23 de set. de 2018

DOMINGO TRISTE
Pronto, não nos faltava mais nada: Toffodias é presidente do Brasil. É o PT no poder, outra vez. Que pais é esse?!?

O PT VOLTA AO PALÁCIO

Natural de Marília, mas filho de Sebastiana, catequista e do cafeicultor Luiz Toffoli, o atual presidente da República por três longos e intermináveis dias, Zé Totonho Dias Toffoli Filho graduou-se em Direito  na USP em 1990. Nessa fase, foi diretor do Centro Acadêmico XI de Agosto, catapulta para a sua trajetória de militante.
Advogou em São Paulo, de março de 1991 a julho de 1995. Nessa época, foi consultor jurídico do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT e foi mandalete travestido de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa paulista. 
Em 1994 e 1995 prestou concurso para juiz substituto do Estado de São Paulo, mas levou bomba nas duas vezes. Ficou com a mesma cara.
Entre 1995 e 2000 foi, por sobrados e reconhecidos méritos, assessor jurídico da liderança do PT, em Brasília. Dessa vez não foi preciso prestar concurso.
De 1996 a 2002, foi professor de Direito Constitucional e Direito de Família no UNICEUB, Sem concurso, foi advogado do PT nas campanhas de Lula, nos nefastos anos de 1998, 2002 e 2006.
Nosso galante breve presidente dessa República Jaburu da Silva foi chefe de gabinete da Secretaria de Implementação das Subprefeituras do Município de São Paulo em 2001, ao correr da larga gestão da prefeita Marta Suplicy. Claro que não houve concurso oara tal honraria.
De 2003 a 2005, sem necessidade de qualquer teste de aptidão ou concurso seletivo, foi subchefe da área de Assuntos Jurídicos da Casa Civil de Zé Dirceu, ambos a serviço de Lula. Com a saída de Dirceu do ministério, Toffoli foi exonerado, pela então ministra Dilma Vana. 
De agosto de 2005 a fevereiro de 2007, por livre e espontânea vontade, foi sócio do Escritório Toffoli & Rangel Advogados. Mas há uma mesada de R$ 100 mil que ainda lhe sobram da Rangel Advogados 
& Esposa.
Em março de 2007, sem concurso, foi nomeado por Lula para o cargo de advogado-geral da União, função que exerceu até outubro de 2009. Tornou-se ministro do Supremo em 23 de outubro de 2009, por honra e glória de ninguém mais nem menos do que Lula da Silva, de quem ele - Toffodias - fora advogado de campanha.
Neste melancólico primeiro domingo de primavera, novamente sem qualquer concurso público de seleção, Toffodias é, por um tríduo infinitesimal, presidente da República Fedorentiva do Brasil. 

Não nos faltava mais nada: é o PT, de novo, no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário