25 de mar. de 2020

PONTOS A PONDERAR


DE ENDEMIAS E PANDEMIAS, O MUNDO ESTÁ CHEIO

Endemias, a raça humana já teve que não acabava mais: teve a Peste do Egito, aquela Tifóide – e como tifoideou meio mundo!

Teve a Peste Antonina; a Peste de Cipriano; a Peste de Justiano – acho que essa foi só pra rimar; teve a Peste Negra que todo mundo achava mais chique chamar de Bubônica.

Quer dizer, endemias o mundo já teve até não acabar mais. Agora o que interessa é pandemia.

Pandemia é uma peste que vira pandemônio. Mas dá e passa. Nós, mundanos incuráveis, detestamos tudo que possa nos mandar pro inferno. Daí acharmos que qualquer pandemia é um pandemônio.

É uma loucuraa que dá na cabeça do mundo inteiro. O planeta Terra inaugurou seu primeiro pandemônio com a chamada Pandemia de Cólera: foi o tal de mundo em tempos de cólera. Pelo visto, pura irritação: cólera é coisa bem irada, né não?!?

Essa pandemia já começou meio velha, nasceu em Bengala e de bengalada ela foi acomodar-se na... China.

Depois veio a pandemia Asiática: nasceu na... China. A segunda Pandemia Asiática, foi russa. Eis que então, surge a Pandemia Espanhola. Esta foi das mais brabas: pegava até touro à unha.

Logo veio a Pandemia Hong-Kong. Por acaso, ela surgiu na... China. A penúltima foi a Suína,uma pandemia que pelo santo rito asiático, nasceu na... China.

E assim é que, não temos nada a reclamar, porque por uma tradição de qualidade e naturalidade, a Pandemia do Coronavírus, tenha vindo – por direito consuetudinário – da... China, só para sacudir e despertar o Brasil que já andava pela hora da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário