21 de jul. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
COTIDIANO

Aí, eu vou aos noticiários do dia. Acompanho de tudo um pouco. Leio, ouço escrevo de tudo um pouco de educação, economia e generalidades desde polícia até política e vice-versa. 

Quer dizer, trato com as histórias de Lula, Gleisi & Más Companhias até Ciro Gomes - sozinho e mal acompanhado; vou de Sérgio Moro ao Grupo Folha & Greenwald; vejo, leio e ouço e escrevo de Bolsonaro a quem quer que seja do seu governo, do Congresso ou do Supremo... 

E então, quando vejo vou me deitar que amanhã é outro dia. E ainda penso antes de dormir que tem gente que diz que não se diverte.

02.
VELHOS TEMPOS
Aquele tal de Zé Guimarães dos dólares deslavados, se quiser que acredite: mas eu sou do tempo que cueca era só roupa de baixo.

03.
INCORRUPTÍVEL
Você não vai encontrar por aí nenhum deputado, nenhum senador que peça abertamente para você chamá-lo de incorruptível. Isso só prejudicaria sua imagem para a próxima eleição.

04.
INVEJA
O que eu vejo nesse atropelo todo para assassinar a reputação de Sérgio Moro, um dos super-heróis do combate à corrupção, é que os corruptos morrem de inveja uns dos outros: um quer ser melhor delator premiado que o outro. 

05.
A REFORMA
Tome nota: ao fim e ao cabo, essa reforma previdenciária que vai sair desse Congresso que aí está, pode acabar com um monte de vantagens, menos com o benefício da dúvida.


06.
AS INSTITUIÇÕES
Nem precisa procurar muito, você encontra corrupto em qualquer lugar desse país... De preferência, numa instituição que esteja funcionando.

07.
AQUILO
Corrupção é aquilo que, se um político recém chegado ao Congresso ainda não alcançou, ele se acha na obrigação de encontrar.

08.
FOLHETIM
De Folha a folhetim: de cada cem leitores, 80 não acreditam no que estão lendo do que é escrito pelo grupo do Datafolha. Em homenagem à vertiginosa queda de assinaturas, valeria mais dizer que, de cada cinco leitores, apenas um acredita no que o jornal estampa. Esse levantamento, é claro, não foi feito pelo pessoal da casa. 

09.
RISO FOLGADO
Tá, eles podem até estar enfrentando o fantasma do rebaixamento, mas no duro e na batata, no jogo do cotidiano, ainda vejo na cara dos mandachuvas da Odebrecht um sorriso folgado de licitação.

10.
AGRADECIMENTO
Sempre que posso, coloco nas  minhas reflexões um agradecimento sincero e puro à eficiente equipe da força-tarefa da Lava-Jato por ter acabado com o que mais me irritava no Lula: aquela cara de ''escapei por muito''.

11.
CRIME DES/ORGANIZADO
Não sei porque, mas me dá um arrepio toda vez que os deputados e senadores formam uma comissão mista para acabar com o crime organizado. Me dá a impressão de que pra eles, quanto mais desorganizado, melhor.

12.
O TEMPO DE TOFFOLI

Dias Toffoli assumiu a propriedade do STF em setembro do ano passado. De lá pra cá, viajou pelo menos 73 vezes em aviões da FAB - Força Aérea Brasileira. 

Uma de suas últimas excursões pelas asas da FAB foi em junho num voo para Israel, onde ficou por oito dias participando do projeto Interchange - um regabofe em forma de seminário para ministros do STF e STJ - promovido pela Federação Israelita do Estado de São Paulo. 

Taí então. Não estranhe que Toffoli seja um craque em decisões monocráticas. Ele não tem tempo para as demoradas sessões plenárias.

13.
NOTÍCIA SENSACIONAL
Não é raro que a notícia boba e corriqueira que a gente viu hoje nas redes sociais seja amanhã uma obra incrível, fantástica, extraordinária nos noticiários de TV e nos jornalões encalhados nas bancas.

14.
AH, O TEMPO...
Hoje à beira dos 80 anos, confesso que tive sérias crises com relação à idade. Todas elas antes dos 50 anos.

15.
PROVA AMBULANTE...
Lula não é um inocente até prova em contrário; ao contrário, Lula é um preso como prova de culpa.

16.
CALA-TE BOCA!
Bolsonaro é um craque em dar declarações rápidas e contundentes. É o seu jeito artístico de mostrar sua enorme capacidade de dizer besteira. Seu governo já estaria bem mais enriquecido se ele soubesse que o silêncio vale ouro. 

17.
TÁ RUIM?!?
Pô, então vai lá e faz!

18.
LULA D'ARC
Se eu fosse um desses malucos do já falecido ''Bom dia, Lula"  e fizesse uma dessas visitinhas de quinta pra ele, eu lhe botaria uma minhoca na cabeça: Pense, Cara - o que seria da Joana D'Arc sem a fogueira?!? 

19.
ALMA PENADA
Nunca antes na história desse país alguém não teve a alma mais honesta do mundo tão penada quanto o Lula: ele é um apenado com 25 anos de cadeia. Por enquanto.

20.
O CAMINHO DE MORO
Até aqui o Sérgio Moro vai bem. Para desgosto dos corruptos e seus defensores, ele está no caminho certo... mas na contramão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário