26 de jul. de 2019

PONTOS A PONDERAR

O BANQUETE DOS LADRAVAZES

E então, Tancredo Neves morreu. Zé Sarney virou presidente em 1985. E começou a ''redemocratização''. Veio Fernandinho Beira-Collor. Veio e foi antes do tempo - antes e a bom tempo - deixando Itamar Franco que deu o Plano Real de mão beijada para FHC que governou por oito anos. 


Nos estertores de seu desastrado segundo governo FHC passou o bastão para Lula com a recomendação de que, em querendo eternizar-se no poder, colocasse em prática a ''estratégia da coalizão pela governabilidade''. Foi a chave do País.

Com ela, Lula aparelhou a máquina pública, de fio a pavio, na base do ''quanto e o que é que você quer para ser meu aliado e ficar de meu operador''?!? 

Ao fim de oito longos anos de conchavos, armações, falcatruas e, por força de lei, Lula iluminou um poste chamado Dilmandioca Sapiens que antes mesmo de poder estocar o vento, foi escatafedida do Planalto e deixou a mesa mal posta para Michel Temer abocanhar. 

O tempo de Temer acabou e veio Jair Bolsonaro como saída de emergência para o país que boiava num mar de lama. 

A missão de Bolsonaro agora seria - e ainda pode ser - antes de tudo e de mais nada, abrir o pacote anticrime de Sérgio Moro e colocar tudo em pratos limpos. 

Estancar a roubalheira, a Lava-Jato já tinha conseguido. Acabar, no entanto, com a corrupção é outro prato indigesto. 

Agora, se quiserem fazer outras reformas, tipo previdenciária, administrativa, política, econômica, o escambau a quatro, é preciso acabar de vez com o aparelhamento pernicioso e destruidor das instituições que ''estão funcionando'' para que o Brasil escape de vez da venezuelização que já o estava comendo por uma perna.. 

O pacote anticrime jamais deveria ter sido colocado atrás da reforma da Previdência na lista de prioridades do governo. Esta, afora as baboseiras ditas da boca pra fora e fora de hora, foi a maior mancada de Bolsonaro. Por ora.

Ele ainda tem a faca e o queijo na mão. Mas parece que lhe falta apetite para sair dos prolegômenos desse lauto jantar que vem banqueteando os corruptos que tomaram de assalto todas as mesas e balcões da máquina pública brasileira. 

Reforma, seja ela qual for, cometida pelos comensais desse indigesto banquete de ladravazes, será apenas o aperitivo para engolir de vez o Brasil. E pelo jeito, ele vão continuar nos comendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário