23 de jan. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
GAIOLA DAS LOUCAS
Fux derruba liminar de Dias Toffoli, sobre Juiz de Garantias.

Nem bem havia entrado de plantão no STF, Luiz Fux já foi suspendendo a tal implementação do juiz de garantias até que o plenário julgue as ações que questionam o instituto naquela Magna Corte. Foi um verdadeiro ‘’cala a boca Magda! ’’.

Trocando em miúdos: caiu o prazo de seis meses para estudo da lei, como havia decidido o desajuizado Dias Toffoli na semana passada.

Como relator das ações, Fux é quem agora vai ditar o ritmo do julgamento do caso; ele é quem vai definir, por exemplo, quando os processos serão liberados para análise do plenário. Nesse meio tempo, se lhe der na telha, ele pode até pedir audiências públicas para, digamos, ‘aprofundar’ o debate. Fux, todo mundo sabe, inclusive a Milícia Lulaboys, já se declarou contrário à invencionice do juiz de garantias.

A decisão de Fux batendo de frente com o inconveniente pensamento de Toffoli joga gasolina na fogueira das vaidades daquela verdadeira Gaiola das Loucas.

Na verdade, o que tem que acontecer é, a persistirem em tratar desse assunto, o plenário se reunir agora mesmo e decidir apenas uma coisinha de nada: se a medida maquiavélica inventada pelo deputante do PSol, Marcelo Freixo por influência maligna de Renan Calhorda é constitucional ou não.

Os milicianos Lulacaios da Gaiola tremem nas bases só em pensar nisso: sabem que o juiz de garantias é inconstitucional. Então, uma vez dito e feito isso, resta apenas mandar o juiz de garantias ir plantar batata lá pelas calendas gregas.

02.
PONTOS A PONDERAR
Não é Fux seja mais contra o Juiz de Garantias do que o Sérgio Moro. É que de plantão na Gaiola Dourada Fux é um He-Man, ele tem a força.

03.
Toffoliindo é de amargar: ao invés de estudar a constitucionalidade da proposta indecente de Freixo por furungação de Renan Calhorda, ele consagrou o maldoso equívoco para daqui a seis meses. A diferença entre Toffoli e Fux na Gaiola ensandecida é que Fux já foi juiz de carreira e Toffoli levou bomba nas duas vezes em que pretendeu ser juiz de direito. Toffoli não tem ideia do que seja um juiz trabalhando como tem que trabalhar; Fux sabe muito bem o que faz. Luiz Fux é contra o juiz de garantias. Se Fux não tivesse aquele topete Elvissareiro e sua voz fosse mais bonita, daria um banho em plenário nos outros 10 ministreis metidos a supremos.

04.
ESPERA DESTRUIDORA
Espalhou-se pela esgotosfera: “Glenn Greenwald espera a volta de Gilmuar ao STF”. Só isso já basta para destruir qualquer reputação ilibada. Mas, não é só Gilmuar é o STF todo que faz cara de paisagem. Essa pandilha só é frutificante quando cria insegurança jurídica.

05.
CADÊ A CAIXA-PRETA DO BNDES?!?

A deputada Paula Belmonte, do partido Cidadania, do DF, enviou ao presidente do BNDES, Gustavo Montezano, uma carta aberta pedindo explicações sobre a suspeitíssima ‘investigação privada’ que não encontrou ilegalidades nos bilionários contratos do banco com JBS, Bertin e Eldorado.

O contrato com os escritórios de advocacia Cleary Gottlieb Stenn & Hamilton e Levy & Salomão Advogados foi assinado ainda na gestão de Paulo Rabello de Castro e custou às burras públicas irrelevantes R$ 48 milhões.

A deputada Belmonte foi 1ª vice-presidente daquela tal CPI do BNDES. Ela diz agora e com propriedade de sobra, estranhar que o colegiado não tenha sido informado por Montezano a respeito da investigação privada. E então denuncia, fingindo apenas estar surpresa:

“Segundo informações fornecidas pelo BNDES à imprensa, o contrato foi prorrogado por mais 30 meses em 2018 e parte da investigação foi feita no mesmo período em que funcionou a CPI do BNDES. Meu primeiro questionamento é: por que a CPI não foi avisada que havia uma investigação em curso contratada pelo BNDES? ”

Para Belmonte, o BNDES “desprezou o trabalho de órgãos de controle e fiscalização como o TCU e o MP, além do próprio Congresso Nacional, representado pelos parlamentares da CPI”.

Não é só a deputada que deseja e quer uma resposta, o povo brasileiro quer porque quer saber o que há na caixa-preta do BNDES.

Entrementes, Bolsonaro já era para ter enfiado o pé bem ali onde as costas perdem o seu digno nome na anatomia do presidente do BNDES. Se isso não é bola nas costas... então a avó do Bolsonaro era bicicleta.

06.
NO ME ROMPAS LAS PELOTAS!
Rodrigo Mala disse ontem, para os holofotes de sempre, que "a decisão de Fux sobre o juiz de garantias desrespeita o Parlamento". Ah, vai se catar sô! Que respeito merece esse Pralamento?!? E de quem é mesmo que esse Pralamento tem merecido respeito?!? Pô, no me rompas las pelotas, chileno chinelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário