19 de set. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Hoje, o que o IBGE diz, ecoa... / Porque hoje é sábado / Antes, era só notícia ‘boa’.

01.

RANCOROSO

Essa ordem estrambólica do depauperado decano curto Celso de Mello & Lambuzzo, obrigando o presidente da República a fazer o que ele manda, não é ilegal. Mas está muito longe de ser uma coisa legal. Foi só mais uma questão de rancor mal resolvido.

É uma das despedidas mais degradantes que um ministrel já aplicou na história do Supremo Tribunal Federal.

02.

TITE & INTICÂNCIA

Tite anunciou ontem a convocação da Seleção para os dois primeiros jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A única novidade, em matéria de futebol, é... Neymar!

Os convocados vão enfrentar em nosso nome a temível Bolívia e o apetitoso Peru, seja lá qual for o tamanho do gosto que você tenha por um Peru. E então, qual é a notícia?!? Tite não está com Covid. Ele fala assim, daquele jeito mesmo.

E o bom dessa convocação é que eu peguei o Neymar só para inticar com vocês.

03.

PROTEÇÃO DE DADOS?!?

E, como se não bastasse a fúria autoritária de Xandão, vassalo de Toffolião, na caça e cassação da liberdade de expressão, vem aí a Lei de Proteção de Dados. Epa! Mais uma vez eles querem jogar de mão. Vindo de quem virá, os dados serão viciados. Proteção de Dados...  Como assim?!?

04.

CHUVA NEGRA

Essa tal de chuva negra não é nada, não... Isso é só o céu de brigadeiro do Brasil entrando em quarentena.

05.

COVID & PNEUMONIA JOVEM

O Consórcio dos Coveiros da Notícia, composto pelos ainda jornais Globo, Extra, Estadão e pelos invasivos portais G1 e UOL, escarafuncharam um estudo garantindo que 26% dos jovens com Covid desenvolveram pneumonia. Quer dizer que, em cada quatro jovens com pneumonia, um ‘desenvolveu’ pneumonia.

O frio, a gripe, o resfriado, o vento encanado nas costas, os pés gelados, fungos, microplasmas e mais 30 ou 40 causas de infecção nos pulmões, estão virando coronavírus. E, por favor, afaste-se! Esse seu espirro aí é Covid na certa! E não tussa assim que é feio.

06.

CINEMA DE GRAMADO

E eis então que começou nesta sexta-feira mais um Festival de Cinema de Gramado. Desta feita é virtual. Presencial (*) já era uma chanchada, imagine só agora.

(*) – PRESENCIAL - Gosto tanto dessa novel expressão vocabular ‘presencial’ quanto da modernosa ‘empoderamento’. Que coisa está virando a língua portuguesa.

07.

IBGE LIVRE

E eis que o Consórcio dos Coveiros da Notícia exulta uma vez mais. Agora veio o IBGE que disse e não mandou dizer: “Desemprego na pandemia bate nos 13,7 milhões”. Agora é fácil. Eu queria ver o IBGE dizer uma coisa assim no tempo do Lulavagem da Silva.

Se você não tá lembrado, dá licença de contar: na terceira semana do seu primeiro des/governo, Lulavagem ordenou que nenhum dado do IBGE seria divulgado, a não ser depois de ter se hospedado por 72 horas no Gabinete da Presidência da República. E foi daí então que, do IBGE, só se tinha notícia ‘boa’.

O nome disso é interferência discricionária e ditatorial. E nunca, jamais, naquele tempo todo de destrambelho nacional, se ouviu dizer que o IBGE tenha se queixado do cerceamento a sua liberdade de expressão.

08.

MAIORIDADE

Há incêndios no Pantanal, Amazonas, Califórnia, Austrália. Sãos as maiores queimadas dos últimos 18 anos. São incêndios já na sua maioridade; de inocentes não têm nada. Mas, pô... O Bolsonaro não acaba com isso?!?

09.

COM A COVID É DIFERENTE

O ministro Benedito Gonçalves, do STJ – que pegou no pé de Witzel, está com Covid-19. É a oitava autoridade que esteve na contagiante posse de Luiz Fux-Fux como novo proprietário do STF.

A grande diferença dessa pandemia chinesa para a dengue, a febre amarela, a chikungunya é que ela não discrimina faixas sociais: pega em graúdos e miúdos do mesmo jeito e maneira. 

É como se todos fossem iguais perante às coisas dessa grande aventura que é a vida. O tratamento dos infectados é que continua diferenciado. Até agora, nenhuma das muitas e muitas ’inutilidades públicas e notórias’ atingidas pela Covid bateu as botas.

10.

O VILÃO

Que coisa está sendo hoje a gente assistir sessões de cinema na TV... Se o cara é homem, branco, heterossexual, então é o bandido do filme e, em nome do tradicional ‘final feliz’, vai acabar sendo comido pelos moçoilos...

11.

ANTIDEMOCRÁTICOS?!?

O agora advogado de carteirinha, Sérgio Moro, foi intimado pela Polícia Federal para depor como testemunha sobre os ‘atos antidemocráticos’. 

O nobre causídico pode começar dizendo que ‘antidemocráticos’ foi o apelido dado às manifestações da pretensa Direita de Bolso, pelo oportunista Consórcio dos Coveiros da Notícia, aquele conglomerado de veículos jornalojistas liderado pelo ainda jornalojão O Globo e seus confrades Extra, Estadão, Folha de S. Paulo e os portais G1 e UOL.

12.

ENTREMENTES...

Aras, o augusto e fiel escudeiro do Pai dos Filhos do Capitão, pede rejeição da ação daquele partido, a Rede, contra o Foro Privilegiado de Flávio Bolsonaro, hoje senador de toda a República, mas na época da rachadinha, um mero deputado carioca. É o procurador-geral procurando cumprir com suas obrigações.

13.

PONTO 13

Eis que é outra vez chegada a veza do Item 13, o ponto ‘dele’. Quero lembrar a todos os senhores, pessoas e Lulacaios, que o condenado em três instâncias da Justiça brasileira, Lulavagem da Silva, graças a sua tribo na Taba da Toga, está devendo ao Brasil e aos brasileiros de boa índole, mais de 30 anos de cadeia por corrupção rotineira e contumaz lavagem de dinheiro. Não paga e ainda acha que pode bufar. Quanto aos luminares que o soltaram... Continuam soltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário