25 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 25/08/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 Porque hoje é quarta-feira / Saíram do covil, para ouvir que o modo é ‘bateu-levou’... / Porque hoje é quarta-feira / Tá todo mundo eriçado, pois a propina... o tempo levou.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os automotores dos nossos pais tinham o tambor de gasolina sempre cheio.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Sem nada de eletrizante para preencher esse tempo de quarentena que não acaba mais, me deu na telha assim, na maior inocência, que esses índios caras-pálidas que se aglomeram na Esplanada de Brasília, são a sobra-de-guerra dos lularanjões que sossobraram.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Aquele dia, há coisa de 7 anos – conta de mentiroso – olhando a vida pregressa de Luladino da Silva você descobriria que, dentre todas as suas criações, sua melhor invenção é o golpe do companheirismo.

Lulampião da Silva se faz de amigo, chupa o sangue e cospe fora.

Naquelas quase ainda recentes priscas eras, sentindo o rombo que o efeito tragédia aérea de Eduardo Campos poderia abrir nos seus planos de perpetuação no poder, Lula resolveu fazer as pazes com Marina Morena Verde da Silva. Depois de chutar Marina do seu governo, ele agora tentava a reaproximação.

Lulavião nas Gavetas, ou Calamar, sempre foi isso mesmo: um cefalópode - aquele que tem os pés na cabeça, molusco marinho, invertebrado, com tentáculos envolventes e com a capacidade de mudar de cor e de feitio diante de qualquer perigo iminente.

Lula da Silva nunca deixou por menos. Era e é bem assim o tempo todo. Naquele tempo, sete anos atrás, com medo do segundo turno contra Aécio Névoa, ele já dava sinais de que reconhecia Marina de novo como sua boa e velha ministreca do Meio Ambiente e até mandou recado de que desejava abrir um "canal de diálogo" com ela.

Lembro disso de triste final para a brava gente brasileira, só para mostrar o lado Virgulino da Silva de Luladino. Lampião mandava matar e depois ia chorar no velório. Pois, não demoraou nadica de  nada, e Lulampejante da Silva já a estava chamando de Marina Bonita.

01.

LÁ E CÁ

Al Capone, o gângster de todos os gângsteres, foi parar em Alcatraz, por fraudar a Receita. Isso, foi há muito tempo lá em Chicago, na Terra do Tio Sam. Aqui, dois fraudadores da Receita, enjaularam o Leão no Coaf e continuaram altos cortesãos da Magda Corte.

02.

POLITICALHA

Moro há 44 anos em Brasília, coração-político da Nação. Nada menos do que 90% dos políticos que circulam na Capital federal são malvistos. Os 10% restantes nem aparecem por aqui.

03.

ENTREMENTES...

Entrementes, aqui no Brasil da Silva, com a revirada suprema da democracia em talibanxandria, o jornalojismo já se aproxima do jornazismo.

04.

SENADORES PREFEREM ARAS NA PGR

Aras, o Augusto mensageiro do Pai dos Filhos do Capitão, paga hoje no Senado o preço de ter colocado a pá de cal no túmulo da Lava-Jato: vai continuar na PGR com futro garantido de apenas dois anos, ao invés de ser abençoado com uma cadeira perpétua na Supremo Talibanato Federal.

É que, com Aras no comando do Ministério Público, as aberturas de tão eventuais quanto inevitáveis processos contra os senadores morrem todas na casca.

05.

MAIS CAPITÃO QUE PRESIDENTE

A OAB – aquele sindicato dos leguleios de escrita canhota – diz que o pedido de impeachment de Aleixandão não tem fundamento jurídico. Ah, que meigos... Até parece que Bolsonaro não está mais careca de saber disso do que o xerifóide, alvo de sua jogada de cintura.

Uma vez rechaçado o seu recurso, Bolsonaro fica à vontade para ser mais capitão do que presidente e dar uma sacudidela nas tropas, rumo ao Art. 142 da Constituição que só tem sido respeitada pelo governo que não rouba e não deixa roubar.

Não é que vá fazer isso, mas que pode, pode.

Essa gentalha, portadora do voto - arma que desarma o povo - pensa que aquela tanqueciata da Marinha pela praça dos Três Poderes foi só para fazer um gentil convite para Bolsonaro saber que seriam realizadas manobras tradicionais e festivas lá pelo Nordeste.

06.

CONTRA

Não sou de Esquerda, de Centro nem de Esquerda. Sou contra. Não sigo quem se revela de Direita, de Centro ou de Esquerda e, no pega pra capar, é Direita, Centro e Esquerda conforme sopram os ventos. Sou contra.

07.

GABOLICE ALEIXANDRÓIDE

O STF entrou no modo “bateu, levou” – gabou-se todo prosa, ontem, Aleixandão para os seus mais ilustres visitantes, os artistas canastrões da CPI do Covil de Barroso. Qualquer dia vai chegar a hora de dizer “bateu, levei”.

08.

MENOS ROLLING STONES

Morre Charlie Watts, 80 anos, baterista-lenda dos Rolling Stones. A banda já morreu e não sabe.

09.

PRONTO!

Pronto, depois de uma sabatina de comadres, os senadores devolveram Aras, o Augusto mensageiro do Pai dos Filhos do Capitão, à PGR – Procuradoria Geral da República do Bolsonaro.

Para chegar à goleada de 55 x 10, Aras fez questão de relembrar a todos os comensais do convescote, tradicionais envolvidos em falcatruas, que foi ele quem colocou o último prego no caixão da Lava-Jato, o terror dos bandoleiros de colarinho branco.

10.

NÃO SE DISTRAIA

Os governadores, de cabo a rabo dessa República, estão de orelhas em pé e com o pé que é um leque tomando providências para acalmar os ânimos meio que eriçados de suas Polícias Militares.

Isso se dá, depois que o diminuto modelito de ditador, João Doria, não gostou de declarações favoráveis a Bolsonaro e contra os ministros do STF, e afastou o coronel comandante da PM paulista, “por indisciplina’.

Os diligentes governadores que agora até querem conversar com Bolsonaro, podem balançar as panças como bem acharem que são suas danças e andanças, mas ao fim e ao cabo, lendo a Constituição-Cidadã de cabo a rabo, eles recordarão que as Polícias Militares estaduais são forças auxiliares das Forças Armadas. Simples assim.

ENTRELINHAS – Se o presidente da República, comandante-em-chefe das Forças Armadas, achar que o Governo Central deve entrar no modo ‘bateu-levou’ trombeteado por Aleixandão à pandilha que saiu do covil da CPI do Barroso para lhe puxar o saco... aí o bicho vai pegar.

11.

O TEMPO NÃO PARA

Há quando tempo você não vê alguém falando num orelhão?!?

12.

GRÊMIO 1x0 FLAMENGO

O Grêmio goleou de 1 a 0 porque fez um gol de falta; o Flamengo ficou no zero porque não deu um chute a gol. O Grêmio não ganhou do Flamengo; o Renato Gaúcho é que não perdeu para o Mano Menezes. Esse gossips esportivo, foi editado aqui mesmo nestes espaços, no dia 25 de agosto de... 2013.

Hoje, o Felipão está no lugar do Mano. Pode ser que se dê o mesmo acidente de percurso, ou não. É que na vida nada se cria; tudo se transforma. Felipão hoje, no Grêmio é o Mano de ontem, no Flamengo.

13.

PONTO 13

A PARADA 13 É DELE

A História é testemunha: por mais que se esforce, Lulavagem da Silva não consegue acreditar no Lulavagem da Silva. Então que mal pergunte: você empregaria como gerente da sua empresa um condenado à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário