9 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 09/Nov/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que as donas-de-casa para se livrar de visitas indesejáveis, colocava uma vassoura atrás da porta.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... já às vésperas do terceiro milênio, coisa de 1998 quase 99. O

Garanhão de Pelotas tinha uma mansão no Lago Norte, em Brasília. Em virtude de compromissos profissionais com a gentalha do Planalto, ali estava residente e domiciliado o nosso herói com suas três secretárias executáveis.

Sua mansão era um verdadeiro clube. Aos fins de semana, velhos amigos do peito e os parentes de dias prósperos, começavam a baixar, na maior sem-cerimônia. Convidavam-se para os sábados pela manhã, jogavam futebol soçaite, caiam na piscina, davam raquetadas na quadra de tênis, comiam a feijoada mais carioca da Corte.

E ficavam para o café da tarde, carteavam, jantavam, esperavam o carreteiro e, de carta em carta, chegavam ao café da manhã do domingo na pérgula da piscina. Dali partiam para mais um jogo de bola, nadavam de novo e se atracavam no churrasco dominical à moda saideira.

De repente, sumiram todos. Assim, como que por encanto. Simplesmente deixaram de frequentar a mansão dessa verdadeira lenda urbana, o Garanhão de Pelotas. E o lar, doce lar, do nosso nobilíssimo cidadão do mundo e suas três secretárias executáveis, voltou à placidez e à calmaria das tardes de folga às margens mais nobres do artificialíssimo Lago Paranoá.

O vizinho da frente, atônito diante da repentina mudança de hábitos, quis saber o que havia acontecido:

- Ei, Garanhão, como foi que você se livrou da turba?

- Barbada.  Pedi dinheiro emprestado para os amigos ricos e emprestei algum para os mais pobres

- Simples assim?!?

- Simples assim. Não paguei aos ricaços que me emprestaram e disse para eles que os pobretões que me deviam saldariam a minha dívida.

O vizinho entendeu. Porque eram todos muito honrados, morriam de vergonha uns dos outros. Alguns porque, muito ricos, não se animavam a cobrar; os demais, porque pobres, não podiam e nem pensavam pagar. A churrascalhada no Lago Norte nunca mais foi a mesma.

MORAL DA HISTÓRIA - Feliz é todo aquele que nas coisas desse mundo não se vê obrigado, pelas manhas do destino, a colocar à prova a lealdade dos amigos. Amigo é amigo; cumpanhêro é cumpanhêro.

PONTOS A PONDERAR...

01.

NEGACIONISTA

Negacionista é o cara que manda você ficar em casa com as calças cheias de medo.

02.

TERRAPLANISTA

Todo o terraplanista é um burro quadrado!

03.

NARRATIVA

Se tem uma coisa que me dá nos nervos é ver esses intelectuais de araque, com ares de acadêmicos da ABL, chamando mentiras e papos furados de ‘narrativa’. Narrativa é a mãe! Mentira é mentira, pô. Até o Lularaque sabe disso.

04.

FAKENEWS & FACTOIDE

Fakenews é uma facada de estrangeirismo no brasileiro que recebe notícia falsa. Ah, sim... só de raiva, juntei Fake News e ficou fakenews. Antigamente, dir-se-ia factoide.

05.

CORRUPTIVISMO

É o mesmo que fiadaputismo.

06.

EMPREGUISMO

É Lulaparelhagem em abundância.

07.

VEÍCULOS DE DEFORMAÇÃO

É quando a Justiça informa e a imprensa condena.

08.

LIBERDADE DA IMPRENSA

Liberdade da imprensa é aquela que a gente tem para escolher a imprensa.

09.

TUCANAGEM

Nos voos para a eleição de 2022 há tucanos de calça justa e tucanos de saia justa.

10.

SUBORNO

É a vantagem que resulta de uma ameaça. É o medo como moeda de troca. Suborno é o transgênero da chantagem.

11.

TRANS

Duas transgênicas podem ser homogêneas

12.

QUASE VITALÍCIO

Aos 87 anos, com pneumonia, morre o quase vitalício prefeito de Goiânia e governador de Goiás, Íris Rezende.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. E é falsa a informação de que Luladino da Silva está proibido de deixar o país. A notícia de que o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte do petista é antiga.

Essa decisão foi anunciada em 25 de janeiro de 2018, e não em 2021. Uma semana depois da apreensão, em 2 de fevereiro de 2018, um outro magistrado, o juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), derrubou a medida cautelar de Leite e o documento foi devolvido ao presidiário mais solto da história do Brasil.

Os brasileiros de boa índole aguardam que Luladino desfrute das benesses do seu passaporte e deixe o país. Mas, deixe mesmo!

14.

CELEBRAÇÃO DO DÉBITO

Os lulambujas comemoraram ontem o aniversário de dois anos do Luladino da Silva fora da cadeia. Ele cumpriu 580 dias dos quase 30 anos de prisão em regime fechado que ficou devendo ao povo brasileiro.

15.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Quando se teve na História do Brasil e por sobre o Mapa Mundi a absolvição de um réu com a execração de juízes e promotores de três alçadas de um Judiciário com quatro instâncias?!? No Brasil, o que o Supremo faz não é história; é enredo.

16.

COMO NAQUELES DIAS

Quando 8 dos 11 cortesãos da Magda Corte são afilhados do réu que tiraram da cadeia, é como se a Justiça – estando ‘naqueles dias’ – deixasse cair o manto e saísse despudorada por aí, só de calcinha usando Modess.

17.

DIGA, SEM PESTANEJAR...

Do que é mesmo e para o que é mesmo que vive o Instituto que roubou o nome daquele que rouba e deixa roubar?!?

18.

BOLSONARO NO PL

Bolsonaro andou dizendo ontem até para a imprensa mercenária que está 99% acertado com o PL. E logo a mídia marrom trombeteou que a escolha do vice será do PP.  Pô, o dono do PP atende pelo nome de Valdemar da Costa Neto. Mas a notícia é a versão que ficou nas entrelinhas: o general da banda, Mourão, Mourão, já não é mais vara madura que não cai. De minha parte, tô com um pé na 3ª Via, se for aquele que está me dando na telha.

19.

O ABUSADO

A Lei Xandão, à sombra de sua capa de Supermachoman, revogou a prisão do boquirroto e malvisto pelos colegas deputado Daniel Silveira. Quer dizer, autorizou a soltura da sua vítima. Mas proibiu o deputado de usar as redes sociais.

E comme d’habitude, a notícia é versão que está nas entrelinhas: A Lei Xandão continua cometendo impunemente flagrante abuso de autoridade.

20.

CENSURA A CAMINHO

O Ministério Público Federal abriu inquérito para ‘combater Fake News’. Agora, só precisa explicar o que é e quando é Fake News. No meu tempo o apelido dessa besteirada se chama factoide.

21.

CASO DANIEL SILVEIRA

O poder de mandar prender e mandar soltar, nas mãos de um A Lei Xandão é o cúmulo da humilhação de um povo tratado como gado feliz. A Lei Xandão é o avesso de Dostoievski: “Castigo Sem Crime”.

22.

FORO DA NICARÁGUA

Não se distraia, o velhaco sandinista Daniel Ortega que mandou prender seus opositores, venceu a eleição de fachada na Nicarágua – uma das antigas sedes do Foro de São Paulo. Ortega teve o cuidado de obter apenas 75% dos votos, para não ser eleito com 100% de abstenção.

23.

SUICIDO DE REPUTAÇÃO

Essa coisa de querer a cabeça de Bolsonaro por uma alegada ‘interferência na PF’ – é a legítima e inovadora ‘tentativa de suicídio da reputação’. Como estratégia eleitoral é tiro no pé.

24.

A SABATINA

E eis que vem a informação de que ‘senadores podem realizar a sabatina de André Mendonça, sem Alcolúgubre’. Ah, quanta falta vai fazer esse artista amapaense nessa conversa de compadres.

25

EITA, PAI D’ÉGUA!

O lateral-esquerdo Josh Cavallo, do Adelaide United, time do futebol australiano que se revelou égua, disse que "sentiria medo" de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Segundo o atleta, um dos poucos corajosos no futebol profissional a se assumir gay, ele temeria por sua segurança no país.

"Eu li algo na linha de que eles dão a pena de morte para gays no Catar, então é algo que estou com muito medo e realmente não quero ir ao Catar para isso. E isso me entristece", disse Cavallo em entrevista ao podcast Guardian's Today in Focus. Eita, pai d’égua, sô!

26.

DEMISSÃO NO INEP

Às vésperas de mais um Enem, 35 servidores – coisa de 58% do contingente organizador do Inep, pediram demissão. Deu preguiça de fazer greve

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 09/Nov/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS...

Os lacradores sabem que bastaria ao Bolsonaro governar um pouquinho de nada para que nunca mais esse país voltasse a ter um governo que rouba e deixa roubar.

É por isso que se aglomeram mascarados os mais de 300 picaretas do Congresso, com os jornalojistas consorciados e com os cortesãos da Magda Corte, aquela que só diz e faz besteira.

E assim é que nunca antes na história desse país, alguém de alma honesta pôde governar tão pouco quanto o Pai dos Filhos do Capitão, verdadeira rainha da Inglaterra.

02.

O ESPECIALISTA

O Brasil tem 5.570 cidades. Quero o nome de uma delas, uma só dentre todas elas, em que o presidiário mais solto da face da terra, não tenha fama de ladrão especialista em lavagem de dinheiro.

03.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

O PDT volta atrás e, na próxima oportunidade, vai aproveitar a ocasião para votar diferente na PEC dos Precatórios aglomerados e ignorados desde os Anos-70 até despertarem os mais primitivos instintos dos cortesãos da Corte Lulapetrechada. E com isso, Ciro Gomos – o Parlapatão, pode voltar atrás e ser, uma vez mais, o eterno derrotado das campanhas presidenciais na história desse país.

04.

TANTO FAZ

Depois do passaporta da cadeia, tanto fez como tanto faz o passaporte de Luladravaz da Silva.

05.

ALMA A/PENADA

Quem diria que um dia o Brasil viveria sobre a assombração da alma a/penada do cara que jura de pé junto que tem a alma mais honesta desse país?!?

06.

ASCENSÃO SOCIAL

Eu só quero ver a cara dos lulacradores quando descobrirem que o Luladino só finge que é PT para justificar sua ascensão social de breve-metalúrgico a um liberado presidiário-ostentação.

07.

DIGA...

Diga, se você tem mais peito que o Daniel Silveira: qual é o PCC do Judiciário?!?

08.

O TRAPACEIRO

Se a Magda Corte fosse um cassino, Luladino teria oito coringas na manga.

09.

CADÊ VOCÊ?!?

Saudade não tem idade: que fim levou o garboso deputadão Eunício de Oliveira, amo e senhor da 'Confederal' - empresa de aluguel de mão-de-obra, vigilância e transporte de valores para toda a Esplanada dos Ministérios e arredores?!?

10.

O PIOR É A PIOR

No Brasil, o ‘pior cego’ é a pior: é aquela que usa venda e balança uma espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário