21 de mai. de 2021

 PONTOS A PONDERAR

Por: Sérgio AO Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Para minha sincera e profunda tristeza: /Porque hoje é quinta-feira / Conheço poucos jornalistas com voto de pobreza.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que vestido de bolinha era o ‘chuá’ das festas dos anos 50. Mas hoje, não importa o figurino, o que vale é o espírito da aglomeração. Se o tema da balada é desse tempo de quarentena e você quer aglomerar usando vestido de bolinha, tá valendo!

01.

A CPI DOS DESLAVADOS

A CPI – Covil de Patifes Indiciados é o espelho de Zé Renan e sua pandilha. Eles perguntam com suas caras deslavadas e eles mesmos respondem com as mesmas caras deslavadas.

02.

CPI DO FAZENDEIRO

Para os peões do Curral Pré-eleitoral de Inácio Luladino, as quase 500 mil mortes por Covid cabem nas caixas de hidroxicloroquina. Já na Estação da Luz em São Paulo, nos trens do Brasil, nos metrôs desse país, nos ônibus, no transporte coletivo, não cabe uma agulha de vacina sequer para contar a história desses inquisidores da CPI do Fazendeiro Renan e seus capatazes...

03.

AS ARMAS

É incrível o que os traficantes do morro, os duendes de toga e os bandidos de colarinho branco fazem com esse país, quando as pessoas têm medo. Nos morros, usam fuzis; nas CPIs usam vacinas.

04.

O RELATÓRIO EM 30 DIAS

A CPI do Renan anuncia para os jornalojistas do Consórcio Mercenário dos Veículos de Imprensa que apresentará seu relatório parcial em 30 dias. Esse Zé Renan das Candongas é mesmo um pândego. Um pândego imune e impune. Pode apresentar hoje mesmo. A gente já sabe do que se trata. Ele está apenas cumprindo a ordem do duende togado Beto Barroso: “investiguem a atuação do governo na Pandemia”. Vai ser o relatório de hoje, daqui a 30 dias.

05.

O CUSPIDOR VEM AÍ

Aí, de repente, morre o MC Kervin e o jornalojismo mercenário, se desdobra em manchetes espetaculosas sobre o ilustre ninguém. Agora, os filhos da pauta, bradam tonitruantes que o cuspidor Jean Wyllys, ex-de tudo um pouco: ex-deputado, ex-BBB, ex-ativo escarrador republicano que hoje vive à beira do cais de Barcelona, quer se filiar ao PT... Eu fico pensando cá com os meus botões: e se não fosse esse tipo pernicioso de energúmenos escarradores, o que seria do PT?!?

06.

APARELHO & INSTRUMENTO

Enjaulado nessa quarentena, você tanto pode ser um ‘aparelho’ quanto um ‘instrumento’ na mão desses duendes de toga e dessa pandilha de colarinho branco que se apropriaram dos três Poderes e assumiram o governo da República.

07.

DITABRANDA

A ditadura usa a opressão; a democracia de gaveta usa a manipulação. E hoje usa o medo como instrumento de controle.

08.

NÃO SE DISTRAIA

Neste dia, no ano passado, Lulambança da Silva, revelou-se abertamente, com uma de suas frases de defeito: “Ainda bem que a natureza contra a vontade da humanidade criou esse monstro chamado coronavírus”. Eis aí, então, o protótipo do Covid-13.

09.

VOTO DE INDEPENDÊNCIA

Quando, há mais de 50 anos, troquei o curso de Direito na Faculdade de Direito da UFRGS, campus de Pelotas, pelo jornalismo puro e simples, fiz sem querer querendo voto de pobreza.

Ainda assim, matando um leão por dia, acabei ganhando um bom dinheiro limpo em boas redações de todos os tamanhos e feitios.

De repente, me apercebi que o que me parecia muito, logo me parecia pouco sempre que eu queria um pouquinho mais.

Descobri assim que o triunfo nas pequenas coisas vale muito mais que as grandes ambições. Elas chegam, não se satisfazem em si mesmas, duram pouco e logo o doce sabor de ganhar passa a ter o amargor do medo de perder.

Hoje, aposentado e jamais inativo, meu voto de pobreza é a minha maior riqueza. Os donos do poder não têm a menor importância para mim: eles só têm emprego e dinheiro para me oferecer.

Não quero nenhum dos três: não quero emprego, nem dinheiro e muito menos quero alguém que mande em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário