavra mágica eram duas: "Abre-te, Sésamo!"... Para a politicalha brasileira, o código secreto, a palavra que abre todas as cavernas e gavetas da República Jaburu da Silva é ''projeto''. 

Projeto é a fórmula mágica que abre as portas para seus autores, seus realizadores e, evidentemente, seus ''operadores'' - codinome de corretores, ou intermediários, candidamente chamados de lobistas. A chave das gavetas é conhecida popularmente pela alcunha de 'licitação'. É o Código 007 para corromper amigos e propinar pessoas.

05.
35 ANOS DA FRANQUIA MST

Foi num dia 21 de janeiro, há 35 anos, que se deu o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi em em Cascavel, no Paraná. Coisa de cobra, mesmo. 

O encontro reuniu então centenas de representantes de camponeses, de sindicatos rurais e dos ainda incipientes e ingênuos movimentos sociais do campo. 

Tudo teve o auxílio precioso da Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a socialista enrustida CNBB. 

O encontrou deu à luz então ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que logo se condensou na sigla MST. O MST cresceu graças à vfersão brasileira moderna do milagre da multiplicação dos pães: cada sacristia, salvo escassas e honrosas exceções, 01.
virou uma espécie de franquia do MST. 

Até que a Igreja Católica Apostólica Romana se desse conta de que comungava com esse risco em movimento à própria sonhada ''reforma agrária'', Inês já era morta. A CNBB carrega esse pecado nas costas. E não adianta se queixar pro bispo.

06.
DIA 21 BOLSO TIRA A BOLSA
Dia 28, Bolsonaro tira a bolsa de colostomia. Enquanto lhe 'despacham' a bolsa, Bolso sem a bolsa despacha lá do hospital mesmo. E aí sim, vocês vão ver o que é bom pra tosse.

07.
A LISTA DO COAF


O COAF, órgão do Ministério da Fazenda, furungou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e descobriu que é de mais de R$ 740 milhões a suspeita movimentação financeira de políticos e ex-deputados estaduais cariocas. 

Só o Jorge Picciani ‘’movimentou’’ R$ 478 milhões. Flávio Bolsonaro não aparece na lista de 27 deputados que realizaram esse estrambólico mexe-mexe.

08.
PREVALECIDO
A Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo, decidiu expulsar o tal inrtegrante que agrediu uma mulher durante o ensaio carnavalesco. Tá bom. Mas não basta: deveria ter sido expulso a socos e pontapés, tipo assim de homem pra homem. Tá, tô exagerando... Mas, pelo menos uns empurrões e uns puxões de cabelo, aquele prevalecido merecia. 

09.
SIMONE TEBET X RENAN

Pronto, foi só Renan, O Pedante, tuitar que não queria ser candidato a presidente do Senado, para Simone Tebet, líder do MDB na Casa, apresentar-se como candidata a candiata do partido ao trabalhoso e estafante cargo de dono do Congresso Nacional. 

Ela marcou reunião de bancada para o dia 29 para que parlamentares decidam quem vai representá-los na disputa. Eis então que nem tudo está perdido lá por aquelas tristes bandas da mais alta politicalha nacional.

10.
QUE SAUDADE!
Lendo, assistindo, ouvindo os noticiários das grandes redes de comunicação social do país, só leio, vejo e escuto o tal de Caso Queiroz... Ah, que saudade dos filhos do Lula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário