27 de out. de 2016

DO GARANHÃO DE PELOTAS
"A melhor conversa é aquela que você tem com você mesmo. Ninguém é seu melhor conselheiro do que você aconselhando você". 

O TEMPO APRIMORA
Os nossos velhos amigos que já chegaram todos na nossa idade, são tão espertos como eram ontem, com o agravante de cometerem hoje seus malfeitos com menos singeleza e credulidade.

VERDADE CHINESA
À MODA PELOTAS
A não ser os anciãos chineses que vi jogando xianqi nos tabuleiros abertos de dominó pelas ruas de Pequim, não conheço velhinhos de melhor compostura e concentração que os aposentados que jogam xadrez ali na Praça Coronel Pedro Osório, no coração de Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Rio Grande do Sul.

A MISSÃO DE PRENDER OS
MALFEITORES AGORA É DO STF

Teori Zavascki, o Supremo Escalvado, confiscou o caso dos jagunços de Renan para o Supremo Tribunal Federal. Parece não entender que o legal na lei é a justiça. A Polícia Federal estava à cata de malfeitores e descobriu que um dos seus maiores valhacoutos é o Congresso Nacional. Segundo as pistas mais que evidentes há por ali, segundo antiga delação espontânea de um conhecido retirante congressual, "mais de 300 picaretas". Em todo caso, já que Teori Zavascki, tomou para si e para a Magna Corte a espinhosa missão, a nação brasileira espera que logo, logo, sem mais delongas, o eminente julgador e seus notórios companheiros de bata e toga, prendam, julguem e condenem a perigosa quadrilha. 

A GRANDE CASA
Eu sou do tempo em que o Palácio Nereu Ramos - prédio do Congresso Nacional - era a Casa do Povo. Hoje tem polícia legislativa lá dentro. Proteção ostensiva aos grandes estupradores da coisa pública. A Casa do Povo virou uma grande casa de in/tolerância nacional. Esses caras são do tempo em que o sexo era feito à mão. (Gracias, Millôr).