7 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / Ninguém mais se antena
Porque hoje é domingo /Nem parece quarentena.

01.
JORNALOJISMO

À cata do elo perdido entre a notícia e a publicidade, a TV Globo resolveu editar na noite de ontem um de seus famosos debates sobre qualquer coisa que sirva aos seus propósitos de manipulação da opinião pública.

O tema do ‘debate’ deste sábado que já se foi e não deixou saudade era “O Racismo nos Estados Unidos e no Brasil”. Epa! O George Floyd foi morto lá na Terra de Trump.

As manifestações antirracismo – 90% realizadas por loiros de olhos azuis – estão se arrastando é por lá e não por aqui, onde a preocupação é saber-se até quando vai a quarentena que tanto agrada a prefeitos e governadores.

Por aqui, o único sinal de ranço veio do presidente da Fundação Palmares, o cara de ‘alma branca’ Sérgio Camargo que, se achando um integrante bendito chamou o Movimento Negro de “escória maldita”. Mas isso, não é e nem tampouco foi levado em conta como um gatilho de promover passeata.

02.
SAUDADE DA TELINHA

Mandetta, com saudade dos seus tempos de ‘Saúde News’ disse ontem que ‘’camuflar números é uma tragédia’’. Ele se referia à troca de horário das informações oficiais sobre o Covid-19. Ele chama a mudança do roteiro informativo de ‘falta de dados’ e lamenta aquilo que ele vê como o ‘desmanche da informação’.

Entende-se: quando Mandetta estava ministro da Saúde só o que fez foi incorporar-se ao set de filmagens da televisão. Entrementes... a pandemia se espalhava.

03.
PANDEMÔNIO ECONÔMICO
Empresa fechada, tenha o tamanho que tiver... quebra!

04.
JORNALOJAS
A mídia convencional está desesperada por ter perdido o status de 4º Poder. Quanto maior o caos, melhor para os jornalojões.

05.
SAÚDE NEWS

França, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal e Suécia, juntas, alcançam uma população de pouco menos de 205 milhões de habitantes. Juntos, esses países, contabilizavam até ontem 82.631 óbitos. O nosso Brasil da Silva tem pouquinho menos de 210 milhões de habitantes e contou até aqui 32 mil mortes.

Esses dados comparativos passam longe dos estúdios de TV e das redações dos jornalojões brasileiros.

Vai ver que é por isso mesmo que na noite da última quinta-feira, o ‘Jornal da Globo’ perdeu a liderança de audiência para o SBT.

O noticioso, exibido entre 0h33 e 1h32, consolidou 6,4 pontos de média, contra 7,1 dos programas ‘A Praça é Nossa’ e ‘The Noite com Danilo Gentili’. Esses dados se referem ao mercado de São Paulo, para o qual cada ponto de audiência equivale a 203.309 telespectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário