14 de jul. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

NÃO GOSTO DELE NUNCA

Eu não gosto nunca do Lularápio que se diz portador da alma mais honesta desse país, mas eu desgosto um pouquinho menos dele quando, ao invés de fingir ser melhor do que nunca será, ele tenta a missão impossível de ser pior do que é.

02.

CPI DO COVIL

Nessa CPI da Pandilha, a hipocrisia é a e versão que eles têm da sua maior virtude. As outras, não têm nada de virtude, são apenas vícios.

03.

OS BRUTOS DA CPI

Azar Omiz e Calhorda só não são uns cavalos porque são burros.

04.

PERSUASÃO

Quando o Lulavagem da Silva abre a boca não procura nos convencer, o que ele quer é nos persuadir.

05.

AGRURAS NOS AGRONEGÓCIOS DA CHINA

Não se distraia. Dos 7,7 bilhões de habitantes do planeta Terra, a China alimenta, sozinha, 1,43 bilhão de Lig-lig-lés. Entrementes e até por causa disso mesmo, o crescimento da renda da população chinesa e a estúpida e incontrolável abertura econômica do país redundaram num substancial aumento na demanda por proteínas animais e outros alimentos de larga produção em países ocidentais.

É mais do que sabido, está caindo de maduro que a China precisa ter acesso a mais alimentos. Então, acontece que a capacidade de produção agropecuária da China escancara uma situação ainda mais grave.

Pense comigo: pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, é necessária uma área de 0,22 hectare – coisa de 2.200 m² - para alimentar uma pessoa por ano.  Pois, bem, a China tem menos do que a metade disso, só possui 0,086 hectare que trocado em miúdos chega a 860 m² de área cultivável por cabeça.

Pronto, os chineses dão com a cara na porta na hora de sentar à mesa: a segurança alimentar do país está por um fio, está galopantemente ameaçada.

Quando abriu os olhos, o governo chinês começou a adotar estratégias para melhorar o panorama visto por trás da Grande Muralha. Tem feito pesados investimentos em tecnologia para o aumento da produtividade no campo, importação de alimentos e, também, pela aquisição de terras rurais em outros países. Não se distraia... “terras rurais em outros países”.

Os chineses já são os estrangeiros que mais têm terras rurais nos Estados Unidos e na Austrália. Não se distraia. Os chineses estão chegando. A bem da verdade, eles já estão em sexto ou sétimo lugar no ranking de terras daqui em posse de estrangeiros.

O que se sabe é que o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, já deu sinais de que os chineses têm cerca de 90 bilhões de dólares para investir em terras para agronegócios na nossa pátria, amada, Brasil.

Se a gente não abrir os olhos, logo a China pode ser aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário