2 de dez. de 2018

01.
OS HOLOFOTES DE BOLSONARO

Temer nunca perdeu a pose, mas a vaidade espicaçada chega a doer na alma da gente. Quer dizer, isso é só força de expressão. Pela expressão de Temer a gente nota isso. 

A um mês certinho de dar aquele seu abanico molengóide ao Palácio do Planalto, Temer é ofuscado pela figura de Bolsonaro. 

Os holofotes estão todos virados para a sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil. A dor da vaidade perdida só não é mais aguda porque o orgulho foi perdido antes sob o mal disfarçado manto da afetação. 

Temer sai em janeiro, sem foro privilegiado, mas com a enganadora pompa e circunstância de quem não cometeu um governicho só comparável em destrambelho aos desastres popululistas e dilmistas que transformaram a máquina pública em máquina de lavagem de dinheiro e fizeram do Brasil uma grande lavanderia.

02.
''REGULARIZAÇÃO''
Já nos primeiros dias de 2019, no efetivo comando do Superministério da Justiça e da Segurança, Sérgio Moro vai deflagrar a investigação de depósitos de R$ 174,5 bilhões no exterior 'regularizados' por Dilma e Temer. Daí aquele ''indulto natalino'' de Temer que alivia a vida de corruptos, lavadores de dinheiro e de criminosos do colarinho branco. Deu para entender, ou tem que desenhar?!?

03.
GOVERNOS BRASILEIROS
O mal dos governos brasileiros de todos os escalões - federal, estaduais e municipais - é que eles têm sido até aqui um infinito de projetos inventados e passados como ''programas de governo'', fantasia esfarrapada para ''planos de poder''. Os governos brasileiros acabam sendo, mais cedo ou mais tarde, revelados como grandes farsas; nenhum deles conseguiu até hoje ser um governo normal.

04.
INTERNACIONAL
O esquerdaço, Lopez Obrador tomou posse como novo presidente do México. E já disse que deseja para ele os médicos cubanos que deixaram o Brasil. Obrador já começou obrando. O mandato presidencial mexicano é de seis anos. Obrador tem muito que obrar na vida.

05.
AUTOCRÍTICA

Naquela reunião que virou bate-boca e lavagem de roupa suja (o PT sempre tem que 'lavar' alguma coisa) o partido resolveu, aos cutucões e empurrões que não vai fazer autocrítica de sua trajetória e muito menos do fracasso nas urnas em outubro. 

Bolas, o PT nem precisava ter se reunido para chegar a essa grotesca conclusão. Quando foi que o PT fez autocrítica?!? 

Vou dizer uma coisa pra vocês que o Martin Luther King já disse há muito tempo à moda de conselho e desafio: “Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?” 

Ah, mas esse era o Luther King, não uma Gleisi, um Haddad, um Zé Dirceu, um Lula...

06.
O HABEAS PORCUS, OU: PADECER NO PARAÍSO

O milionésimo habeas porcus do Clube dos Advogados Graciosos querendo a liberdade de Lula e a condenação de Sérgio Moro, tem tudo para dar os doces nesta terça-feira. 

É que, a Falange Giletoff não é trouxa. Vai chutar o julgamento para o ano que vem. É que, por enquanto não é bom comprar briga explícita com o superministro que vem aí. 

O que me agrada nessas várias perspectivas com relação às tramas para tirar Lula da prisão é que, mais angustiado do que vocês ficam sempre que há uma nesga de chance do Lula voltar ao pleno sol da liberdade; mais, muito mais aumenta e dói a ansiedade do Lula diante da dura e triste realidade de continuar na cadeia. 

De minha parte, já vou dizendo: eu suporto com muito mais coragem a dor quando ela é no estômago dos outros. E se um desses 'outros'' se chama Lula, aí mesmo então, é que a minha capacidade de padecer no paraíso é redobrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário