26 de mar. de 2018

NETWORK LAVA-JATO

JUSTIÇA, NADA MAIS DO QUE JUSTIÇA

CHINA, 450 a.C 

Confúcio:  - Se pagares o mal com o bem, com o que pagarás o bem?
Discípulo: - Diga-me, mestre...
Confúcio:  - Paga o bem com o bem; o mal, com a justiça.

Essa lição foi ensinada cerca de 500 anos antes de Cristo. Quer dizer, faz mais ou menos 2.520 anos que ela foi ministrada por Kung Fu Tse e os animais sociais não aprenderam nada.


BRASIL, 2018 d.C

Sem saber mais o que fazer diante de tanta balbúrdia, de tamanha inversão de valores; sem rumo e sem perspectivas, o povo brasileiro pede 'Intervenção'. E intervenção pra valer: intervenção militar, daquela como a 'Redentora' de 1964. 

E pede, na melhor das boas intenções. Sem, sequer, ter combinado com os militares, com os quarteis, com a caserna, o que é mesmo que eles acham da ideia.

Conversarem com Jungmann e Temer não vale. Eles não nos representam.

Pois é nessa 'melhor das boas vontades' que o zoón politkon, o animal social, a sociedade se joga à 'Intervenção' como se fosse a única tábua de salvação de um país à deriva, com uma população desesperadamente soçobrante. 

Não, não é a única saída; nós os naufragantes temos ao nosso lado, no convés, o verdadeiro caminho da salvação sem que precisemos jogar-nos ao mar porque o navio está afundando. O Titanic assim vira a Nau dos Insensatos...

JUSTICE NETWORK

O Brasil tem 90 tribunais e uma Corte que virou excrescência que atende pela sigla nobiliárquica de STF.

Contando com o STF há 61 tribunais na esfera federal: o tal Supremo (altamente suprimível), 4 tribunais superiores, 27 tribunais regionais eleitorais (um em cada unidade federativa), 24 tribunais regionais do trabalho (um por unidade federativa, exceto São Paulo, que tem dois - um na capital e outro em Campinas - e Acre, Roraima, Amapá e Tocantins, que estão sob a jurisdição dos tribunais baseados em Rondônia, Pará, Amazonas e DF, respectivamente) e tem ainda 5 tribunais regionais federais. 

Não se perca, até aqui conta-se 61 tribunais. 

Já na esfera estadual, há 30 tribunais: 27 tribunais de justiça (um por unidade federativa) e três tribunais de justiça militar estaduais (apenas São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul possuem tribunais de justiça militar estaduais). 


Pronto, eis aí 91 tribunais. Uma cadeia que, em respeito aos procrastinadores, vamos chamar de rede. Por modernismo e no desuso do esperanto, vamos americanizando o tratamento linguístico: rede é net.

NETWORK DA LAVA-JATO

Eis que temos, desde já, falta combinar melhor, uma rede constituída pela coalizão com as redes nacionais do Ministério Público, da Polícia Federal e, por extensão natural, com a rede de quarteis do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. E aí, bom seria contar também com a companhia do Leão da Receita Federal que ainda tem que ser domado.

Você quer uma rede mais especializada e prontinha para virar uma sequência nacional, ou federativa - como queiram - de 'sedes' do 'Movimento Lava-Jato' pra começar a botar o Brasil nos trilhos e os ladravazes na cadeia?!? 

Você quer caminho mais curto, mais justo e mais louvável do que a lei, a ordem e a justiça para receber de volta o Brasil país tropical, bonito por natureza e abençoado por Deus do que seguir a Justice Network, a Network da Lava-Jato?!?

A Justiça ágil, a Network da Lava-Jato, sem procrastinações, farsas, fraudes, artimanhas é a melhor intervenção que pode aspirar uma nação que nasceu para não ser escrava de ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário