24 de abr. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 24/ Abril /22 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que a Rádio da Universidade Católica de Pelotas, a boa e velha R/U, A Andorinha que fazia Verão, inovou o controle de publicidade, usando videocassete nos intervalos comerciais. Volta e meia, é bem verdade, as fitas enrolava e travavam, mas aí entrava o talento dos seus apresentadores cheios de bossa e improviso.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Hoje mesmo nesse Brasil emaranhado até os dentes. E Zé Sarney, no outono da vida, está completando 92 risonhas primaveras.

Como se tivesse sido sondado a respeito, mandou dizer a quem interessar possa que não aceita nenhuma comemoração.

Ah que desencanto! Eu já tinha encomendado uma missa de corpo presente. Esse cara, faz tempo, só me dá prejuízo.

LENDAS URBANAS

Por: O garanhão de Pelotas

Do livro jamais editado “Que Anarquia É Esta?!?”.

O ASSALTO

O parque de estacionamento estava lotado. Munido das minhas credenciais de lobista oficial de negócios relacionados com coalizão pela governabilidade me dirigi à garagem no subsolo do ministério.

Não era mais do que três e meia da tarde. Mal encaixara meu Honda Civic na vaga e logo percebi que algo estranho acontecia naquele lugar escuro e desértico do, digamos, órgão público.

Estrategicamente escondi-me atrás da primeira coluna próxima ao veículo que me era familiar e, em silêncio, consegui observar o estranho acontecimento. Vi tudo. Era um assalto-relâmpago. Dali, escutei tudo direitinho:

- Mãos ao alto! Perdeu, mano. Passe todo o seu dinheiro!

- Você sabe quem você está assaltando?

- Não.

- Eu sou o ministro dos Transportes.

- Ah, então, mãos ao alto! Passe todo o ‘’meu’’ dinheiro!

Tranquei o pacato Garanhão de Pelotas que há dentro de mim e deixei que aflorasse o ímpeto do grande herói. Saltei de detrás da coluna e gritei forte e dramaticamente algo assim como “Teje preso! ”.

Foi o quanto bastou. O bandido saiu em desabalada e esbaforida carreira deixando para trás a ideia do assalto. Queria apenas salvar a pele.

O ministro não sabia como agradecer a este seu providencial salvador. Isso, no entanto, não foi problema.

Graças àquele ato de bravura, os tempos que se seguiram foram todos de vacas gordas. Ganhei uma lauta assessoria ministerial. E foram tempos muito bons e rentáveis, enquanto o ministro foi ministro.

Nesse tempo todo, nunca deixei de pagar religiosamente ao assaltante meu amigo oculto que fugira à primeira voz de prisão, os seus merecidos 10% do que eu vinha recebendo pelos serviços de consultoria, tidos e havidos como um dos mais eficazes e honestos da Esplanada dos Ministérios.

Qualquer coisinha, saiba que o ministro já foi varrido, mas eu continuo na área, e estou às ordens. Você sabe o celular do Garanhão. É Vivo. Ligue já.

MORAL DA HISTÓRIA – Ambos têm selo de imunidade por 100 anos.

PONTOS A PONDERAR...

01.

STFake

Rosa Weber vai despentear toda aquela bomba de Hiroshima dos seus cabelos relatando as quatro, cinco, seis ou até uma dúzia de ações contra o indulto do Capitão a Daniel Parlapatão. Não se distraiam! Mais importante e revelador do que Rosa ser a relatora, é não perder de vista quem são os autores das tais contestações.

02.

FÉ DEMAIS

Pastora flagrada pelo marido com bispo em um motel, teve um ataque de divina histeria e disse que foi “vítima do Satanás! ”.

 

O Satanás, por sua vez, diz que foi chifrado pelo bispo. O bispo quer devolver o par de guampas ao marido. O marido não quer devolver nem a pau os chifres do Satanás. Fé demais... Tá uma confusão dos diabos.

03.

TIREM O CAPITÃO

A fórmula de eleger qualquer um desses tidos e havidos como Terceira Via é impedir a candidatura do Pai dos Filhos do Capitão. É que Lul@lcapone qualquer Doria ou Ciro Gomes ganha. Se duvidarem, até a Simone Tebet bota o Lul@lcapone no seu devido lugar.

04.

PARIS EM CHAMAS

Paris está em chamas e a França sitiada. Os franceses decidem hoje, no voto de papel, se serão desgovernados por Emmanuel Macron ou Marina Le Pen. De qualquer maneira, um e outro fiquem já sabendo que “a Amazônia é nossa! ”.

05.

QUAL O MODELITO?!?

Já que você é Lul@lcaponista de carteirinha, diga lá qual o modelito de preferência para o Brasil Lul@lcapado que está sendo preparado para os brasileiros de boa índole:  01) Cuba; 02) Venezuela; 03) Argh!entina; 04) barbados; 05) Equador; 06) Bolívia; 07) Chile; 08) Ucrânia; 09) China; 10) Rússia?!?

06.

AH, TÁ!

Volodymyr Zelensky ameaça retirar a Ucrânia das conversações de paz. Ah, tá! Acho que ele está pensando em entrar na guerra.

07.

DE PAULA

Bolsonaro reindicou o ínclito deputado Otoni de Paula para a vice-liderança do governo na Câmara. Vai ver que pra esse ‘Samba do Crioulo Doido’ ele pensou que era o Benito de Paula.

08.

ENTREMENTES...

O SOBERANO Putin continua matando gente aos borbotões lá na Ucrânia. E os donos da humanidade continua querendo conversa. Conversa numa hora dessas é só para aqueles que são do time dos que quem têm, tem medo.

09.

MICARETA PANDÊMICA

Esquecidos de que a pandemia começou desde outros carnavais, o Brasil tira a máscara da face e vai para as avenidas sambar. Quem diria, foi preciso um carnaval em abril para ninguém sair mascarado. E o pior é que saíram todos para uma alegria de ‘falsa baiana’...

Os passos são todos ensaiados, atléticos e artificiais. Sem a beleza, a graça e o veneno da velha brasilidade. São passos tão certinhos e atléticos que deixam a impressão de que as academias de samba viraram todas academias de ginástica.

Ninguém mais samba; todo mundo entra em forma. Parece que falta só um cabo e um sargento para botar ordem na passarela.

10.

DEPRIMIDO

Piperno, o pato roucomunistóide da rádio que virou TV não consegue esconder que é um aflito. Ele se acha um oprimido. É só um deprimido.

11.

ANTAS

Essa oposição sistemática e quase orquestrada que aciona o STFake contra o perdão concedido pelo Pai dos Filhos do Capitão a Daniel Falastrão, apenas confirma sua submissão diante de um poder mais alto que se alevanta. Cesse tudo que a antiga musa canta / essa oposição é uma anta.

12.

AS LOJINHAS E O CELULAR

A Internet é a bola da vez. Os donos da bola em matéria de deformação social não suportam ver as bancas de jornais e revistas como lojinhas de conveniência, nem as televisões dentro de um reles celular.

Metade da programação de televisão hoje é usada com propaganda de autopromoção dos canais da uretra televisiva; metade da metade que sobra é preenchida com publicidade comercial; o resto é aquele resto que você assiste pela metade e... desliga, para ligar o celular.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Extra! Extra! Mensagem numa garrafa salvou náufragos lá no Pará. Coisa do Lul@lcapone: garrafa é sempre uma boa idéia!

14.

VÃO SE CATAR

Não se iludam com a Copa do Mundo. O Catar é só uma nação feita de cimento e parafusos.

15.

E O PROGRAMA?!?

Ciro Gomes, cheio de 4 ou 5 por cento de intenção de votos, atacou Lul@lcapone pelo silêncio cometido até agora sobre o decreto de perdão a Daniel Falastrão. Ciro criticou também o PT e atacou o atual governo.

Ciro só não diz qual é o seu plano de governo, caso ganhe a eleição com 6 ou 7 por cento dos votos válidos nessa eleição do outubro vermelho que se aproxima.

16.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Ainda tem...  Aí, então, Neymar viu Messi na porta do gol e, pronto!... PSG campeão francês. Os brucutus da bola e dos microfones não conseguem acabar com essa dupla de magos do futebol. Tô falando em futebol, pô!

17.

FÁCIL & IMPOSSÍVEL

Secretários da Defesa e de Governo dos Estados Unidos vão à Ucrânia falar com Zelensky. Ah, isso é fácil; quero ver mesmo é eles irem à Rússia, falar com o Putin.

18.

CHAMA O GUARDA DA ESQUINA

Juristas, especialistas, cientistas, astros de ‘entrevistas’ debatem a dividem interpretações sobre o perdão de Bolsonaro a Daniel Rebelde.

Distraídos, eles nunca opinaram e nem dizem nada sobre a transformação do STFake, Torre de Marfim do Judiciário, em uma transviada Delegacia de Polícia.

Pô, injúria, calúnia, difamação se resolve com o guarda da esquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário