6 de dez. de 2018

PONTOS A PONDERAR

01.
A LÍNGUA DE PELOTAS E OUTRAS BARBARIDADES

Hoje, nesta gloriosa quinta-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 18 horas, na Uisqueria Berlim, na Comercial 111 Norte, aguardamos você e seus diletos fãs e seguidores para o lançamento brasiliense de ''A Língua de Pelotas e outras barbaridades", coletânea de 14 artigos e reportagens sobre a mais alegremente famosa cidade da porção meridional do Rio Grande do Sul.

O trabalho que mais polêmica despertou na Feira do Livro de Pelotas, recém-encerrada e na qual o livro foi dos mais vendidos, é um mini-dicionário do pelotês, dialeto que, segundo o organizador da obra, resultou "de menáge a trois envolvendo o português arcaico, o francês renascentista e o gauchês mais tosco".

Conforme o consagrado linguista Lawrence Backhouse, o pelotês é o mais sofisticado dos dialetos gaúchos, à frente do carcamaneto, corrente nas pirambeiras ao redor de Caxias do Sul; do magrãolês, linguagem onamatopáica gaguejada em Porto Alegre; do teutotoniquês, parolagem praticada na área de colonização alemã e do gauchês, utilizado nas zonas ainda não civilizadas do Estado.

Ainda segundo Backhouse, conhecido linguista ianque, o pelotês vence em expressividade, riqueza e esplendor até mesmo o inglês de Shakespeare e o grego de Homero. 

Participam do livro os jornalistas Artur Pereira (A primeira noite de um pato), Carlos Eduardo Beherensdorf (Memórias de um recruta encrenqueiro), José Cruz (Paixão Xavante: uma epopeia e uma vitória esquecida) Lourenço Cazarré (O aviador que virou canção), Lúcio Vaz (A contaminação que a ditadura escondeu), Luiz Lanzetta (Os brutos também amam) e Sérgio Siqueira (Como quebrei quatro vezes e sobrevivi para contar a história toda). Alguns do autores participaram da elaboração de 50 tons de rosa - Pelotas no tempo da ditadura, o único livro sobre aquele período horroroso que se lê rindo, conforme assegurou o crítico literário J. A. Severo.

02.
PALOCCI ENTREGA LULA 

Palocci depõe hoje à PF, por videoconferência, como testemunha contra Lula. Vai dizer umas coisinhas sobre compra e venda de MPs, aquela coisa do marketing esportivo milionário de Luís Cláudio, um dos herdeiros de Lula; vai falar um pouquinho disso e daquilo sobre o escândalo dos caças que, primeiro, eram franceses, depois acabaram sendo suecos, mas que seriam fabricados no Brasil... Nada que a Polícia Federal já não saiba. 

Ah, sim... Além de Lula, Palocci vai dedurar também a sua velha chefa Dilmandioca Sapiens e, com mais força ainda vai dar nos dedos de Guido Mantega. 

Nada que os Federais e as torcidas do Flamengo, do Corinthians e da dupla Gre-Nal já não saibam. De qualquer forma, esse pornovídeo vale pelo que vai ser jogado na pá do ventilador.

03.
PERDEU, MANO

Magno Malta nega frustração por ter sido escanteado por Bolsonaro. E ameaça que, daqui pra frente, vai voltar a sua vida de cantor gospel. Diz que vai continuar apoiando Bolsonaro e coisa e tal. Mas todo mundo tá achando meio estranho esse 'chegapralá' do presidente no cara que um dia convidou para ser seu vice e que preferiu ser derrotado como candidato à reeleição como senador da República. Perdeu, Malta. Perdeu, mano.

04.
QUER SER PRESA?!?

E aí então, Dias Toffoli agora quer que a PGR investigue o crime hediondo do jovem advogado aquele que queimou o filme do STF na figura impoluta de Levianowski, no voo da GOL para Brasília. 

Agora, pois, é oficial: Toffodias é cúmplice do Levianowski em mais um carteiraço deprimente e abominável. E ai, da Raquel Dodge se não se empenhar a fundo nesse caso de lesa-pátria que pode abalar os alicerces da nação... Levianowski e Toffoli unidos, jamais serão vencidos e... podem mandar prendê-la. 

RODAPEZINHO NOS FUNDILHOS - Cá pra nós e que ninguém nos leia nem ouça: O STF é uma vergonha, mas a PGR também tá ficando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário