2 de nov. de 2020

11 PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / No feriadão ninguém levanta cedo / Porque hoje é segunda-feira / Não pela folga; sim pelo medo.

01.

O FUTEBOLHA TEM DISSO...

VASCO 1 x 1 GOIÁS

Primeiro é preciso que se diga: com o Tiago Volpi No gol, a defesa do São Paulo, ao invés de aliviar, ou mandar para escanteio, prefere fazer pênalti.

Entrementes... Aê Mengo! The dream is over.

Mas é assistindo ao meu Vascão dá Gana em campo que eu vejo como jogava bola o Real Madrid, lá das beiradas da Avenida Bento Gonçalves, na minha pátria pequena que tenho no Sul, nosso timaço criado pelo Luiz Felipe Magalhães e o Odilon Vilanova da Silva, meus compadres. Bom, pelo menos de Real Madrid, o nosso glorioso elenco tinha um goleador implacável: este modesto locutor que vos fala.

Voltando à vasca fria: o Vasco dá Gana tem um técnico: Ricardo Sá Pinto. Os goianos tiveram que aguentar o Pinto entrando o tempo todo no... gramado. Nem se abalaram.

O Goiás se distraiu no meio do primeiro tempo e o Vasco aproveitou um escanteio e pimba na gorduchinha: gol. O time inteiro correu para o abraço. Um deles fez a tradicional pose de engraxar chuteiras. Avisado que o gol foi de cabeça, abraçou e beijou o cara... na boca. Ou, quase. Mas foi ali, ali.

Depois, o time deles lá empatou. Disputa pela lanterna é assim mesmo. O técnico deles pediu: “Disputa”! E o goleador goiano... disse.

O meu Vascão dá Gana é o único time nesse Brasileirão que não me custa pipoca nem guaraná do Amazonas. É que não consigo comer e beber nada em apenas 5 minutos – o máximo de tempo que aguento ver o Vasco jogando.

Como Vasco é Vasco e o resto é o resto mudo sempre de canal e saio à cata de um bom filme de aventuras. Pelo menos ali eu sei que no fim o mocinho sempre ganha.

02.

ADEUS, LOURO JOSÉ

Morreu Tom Veiga, de 47 anos, intérprete do “Louro José”, naquele programa de receitas de comes & bebes da Ana Maria Braga, dona do sorriso mais gasguita da Teveloja brasileira. Ela tuitou desolada, coitada: “Perdi meu parceiro de todos os dias, meu amigo, meu filho”... E o seu programa perdeu mais ainda: perdeu toda graça.

03.

A DIFERENÇA

A diferença entre os Filhos do Capitão e o Filhos do Lulazarão* é que os filhos deste não fogem à labuta Luladravaz e os filhos daquele atrapalham a luta do Bolso que não quer roubar nem deixar roubar.

RODAPÉ - (*) – Eu sei que lendo Lulazarão você pensou outra coisa.

04.

SABEDORIA DOMÉSTICA

Receita caseira da sábia Vó Zeca: “Comichão no olho a gente coça com o cotovelo”.

05.

GURU TARADO

Tadashi Kadomoto é o João de Deus da curandeira mentalização oriental.

06.

UM ESTUPRO A CADA 8 MINUTOS

No Brasil, a cada 8 minutos, uma mulher é estuprada. E ninguém usa máscara para as picaduras dessa vacina tão inexistente quanto a vacina que nos querem obrigar a tomar nessa pandemia social. Isso, o Consórcio dos Coveiros da Notícia não diz.

07.

NÃO SE DISTRAIA

A sobrevivência da Lava-Jato-Raiz, único fio de esperança no combate à corrupção de colarinho branco, está nas mãos de Aras, o augusto mensageiro do Pai dos Filhos do Capitão. Não é por nada, não... Só não se distraia.

08.

SONÍFEROS

Sem mais o que ver nos canaletes das tevelojonas, parei num desses resgates de arquivos mortos sobre música brasileira. Caí numa roda de conversa jogada fora daqueles velhos Novos Baianos.

Pô, não há nada mais sonífero nem entediante. Eles falam entre eles como se estivessem compondo uma daquelas suas músicas da Tropicália que os pariu. Quase voltei para o jogo do Vasco dá Gana.

09.

O BAR DA ESQUINA

Lá se vão quase oito meses de pandemia. Pior, quase oito meses de quarentena! Eu já nem sei mais o melhor caminho para chegar ao nosso bar da esquina.

10.

ELEIÇÕES AMERICANAS

E você acha que, em perdendo para Joe Biden, o Donald Trump não vai ter o topete de contestar o jeito americano de fazer eleição?!? Isso ainda vai dar bolo. Não está cheirando bem. Não é por nada que, desde já, os americanos estão cobrindo suas lojas com tapumes à prova de quebra-quebra.

11.

CONSÓRCIO DO PANDEMÔNIO DA PICADURA

E eis que o impagável Consórcio dos Coveiros da Notícia continua com o seu estardalhaço: “O Brasil supera 160 mil mortes por Covid-19 e já vive o temor da tal segunda onda”.

Pois, esse mesmo Brasil aguenta calado que a cada 8 minutos uma mulher seja estuprada. Isso quer dizer o seguinte: um estupro a cada 8 minutos é igual a 64 estupros por hora que são tantos quanto 192 estupros por dia, ou 5.760 ataques às mulheres por mês como um ano tem 12 meses, o Brasil aguenta sem dizer um pio que 69.120 de suas mulheres sejam estupradas.

Isso é quase a metade do volume de casos fatais na pandemia chinesa e não causa pânico algum à brava gente brasileira. Não, a ponto de levar os machos brasileiros a exigirem uma picadura obrigatória de uma vacina que ninguém sequer cogita lançar no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário