6 de jan. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –06/JANEIRO/2022 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se acendia em um pires, uma vela branca em intenção a Nossa Senhora das Dores. Daí, olhando fixamente a chama da vela a gente rezava:

"Minha santa, que neste momento de grande aflição que passo, eu possa contar com a sua divina bênção, orando em seu nome todas as noites de minha vida". Aí, solenemente, jogava-se no lixo o que sobrava da vela.

Ah sim, sim, depois de tudo a gente lavava bem o pires e voltava a usá-lo como de costume.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... esse mesmo Brasil há exatos 7 anos – conta de mentiroso – quando se descobriu que o Petrolão era só um rabo de foguete.

Eu falo nisso agora relembrando o grande Millôr Fernandes! É dele a irônica verdade lapidar: “A memória do brasileiro vai só até a Missa de 7° Dia”. E como eu sei que você é brasileiro, com muito orgulho, com muito amor, então, você deve lembrar do que vou reeditar, ou será que você já foi à missa?!?...

Pois, foi assim que a pista escureceu e um beijo de Judas então se deu: no dia 2 de dezembro do já distante ano de 2014, Paulo Roberto Costa, delator do maior esquema de desvios da história brasileira, afirmou numa sessão da CPI do Petrolão que o emaranhado de corrupção e propina descoberto pela Polícia Federal na estatal petroleira também se dava à vontade em outras empresas públicas.

E ele foi bem claro, você é que já nem se lembrava mais disso:

"Passei seis meses preso na carceragem de Curitiba, até que resolvi fazer a delação de tudo que acontecia na Petrobras. E não só lá: isso acontece no Brasil inteiro, nas rodovias nas ferrovias, nos portos e nas hidrelétricas. É só pesquisar o que acontece".

Pronto, Paulinho – o que não poderia mentir para não voltar a ser preso, disse e não mandou dizer. Botou a boca no trombone e tirou todo mundo pra dançar.

E, no entanto, todo mundo só falava na Gracinha Foster e seus frangotes da Petrobras. O Brasil, já naquelas priscas eras, precisava passear na praça enquanto o lobo não vinha.

Mas, assim como diante do Petrolão, o Mensalão parecia coisa de ladrão de galinha; o Petrolão, sabe-se até hoje, era só o rabo do foguete da Operação Estratégia de Coalizão, ensinada por FHCecê ao Luladravaz da Silva que a aplicou com indesmentível competência e com a rapidez de quem rouba e deixa roubar.

E dá-se hoje que, depois de tudo, o chefe dos chefes da corrupção generalizada, é o descondenado mais solto da triste história jurídica desse país, candidato a presidir de novo o Brasil, para o bem e o deleite das zelites que vestem toga, dos campeões de licitações fraudulentas, dos engravatados de colarinho branco e da imprensa de rebanho.

PONTOS A PONDERAR...

01.

DUAS NOTÍCIAS...

Nesta quinta-feira, a semana se aproxima do seu desfecho em favor de mais um fim de semana cheio de fortes emoções em pleno gozo dessa interminável quarentena. Há duas notícias dominando os meios de comunicação e deformação social: uma ruim e outra ruim também.

A ruim é que, depois dos festejos de fim-de-ano há uma cascata de epidemias simultâneas invadindo e superlotando os nosocômios. É a pandemia virando pandemônio. E assim o medo vai se consolidando como sistema de controle social.

A outra notícia ruim é que o sistema de governo invisível se consolida cada vez mais sob o triunvirato da Magda Corte, da Casa do mais de 300 Picaretas e da Imprensa de Rebanho, todas elas submissas aos poderosos chefões do Crime Organizado de colarinho branco.

SCRIPTUM POST – Nesse mundo de mascarados toda e qualquer democracia é difícil de governar; no Brasil, é impossível.

02.

LÍQUIDO E CRISTALINO

Hospitais do Brasil de cabo a rabo estão superlotados. Há um pandemônio de epidemias simultâneas que assola esse pais. Para os vacinadores compulsórios e para a imprensa de rebanho está claro, líquido e cristalino que as aglomerações de fim-de-ano não têm nada a ver com isso.

03.

SEM CARNAVAL

Olinda e Recife cancelaram o Carnaval. Você já tinha pensado em algum momento da sua vida Olinda e Recife sem Carnaval?!? Quero lembrar que Lulavagem da Silva andou por lá esta semana tentando fazer uma micareta.

04.

SEGURANÇA

Por que alguém, saudável e lúcido, é segurança-pessoal de alguém?!? Já lhes digo: acima e antes de tudo, pelo salário altamente compensador. Quer dizer, ao fim e ao cabo, o sujeito é segurança por dinheiro. Tudo bem.

Mas, e se de repente, não mais que de repente, aparecer um outro alguém que pague o dobro?!?

05.

NÃO SE DISTRAIA

Essa aparente paz e tranquilidade caseira do descondensado mais solto da História desse país é um ruminante sinal de alerta. Eu acho que ele acha que já sabe o resultado das urnas do outubro vermelho.

06.

E aí então a Polícia Civil do estado de São Paulo foi com tudo para cima do ex-governador-tampão de São Paulo, o recatado Márcio França. Os xereteiros querem saber onde foram parar no fim do mandato de Márcio França, alguns milhões de reais que eram destinados para a Saúde da paulistanagem desvalida.

 

Márcio França diz que é inocente e que tudo não passa de ‘perseguição política’. Tudo bem, tinha até muita gente acreditando nisso, mas aí o ex-proprietário provisório dos paulistas começou a receber manifestações de apoio de ninguém mais nem menos do que Lulávaro Estrelado, Ciro Gomos, Fernandinho HaHaHaddad, Gleisi HoHoHoffmann...

Quer dizer, o que seria um aceno à ‘presunção de inocência’ virou um libelo crime-acusatório.

07.

SUCO DE CORPORATIVISMO

E o nosso Código Penal, nas mãos dos entogados pernas-abaixo virou suco: presunção de inocência, amplo direito de defesa, foro privilegiado, prisão em segunda instância, habeas porcus... Suco de corporativismo. Bandidos unidos, jamais serão vencidos.

08.

BAD COMPANY

Com o dinheiro dos nossos impostos, o Tribunal de Boi Bodoso se associou à milícia Sleeping Giants que banca a revisora do que é editado pelas redes sociais.

Bad Company. Uma gigantesca trampolinagem. Diz-me com quem anda que te direi quem és.

SCRIPTUM POST – Pensei que eu tinha inventado agora essa frase aí do “diga-me com quem andas...”. Já me avisaram que está nos livros de Salmos e Provérbios e que teria sido dita e feita por ninguém mais nem menos do que Nosso Senhor Jesus Cristo que morreu na cruz para nos salvar. O que vale é que está valendo para essa aglomeração entre o tribunal eleitoral e a pandilha do Sleeping Giants.

09.

DJOKOVIC

Os vacinadores do mundo estão encerrando a carreira do notável e quase imbatível tenista Novak Djokovic. Ele não passa dos saguões dos aeroportos.

10.

O FACONAÇO

Botaram Martin Bottaro, delegado da PF, para reabrir as investigações do faconaço de Adélio Bispo, o bandido que vale por um partido, na barriga de Bolsonaro. Agora vai. Até prova em contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário